quinta-feira, 27 de outubro de 2016

VIDA APÓS A VIDA ?...OU VIDA APÓS A MORTE ?

Com a proximidade do Dia de Finados,que comemoramos no dia 02 de novembro, muito tem se falado em vida após a morte,espiritualidade,etc...
Ultimamente tem se difundido muito a ideia de que temos uma outra vida após a morte. Mas, não é exatamente uma Ressurreição, como nós Católicos  entendemos. É a teoria da Reencarnação, defendida pelos Espíritas ,e que está em evidência,de novo ,inclusive sempre é tema de novela da Globo. Esta mesma TV Globo já exibiu um programa "Globo Repórter" ,onde trata do tema de "experiências de quase morte",um pouco diferente do tema abordado por mim aqui, mas bem parecidos no conteúdo "vida pós morte".
A sociedade,talvez,querendo se justificar,pois morrem pessoas todos dias de susto,de bala ou de vício,e porque a  morte ficou banalizada, tratou de difundir essa ideia,ou teoria, de que teremos outra "oportunidade" de vida,inclusive aqui nesta mesma Terra. Ou de que podemos ver e sentir alguma coisa,em poucos minutos de morte aparente. Visões,sentimentos,experiências vividas "do outro lado da vida".
E se há uma outra vida depois da morte,mesmo com todas estas "explicações" de que é um lugar melhor para onde vamos,não estou com pressa de morrer não.Vou esperar mais um pouco por aqui mesmo. E os meus parentes que se foram não voltaram até agora...
Acho até que a Vida Espiritual,que teremos, após a vida terrena, deve ser um Paraíso.Um Paraíso Espiritual,para o Espírito,não para o corpo. Não para todos,mas para aqueles que mereceram,pelo exemplo,pela vida limpa,pelas obras,ou por serem,quem sabe,um dos "escolhidos" por Deus !...
A chamada Reencarnação, tão difundida pelos meios de comunicação atualmente,não seria uma forma de alento, aos que perdem seus entes queridos?  
-Ou é uma "justificação" fantasiosa da Mídia ?
-Viver de novo ?.... A mesma Alma,num corpo novo ?
Eu, pessoalmente tenho algumas restrições quanto à Teoria da Reencarnação,pois,matematicamente,ela é ilógica.
Senão vejamos: - Se dois mil anos atrás tivéssemos 300.000 mil pessoas vivas em todo o mundo,estas obviamente todas teriam uma Alma, certo? 
Contudo,como todas estas pessoas já morreram (ou partiram para a Pátria Espiritual ) ,então também é  certo que todas estas Almas, ao voltarem em outro corpo, somente seriam 300.000 novas pessoas vivas,reencarnadas, Certo?
Seriam as 300.000 novas vidas, com as 300.000 almas dos que desencarnaram !
-Então,se hoje já somos mais de 6 bilhões de pessoas em todo o mundo, como teriam se "reproduzido" estas almas,a ponto de se multiplicarem,tal qual se multiplicaram os seres humanos?
Nesta minha "explicação" ou explanação, simplesmente faltariam Almas! 
Pitágoras já falava sobre isto muitos anos de Cristo vir ao mundo.
Deus disse : " Crescei e Multiplicai-vos". Mas ,Ele não disse:  "Morram e terão nova Alma ...Nova vida na Terra!!!" 
Vida nova,com a mesma Alma num corpo novo?....
-Aqui na Terra?
Confesso que não aprendi esta "lição"  ainda...
Ou não entendi, a Teoria da Reencarnação!
Quando eu era Professor de Filosofia,alguns anos atrás, eu tinha muitos alunos de várias religiões. Aprendi muito com todos eles.Mas nunca soube responder esta pergunta :
- "Professor ,há vida terrena para nós,após a morte ?" 
Para alguns que perguntavam,eu,levando na brincadeira dizia:
-Nunca encontrei com ninguém que já tenha morrido! 
Ou brincava:
-Mesmo eu tendo nascido dia de finados,não tenho nenhum contato com quem já morreu e os que "partiram",nenhum deles voltou para me falar a respeito do que acontece após a morte! Nenhum deles voltou nem para me dizer se para onde foram é bom ou ruim...
Como a Faculdade ensinava Teologia também,estas questões sempre vinham à tona: "Há vida após a morte?" É uma pergunta constante até hoje !
 Fizeram esta pergunta a mim várias vezes. E até hoje não tenho resposta exata.
-Tenho minha opinião sobre isto,apenas.
 E pergunto : -Não é mais fácil aceitar apenas a ideia de uma vida espiritual,para cada uma das almas, num mundo realmente espiritual,e que cada um de nós,ao nascermos tem uma alma nova ?
-Deus não nos dá,ao nascermos, uma Alma Nova ?
-Ou seria melhor  acreditar que as almas , "saídas" ou desencarnadas dos mortos, venham a viver,cada uma, numa outra época, num outro corpo,numa vida nova ?
Então,com meus poucos conhecimentos sobrenaturais,fico a pensar sobre estes aspectos.
 -Haverá vida após a vida?  
-Repito : Haverá vida,para cada um de nós, nesta nossa velha Terra,após esta vida que já estamos vivendo agora ?
-Terei eu,após a morte desse meu corpo sofrido, uma outra vida num outro corpo? 
-Teria eu outra oportunidade de viver,numa outra época,com esta minha alma,num outro corpo mais jovem? 
-Começar tudo de novo?
-Respondo:
 -Seria bom demais! Pois eu não iria repetir os mesmos erros. Muitas das coisas que fiz e que prejudicaram a mim mesmo,ou outras pessoas,eu,por certo,não as repetiria.E nem faria nada do que já fiz,e me arrependi de ter feito. 
Logicamente que eu faria de tudo para não cometer os mesmos erros .... 
Se assim fosse,poderia eu ter uma vida quase perfeita! Afinal,passei muito anos aprendendo, dando "cabeçadas", fazendo coisas das quais me arrependi, e agora,teria oportunidade de não fazê-las de novo. Afinal,nos erros a gente aprende. Esta é a frase do Vitório Gassman, ator italiano, que disse : 
 "O ideal seria termos duas vidas: Uma para errar,aprender!..E outra,sem erros,perfeita,para vivermos realmente!"
-Sei não, fico muito em dúvida sobre isso...
Por outro lado, acredito numa vida espiritual, para a Alma,obviamente.Num outro plano,numa outra Pátria : A Pátria Espiritual !
Agora, ter outra vida,com essa minha Alma,num outro corpo,aqui na Terra.?.. 
-Sei não! Acho mesmo que não terei esta "oportunidade"!
Tô incrédulo quanto a isto.
Deus,no meu modo de ver,nos dá esta vida terrena para evoluir nosso espírito. Ele quer que "salvemos nossas almas" e possamos ajudar outras pessoas.Ajudar de várias formas,inclusive de serem melhores como pessoas.
Mas em Seus ensinamentos,pelo menos nos que li até hoje, não fala : "Olha,você,ser humano,corrija-se e aprenda,que você vai viver de novo,num outro corpo,aqui nesta Terra".
- Senão em Goiânia,mas quem sabe em Istambul,em Marrakesh ,ou Nova York ? -Digo eu!
- Não vi isso ainda na Bíblia. Nem mesmo nos ensinamentos dos Apóstolos que contam a vida e as mensagens de Cristo.
Aliás,Deus que me perdoe pelo que vou dizer agora : 
-Acho mesmo que Cristo nunca voltou e nem vai voltar em corpo de ser humano. Ele é um Espírito Ressuscitado,acredito! ....
-Mas, reencarnado em outros seres humanos,como dizem algumas doutrinas,ou seitas por aí?...Não acredito
-Tenho minhas dúvidas.
Aliás,dúvidas é o que mais tenho...
E Ele já deixou todos os caminhos para a gente seguir para uma Vida Espiritual,num outro mundo,para nossas Almas. Jesus nos ensinou quais são estes caminhos ...
-Se Ele vai voltar ?
-Quando Ele vai voltar ?
  Não tenho estas respostas !
A vida terrena,para mim é só essa! 
E como dizia o Bronco,aquele personagem do Ronald Golias," Não há possibilidade de retorno!"
Já o Barão de Itararé,que era o pseudônimo do Jornalista Paulista Aparício Torelli,dizia que " Os mortos são homens sem futuro"
E digo eu: Acho mesmo que não vai haver outra vida nesta Terra não !
A vida aqui é só esta mesmo.E mesmo assim cheia de dificuldades.

 "Aqui terás só preocupações e atribulações" .Está escrito!
Para viver de novo aqui nesta Terra, com toda essa balbúrdia,    guerras,corrupções,ladrões políticos e ladrões de tudo o que existe, e todas estas perversidades,crimes e pessoas devassas ?... 
- Não quero outra vida terrena não.
Quero e almejo,uma Vida Espiritual...
Nesta acredito.
Quero viver entre as estrelas...
-Serei feliz,entre as Estrelas?
 Só Deus poderia me responder !
..........................................................

Texto original de Antônio Gomes.

 REEDIÇÃO : A.G.  27 de outubro de 2016 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

COMO CONHECI O DR. PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA,O FUNDADOR DE GOIÂNIA.

Goiânia, a Capital do Estado de Goiás, completa aniversário neste dia 24 de outubro. E é, por certo,uma das mais novas capitais do Brasil.
Como cheguei a conhecer pessoalmente o Fundador de Goiânia,quando eu era ainda muito jovem, conto a seguir como isto aconteceu .
No período de minha vida em que eu procurei estudar com objetivo de entrar na Faculdade,aceitava qualquer trabalho honesto, desde que ele me possibilitasse concluir os estudos. E nesse tempo que agora conto, eu ainda estava para terminar o 2º grau.
Foi um amigo meu,o Jacinto Moura, que me "arrumou" o trabalho de auxiliar dele no Bar de um Posto de Gasolina,no centro de Goiânia,mais precisamente na Praça Cívica, esquina com a Rua 26, no Centro de Goiânia.
Era o "Posto Scarabocchio",feito em arquitetura moderna,como se fosse um piti-stop de autódromo. E lá a Shell fazia questão de homenagear os Corredores de Fórmula 1, os ganhadores desta competição,tais como Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet, e depois até o Ayrton Sena, que lá tinham suas fotos em um quadro, e vez por outra ocorria lá a exposição de carros de corrida .
Também era inovador o fato de haver neste posto, mesas e cadeiras brancas,com guarda-sol,para os clientes tomarem "drinques" enquanto esperavam lavar seus carros. Era novidade naquela época,hoje nem tanto.
Foi trabalhando neste ambiente,dividindo meu tempo entre a escola e o bar,que passei parte desse tempo. Trabalhava tanto que durante um período de 18 meses,tive duas folgas:Natal e Sexta-Feira da Paixão...
Lá eu tinha total liberdade,tanto no bar quanto no posto ,pois fiz amizade com o Gerente e Sócio do Posto, o Sr. Manoel Vieira,que gostava de música e instalou um equipamento de som ,que era monitorado por mim.Assim pelo menos eu tinha o "poder" de escolher as músicas,e a altura do som.
No Bar,servíamos café grátis para quem abastecesse o carro. E tinha os drinques e tira-gostos,para quem esperava o carro ficar pronto. Estes eram pagos pelos fregueses,obviamente. A maioria deles eram Juízes,Promotores  e Advogados.
E foi assim nesse ambiente que, num belo dia de sol, uma Camionete Marrom,marca GMC,parada na bomba de gasolina do posto,me chamou  atenção. O motorista descia e, às vezes, também o passageiro. Tomavam um café, e seguiam. Algumas vezes apenas o motorista descia e levava um café para o senhor,de quem ele era o motorista. Esse passageiro me parecia alguém conhecido,que vira em algum livro,na TV,ou num jornal. E como falei com ele,sem saber quem era até então,fiquei curioso.
Como estudante e morador de Goiânia,eu deveria conhecer o passageiro,mas até então não o conhecia. Foi o motorista,que também era segurança dele que me falou: 
"AQUELE SENHOR É O DR PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA,o Fundador de Goiânia ! Doutor mesmo,pois ele era médico. Ele é o pai do Mauro Borges "
Este eu sabia quem era: o Coronel Mauro Borges, pois ele foi o Governador de Goiás,nos anos 60'
Mas ,o Dr.Pedro Ludovico teve outros filhos, alguns políticos ,outros não.
 Ressalte-se aqui que ANTES DE 1933,A CAPITAL DO ESTADO ERA A CIDADE DE GOIÁS ,(Antiga Vila Boa). A Ideia de mudar a capital para cá e de  fundar Goiânia,foi do Dr. Pedro Ludovico Teixeira .Na época da Fundação de Goiânia,em 1933, o Dr. Pedro,que era amigo pessoal do Presidente Getúlio Vargas, era Interventor em Goiás. Uma espécie de Governador Nomeado. Depois foi Governador mesmo,entre 1935 a 1937. 
Ele foi um dos líderes da Revolução de 1930.Inimigo Politico da Oligarquia dos Caiados.
Sem saber todas estas informações na época, o conheci pessoalmente. Servi uns cafezinhos para o Dr. Pedro. E ele chegou a conversar comigo.
Foi então que o motorista da GMC me informou que   a  uma quadra dali do posto onde eu trabalhava e sempre o via, morava o Dr. Pedro,como era chamado. E que também,como ele não gostava de ficar em casa parado, cochilando, ia ao cinema. Invariavelmente ele ia à sessão da tarde,no Cine Ouro ou no Cine Capri ,bem perto de onde morava. A sessão tinha início às 14:30 , nos dias de semana mesmo .
Afinal, nessa época que conheci o Dr Pedro,ele já tinha uns 84 anos de idade ,e era aposentado, obviamente. Já tinha dado a sua contribuição para Goiás. Ele ajudou muita gente. Dizem que mesmo fora do poder e da política,quando ele encaminhava alguém para obter algum serviço dos Órgãos Públicos,esta pessoa era atendida na hora. Era um político diferenciado,merece todo o nosso respeito.
Foi assim que ,conheci e servi café para o Fundador de Goiânia,o Dr. Pedro Ludovico Teixeira, que depois eu soube pela imprensa,de seu falecimento,que ocorreu em 1979,época em que eu não mais trabalhava no tal posto de gasolina e já estava estudando Direito. Hoje ele é homenageado com seu nome nas praças e avenidas de Goiânia, e até no Palácio Pedro Ludovico,onde fica o Governador e a Administração do Estado de Goiás.
Atualmente,quando passo na frente do posto de gasolina e da casa da Rua 26,esquina com a Rua 25,no Centro de Goiânia,bem perto da Praça Cívica,lembro-me com saudade dessa época,meados dos anos 70 e início dos anos 80,quando comecei a frequentar o Fórum que ainda era lá.
Na casa,onde morava o Dr. Pedro,ainda estão os móveis da época em que lá residia esse morador ilustre. E lá também está a velha Camionete  marrom GMC,(Chevrolet),que tantas vezes "carregou" ele.
Curiosamente o Dr. Pedro nasceu no dia 23 de outubro de 1891 e Goiânia faz aniversário no dia 24 de outubro,tendo sido fundada em 1933. 
Quando o Dr. Pedro Ludovico faleceu, em 16 de agosto de 1979,  ele tinha 88 anos de idade.
A casa onde ele morou seus últimos dias agora é o Museu Pedro Ludovico e é visitada por estudantes,professores e curiosos. A Rua 26 se chama agora Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nome da esposa dedicada do Dr. Pedro,que também já é falecida. Ambos merecem ser reverenciados pelo que fizeram durante suas vidas. E pela importância que tiveram e ainda têm para o Estado de Goiás, e principalmente para a nossa bela Goiânia,que ele fundou.
Ressalto aqui que o primeiro prefeito de Goiânia foi o Professor Venerando de Freitas Borges, que foi nomeado pelo próprio Dr. Pedro.
Parabéns para Goiânia, Capital do Estado de Goiás,a cidade aniversariante da semana!

PARABÉNS GOIÂNIA pelo seu 83º Aniversário

Goiânia,GO,  24 de outubro de 2016.
Antônio Luiz Gomes 

Autor do Livro :"Fatos e Curiosidades Jurídicas" e mais 6 livros pelo Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br).

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

LULA : De Líder Sindical a Chefe da Máfia do PT !

No começo dos anos 80' eu era bem jovem, mas já tinha terminado  o Curso de Direito, quando um belo dia visitei uma amiga de infância, de nome Maria José,que estava estudando Ciências Sociais na U.F.G. -Universidade Federal de Goiás. Ela é bem amiga mesmo,pois com 16 anos de idade eu já trabalhava na loja do pai dela e a levava de bicicleta para o Colégio onde ela estudava ainda no 1º Grau. Ela era mais nova  do que eu uns 8  anos!
Como éramos amigos há muitos anos,e eu havia sido convidado a ir em sua casa, fiquei muito tempo conversando com ela neste dia, e à noitinha jantei com ela e seus familiares, e depois ficamos conversando no quintal  de sua casa, por mais de três horas. 
Ela gostava muito de conversar comigo, e nestas conversas, demonstrava a mim os seus conhecimentos de sociologia, marxismo,socialismo etc,já que estava entusiasmada com o Curso Universitário que fazia. 
Afinal de contas ela estava agora em contato com obras como a de Platão (A República), e ensinamentos de Karl Marx (O Capital) Max Weber  e outros tóricos e filósofos que se estudam nestes cursos.
Nesta ocasião,ela era muito politizada para quem tinha 19 anos de idade. E neste dia me confidenciou que iria naquele final de semana,para um tal "Congresso do PT" que iria acontecer em São Bernado do Campo, onde até o Sindicalista Pernambucano de nome Luis Inácio Lula da Silva iria aparecer. 
E ela, assim como muitos estudantes universitários da época, eram simpatizantes desse Lula,que tinha acabado de fundar o tal do PT-(Partido dos Trabalhadores), em 1980 em São Paulo. Na época os "petistas" diziam que iriam mudar o "Sistema",que um novo Brasil Socialista iria nascer,com igualdade para todos...etc,etc.
Esses estudantes da U.F.G.,incluindo a minha amiga, iriam participar do tal congresso e teriam a oportunidade de conhecer o Lula. 
-Foi o que ela me disse.
Depois eu soube que realmente ela foi no tal Congresso e em outras manifestações do PT.
E esse PT do Lula era um partido notadamente com cunho socialista, mas que, com o tempo, os seus membros, militantes e simpatizantes viraram comunistas, o que não é a mesma coisa.
Naquela ocasião ela ia com alguns colegas,às suas próprias custas e como "mochileiros" numa excursão de ônibus fretado, e dormiriam num ginásio público em São Bernardo do Campo. 
Era gostar demais do PT para tal sacrifício, principalmente para ela, de classe média e que nunca trabalhara antes. Afinal sua família era de comerciantes. 
-Ela aparecia , uma vez ou outra, na Loja onde eu trabalhei e que pertencia ao pai dela.
Estamos aqui falando do começo dos anos 80, do século XX,em plena época da Ditadura Militar.
Eu, que também tinha estudado "Economia Política", que era uma das disciplinas de meu Curso de Direito, e gostava de assuntos de história, filosofia e  de política, falei, naquela ocasião, à minha amiga Maria José, que os políticos do PT,quando chegassem ao Poder, agiriam como qualquer outro membro de partido político, e que a maioria dos políticos, ao se elegerem mudam suas idéias e começam a fazer qualquer coisa pelo Poder. Inclusive roubam e desviam verbas para fazer "caixa" para as próximas campanhas. Sempre foi assim...
O objetivo  deles é chegar ou se manter no Poder.
Disse-lhe ainda que o Sistema Capitalista é que dita as normas dos interesses de um País,de seu povo,dos políticos e dos governantes. 
O progresso,o sistema e o mundo são Capitalistas, eu lhe disse. E que o Capitalismo combina melhor com a Democracia.
Com o que ela ,obviamente, não concordou.  Ela achava que a URSS (União Soviética) e a China eram Socialistas. Na Verdade só a Rússia era. A China era Comunista. Hoje a China está entrando na era do Capitalismo, embora sob as ordens do Partido Comunista,que lá domina até o Exército. 
-Discutíamos muito sobre nossas posições.
Mas ela era uma sonhadora, e acreditava durante algum tempo,  que o Lula era uma espécie de Lech Walesa, aquele líder  mecânico de carros,católico e polonês que surgiu nos anos 80 com seu Sindicato SOLIDARIEDADE, na Polônia, e que teve até apoio do Papa João Paulo II para chegar ao poder, como realmente aconteceu entre 1990 e 1995,quando foi Presidente de seu País.
Por falar no Papa e em religião,aqui no Brasil na época do Lula e no começo dos anos 80 a Igreja Católica também se engajou com o PT,através das tais "Comunidades de Base".Era época do Frei BETO,que era amigo do Lula, do Leonardo Boff , do Cardeal Dom Hélder Câmara,etc.
Ou seja,até o período da Campanha das "Diretas Já", (da tal "emenda" Dante de Oliveira), de 1984,que defendia eleições diretas, só se falava em Lula.
Tentei convencer minha amiga de que aquela "onda" de apoio ao Lula,surgido nos Sindicatos de Operários e Metalúrgicos Paulistas e com certo apoio de estudantes universitários, era uma coisa passageira,coisa de movimento que queria mudar o Brasil. 
Havia muito ufanismo e era "moda" ser comunista ou defender o Socialismo, entre os universitários. Os militantes saiam de casa em casa filiando pessoas. E faziam isto sem nada receber pelo trabalho. Nesse tempo até os partidos PCB e PC do B saíram do anonimato e começaram a aparecer na mídia. Começava a "Abertura Política" do Governo do General  João Batista Figueiredo.
A maioria gostava de ouvir Chico Buarque, Caetano,ou Gil,que eram os ícones da época,que também se engajaram nas Diretas Já e no apoio aos movimentos sindicais. Embora se passassem por Comunistas, foram indiretamente beneficiados pela Ditadura,que os fez ficar conhecidos.
Em várias cidades brasileiras,estudantes universitários viraram MILITANTES que trabalhavam de graça, pois acreditavam nas Propostas de Lula e do PT. 

-Eram uns sonhadores... 
Se diziam socialistas ou comunistas, muitas vezes sem  saber diferenciar o socialismo de comunismo.
Acreditavam numa mudança e que Lula era um Político diferenciado,honesto, e um Líder  de verdade! 
Havia uma espécie de admiração ou até mesmo uma "adoração" a ele entre os jovens,como se ele fosse um Mito ou um Ídolo.
E eu,embora pernambucano como o Lula e saído recentemente da Universidade, era mais pé-no-chão, e não acreditava muito no Lula, inclusive porque eu achava que ele não tinha conhecimentos intelectuais suficientes para chegar a ser Presidente da República.... 
E o pior é que depois algum tempo ele virou político, foi Deputado, disputou a Eleição para Presidente com o Fernando Color de Mello em 1988,quando perdeu... 
-Mas depois foi eleito, em 2002, como sabemos.
Eu mesmo cheguei a votar nele quando ele derrotou o Fernando Henrique Cardoso em 2002.
Quem se interessa por politica e quis ver o Brasil em melhores condições no âmbito interno e no cenário internacional, sabe que o primeiro Governo do Lula,(2003/2006) apesar de ter aparecido o "Escândalo do Mensalão" em 2005, foi um governo razoável. Fizeram alguma coisa.Mas ,por debaixo do pano,desviaram muitas verbas públicas também. Começou ai a roubalheira dos Petralhas.
Contudo o seu Segundo Governo (2007-2010) foi um desastre e começaram a aparecer as acusações, de fraude, os desvios de dinheiro por muitos políticos ligados ao PT. E enfim, toda a roubalheira,que só vieram mesmo à tona com o Julgamento do tal Mensalão, em 2011,pelo S.T.F.,sob o Comando do Ministro Joaquim Barbosa,o Presidente desta Corte Maior do Brasil.
Com a Dilma no poder (sucessora do Lula),os membros PT, e muita  gente de dentro  do seu Governo, continuaram a fazer desvios de dinheiro, corrupções e fraudes,que agora vieram à tona,com o caso da Roubalheira na  Petrobrás, da compra da Refinaria "superfaturada" nos EUA, (USA) onde aparecem as figuras do Paulo Roberto Costa (Petrobrás) e do doleiro maquiavélico Alberto Yousssef (Operação Lava Jato),envolvidos com corruptos e corruptores.
Mas foi antes com o Mensalão e seu julgamento pelo STF, que realmente se viu e se conheceu as facetas de ministros, senadores, deputados, e intermediários, tais como Antônio Pallocci, Marcos Valério, José Dirceu, José Genoino, e outros ,ligados ao PT do Lula.  E até do tesoureiro do PT da época, ( o goiano Delúbio Soares), e tantos outros todos ligados aos Mensaleiros, e que foram condenados. 
Para a mídia, o Lula sempre afirmava que não sabia de nada.  Mas sabia sim.
Era ele, mais um dos Inocentes de Mãos Sujas, como eu os chamo.
Muitos foram condenados pelo Julgamento do Escândalo do Mensalão a partir de 2011,mesmo com a Dilma no poder (embora ela seja dominada e orientada pelo Lula).
Contudo,após a saída do Joaquim Barbosa, agora em 2014,o STF começou a liberar os presos do Mensalão,pois agora a maioria dos membros daquela corte são de Ministros indicados ou nomeados por Lula ou por Dilma. Eles são manipulados pelo Executivo.
-Tá difícil de se fazer Justiça no Brasil.
Finalmente,o que se sabe e o que se denuncia é que o Lula,sempre soube de tudo ,se enriqueceu também com as fraudes e  os desvios de verbas feitas por seus auxiliares.Tanto que dizem que ele tem bilhões de dólares. Até os seus filhos,noras,e outros familiares foram beneficiados. Estão todos ricos,pelo menos por enquanto !
O Prof. Marco Antonio Villa de Veja,que também  é Professor de História da USP, e comentarista da TV Cultura, diz que "O Lula é o maior ladrão que já apareceu em um Governo no Brasil e é ele o Chefe da Máfia do PT,ou da Quadrilha dos Petralhas" (uma alusão ou trocadilho com os Irmãos Metralhas (Disney)da antiga revistinha de desenho da Editora Abril. 
Assim,estes corruptos do PT agora são chamados de normalmente de PETRALHAS  nas redes sociais
E na eleição de 2014,que se realizou em 05 de outubro  e 26 de novembro,o PT do LULA, elegeu pouquíssimos políticos. Nem mesmo onde tinha Governador, como Brasília, ou Rio Grande do Sul, eles ganharam. Estava começando o fim da era PT.
Aqui em Goiânia a situação ficou tão crítica que o  candidato a Vice-Governador  na chapa do PT renunciou e a Justiça cancelou a chapa do PT, que tinha o Prefeito de Anápolis na condição de candidato a Governador. Tudo por causa de ingerência e perseguições do Prefeito de Goiânia,do PT, que não foi aprovado pela Direção Regional do PT para ser o candidato,pois é muito "ruim de serviço".
- E sem moral junto ao próprio partido.
Para mim agora está sendo decretado o fim do PT, e de seus Petralhas, com Lula, Dilma e Cia indo para os ostracismo a partir de 2016, por causa dos processos na Justiça e por imposição do Congresso (por Impeachment), e porque todas as fraudes deles estão vindo à tona.
Mesmo que alguns burros ou mal informados eleitores-otários tenham elegido a Dilma, ela não terminará este mandato. 
-É a minha opinião.
Como disse recentemente, em 2012, o Joelmir Betting, famoso Jornalista e Âncora da TV: 
-"O PT começou com presos políticos e terminará agora com políticos presos "
Eu, que já vivi muito e acompanho a trajetória do Lula desde 1980, e que votei nele uma vez (2002), me decepcionei muito com ele. 
-E me pergunto agora: 
-Como aquele Líder Sindical simples, com pouco estudo e nenhuma tradição política na família, oriundo do Estado de Pernambuco,que dizia que era socialista/comunista, e que defendia os pobres, ficou milionário,ou bilionário,como dizem,ao ponto de ser considerado como o Chefe-Quadrilheiro de toda a Máfia atual do PT ?
O certo é que o tempo passou e hoje sou um simples advogado com mais de trinta anos de experiência,com duas filhas também formadas em direito e advogadas,com carteirinha da OAB e tudo mais.
E aquela amiga minha, a Maria José ,do começo desta história, que hoje em dia é uma Professora Universitária, com Pós-graduação e com mais de 20 anos de magistério, provavelmente não mais acredita em seus sonhos de socialismo/comunismo no Brasil, e não deve ter votado na DILMA na última eleição, pois deve ter aprendido que essa "Presidenta" representa tudo o que há de pior  no Brasil nos últimos 12 anos, inclusive envolvida em todas as corrupções recentes. 
Alem do que, a Dilma, infelizmente, foi indicada pelo LULA, que é o chefe da Máfia e que ainda é seu fiel escudeiro. Acho que ele é que controla ela politicamente.
Se porventura a minha amiga Maria José ler este texto, irá se lembrar de todas as palavras que lhe falei naquela longínqua noite de 1981, por certo dará razão para mim, lembrando do que lhe disse sobre capitalismo, socialismo e comunismo, e sobre os políticos ficarem desonestos quando estão no poder.
Atualmente é difícil encontrar um político honesto de verdade.
Lembrará ela também, sobre o que eu lhe disse sobre a influência do Dinheiro sobre a Política, ou seja, sobre o Sistema Econômico Mundial, que determina tudo, nossa vida,nossa sorte nos negócios,etc.
-Em suma, o Capital é que direciona o mundo.
O Lula, aquele Mito por quem ela sentia adoração, virou um político corrupto,desonesto e mentiroso.
-Um Ladrão multinacional,eu diria,pois ele envolveu outros países em seus negócios ilícitos,palestras combinadas,intermediação em contratos com grandes empresas,propinas,etc. 
Ele seria um dos Presidentes mais corruptos já vistos no mundo,eu diria.
Hoje Bilionário, com todo o dinheiro que roubou, e vendo o final do PT,ele ainda tenta querer ser um líder...

É Líder dos ladrões,dos apaniguados dele, ou dos que são pagos com pão e mortadela, para baterem palmas para ele. 
Lula virou "Persona no Grata" na política. Na mídia,na televisão e na redes sociais. Todos vêem ele com desconfiança !
Além disso é visto pelos eleitores como um político corrupto e desacreditado. Não se reelegerá jamais. Nem aqui,nem na China !  
Não há mais simpatizantes jovens universitários trabalhando para o PT,como antes. Os cabos eleitorais de hoje são contratados, e querem R$ 50,00 por dia, e pão com mortadela,transporte etc. para ficarem com bandeiras do PT nas ruas.   E o Lula é, segundo os jornalistas sérios, o "Capo de Tutti i Capi".
- O Chefe de todos os chefes da Máfia ou Quadrilha do PT.  
E isto está comprovado agora pela Operação Lava-Jato.
E faço a pergunta final:
 -Se ele é o chefe, por quê não está preso ?
Enfim,o cenário agora é outro e nem o Lula, nem Dilma ,nem o PT é bom para nosso País,neste momento. Nem para o futuro.
Estamos vendo mesmo,o fim do PT,pois é isso agora que o povo quer. 
A operação Lava-Jato,comandada pelo bom Juiz Federal,Dr. Sérgio Moro,já determinou que o Lula e outros associados a eles,são réus,envolvidos que estão nas frades da Petrobrás e outras roubalheiras mais.
O PT da Dilma e do Lula está envolvido em várias fraudes ,desde o primeiro governo do Lula e nos dois governos dela mesmo. As últimas notícias que nos chegam pela TV e jornais nos mostram que uma "quadrilha" administra o Brasil desde o ano de 2003,quando o Lula tomou posse no seu primeiro governo. 

E esta quadrilha tinha como líder(ou chefe),exatamente o Lula "molusco ". E isso tudo virou processos judicias contra vários membros do PT e associados. Hoje em dia o PT precisa pagar para ter gente nos seus comícios e manifestações 
Surgiu agora a figura do "Mortadeleiro",que é uma denominação dada aos que vão às ruas com camisas do PT, da CUT e do MST,em troca de pão com mortadela (e às vezes tem marmitas com comida) e algum valor em dinheiro.
O PT não mais tem simpatizantes gratuitos entre os jovens estudantes como tinha antes. Só alguns ainda alienados,que pensam que sabem o que é comunismo e sonham acordados e não vivem a ralidade política de nossos dias. 
Inclusive, os estudantes universitários não mais se mobilizam em favor de candidatos como faziam antes. Nem pelo PT, nem por outros. Os jovens de hoje estão desacreditados dos Políticos e da Política.
Hoje eles são mais realistas e querem muito é se formar,ter uma profissão, entrar no "mercado de trabalho", se dar bem na vida,sem sonhos,mas com estudo,realismo e muito trabalho.
Todos querem enfim, ganhar dinheiro,ter conta em banco,comprar carros,casas ou apartamentos, pois a Sociedade de Consumo e o "Sistema"  deste mundo Capitalista exige isto.
Sonhar acordado é para os poetas, os  seresteiros, os escritores, os loucos,etc,etc.
E para aqueles que conseguem dormir tranquilos, como eu, por exemplo !
................................................

P.S. No dia 14 de setembro de 2016 o Ministério Público Federal,através da sua sede no Estado do Paraná DENUNCIOU formalmente o LULA,como Chefe da Máfia do PT e Cia,que saqueou os cofres públicos e a Petrobrás. Acusou ele também de ser o Chefe do Mensalão,no seu primeiro Governo em 2005,só que naquela ocasião foi "blindado" pelos seus comparsas.
Depois disso,em finais de setembro e começo deste mês de outubro de 2016, o Lula foi Indiciado em mais dois Inquéritos. Ele agora está sendo processado na Polícia Federal e Justiça Federal em Brasília,São Paulo(Caso do Triplex,do Guarujá) e na " Operação Lavajato(Paraná).
 Isto prova que eu realmente estava certo,quando escrevi este texto no ano passado, e que agora reedito aqui.
P.S. Publiquei este texto,ainda no ano passado, no jornal  "Diário da Manhã" ,em Goiânia,GO.

Antônio Gomes

Texto atualização e reedição em 07 de outubro de 2016 .