quinta-feira, 29 de junho de 2017

A DEVOÇÃO AO "DIVINO PAI ETERNO" NA CIDADE DE TRINDADE - ESTADO DE GOIÁS- BRASIL

A FESTA

Em primeiro lugar, vale dizer que a Cidade de TRINDADE, GO, fica a apenas 18 quilômetros de Goiânia, (trevo a trevo),mas que com o crescimento da Capital,praticamente Trindade já faz parte do aglomerado urbano de nossa Metrópole que é a Capital do Estado de Goiás. 
Todos os anos,no final de junho e começo de julho acontece a chamada "Festa de Trindade", com duração  média de 10 dias.
  Embora a peregrinação dos romeiros comece bem antes e continue depois do dia final . Aliás, há peregrinação à Cidade de Trindade durante todo o ano. São muitos os brasileiros,de vários cantos do país,que visitam Trindade. Também pessoas de outros países visitam esta importante cidade de turismo religioso. O principal foco são as missas,as solenidades de oração e devoção ao Divino Pai Eterno(DEUS).
Mas há toda uma festividade paralela: de feiras,com barraquinhas,desfile de carros de bois,etc. Na maioria dos anos ocorrem shows com cantores  sertanejos e outras atrações,porém,a partir do ano passado a festa esteve voltada mais para os rituais de fé da religião católica. 
Mas há locais específicos para shows de artistas,principalmente sertanejos e cantores religiosos.
Todos os dias tem várias missas, celebrações, e novenas realizadas nas Igrejas e na Basílica de Trindade,GO. 
A maioria delas é transmitida pela TV e pelo Rádio (Rede Vida,TV Anhanguera,TBC-Cultura,GO, e pela Rede Aparecida /PUC-TV-GO e também pela Rádio Difusora de Goiânia(AM) e pela RádioVox Patris (FM).

 A DEVOÇÃO :  

"Tudo começou com um medalhão"


A DEVOÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO teve inicio na fé simples do povo sertanejo. A evolução histórica dessa devoção é o testemunho ocular de que Deus se revela de modo especial a partir do pobre,do humilde. Mas não se deve entender aqui a pobreza material.Diz-se da humildade do coração... No cotidiano da agricultura, na sucessão dos dias na roça,na fala coloquial e simples do campesino, reconhecemos a presença amorosa do Pai Celestial, que acampou eternamente nas terras goianas.

Em 1840, um pequeno medalhão de barro foi encontrado pelo casal Ana Rosa Oliveira e Constantino Xavier Maia,quando ambos lavravam a terra  para cultivo. De imediato,contemplaram a imagem em alto-relevo da Santíssima Trindade coroando Maria (a mãe de Jesus),e perceberam uma pequena fenda no canto em que a enxada bateu. Logo após, o achado foi levado para a casa deles, onde a família começou rezar o terço e a fazer novenas em torno do medalhão. A noticia se espalhou em questão de pouco tempo.Rapidamente, os vizinhos foram se unindo àquele circulo de fé e oração,que conta hoje com 173 anos de história!
A casa da família de Constantino foi o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno.No entanto,com o aumento do número de devotos,foi construída, em 1843,uma pequena capela coberta com folhas de buriti. Mesmo assim o espaço ainda era pequeno para o contingente que vinha de longe,no intuito de conhecer a devoção. Justamente por isso, o próprio casal doou um pedaço de terra, às margens do córrego Barro Preto,edificando assim uma nova capela. Ao mesmo tempo,Constantino seguiu para a cidade de Pirenópolis(GO),e lá se encontrou com o artista plástico VEIGA VALE, o qual esculpiu,em tamanho maior, a imagem em madeira cozida, que está em veneração até os dias atuais.
Na imagem está contido o Deus da Revelação  Cristã. Trata-se da experiência mais bela e fecunda da fé, pois "Nele vivemos, nos movemos e existimos"(Atos 17,28). Na Santíssima Trindade, confirmamos a nossa identidade de filhos,somos gerados no Amor e integrados no Mistério que nos comunica. Seu próprio ser, testemunhando-O, no cotidiano da existência. Aqui está o sentido da devoção!
Surgiu assim,a partir daí, a importância dessa imagem que é venerada até hoje em Trindade, GO : Com o PAI, (Representa Deus) ; o FILHO (Representa Jesus);  a POMBA (Representa  o ESPÍRITO SANTO, conforme nos diz o Evangelho) ,Coroando solenemente a VIRGEM MARIA ( a Mãe de Jesus).
Conhecemos o rosto de Deus por meio da vida histórica de Jesus de Nazaré. Graças à Sua ação, podemos afirmar que não fomos abandonados à sorte da história, nem somos órfãos de paternidade. 
Existe um Deus que nos ama, nos salva e nos cria na incondicionalidade do Amor. 
Por mais que imaginemos estar desamparados economicamente, solitários no curso da vida ou esquecidos por aqueles que amamos, a Escritura nos afirma: " Por acaso uma mulher se esquece da sua criancinha de peito? Não se compadecerá ela do filho do seu ventre ? Ainda que as mulheres se esquecessem,eu não me esqueceria de ti.Eis que te gravei na palma da mão" (Is 49,15-16a).
Por amor, o Pai Eterno planificou a nossa vida quando inseriu nela o seu Filho amado. Portanto, unidos à pessoa de Jesus conduzamos nossa vida com a dignidade que ela merece.Demos testemunho Daquele no qual cremos, não somente por palavras,mas com atitudes concretas. Ninguém irá crer sem ver nossas obras. 
Se não fazemos  diferença, assumindo a evangelização e sinalizando a vida para Deus,há algum distanciamento do Evangelho que professamos. 
Fé e prática são dois lados de uma mesma moeda.
Não deixemos de conceder o testemunho do Pai,no tempo presente,pois Ele já está dando testemunho de nós há muito tempo. Assim,quando chegarmos ao término dessa existência terrena e partirmos rumo à Fonte de nossa vida,que é Deus,seguiremos com a consciência do dever cumprido, sem obrigações, mas por escolha livre e responsável ! 
-É para isso que somos filhos e devotos do Pai Eterno!

 OS SANTUÁRIOS E  A BASÍLICA NOVA 

A imagem original,de madeira cozida,citada acima,feita pelo famoso artista plástico goiano Veiga Vale,pode ser vista ainda hoje no Santuário Velho, (Construído em 1912) também conhecida como Igreja Matriz de Trindade .  
Esta foi a primeira Igreja em Trindade, sob a responsabilidade dos Padres Redentoristas, que embora já estivessem em Goiás desde 1894,(Sediados na Campininha das Flores), só  a partir de  1895 foram rezar missas na região da atual Cidade de Trindade, e construíram esta primeira Igreja... 
Mas somente a partir de 1924 os Redentoristas fixaram residência  também em Trindade GO.
Depois foi construído o Santuário Novo, (1974) que se tornou "Basílica" em 18/11/2006,  por determinação da Cúpula da Igreja Católica, em Roma. Este Santuário é que está agora pronto para receber a Romaria e todos os Peregrinos que irão à Festa....
E em 2011,foi lançada a pedra fundamental da nova Basílica de Trindade, GO. E em 2012  é  iniciada pelo Padre Robson de Oliveira,na época o Reitor da  Basílica de Trindade, a construção da NOVA BASÍLICA que deverá ser a maior do País,para abrigar até mais de dez mil pessoas.
 Todo o Povo Católico,de Goiás e do Brasil está contribuindo para a viabilização desse projeto, através de doações espontâneas e contribuições mensais dos membros e filiados da AFIPE-Associação dos Filhos e Filhas do Pai Eterno,do qual eu também sou membro.
A Fé, a Devoção ao Pai Eterno e a Peregrinação à Cidade de Trindade ,  Estado de Goiás,  tem crescido muito e atravessado fronteiras...
 E para cá tem sempre vindo gente de todo o Brasil e até do Exterior.
Vamos à Trindade então,mais uma vez !
Vamos colaborar também,para a construção do novo Santuário-Basílica,em Trindade Goiás.
NESTE ANO DE 2017 A FESTA SERÁ ENTRE OS DIAS 23 DE JUNHO E O DIA 02 DE JULHO !

Filie-se à AFIPE pelo Fone (62)3506-9800.

E no site www.paieterno.com.br
................................................................
Pesquisa, compilação e texto final : A.L.G. (Fonte: AFIPE/GO 
Caixa Postal 28 -CEP 74.001-970,Goiânia,GO)
Goiânia,GO,  Reedição : 29  de junho de 2017.