segunda-feira, 23 de maio de 2016

O VAI E VEM DA "CULTURA" ,NO GOVERNO DO TEMER !

Como todos sabem, o Vice-Presidente Michel Temer assumiu a Presidência do Brasil, embora de forma interina, no dia 12 de maio passado. E sua posse se deu no mesmo dia em que ocorreu a saída da Presidente Dilma, por força do ‘Impeachment”, cuja decisão inicial, para este afastamento por 180 dias, foi votada no Senado Federal no dia anterior, 11 de maio Os petistas e seus associados, inconformados, ficaram e ainda ficam falando, que foi um "golpe". Mas isto é discurso de inconformados, pois o Impeachment da Dilma foi feito de forma legal e de acordo com a Lei 1079 de 1950 e a Constituição Federal do Brasil, especificamente no que determinam os artigos 85 e 86 de nossa Carta Magna.
Ao assumir e dar posse aos seus Ministros, o Presidente interino Michel Temer, anunciou a diminuição dos Ministérios (eram 32) para apenas 22. E nesta ideia de diminuir o número de Ministérios, com a desculpa de “enxugar a máquina pública” (os políticos gostam de falar assim) um dos Ministérios suprimidos foi o Ministério da Cultura. Este faria parte do Ministério da Educação, mas apenas com o “status” de Secretaria. Ou seja, iria diminuir o número de funcionários, (muitos deles comissionados) mas, também a sua força, perante o cenário da política e dos investimentos públicos. 
E para tal na semana seguinte entre 15 e 20 de maio, já havia sido escolhido o Sr. Marcelo Carelo (um diplomata carioca) para esta “pasta”. Mas, ele seria apenas um Secretário especial da Cultura, ligado ao Ministério da Educação.
Obviamente que a “chiadeira” foi geral. Os beneficiários costumeiros das verbas públicas, em sua maioria cantores já famosos como Caetano Veloso, Chico Buarque, Daniela Mercury, Gilberto Gil, e outros, começaram uma “campanha” nas redes sociais pela volta do Ministério da Cultura. E estas manifestações foram para as ruas, encampadas por estudantes que são cooptados por professores e artistas; e contando ainda com os tais “mortadeleiros” (contratados da CUT, PT e MST) que se dizem “comunistas”, culminando em passeatas em algumas cidades brasileiras. Esta manifestação também se deu na “Virada Cultural”, em São Paulo nos dias 21 e 22 de maio.
Contudo, já na quinta-feira, dia 19, o Presidente Michel Temer voltou atrás de sua decisão, e prometeu “recriar” o Ministério da Cultura, tal como era antes, e deixou o mesmo Marcelo Carelo como Ministro desta pasta.
Contudo, esta sua atitude não “pegou bem", pois os seus aliados e mesmo parte da sociedade, viu neste retrocesso um sintoma de fraqueza de seu Governo interino, que nem completou um mês.
Junte-se a isto o fato de que esse Governo Temer herdou da Dilma um déficit de R$ 170 bilhões de reais nas nossas contas públicas. 
-E agora?  Como administrar um País endividado, com muitas obras paradas, rombos na Petrobrás, na Previdência Social, no BNDES, na Caixa Econômica, e em muitos outros segmentos da sociedade, se não há dinheiro, se a arrecadação dos impostos diminuiu ? 
-A crise econômica e social no Brasil é grave. Muitas empresas fecharam. Muitas demissões aconteceram .
 E ainda por cima, apesar de todas estas dificuldades, como fazer com tantas “aves de rapina” querendo dinheiro do Ministério da Cultura ? Este mesmo que foi extinto e recriado em pouco mais de 15 dias?
O pior de tudo isso é saber que o Ministério da Cultura nos Governos do Lula e da Dilma só serviam para alguns puxa-sacos de seus Governos. Alguns desses apaniguados são artistas, dito comunistas ou socialistas (pois nem mesmo eles sabem diferenciar comunismo de socialismo). 
E para beneficiar cantores como Luan Santana, (que pegou 4,5 milhões do Ministério da Cultura via Lei Rouanet); Cláudia Leite, (5 milhões); Letícia Sabatella (2,5 milhões). 
Ou para blogs de certos artistas ou puxa-sacos do Governo, como o da Maria Betânia (1,3 milhões) ou para uma peça de teatro que ninguém viu, de uma atual namorada do Chico Buarque de Holanda Dizem que ela pegou R$ 800.000,00. 
Até o Jô Soares se beneficiou desse dinheiro e do “esquema de beneficiar artistas”, para certas peças de teatro de gosto duvidoso.
E para espanto de todos, esse dinheiro do Ministério da Cultura ainda servia para pagar salários milionários para certos artistas que fazem “lobby” para certos candidatos. Ou certos cabos eleitorais comissionados em seus Estados, e que nada contribuem para a cultura desse nosso País.
O Ministério da Cultura dos Governos Lula e Dilma não serviram aos objetivos verdadeiramente culturais, como deveria ser de um Ministério desse porte. Deixou de financiar estudos e formação de professores em Universidades. Deixou de incentivar a cultura verdadeira: de publicação de livros, de pesquisas científicas, de bons filmes.
Esse Ministério da Cultura era, na verdade, uma porta de escoamento do dinheiro público para beneficiar certos privilegiados, pessoas que se aproveitaram para pegar dinheiro fácil, e que não teriam de devolver. É como se fosse um capital a fundo perdido. 
E digo eu: É perdido mesmo. 
E pregunto: que cultura há na música de um Luan Santana? E numa peça de teatro em que os atores pelados (homens e mulheres) ficavam cheirando a bunda um do outro? Esta também foi financiada pelo Ministério da Cultura !..
Acredito que o Ministério da Cultura deve ter um objetivo mais direto em suas participações daqui para frente. Tem de demitir grande parte dos apaniguados, comissionados e usar o capital público para obras de arte de verdade, para pesquisas. Isto após um critério técnico apurado. Não se pode distribuir o dinheiro de nossos impostos aleatoriamente, como se fez até agora. 
E o Presidente Temer tem que ser mais firme em suas decisões daqui para frente.... Pois, um governante que decide uma coisa num dia e no outro dia volta atrás, não tem a menor condição de se manter no poder....
Um governo desacreditado tem vida curta!


 Texto Original : Antônio Luiz Gomes  -Edição-Publicação : 23 de maio de 2016.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA DE GOIÁS :MUITO BARULHO POR NADA !


Há pouco mais de dois meses, após ter acontecido em Goiânia, mais um crime de grande repercussão na mídia (o assassinato da jovem estudante Nathália, de Rondônia) apareceu nas TVs de Goiânia, o Governador de Goiás e toda cúpula da Polícia Militar e da Polícia Civil prometendo mudanças. E na ocasião, o Governador Marconi Perillo disse que a Segurança Pública ia ser toda modificada para melhor atender à população e que diminuiria os índices de criminalidade a qualquer preço. Ia até aumentar horas extras dos policiais. Os administrativos iam para as ruas, etc. 
Trocou o Secretário de Segurança Pública e até o comandante da Polícia Militar. E anunciou até um concurso para a Polícia Civil e Militar. Durante uma semana se mostrou na televisão várias ações da Polícia, inclusive tendo a presença do novo Secretário de Segurança Pública, o Sr. José Éliton, que antes era Vice-Governador, e que passou acumular o cargo de Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás.
Contudo, apesar de tudo isso, nada mudou. A criminalidade continua em alta, com muitos crimes de roubo e furto de carros; assassinatos; roubos às residências à luz do dia; roubos a bancos; nos pontos;de ônibus e até nas ruas; nos ônibus; nos terminais de ônibus; nas feiras; nos supermercados; postos de gasolina etc. Isto tanto na Capital como interior. Nada mudou.
Depois, foi informado na TV e no Rádio que a Secretaria de Segurança Pública não mais ia divulgar os índices de criminalidade, como se fazia antes. Ou seja, passaram a esconder estes dados, pois nada mudou desde então, e eles não tinham como justificar para a população toda aquela propaganda e barulho político...  
Houve na verdade, muita falácia, promessas. etc. Coisas de palanque, como é comum aos políticos. Aliás, este povo promete construir uma ponte até mesmo num lugar onde nem existe um rio. Acredite quem quiser...
Só que estamos vendo a mesma situação, pois na verdade não são mudanças de Chefes Militares ou de Delegados de uma Delegacia para outra que vai modificar ou melhorar a segurança da população. O que muda mesmo são mais policiais e viaturas nas ruas.
É ai que entra o aspecto de número de policiais. E isto é um problema aqui há mais dez anos. A população aumentou mais 50 por cento e a quantidade de policiais diminuiu, pois, muitos policiais se aposentaram, outros morreram e os poucos concursos que ocorreram neste período,não supriram as necessidades.
Sem contar que do último concurso nem todos foram chamados. 
O Governo inventou os Policiais temporários,contratando ex- militares das forças armadas, porém com salário de gari, ou de servente de pedreiro.E só extinguiu esta modalidade de policiais porque o STF determinou. 
Este concurso novo que se anunciou para este ano de 2016, exigindo muito do candidato e oferecendo pouco, só vai ser útil no ano que vem, pois tem que preparar os policiais antes.
Continuamos, da mesma forma, à mercê dos bandidos. Você liga a TV e ouve o Rádio são só notícias de crimes. Este ano parece que aumentou ainda mais. Dão desculpas de que a Polícia prende e a Justiça solta. Este problema pode existir, pois nossas leis são fracas. Porém, o certo é aumentar o número de policiais nas ruas, numa polícia preventiva. Enquanto não ocorrer isto, será tudo apenas falácias, promessas, coisas de políticos. Ficam escondendo os dados da criminalidade como se estivessem, com isso, resolvendo o problema da criminalidade.  Não adianta esconder a roupa suja. Tem de lavar a roupa,secar,passar e vestir de novo. Até comprar outra,claro...A vida é assim !
E se o Sr. José Éliton pensa em substituir o Marconi em 2018, vai ter de trabalhar muito mais, pois o que aconteceu até agora na Segurança Pública de Goiás,nos faz lembrar daquela história de um dos livros do William Shakespeare: "Muito Barulho Por Nada "...

Ou aumenta o número de policias e de viaturas nas ruas, ou nada se resolverá.

Antonio Gomes - Reedição: 16 de maio de 2016.

terça-feira, 10 de maio de 2016

LULA ,O "BRUXO" DO PLANALTO"

Quem tem costume de ler mais e se informar sobre políticas externas,ou gosta de livros de história, deve se lembrar,ou ter ouvido falar de uma época na Argentina,(entre 1974 a 1976) onde a Presidente da época conhecida como "Isabelita" Peron, ( cujo nome verdadeiro era Maria Stella Martinez de Peron) sucedeu ao seu marido, o ditador  Juan Domingos Peron ,(de quem era Vice) assim que ele morreu.
Ela era uma "barata tonta" no poder, e rapidamente ficou claro que não tinha condições políticas de governar o País. 
E assim,surgiu a figura misteriosa do Sr.José Lopez Rega, uma espécie de conselheiro-mor ou Secretário Privado do Peron, e que depois ficou sendo o braço direito da Presidente Isabelita. Ele vivia a falar no ouvido dela, o que ela tinha de fazer.Mas só piorava as coisas no governo dela, que não durou nem dois anos completos.
Esta "Isabelita" foi a primeira Presidente mulher da América do Sul.
-Mas só fazia besteiras. Não por ser mulher,mas por não saber nada de política.Com ela,em pouco tempo de Governo,a Argentina virou um caos.
Como dizem hoje em dia: ela "só dava ré"! E o povo é quem sofria.
Governou tão mal que uma junta militar lhe tirou do poder. Depois foi para a Espanha e se exilou por lá. Acho que está viva até hoje.
Ela tinha uma total dependência desse Lopez Rega, e que, por ela ser viúva,chegaram a dizer que ele era amante da mesma. Não ficou provado isso. 
Ele ficou conhecido na época como "El Brujo" (O Bruxo).
Esse Lopez Rega era, guardadas as devidas proporções,uma espécie de Rasputin,aquele louco barbudo que vivia a dar pitacos na Côrte Russa ,na época dos Romanov. 
E esse López Rega deu tanto conselho errado que levou ao caos econômico a Argentina. Com a tomada do Poder na Argentina pelos Militares chefiados por Jorge Rafael Videla, esse Lopez Rega fugiu para a Espanha,mas foi preso depois pelo Regime Militar da Argentina e morreu na prisão em 1989.
Já o Rasputin, que  se dizia vidente e vivia na Corte Russa,fazia previsões para a Corte,mas não previu que os bolcheviques assassinariam toda a Família Real Russa em 1918 e tomariam o poder,como ocorreu.
Faço esta introdução para chegar ao "Bruxo" do Planalto, do nosso Brasil:  O "famigerado" bem conhecido,Lula da Silva, o maior larápio político do Brasil, que enganou mais de duzentos milhões de brasileiros por vários anos e se tornou no maior corrupto deste país, juntamente com seus associados do PT,PP e Cia . 
Ele,e seu fiel escudeiro José Dirceu,(que está preso por causa do Mensalão) e mais o Tesoureiro do PT,o João Vaccari ,e mais uns cem empresários corruptores do alto escalão de nossas construtoras.
Agora,nos governos 1 e 2 da Dilma, vire e mexe esse Lula está lá no Palácio do Planalto, a dar palpites errados no Governo da "Presidanta" ,pois sabe que ela é fraca e pode ser influenciada por ele. Só que ele influencia mal e o Governo do PT está levando o Brasil para o buraco,literalmente...
Entre 2012 e 2015 ela, juntamente com esse tal de Lula e os os seus mais de 40  ladrões da Petrobrás, roubaram mais de 60 bilhões de reais dos cofres públicos.
E ele ficou rico,juntamente com sua família.
E isto está provado judicialmente através da "Operação Lava Jato", nos processo da Justiça Federal que está incriminando e condenado muitos destes larápios de paletó e gravata. 
Junte-se a isto a roubalheira que se desencadeou na Eletrobrás,no BNDES e na construção dos Estádios para a Copa do Mundo de Futebol que se realizou no Brasil no ano de 2014,cuja conta não" fechou" até hoje.
E agora, especificamente neste ano de 2016, estamos indo para o buraco literalmente, com  o desemprego, as contas subindo todos os dias, inflação alta e pouca popularidade deste Governo corrupto, que não mais tem apoio politico no Congresso e que conta com a desaprovação de mais de 90% da população brasileira.
O que se fala agora é em greves, demissões,dólar alto,e de Ministros que são trocados todos os dias; e numa falta total de credibilidade no Brasil por parte de investidores do exterior.
Mesmo assim sempre estamos vendo o "cachaceiro-mor" do Brasil, o "Bruxo do Planalto", mais conhecido por Lula, sempre circulando no Palácio do Planalto. Ele é a figura sombria e maldita que vive rodeando a Dilma ,colocando mais "bosta" no ouvido e na cabeça dela, que já não tem miolo . 
-Onde vamos parar deste jeito?
-Será que o objetivo deles é levar o Brasil à falência?
O que pode fazer por nós um homem  destes,que se especializou em corrupção, roubar e mentir,desde a época do "Mensalão",que estourou no seu primeiro mandato, no ano de 2005?
Daquela vez os Ministros e os políticos associados ao PT o "blindaram". 
-Agora estão blindando a Dilma e protegendo ele,pois se a verdade toda vir à tona,a "casa cai".
Até o Sr. Rodrigo Janot, o Procurador Geral, de quem se esperava muito, faz parte do time ? E alguns Ministros do STF,estariam "vendidos" ?
Que Governo fajuto é este que vive a manipular a mídia e tenta enganar mais de 200 milhões de brasileiros?
E este "Bruxo" cachaceiro,este anjo maldito do nordeste,que força tem esse demônio que a Justiça ainda não o pegou ?
-Seria o Lula o nosso Rasputin ? 
-Ou ele está mais próximo de ser o nosso López Rega ?
E eu,e milhões de brasileiros perguntam : Porquê não prenderam o Lula até hoje ?
-Teria ele pacto com o Diabo ?
-Ou seria ele mesmo o próprio demônio e a Dilma a sua Secretária?
Quase todos os dias vemos esse Lula rodeando a Dilma.Parece aqueles perus bêbados de véspera de Natal.
Dizem que o capeta quando não vem,manda o secretário...Ou a Secretária.
Estamos "fritos"  com esse Governo fraco da Dilma.Um Governo incompetente, perdido,sem rumo e rodeado de corruptos por todos os lados.
E ainda por cima com esse demônio barbudo a dar pitacos errados para a "Presidanta". 
E o pior de tudo é que ele é sempre um "inocente",nunca sabe de nada. Mentiroso,dissimulado,pensa em enganar toda a população brasileira com suas lorotas.
-Será que aqui os Militares irão tomar o poder e prender esse Lula, o  "nosso" ladrão-bruxo,como fizeram na Argentina ?
-Ou seria o Juiz Sérgio Moro, da "Lava Jato" que dará o veredicto final sobre ele ?
Às vezes a história se repete como farsa! E,às vezes, se repete como tragédia ! Em qual destas situações estamos ?
Acho que só Deus mesmo para nos tirar das "garras"  dessa cambada de ladrões dos infernos. Desse povo maquiavélico do PT e Cia.
Estes "Petralhas" desonestos que assaltaram os cofres públicos do Brasil.
Só Deus para nos livrar desse infeliz maquiavélico Lula,que eu denomino aqui de "O Bruxo do Planalto" (*)
Agora a farsa do PT e seus associados está toda sendo descoberta.
-E não estranhem se um dia destes o Lula for preso pela Operação Lava-Jato e confessar tudo !
...................................
Reedição: 10 de maio de 2016.
Autor:Antônio Luiz Gomes 
(*)-Texto publicado também no Jornal DIÁRIO DA MANHÃ de Goiânia,GO em 07 de novembro de 2015 e no "CHEGA ,O Jornal" (de circulação dirigida) em 15/02/2016
Goiânia,GO . 




quinta-feira, 5 de maio de 2016

OS INOCENTES DE MÃOS SUJAS !

Todos estão cientes de que nos últimos 12 anos  vários  políticos brasileiros, juntamente com alguns empresários,se uniram no objetivo de se locupletarem,para fraudar licitações, desviar recursos,organizarem compras superfaturadas e roubar o dinheiro público de empresas diretamente ligadas ao Governo. 
Além disso,cobraram altas propinas e enviaram grandes fortunas desse dinheiro roubado,para contas deles e de parentes seus,para   os bancos no exterior. 
Tudo começou com o "Mensalão" em 2005, no primeiro governo do Lula, e depois cresceu ainda mais a ladroagem no "Petrolão" ,já no Primeiro Governo da Dilma,quando estes corruptos afundaram as finanças de nossa maior empresa estatal, a Petrobrás.
No primeiro caso a coisa veio à tona quando o Deputado Roberto Jefferson,mesmo estando envolvido no caso, fez a denúncia ao vivo e a cores,e o escândalo apareceu com destaque em toda a mídia escrita e televisada. 
Depois, de 2005 até 2012 foram todos os envolvidos, processados julgados e condenados em várias Instancias da Justiça. E como alguns deles tinham foro privilegiado,foi o STF, que julgou.
Na época o Supremo Tribunal Federal estava  sob a presidência do Ministro Joaquim Barbosa, o primeiro Ministro negro de nosso País, que "pesou a mão",e interpretando bem a Lei, mandou muitos Ex-Ministros, Deputados, Empresários, Banqueiros e demais Políticos envolvidos, para a "Papuda", o maior presídio de Brasília-D.F. 
Alguns já cumpriram as suas penas,outros continuam presos.
Agora é a vez dos envolvidos nesta chamada "Operação Lava-Jato," que começou com a prisão do "doleiro" Alberto Youssef, e envolveu muitos políticos (de novo) e alguns dos maiores empresários brasileiros,dentre eles muitos diretores e presidentes da Odebrecht, da Andrade Gutierrez,da OAS, UTC e outras grandes empresas, todas envolvidas direta ou indiretamente nas fraudes de desvio de milhões de dólares da Petrobrás,com a participação de alguns dos Diretores da Petrobrás, como o Paulo Roberto Costa,  o  Nestor Cerveró  e  o Renato Duque,por exemplo, e de muitos outros com altos cargos nas empresas privadas e na empresa pública de maior capital financeiro até então, a Petrobrás.
Por último descobriu-se que compraram uma Refinaria falida nos Estados Unidos,com valores superfaturados,sendo que de um valor real de 440 milhões de dólares,pagaram mais de 1 bilhão,sendo que dai se tirou vários milhões,que foi distribuído entre muitos políticos e até para membros do governo,Dinheiro que pagou muita gente para ficara calada e com o qual financiaram as campanhas do Lula e da Dilma. 
Dizem que até Ministros "pegaram" uma fatia desse bolo de dólares roubados. Dizem os jornalistas que alguns funcionários da Petrobrás ganharam dinheiro pela compra dessa Refinaria falida. Ganharam dinheiro como comissão pela Compra ?
Muito estranho isso. Normalmente os corretores ganham comissões pela venda de alguma coisa.Mas, parece, que estes funcionários da Petrobrás,que não são corretores, ganharam  milhões só para ficar calados... 
-Só para isso!
Os "tentáculos" da fraude eram tão grandes que sobrou dinheiro desviado e de propina até para o Senador Fernando Collor de Melo e para o atual Presidente da Câmara dos Deputados, o Senhor Deputado Eduardo Cunha,sendo que este envolveu até a Igreja Evangélica da qual faz parte. 
O Cunha,como já está provado,tinha dinheiro em bancos Suíços,em seu nome, no nome de sua mulher e no nome da filha. Este dinheiro,mais de Cinco Milhões de Dólares,está bloqueado.
Segundo se diz e se investiga, também o Presidente do Senado, o Senador Renan Calheiros,está envolvido nesta fraude gigantesca.
E por último surgiu este escândalo comprovado com gravações bem audíveis,do Líder do Governo do PT, o Senador Delcídio  do Amaral... Esta foi mais uma bomba que está a implodir o Governo da Dilma. 
-Desta vez apareceu o nome dela,como sabedora e interveniente na compra da Refinaria falida. Coisa que já se desconfiava.
Agora todos se dizem inocentes, sendo que está mais do que provado,pelo Inquérito Policial iniciado na Polícia Federal e depois na Justiça Federal do Paraná, que são culpados.
E com o processo principal e outros mais sob a presidência do bom Juiz Federal Dr. Sérgio Moro,que apesar de estar julgando "peixes grandes",não se intimidou, ele tem mandado ricos empresários e políticos conhecidos e até com mandatos,para a cadeia.
Desta vez prenderam o banqueiro rico do BTG-Pactual e até o Senador Delcídio e seu advogado,que estava nos EUA,mas já chegou e está preso.
No caso do Senador Delcídio,com mandato e como líder do Governo Dilma, a "coisa" foi mais séria. E como este senador tem foro privilegiado, sua prisão que tinha sido determinada pelo STF,teve de ser referendada pelos próprios membros do Senado Federal,o que ocorreu na quarta feira ,dia 25/11.
O Procurador Geral da República, o Dr. Rodrigo Janot, juntamente com uma equipe muito boa e esforçada do Ministério Público Federal,na sucursal do Paraná, tem desenvolvido um bom trabalho de investigação e de denúncias,e tem pedido a condenação dos envolvidos.E estes seus pedidos têm sido atendidos pelo MM. Juiz Moro. Quando estas denúncias envolve políticos, a repercussão é  ainda maior. Desta vez o PT e o Governo Dilma não tiveram como se explicar. Eles estão realmente envolvidos neste mar de lama,que não é da catástrofe de Mariana (MG),mas um mar de lama preto,que começou com o escândalo denominado de  "Petrolão" dos desvios de dinheiro e das propinas surgidas dentro da Petrobrás,que era a nossa maior empresa há 3 anos e agora é a empresa mais endividada da América do Sul.
É a Justiça brasileira vem agindo bem, aplicando a lei a todos os envolvidos desde que comprovadas as suas participações neste escândalo de proporções internacionais.
-Apesar de  muitos dos condenados se dizerem "inocentes".  
São os chamados "Inocentes de Mãos Sujas" que denomino sempre no meu Blog "Palácio de Letras",desde os meus primeiros comentários políticos,em 2009 e que será o título de meu próximo Livro a ser lançado em 2016.
Infelizmente estamos vivendo mais um período negro de nossa história,com envolvimento de famosos políticos, de presidentes e de ex-presidentes da República,num escândalo que não poupou nem a atual Presidente Dilma e seus ministros. 
Essa agora é uma crise  econômica,política e social,que prejudica a todos nós brasileiros,sejam da classe "a" ,"b",ou "c".
 Somos vítimas desse ladrões de colarinho branco,que acham que o dinheiro de nossos impostos e das empresas públicas é para que eles comprem mansões,navios,aviões e iates,deixando as empresas endividadas, e vazios os cofres públicos.
E o pior,com tanta roubalheira,até os Programas do Governo,como "Farmácia Popular", e o "Minha Casa Minha Vida", ficaram sem dinheiro,  e as obras sem continuidade. A Inflação está corroendo nossos salários e dificultando a vida de todos os brasileiros.
Estes "Inocentes de Mãos Sujas" dos quais falo, são ladrões mesmo,só que não são ladrões de "pé-de-chinelo", mas sim ladrões com cargos públicos,com mandatos de deputados,senadores e ex-presidentes,grandes empresários,banqueiros e "operadores" de propinas que agora estão presos e sendo condenados pela Justiça Federal. 

Tem muita "gente grande envolvida":Lobistas,Empresários, Banqueiros, Deputados,Senadores...E até o Ex-Presidente Lula.
São ladrões de altas fortunas, milhões de dólares,que terão de devolver estas fortunas roubadas, mais cedo ou mais tarde, para que seja feita a Justiça.
Afinal,como consta na Constituição Federal do Brasil, a lei é para todos...
Porém digo eu: Menos para o Sr. Paulo Maluf, claro !
( Pois este Político tem muitos processos, mas nunca foi  realmente condenado no Brasil).

 Copyright (c) : Antônio Luiz Gomes- Reedição 05 de maio de 2016 .
P.S. TEXTO PUBLICADO TAMBÉM NO JORNAL IMPRESSO "DIÁRIO DA MANHÃ" DE GOIÂNIA,GO ,NO DIA 30/11/2015. E NO JORNAL "CHEGA,O Jornal" ( Jornal de Circulação dirigida,veiculado na Internet e impresso ,em setembro de 2015)

domingo, 1 de maio de 2016

SOBRE PADRES,IGREJA,PEDOFILIA,ETC

Diante de todo estes noticiários envolvendo os Padres pedófilos,e toda esta "onda" de denuncismo nas TVs do Mundo inteiro, eu como Católico e ainda frequentador da Igreja Católica Apostólica Romana, não posso deixar de dar a minha opinião,sem contudo emitir um Juízo de Valor, mesmo porque quem vai julgá-los é a Lei dos Homens e , no sentido espiritual , a Lei Maior, a de Deus.
Estão acusando até hoje o Papa Bento XVI de omissão, por não ter punido padres pedófilos em casos muito antigos. É uma campanha difamatória também,com muitos interesses por detrás destas notícias. Algumas emissoras de TV são nitidamente de tendência Evangélica ou pertencem a "Bispos", ou "Apóstolos" e "Pastores" neo-pentecostais, ou coisas parecidas !
Não duvido da veracidade destes fatos,mas não concordo com a imprensa, escrita, falada e televisada em fazer escândalos com os fatos todos os dias, como se fossem casos novos,quando muitos ocorreram há muitos anos. Não deixa de ser sensacionalismo, que interessa ao Ibope das Emissoras,vender jornais, revistas ,etc. E, também, à alguns cristãos fanáticos de outras Igrejas, de outras denominações.
Atualmente,entretanto,o Papa Francisco ordenou uma investigação meticulosa para afastar padres pedófilos. E estes são denunciados pela própria Igreja,vindo a público os seus erros e desvios de comportamentos. O filme que postamos abaixo,"Spotlight"-Segredos Revelados, trata de uma investigação sobre o assunto.
O Homem sempre errou. Somos pecadores por natureza.´" Quem nunca errou,que atire a primeira pedra,disse JESUS, e está na Bíblia ,em uma passagem do Novo Testamento. E não podemos esconder a verdade dos fatos. Se ocorreu os casos de pedofilia, envolvendo Padres da Igreja Católica,que sejam eles punidos,primeiro pela Leis dos Homens e depois de provado,sejam os mesmos afastados da Igreja. A própria Igreja deve se interessar por afastar tais religiosos,para manter a própria confiabilidade nela. A Igreja,como Instituição não vai acabar por causa desses escândalos. Fica "baleada",mas não morre. O Objetivo dela é muito maior do que tais escândalos.O objetivo da Igreja é passar os ensinamentos de Cristo e nos Converter . 
Além disso,Deus é maior que tudo.
O que não podemos , é "misturar" as coisas. Não devemos deixar de ter fé,ou deixar de frequentar a Igreja por causa disso. Os Padres e a Igreja,esta como Instituição, são os meios de evangelização. Eles,os Padres, não são anjos,nem são perfeitos. E a Igreja, está a serviço da Fé e da evangelização dos povos. Esta é a sua maior premissa,desde que começou a era Cristã.
A Igreja,ao exigir o celibato dos padres,o faz por normas de Direito da Igreja (Direito Canônico e Eclesiástico ,também). Além do mais , haveria problemas como Heranças,pensão para filhos ou esposas,se os padres se casassem, e mesmo após a morte deles. Os que entram para a Igreja Católica sabem disso. E não podem se casar,sob pena de não mais poderem Ministrar os sacramentos da Igreja. O Padre é livre para sair da Igreja,caso não queira se submeter à estas normas ,que são muito antigas. Também pode sair para viver sua sexualidade livre ou se casar,se quiser.
Isto não quer dizer que o fato de os padres não se casarem ,os levam ao homossexualismo,ou à pedofilia,pois aqui fora,entre nós,leigos e que não somos partes integrantes da Instituição da Igreja,também convivemos todos os dias com o homossexualismo e a pedofilia.E quem age errado também é punido,ou pela sociedade ou pela Lei dos Homens.
Até hoje,a premissa da Igreja Católica é de que o Padre deve se dedicar à Igreja e não pode trair sua fé, seus dogmas. Quem age correto ,seguindo os ensinamentos não cai em escândalo. Nosso pecado,e aqui eu digo de todos nós, é o desejo sexual. Temos de saber conviver com ele e respeitar as pessoas,sejam elas crianças ou não. O Marido,que não consegue ser fiel à esposa,ou vice-versa,deve se separar. A mesma coisa deve ser com os Padres. Se agirem contra os dogmas da instituição,devem ser afastados.
A pedofilia é uma doença surgida com os desvios sexuais,de qualquer homem. O Homossexualismo também é um desvio de comportamento, se não ,a sociedade não discriminava os homossexuais. Mas nem todos os homossexuais são pedófilos. E nem todos os padres são homossexuais. Quem assim pensar,está errado.
Nosso erro maior é o desejo descontrolado,e incentivado pela Mídia,pelas Novelas,pelos Filmes e pela Internet.
 "O Mal está em quem mal pensa",diz um ditado latino,e que é usado até no brasão da família real inglesa . Há quem diga que o demônio está por trás de todo o mal. E há a máxima filosófica,de Arthur Schopenhauer, de que a "Mente do homem é a prisão do Diabo".Tudo para justificar os crimes,os erros,os desvios de comportamento. 
Eu digo que tudo está na natureza do homem. Precisamos controlar esta natureza. Vigiar e orar, como dizem todos os cristãos verdadeiros...
Os Padres não são assexuados. Apenas aprendem a canalizar esta energia, sublimando-a pelo amor à causa da Igreja. Se não quer agir assim, ou não pode, deve sair fora da Igreja Católica, já que ela não pretende mudar essa exigência. Seguem uma espécie de Imitação de Cristo, na vida e nos objetivos...Pelas normas ainda vigentes da Igreja Católica, os Padres devem aceitar o Celibato.
Quem pode dizer se isto é certo ou não ? É um princípio dela,e que não mudará facilmente. Eu,pessoalmente,sou a favor que os padres poderiam se casar,sem precisar largar,ou ter que deixar a Igreja. Porém,sobre isso quem tem que se manifestar é o Papa.
Mas há outras Igrejas,tais como a Luterana, a Anglicana, a Batista, a Presbiteriana,Evangélicas e outras, onde padres e pastores podem se casar. E nem por isso impedem de haver escândalo entre alguns de seus membros. Há algum tempo foi preso um Judeu pedófilo,que fugira para o Brasil. Evangélicos, me parece, se envolvem mais em escândalos com dinheiro, pois valorizam mais este,em detrimento do ensinamento espiritual .Mas há pastores envolvidos em escândalos sexuais. Isto todo mundo sabe.
 De qualquer forma, somos todos nós,seres humanos, pecadores, imperfeitos e ainda em fase de aprendizagem aqui na terra. Grande é o homem ou a mulher que pode controlar suas paixões e dominar suas emoções.
Homossexualismo sempre existiu. Em Roma,na Grécia, e hoje em dia. Mas não é uma prática saudável. Sabemos,pelos livros que também nos conventos,onde somente há mulheres, que há casos de homossexualismo feminino. Com poucos casos escandalosos,mas existe. Aí seria um problema de convivência. Talvez por conviverem com pessoas do mesmo sexo. No caso dos Padres que só convivem com homens e meninos (no caso coroinhas de Igreja, seminaristas), é que há, uma maior facilidade deles em desenvolver a prática homossexual ,e também porque não têm família (mulher e filhos).
Porém, não acho que se a Igreja liberasse os padres para que se casassem,acabaria com tais desvios de comportamento... Diminuiria, obviamente. Não é o Celibato que leva à tais práticas, mas o desejo de cada um. Deveriam ser castos em sua fé , mas não são.
O Celibato é uma exigência da Igreja Católica. Mas a castidade é uma virtude,de homens e mulheres. Ser casto é ser puro de coração e de atitudes. Respeitar o próximo,a esposa,os filhos. Casados também podem ser castos. É preciso diferenciar cada coisa.
Estes Padres que "caíram em desgraça",são na verdade,seres humanos,que deixaram os seus íntimos desejos sexuais e os desvios de comportamento, superarem todos os seus conhecimentos de Teologia, de amor à Igreja e a Fé em Deus,que tanto aprenderam nos Seminários. Devem,apesar de tudo,serem perdoados,pelos seus pecados. E punidos pelas Leis ,feitas pelos homens.
Todos nós somos pecadores. Mas podemos recomeçar,de novo,sem mais errar. Esse é o grande mérito da fé, da premissa maior de DEUS: O Perdão. Como sabemos, Jesus disse à Maria Madalena :..."Vá e não peques mais!".
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim...E,obviamente,não pecar mais. O que é   muito difícil...
Agora,com a Eleição de um novo Papa na Igreja Católica, e com nomeação de outra cúpula para a Igreja ,talvez os conservadores, vendo que o mundo mudou,possam alterar algumas normas do Direito Canônico e aceitarem o casamento dos Padres. Os que realmente quiserem. Como na vida normal.Só se casa quem quer. Não há leis que obrigam a pessoa a se casar.
E eu, como Católico que sou, pessoalmente acho que a Igreja Católica deveria aceitar também que todos os Cristãos,Católicos de verdade,pudessem participar dos sacramentos da Igreja,como Batismo, Casamento,etc...Reconhecendo,inclusive o divórcio e aceitando mães e pais solteiros como membros ativos.
O Mundo mudou,os costumes e comportamentos das pessoas também. É preciso aceitar o pecador e continuar condenando o pecado...
O Deus que conheço é um Deus de perdão,e não de castigo,discriminador.
A Igreja precisa se renovar. Este Papa Francisco,pelo que me parece,está tentando fazer isto.Inclusive acolhendo os Gays e os Divorciados,podendo estes frequentarem a igreja católica.
Inclusive ele já ordenou para que a Igreja continue condenando o pecado,mas acolha o pecador.
É preciso que se convertam todos de verdade... e deixem de pecar.
Os Cristãos de todo o mundo irão agradecer.
Amém !

A.L.G.- Atualização e Reedição : 1º de maio de 2016