quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

HISTÓRIA DO CARNAVAL -GOIÁS NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO - "GOIÁS ,UM SONHO DE AMOR NO CORAÇÃO DO BRASIL"

Não sei se já escrevi sobre este tema nestes anos que tenho este blog. Acho que não. Mas, posso afirmar com certeza de que não é uma festa que me atraia. Me lembro que fui em festas de carnaval em duas ocasiões, e nas duas teve bagunça,problemas sérios.
 -Não fui mais.
Quando era bem jovem,menino ainda,me lembro do meu pai "brincando" o carnaval,em duas ocasiões,lá no Nordeste.
Nas duas vezes vi ele chegar todo sujo de pó ,em casa.(Era pó, talco,não o que muitos possam pensar).
 Além disso, aqui em Goiânia não há muito clima para carnaval,e quase nem há carnaval de rua, praticamente. 
E a maioria das pessoas saem muito para cidades do interior,numa espécie de fuga e para beber,fazer arruaças,pular. A bebedeira é geral.
-Fazem muitas besteiras,das quais se arrependem depois. 
Há crimes de todos os tipos neste período. Muitos irão morrer em acidentes,de susto,de bala ou de vício.
- O que é uma pena. 
Poderiam tirar este período para descansar,para repensarem a vida. 
-Para uma introspecção.
Meditar, Ler,Fazer Retiros Espirituais,talvez....
 Se fosse para ver, visitar ou apreciar,eu iria ver o Carnaval de Olinda-PE, pelo menos é fiel às tradições e se trata mesmo de uma festa cultural. Não tem tanta bagunça como é no Rio de Janeiro ou na  Bahia. 
-Mas este ano não posso ir...
-Quem sabe no próximo!
De qualquer forma,é um bom período de uns cinco dias seguidos para descansar,fazer outras coisas.
 E é o que faço sempre e o que vou fazer neste Carnaval. 
-Talvez veja alguma coisa na TV, por curiosidade. Mas não os desfiles todos. É tudo muito igual e cansativo. viu,viu todos.
Porém, a título de curiosidade,para os meus amigos e amigas blogueiras,coloco abaixo a Letra do Samba-Enredo da Escola de Samba CAPRICHOSOS DE PILARES, do Rio de Janeiro, que em  2001  ,ou por querer homenagear Goiás,ou porque recebeu dinheiro do Governo para tal, fez esta boa letra que agora transcrevo, tal qual encontrei em um jornal da época :

Samba-Enredo :

"GOIÁS,UM SONHO DE AMOR NO CORAÇÃO DO BRASIL "
Autoria de : Jorge 101, Gule e Lequinho. Interpretada, na época, por Jackson Martins.

" No carnaval,
O cupido me flechou
Fui procurar a Bela que me conquistou
A esmeralda do teu olhar reluziu
Brilha meu conto de fadas,
No coração do Brasil.
Diabo Velho se lançou em busca do ouro,
Os Carajás não revelaram o tesouro:
Ametista,Turmalina...
A ,mão divina concebeu as riquezas naturais:
Cenário de beleza é o Araguaia,
Onde a natureza ensaia encontros de amor e paz.
Doce é repousar em Caldas Novas,
Onde a vida se renova em suas fontes termais.
Esse amor é o meu destino,
Salve a festa do Divino...
Na Cavalhada a luta do Bem contra o Mal,
Apaixonado eu brinquei seu Carnaval.

Goiás,
Dos grãos e das flores,
Poemas e Amores,
Sertaneja canção.
Paixão,seu paladar sedutor,
Me fez sonhar e acreditar que existe amor.
A Profecia amanheceu no paraíso...
Eu já tenho os 4 elementos que preciso...

( REFRÃO) 
Procurei, encontrei minha Morena
Caprichei,agora eu sei,valeu a pena,
Te quero muito amor,somos iguais,
Sou Caprichosos,sou amor e sou Goiás "
....................................................................

NOTA: Como este samba é bom e a letra bem rimada,por quê não repetir este samba-enredo nos próximos carnavais,como algumas escolas de samba já fizeram. Seria bom o Governo de Goiás,através de sua Secretaria de Turismo pensar nisso. Quem sabe,se uma parceria entre esta Secretaria e uma Escola de Samba do Rio pudesse repetir este samba enredo na Avenida Marquês de Sapucaí ?
P.S. -Segundo eu soube depois, o puxador do Samba, de nome Jacksom Martins,que aparece no vídeo,morreu,assassinado ,num suposto roubo de carro,no Rio  de  Janeiro ,infelizmente.
.................................................
VEJA E OUÇA O VÍDEO ACIMA COM A Música/Samba Enredo.

Texto Original :A.G.
Reedição 23 de fevereiro de 2017