sábado, 30 de abril de 2016

"Caçador de Almas" (Ação,Suspense e Aventura)- Filme Completo-Dublado em Português : com Wesley Snipes , Kevin Howarth, Simona Brhlikova e outros .

CACHAÇA ,CORRUPÇÃO E POLÍTICA ,NO PAÍS DOS LADRÕES !


Há uns quatro anos atrás foi resolvida a questão comercial sobre a utilização do termo "cachaça", que agora essa marca é nossa. A "Presidenta" D. Dilma até foi conversar com o Obama sobre isso. 
Os gringos diziam que nossa pinga, nossa cachaça, era o Rum brasileiro.
-Ora bolas! Rum brasileiro ?
Eu pensei que o primeiro Governo do Lula já tinha resolvido esse problema. Afinal, parece,o Lula entende mais de"cachaça" do que a Dilma. Mas,foi resolvido mesmo em 2012, no 1º Governo da Dilma (O segundo,que ocorre agora é um desgoverno e está no fim).
-Ou não ?
E os Americanos do Norte,nada sabem sobre nós? 
-Aliás,eles achavam que nós falávamos espanhol,até há bem pouco tempo. O Presidente Ronald Reagan,quando veio aqui achou que estava na Bolívia...
E, a bem da verdade,muitos americanos acham que falamos espanhol,pois não conhecem bem o idioma Português.
-Por certo acham que nosso samba é a "rumba", (ou é  a "cumba" ?)
 Na verdade eles nada sabem do Brasil mesmo. Acham que só temos carnaval,futebol e café. E as mulheres bonitas,que lá eles acham que são todas "de programa" pois alguma agências de turismo vendem para eles uma imagem de que o Paraíso é aqui e que o Brasil é o Lugar próprio para o "Turismo Sexual". E em alguns locais isto acontece,claro.
Mas,ultimamente o Brasil é o País dos Ladrões. Estes aumentaram muito nos Governos Lula e Dilma.
-Nem sabem eles que temos ladrões de sobra,até para exportar...
O Reagan era meio alienado,pois vivia no mundo do cinema,de onde saiu e foi eleito apenas porque era conhecido nesta área da arte. Eles também erram a escolher Presidentes. 
O Reagan foi um destes mal escolhidos...
-Decerto,para ele,Brasília era La Paz ! Talvez deve ser pela "paz"  financeira que reina entre os políticos da Capital Federal.Infelizmente nossos políticos são especialistas em roubos, propinas e corrupção. 
Ou o Reagan imaginou ser aqui a Bolívia porque temos muitas drogas vinda da Bolívia,quem sabe ?
Porém, voltando ao problema da "cachaça" ,para mim só tem importância em termos de dividendos para a balança comercial do Brasil, pois como bebida,dispenso ela mesmo e acho que ninguém deve sair por aí enchendo a cara de pinga não,pois não há fígado que aguente .
-Prefiro uma cervejinha de vez em quando...
Mas a "cachaça" sempre foi nossa. Aqui,em alguns Estados, a pinga se chama aguardente.Tem cachaça com todo tipo de nome, tais como: "Chora Rita" ; " Detrás do Saco"(Já pensou,um amigo lhe chamar para tomar Detrás do Saco ?). 
E tem a "Amansa Corno"; " Providência" e "Atitude" . Esta marca, acho, pertencia a um ex-Governador de Goiás. 
Então o bebum dizia :
-"Vamos tomar uma "Atitude" ali no boteco ? "
-Ou então o Político diz:
 -"Vamos tomar uma "Providência" !!!?"
É, mas temos cachaças famosas, dentro de garrafas "chiques", empalhadas,tal como a  marca Ypioca,que é exportada até para a Alemanha !  
Temos pinga para todos os  gostos: de "alambique", da "pura", da "branquinha",etc
E a "Pitu" também,que é de meu Estado (Pernambuco) e é vendida em muitos Países. Esta é das boas !
-Mesmo assim,não recomendo a ninguém ficar bebendo essa droga, por aí... A não ser um gole de ano em ano. No Natal,talvez ... 
Já está provado que o álcool  faz mal à saúde...e  o alcoólatra causa problemas  à família,também. 
-Causa acidentes,prejuízos e mortes.
Pessoalmente acho até que o Obama devia vir aqui aprender apenas uma coisa : Como lidamos com a corrupção.E esquecer o problema da cachaça,que eles queriam patentear para eles. 
Em termos de Corrupção,Ladroeira e Propinas, somos mestres.E temos corruptos em todas as escalas e patentes. 
De Vereador a Governador. De Deputado a Presidentes e Ex-Presidentes. Estão ai a Dilma,O Collor e o Lula,que não me deixam mentir. Temos corruptos em todos os Estados brasileiros. Porém,o Lula é o mestre de todos. Ele enganou 200 milhões de brasileiros.
-E ficou conhecido agora como o "Rei dos Ladrões ".(Antes ele era só o Rei da Pinga -que é o mesmo que cachaça ).
-Somos,mais do que nunca, o País dos Corruptos. 
Sinto muito,como brasileiro ter de dizer isto,mas é a verdade.
E também creio que, com de toda essa "safadeza" que os políticos fazem com o dinheiro dos tributos, ainda vamos ser, em breve,a última economia do mundo. Estamos falindo. Este ano de 2016 a "coisa" ficou  ainda mais preta. 
-O PT está afundando as finanças do Brasil.
Já o Obama, por seu lado,está preocupado mesmo é com a China,que está crescendo economicamente mais do que eles !
E também com os terroristas,e a eleição da Hillary Clinton em 2016. Antes ele se preocupava com nossa cachaça e com a nossa democracia também.
Agora,no Brasil, temos a Democracia mais corrupta do mundo. Culpa do PT ,do Lula e da Dilma. E os americanos,que nos vigiavam,nada fizeram nos últimos 12 anos.
-Era isso que  que eles queriam, quando interferiram,via CIA para derrubar o Governo do João Goulart, só porque ele era amigo de Cuba e da URSS?
Eles interferiram até na nossa Economia,quando mandavam para cá os "fiscais" do FMI.
E acho que já pagamos o que devíamos para eles,pelo menos é o que disseram os governantes do PT anos atrás. 
-Será que pagamos mesmo ?
 O problema agora é trazer o restante de brasileiros que ainda estão por lá,pelos Estados Unidos. Os aventureiros que foram morar lá, sonhando ganhar dólares, desde os anos 90,e que agora estão em dificuldades até para voltar para o Brasil.
Ir lá agora,só a passeio.
-Aliás,como turistas os americanos ainda nos querem lá,para gastar dólares. 
-Para tirar os empregos deles,não .
-Vem embora gente!!!
Aqui é o País da Cachaça,do Carnaval,do Futebol,das Morenas,do Samba e do Pagode !
-E agora,mais do nunca, da corrupção,das propinas e dos ladrões. Ladrões comuns,pés-de-chinelos e de ladrões políticos.
-Temos até eleição este ano ! Difícil vai ser  a gente achar um candidato honesto para poder votar nele.
E daqui  há alguns meses teremos  as Olimpíadas,etc,etc.
E vamos sonhar com a queda da Dilma que está bem próxima,pois assim poderemos ter o resto do ano de 2016 bem melhor.  
Com cachaça ou sem cachaça ! 
-Mas,com esperança ! 

ATÉ BREVE !!!

 Texto Original e atualização  :A.G.  Reedição : 30 de abril de 2016

quinta-feira, 28 de abril de 2016

28 DE ABRIL :O DIA DA SOGRA

Segundo o calendário comercial,de datas e feriados mesmo,se é que este existe, dia 28 de abril é comemorado o "Dia da Sogra". Está claro que este é um dia inventado pelo comercio,para ver se algum genro ou nora se lembre de dar um presente à essa que seria a nossa "segunda mãe". 
-É o que dizem por ai,mas que discordo,pois mãe só tem uma !
E assim,antes do Dia das Mães, que será no 2º domingo de maio,criaram esse Dia da Sogra. -É nesta quinta-feira,não se esqueçam !
Eu,graças a Deus,não tive problemas com minha sogra. Ela era muito distraída, e se esquecia de me visitar. E de visitar os netos,pois passava mais de um ano sem vir à minha casa,embora morássemos aqui,na mesma cidade da América do Sul...
- Ou seja,em Goiânia,GO.
Agora ela já se foi...Descansou!
Na época em que eu namorava com a filha dela, que agora é a minha "cara-metade",a futura sogra me ignorava,a maioria das vezes (até mesmo quando eu estava na casa dela).
- Aí eu já achei que ela não seria problema para mim... E isso me incentivou a casar com a filha...
-E não foi problema  mesmo ! Além disso eu estava interessado mesmo era na filha dela e não nela. E assim,acabei casando com a filha,e não me preocupei como viria a ser o comportamento de minha sogra. 
-Ela não foi nem no meu casamento...(Acho que esqueceu)
Ela gostava mesmo era de gatos, e criava muitos bichanos. Estes sim,eram tratados"razoavelmente" bem, por ela.
E tínhamos nossa culpa,também ,pois a filha única,também não gostava muito de visitá-la. Assim,se esta que era filha dela,não a visitava, eu então,que era o genro,ficava na minha...
Mas ela era gente boa,com seus problemas de saúde,não tinha mesmo muito interesse em ficar andando por aí. E já com certa idade,veio ficar os "últimos dias" aqui em casa,ocasião em que não me conhecia mais,e eu nem me importava com isso,pois conhecia sua maneira de ser. 
Agora ela "está em bom lugar" ,e não tenho queixas a fazer dela. 
-Ela descansou, e nem me "cansou"...
 Porém, há sogras que causam separações dos filhos ou filhas...
Mas sei de casos em que a sogra tratou tão bem o genro que o "tomou" da filha ! Isto mesmo, a filha foi trabalhar um tempo fora,quando voltou a sua mãe tinha fugido com o genro. 
E soube também de sogro que ficou com a nora...Por causa de problemas financeiros do filho, a nora preferiu ir morar com o Sogro. E teve filhos com ele. Isto gera um problema familiar,pois o avô (sogro) passa a ser também pai de filhos da nora. Então ele é avô e pai de uma prole complicada. O mesmo acontece se a sogra casar ou tiver filhos com o genro.  
-A lei não prevê esses "erros" familiares...
Uma vez,um desse embrolhos familiares confundiu um sujeito de tal forma que ele pensou ser pai dele mesmo. Mas não era. Foi uma confusão mental que lhe passou, tal os erros de uniões da família.
Mas acho que é proibido casar com a sogra. Já pensou: depois de tantos problemas com a esposa,o sujeito se divorcia e ainda casar com a sogra. Este sujeito tem que ganhar um "lugarzinho" no céu...Ou um pedacinho de "céu velho" de brinde.
Já a minha mãe,que era sogra dos outros,creio que não foi das piores sogras,pois não criava problemas para ninguém. E era sábia, para não atrapalhar os casamentos dos filhos e filhas. Embora sempre sobrava alguma queixa das noras,dos genros,pelo que vi falar.
- Não deve haver uma "sogra perfeita".
Há muitas piadas com a sogra,e são muitos os casamentos que se acabam se estas interferem muito, ou dá "palpites" na vida diária dos genros e noras. 
E sei de um caso em que a "sogrona" era boazuda , "quarentona enxuta !", dizem... (Deus que me perdoe). Assim , o genro ficava de olho nela. A mulher dele saía para trabalhar em horário diferente do trabalho do marido, e o cara ficava de olho na sogra.  Um belo dia, a filha foi visitar uma amiga,demorou uns dias fora, e a sogra,uma "mocréia" assanhada , ficou sozinha na casa com o genro. E tomou umas cervejas  assistindo o futebol na TV, só com ele,  e assim,"rolou", "pintou" o clima. A "coroa",já meio grogue,pela bebida, "entregou a rapadura" para o genro ! 
 E o sujeito,sabendo que eu conhecia algumas "coisas" do Direito, ainda me perguntou se aquilo era "incesto" . 
 -Sei não  ! Até eu tenho dúvidas . 
E pergunto : - "Transar" com a sogra é incesto ? Que me respondam os leitores entendidos ou especialistas no assunto. Eu por meu lado acho que é pecado ...
E é muita coragem do genro,conforme o caso...
Dizem que tudo que é proibido, é bom ! 
-Até "garfar" a sogra ?
Este amigo meu disse que valeu a pena, até a esposa dele descobrir.
 -Disse ele que foi bom . Conheço esse sujeito. É um amoral .  
Um dia  numa briga com sua " cara-metade" o cara falou: " Sua mãe é melhor que você, na hora do "rala e rola "... (Falou mesmo !).
 Ah ! Ai o caldo engrossou. Foi separação na certa...
Depois ,separado e com saudade da esposa, veio "chorar" na minha frente.
 -Ora cara, vai chorar na cama,que é lugar quente...
-Foi o que eu lhe disse.
E há casos de sogros que ficam de olho nas noras. Isto acontece mesmo. Mas são mais raros, pois há mais sogras morando com os genros,que sogros com noras.
 -E porquê não tem o Dia do Sogro ?
-Mas que tem uma sogras bem "ajeitadas",isso tem !
Invariavelmente,a sogra boa é aquela que mora bem longe. E "a melhor delas é a que não existe ", diz um amigo meu (maldoso!).
 O que vejo no dia a dia é que as sogras sempre querem o melhor para suas filhas e filhos,e nesse interesse criam "conflitos " com os genros e noras.
E o que se vê,apesar das tentativas de marketing do CDL, é que não vingou muito essa ideia de dar presentes para a sogra... 
-Ir no shopping só para comprar presente para a sogra ? 
- "É muito difícil" - como diz o ceguinho Geraldo Magela...
Eu,como não tenho mais sogra,vou economizar "esse" dinheiro. 
Finalizando digo: 
-Não ande desejando a morte de sua sogra. Contente-se em saber que ela morreu !

-Que maldade !.

A.G. -  Reedição: 28/04/2016

Texto original de :Antonio Gomes.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

JORGE (Homenagem).


Neste  último dia 24 de abril fez aniversário do acidente de trânsito que vitimou o  meu irmão mais velho,Jorge Luiz Gomes,que após três dias na UTI do Hospital Neurológico,veio a falecer dia 27 de abril .
Jorge era quase dez anos mais velho que eu e além de ser meu irmão biológico, era também um amigo,para todas as horas. Foi ele que,após a morte do meu Pai, ajudou-nos muito da forma material,pois embora já fôssemos todos adultos e já estivéssemos trabalhando, era ele o que "trazia" a ajuda financeira,enquanto nós outros estávamos procurando se "acertar" na vida.
 Foi ele quem "segurou" a barra da sustentação da casa,até eu me formar, e devo ,em parte, minha formatura à ajuda desinteressada dele. A ele e também à Rosa, e à Milia, minhas irmãs,que sempre me ajudaram.
Jorge era um dos melhores vendedores ,no âmbito comercial,que conheci. Trabalhou desde jovem em lojas,primeiro com meu tio e meu pai,lá nos longínquos anos 60, na Bahia,onde ,juntamente com minha outra Irmã, a Nita, trabalharam com meu Tio Cícero,na Loja chamada"Lusitânia",em Vitória da Conquista,Estado da Bahia. 
Ele vendia tudo. Ninguém saía sem comprar !
Depois,já nos anos 70,em Goiânia,na feira com meu pai, ou com o Nairo,em Goiânia e Goianésia, e por fim,na mesma loja em que trabalhei,na "Cidade Jardim ",por onde passaram ,além de mim, a Rosa e a Milia. A Rosa continuou na Loja ainda durante muito tempo. Depois foi para outra  loja.
Porém ,tanto eu como a Milia, saímos,fomos para outros objetivos e Jorge ficou na Casa Silva,do "Seo" José Mago (José Alves da Silva), onde trabalhou entre 1974 e 1983...
O Acidente ocorreu num domingo, dia 24 de abril,perto do Detran,na Cidade Jardim,em Goiânia.
Ele Partiu "antes do combinado"...
Jorge gostava de futebol, e torcia para o Atlético Clube Goianiense, que foi recentemente bi-Campeão  estadual, e poderá a vir a ser tri. Gostava muito  de conversar,de filmes e obviamente, de mulheres. Mas não se casou, nem teve filhos. . Um ano antes de falecer,arrumara uma namorada firme e estava com intenção de se casar,mas "não deu tempo"....
Na Cidade Jardim,nos 09 anos que foi o "timoneiro" da loja,indiretamente ajudou à família do "Seo" José "Mago" ,da Casa Silva,principalmente os filhos dele, a crescerem e aprender com ele. Era um exímio vendedor e um brincalhão. Ninguém tinha raiva dele ou ficava descontente com suas brincadeiras. Sabia como ninguém vender para as mulheres,e ficou conhecido no setor todo.
 Era difícil trabalhar na mesma Loja com ele,pois todos queriam comprar apenas dele. Eu mesmo passei por isto em várias situações,enquanto trabalhei lá, quando estava estudando . Enquanto ele "dobrava" os fregueses, se ficássemos ouvindo sua conversa,tínhamos que rir. E, muitas vezes , tínhamos de nos esconder,para rir e não constranger os fregueses.
 Ele era realmente engraçado. São frases suas que nunca esqueço : "Aqui só aceitamos seres humanos !". Ou " Este é um problema de muita gravidez e pouca gravidade",se referindo à freguesas que iam na loja e que  estavam grávidas. Aliás,quando uma mulher jovem dizia :-"Jorge,estou grávida !" ,  ele logo retrucava :  -"Quem é o pai da criança ?". As freguesas não apelavam,e riam destas brincadeiras.Enquanto elas riam,ele ia vendendo,vendendo..
Também gostava de dizer que "Ser pobre não é defeito,mas uma infelicidade grande".... E outra frase sua era " Para ser louco ou doido é preciso ter muito juízo !"...Me lembro também que quando uma pessoa era mais religiosa ele fazia brincadeiras com os conhecimentos bíblicos que tinha,pois lia muito aquelas Revistas das Testemunhas de Jeová,que ele "seguiu" por um tempo.Ele gostava de dizer: "Nem só de pão vive o homem..Mas com uma manteguinha e um pouco de leite,o pão vai bem!"
E para alguns dos filhos do "Seo" José,que muitas vezes não iam trabalhar na loja,ele dizia: "O problema dele é que  não tem tempo de trabalhar !"
Ele não quis evoluir no estudo do ensino formal,estes de 1º,2º grau,ou superior.Porém,tinha um conhecimento acima da média e lia muito. Era um autodidata em viver. Sabia filosofia e psicologia de tanto ler...Seu livro de cabeceira era " Ajuda-te pela Psiquiatria" de Frank S.Caprio, que eu também li e reli.
Jorge sabia cativar os fregueses,que,invariavelmente,se tornavam amigos dele e conhecidos nossos.Até hoje encontro pessoas nas ruas de Goiânia e que me viram trabalhar lá,na mesma loja que ele. Estas pessoas nem lembram meu nome,mas perguntam:
-" Você é irmão do Jorge ? "
E assim,por "tabela",também fiquei sendo um pouco conhecido...(Como irmão do Jorge!)
Mas, o destino não quis que Jorge envelhecesse. E ele se foi ...(Pelo menos  a sua vida terrena expirou ).
Foi no dia 24 de abril de 1983,num domingo,que Jorge ia em sua moto para o Estádio Serra Dourada. Ia ver um jogo entre Corinthians e Goiás, pelo campeonato brasileiro. Mas não chegou a ver o jogo. Aconteceu o acidente na Cidade Jardim,perto do Detran. Eu fiquei sabendo à tarde,por informação de pessoas da Cidade Jardim,que o socorreram,e que vieram até nossa casa avisar.Nesta tarde,  como eu também era " meio" jogador,de várzea,estava com a Camisa do Flamengo onde,naquele dia, tinha participado de uma "pelada" em nosso Setor. Assim mesmo fui encontrá-lo, já inerte,no Hospital Neurológico de Goiânia,embora seu primeiro atendimento tinha sido no Hospital Santa Rosa,em Campinas,Goiânia.
 À noite ele já estava na U.T.I ,e dai não saiu mais,até o dia 27 de abril,quando veio a falecer. Traumatismo craniano foi a causa,mas ele não apresentava grandes "arranhões" ou graves hematomas.
Porém,tinha batido a cabeça. A moto não estragou quase nada...
Tivemos de resolver tudo até o seu velório,em casa,a mesma onde morei até o ano de 2012. Muitas pessoas ajudaram e depois vieram dar o "adeus", "despedir-se" de Jorge.
Fui testemunha ocular de sua popularidade no Bairro onde ele trabalhava. Ao passarmos lá,com o carro da Funerária,milhares (isto mesmo) ,milhares de moradores,fregueses e amigos, fizeram uma passarela,em toda a Rua Gomes do Nascimento,onde funcionava a Casa Silva, e bateram palmas para o Jorge,na despedida final.Eu,que estava no carro da Funerária ao lado do motorista,no caminho para o cemitério,não pude me conter...tive de chorar.
O Motorista,acostumado a homenagens fúnebres, falou. "Nunca vi uma homenagem destas,a uma pessoa comum,de origem simples.." - Afinal Jorge nem era Político, nem rico,nem famoso....
- "Ele era muito querido!", disse o motorista ! E eu pensei ...Jorge era um puro de coração,por isso todos gostavam dele.
E sabia manter as amizades. Era um "conversador nato".Sempre tinha assunto para  os fregueses e amigos. E as mulheres eram suas freguesas cativas. Sabia como ninguém tratar as mulheres-freguesas.Com respeito,claro,mas sempre brincando!
Hoje ainda sou o "irmão do Jorge"... Isso mesmo, ele era o importante ali na loja. 
E eu sou ainda o irmão do Jorge, pois "os mortos não morrem".
 Dizem os espiritualistas que ele atingiu um "estágio" muito superior aos outros viventes comuns,como eu. E que por isso,deve estar no local certo e conhecido, para tais pessoas...
- Quem pode duvidar disso ?
E assim, naquela ocasião,estávamos perdendo o convívio terrestre com ele. O velório foi triste,obviamente,mas pudemos confirmar quantos amigos o Jorge tinha feito em vida.Amigos e fregueses,que encheram nossa casa. Carros fecharam a rua,de tantos que foram nos visitar .
Gente que nem sabia onde morávamos, apareceram lá em casa !
Calado,suportei tudo aquilo até o enterro,à tardinha do dia seguinte. Aí sim, é triste ver a partida do corpo,sendo enterrado,com pessoas fazendo elogios,cânticos,rezas,choros,desabafos..(Teve até discurso de amigo bêbado,querendo pular na cova,como o "ZÉ", marido da Eva,que era irmã da Carmem,minha amiga)....Ele dizia: "Eu quero ir também Jorginho !" (Assim ele chamava meu irmão).
Eu já tinha aguentado toda aquela movimentação,durante três dias seguidos sem dormir .Correria a hospitais,cartórios,medicina legal,etc. Até na hora do velório,pois fui eu quem providenciou tudo. Mas após chegar em casa, dia 27 , "caiu a ficha" e aí chorei mesmo,e cansado demais, dormi após os quatros dias de sofrimento desde o fatídico acidente do dia 24 de abril,quando começou nossa "via sacra".
Tive muita dó de minha mãe, já  que ela  tinha "perdido" o meu pai  oito anos antes e depois ver o seu filho querido ir embora,ainda jovem,sem ter tido uma vida fácil.
Jorge trabalhou muito...( logo ele ,que dizia "A gente só descansa quando morre !).
E hoje,passados tantos anos,relembro com saudade de Jorge,que,após a morte de meu pai,foi o irmão que mais conviveu comigo,na nossa casa,onde discutíamos desde religião,futebol e política.E me ensinou muitas coisas sobre a vida,trabalho,paciência e sabedoria...
E aprendi a vender algumas coisas, também,pelo menos um pouquinho.
Jorge se foi,mas não o esquecemos.
Ele está agora,em um bom lugar, certamente...



Reedição : A.G. 27 de abril de 2016



terça-feira, 26 de abril de 2016

"Loucas Pra Casar" (COMÉDIA)-Filme Completo -Idioma Original : Português Brasileiro-Com : Ingrid Guimarães, Susana Pires,Fabiana Carla,Tatá Werneck,Márcio Garcia e outros. Produção : 2014.

UM CASAMENTO QUASE PERFEITO ! (Conto-Crônica )

  • Alguns meses atrás encontrei com um amigo dos tempos de faculdade. O Carlos José. Ele me contou sua estória em pouco mais de 30 minutos de conversa em que nos falamos. Falou-me especificamente sobre sua vida de casado. De mais de 20 anos de casado,na verdade. 
  • Eu não o via desde o ano de 2006, embora eu tivesse trabalhado com ele em épocas anteriores e nos vimos varias vezes depois de seu casamento.Conheci a esposa dele antes de se casarem. 
  • Carlos me disse que tinha  uns vinte e oito anos quando conheceu sua cara metade. A Míriam. Ela era uns seis anos mais nova que ele. ou seja,tinha 22 anos de idade .Ele já estava formado e ela ainda estudando. Ela também fazia um curso superior, mas o dia a dia, o trabalho e outros planos, tinha lhe desviado da faculdade. Tinha parado por um tempo. 
  • Apaixonaram-se e se casaram em pouco mais de dois anos de namoro firme. Praticamente do noivado ao casamento foram somente seis meses. Eu lembro bem disso,foi em 1988.
  • E como nenhum deles era rico, alugaram um apartamento,inicialmente. Carlos que era um profissional liberal, dava o duro para pagar as contas, e ela, bem simples, fazia o que podia para ajudar, fazendo economia. 
  • Ela queria trabalhar. Ele era meio contra, não sei se por ciúme ou porque queria ter uma esposa em casa, a lhe esperar, como era antigamente no tempo de nossos pais. Carlos e Míriam planejavam também ter filhos
  • Nos dois primeiros anos ia dando tudo certo.Embora com algumas dificuldades,mas ia dando para viver.Porém, como ela tinha parado de estudar,convenceu-o que deveria terminar a faculdade. Disse que logo ela iria trabalhar e com isso o ajudaria nas despesas. 
  • Ele concordou. 
  • Assim ela voltou à Faculdade.E quem pagava a mensalidade desa faculdade era ele. Como eles só tinham um carro  cabia a ele levá-la à Faculdade e buscar todos os dias úteis, à noite.
  • Assim, dois anos depois, ainda no começo dos anos 90 ele  já com 31/32 anos de idade e ela com 25 para 26, continuavam indo bem, casados,porém ainda sem filhos. 
  • E ele concordando com tudo. Agora ela estava trabalhando o dia todo. Mais uma vez ele concordou. Afinal de contas o salário era muito bom .Compensava. 
  • E ele teve que arrumar uma empregada para arrumar a casa, de vez em quando. Uma diarista. 
  • Inicialmente a Miriam ainda fazia o almoço. Ele também fazia. Depois,sem terem tempo os dois, contrataram uma empregada doméstica que fazia tudo. Só ele pagava esta conta.Ou melhor,a maioria das contas...
  • Passou o tempo,mais  uns três anos. E nessa rotina, eles mal se viam. Moravam na mesma casa,só que os horários era diferentes. Só nos fins de semana podiam realmente conversar..
  • E nestes,cada um tinha um programa. Ele ia ao futebol que ela não ia, e ela ia na casa da mãe dela,que era a sogra,onde ele  quase não ia. 
  • E ficavam pouco tempo juntos, mas dormiam juntos,pelos menos isto. E iam a restaurantes,de vez em quando. E  depois vieram os filhos. Dois de uma só vez. Agora ela tinha 28 anos e ele 34. 
  • Era o começo dos anos 90.
  • Ela muito vaidosa e agora formada,trabalhando o dia todo. E já tinha seu próprio carro. E para manter o corpo e o visual bonito, não chegava em casa antes das oito da noite a maioria dos dias,pois num dia tinha de ir no salão de beleza arrumar o cabelo. Noutro ia na academia, ou era um ou outro,ou os dois no mesmo dia..
  • A Academia era três vezes por semana.. 
  • E invariavelmente,nos dias de semana à noite, principalmente às sexta-feiras,  ela saia com as amigas, colegas de trabalho. Isto fazia parte do "esquema" da firma.
  • E ele em casa, fazendo seu trabalho no computador a esperava pacientemente,e com a ajuda de uma outra empregada, que morava em sua casa, olhava os filhos . Via filmes,assistia jogos e quase não saia.
  • Ele era quem mais acompanhava o crescimento dos filhos...
  • Até para levar no médico,era ele.. 
  • O certo é que os filhos,a comida e a casa,eram administradas e de responsabilidade dele. Ela era muito ausente.  E não gostava de repartir despesas. O dinheiro dela,na ideia dela,era somente para ela e suas vaidades,suas despesas pessoais.
  • Ele  de qualquer forma, por ser um profissional liberal autônomo ,tinha mais tempo que ela ,para a casa e para os filhos. Pelo menos quando estava em casa, ela estava contente e bonita, porém cansada.
  • Quando completaram dez anos de casados,nas férias dela, em 1998, fizeram uma viagem com os filho,para um outro Estado brasileiro.
  • A primeira e a última,segundo ele.
  • Se aborreceram e voltaram antes do previsto.
  • E depois disso,ela passou a estudar mais,fazer mais cursos,ficava ainda mais tempo fora de casa. Depois começaram as viagens para fora do Brasil. 15 anos de casados,no começo do ano de 2003,o padrão de vida deles tinha melhorado e tinham comprado uma casa grande, a chamada "casa dos sonhos", que era sempre administrada ,organizada e mantida com 90 % (noventa por cento) do ganho do Carlos. 
  • Nessas alturas a Míriam já tinha sua independência financeira. Suas contas só ela que pagava. Eram um casal moderno,só que ela muito ausente.
  • E os filhos, agora adolescentes, era de responsabilidade do Carlos ,até para organizar suas roupas,levar e buscar na escola. A comida e a casa, repito,era ele que organizava e fazia, com a ajuda da fiel empregada,uma senhora já de idade que ganhava mais de dois salários para tanto. 
  • O Carlos, foi contando sua estória. E em  2005 com 44 anos de idade,ainda tinha seus amigos, sua família, e gostava muito de futebol e de trabalhar, o que ocupava bem seu tempo. E também era  muito preocupado com os filhos.
  •  Porém ele já se sentia só,mas ia aguentando. Ele não me falou hora nenhuma que tinha traído a esposa Míriam neste tempo todo de casados...
  • E confiava nela, agora com 38 anos,ainda bem bonita e de quem ainda gostava muito. Nunca  me falou em traição dela.
  • Ela não se dava bem com a sogra(mãe dele) nem com as irmãs dele. E ele não visitava muito a família dela. 
  • Era assim mesmo .
  • Ele me disse que a sua sogra era meio estranha,voltada para outra religião. Não queria esta influência para seus filhos. Mas ela influenciou a Miriam.
  • Finalmente,para encurtar a estória,depois de um certo tempo prestes a completar uns 20 anos de casados, o amor esfriara.  Carlos já não tinha aquele interesse nela, e nem ela nele. 
  • Muitos falam que  nos casamentos acontecem isto. Este "esfriamento" E vive-se mais de aparências, para manter os  filhos juntos, pagar contas, manter a família. A sociedade e a família de ambos os cônjuges "cobram" este comportamento.
  • E com o padrão de vida em alta,pois ela ganhava bem no seu trabalho,Miriam sempre viajava. Às vezes ia com um dos filhos,outra vezes ia só, ou com sua mãe. Sempre sem o Carlos que não podia se dar ao luxo de sair muito,pois o seu trabalho,embora liberal, era cheio de prazos, compromisso, audiências, etc .
  • E ele era muito correto nisto. Não tinha férias...
  • Agora,nestes últimos dias,que eu encontrei o Carlos ,e como eu conhecera sua esposa, e até já visitara sua casa, vira seus filhos pequenos, não podia deixar de perguntar: como estava a vida de casado? 
  • Afinal, estávamos em 2014 e pelas minhas contas,eles estavam para fazer 26 anos de casados. 
  • Foi ai que ele me contou tudo acima e disse ainda que, quando estava prestes a completar 20 anos de casados, em 2008, num só mês, Miriam saiu do trabalho, onde ganhava muito bem, e se divorciou dele, indo morar em outra cidade. 
  • Agora,mais recentemente,ele soube que ela já está casada com outro homem. Este ela conhecera em outro Estado, numa destas viagens que sempre fazia,ainda na época em que estava casado com o Carlos.  
  • Os filhos ,agora adultos,moram cada um num lugar, em cidades diferentes, embora ainda sejam solteiros...
  • São estudantes universitários.
  • . E o Carlos sozinho. Ele e seu trabalho. E ficou só ele e a empregada velha, na grande casa que comprara quando era casado com Miriam. 
  • E não sei porque, ela não quis que vendesse essa casa ou que partilhasse o valor com ela,quando do Divórcio.
  • Isto ele não me disse. 
  • A grande casa ficou com ele. E agora ele está só, sem a Miriam, a que eu achava ser a esposa perfeita,e que ele também assim me dissera uma vez,quando chegamos a trabalhar juntos. 
  • Disse me ele uma vez:
  • - "Ela, a Míriam além de bonita , era muito inteligente e era, para ele, a esposa perfeita".  
  • Numa época em que eu era solteiro e pensava em me casar também... 
  • -Dava até inveja !
  • Repito : Agora ele está só, na casa grande. Sem a Míriam,sem os filhos e só trabalhando,pois não ficou tão triste como eu pensara. Acho que ele já estava acostumado a viver só,mesmo durante a época dos últimos anos de casado com a Miriam. 
  • Afinal, ela quase nunca estava em casa...
  • Ela se foi e ele nem sentiu tanto a falta dela.. segundo me disse desta vez que nos vimos,no mês passado. 
  • Só lamentava pelos filhos,que não moram com ele. E também porque a sua família,com  a Miriam e com os filhos em casa,acabou !
  •  E disse não entender bem porque ela se foi,se separou dele,já que ele concordou em "deixar" ela ter a vida bem livre,mesmo sendo casada...
  • Logo ela  que era, num determinado tempo, para ele, a "mulher perfeita ".
  • Eu diria que ela pode ter sido, para ele, num pequeno espaço de tempo,a mulher "quase" perfeita...
  • Para consolá-lo eu lhe disse: 
  • -Agora que você está só e com a vida financeira em dia, e ainda é jovem (50 e poucos anos) pode arrumar uma outra esposa,inclusive mais nova até do que a Míriam.
  • Afinal ele tem casa, renda e profissão, e é divorciado,pensei...
  • Porém o Carlos,já se despedindo falou a sua última frase deste nosso encontro:
  • "Não quero me casar de novo. Não pretendo.Vou ficar só namorando por ai. Não quero passar por tudo que passei novamente !"
  • E foi embora...
   A.G. - Reedição : 26/04/2016

segunda-feira, 25 de abril de 2016

"Vai Que Cola" - (Comédia) Filme Completo (HD) - Filme Brasileiro-Som Original -Com: Paulo Gustavo,Fiorella Mattheis,Oscar Magrini e outros.

DOIS POEMAS PARA A MULHER

 1)
"SUPREMACIA FEMININA"

Toda Mulher é uma Valquíria,
Que nos rouba a Alma
E que nos transporta para um mundo
Onde somos feitos cativos
E súditos de sua Supremacia
Que nos alimenta e sustém....
Fazendo-nos inteiramente dependentes de seu Amor !

-----------------------------------------------------------
2)
" MULHER !"

DEUS,na sua sabedoria criou o Sol
Que nos aquece,fonte perene de calor,
Necessária a tudo quanto tenha vida.

Por sua vez,criou também a Mulher,
Que nos aquece do frio n'alma,
Que derrete as geleiras de um coração frio,
sem amor, piedade ,nem compaixão...

...Fonte de eterna luz,
Que nos ilumina na sua majestosa e
Singela forma de Mulher !




Compilação : A.G.

Do Livro "'RAZÕES POÉTICAS" (Gráfica e Editora. Lider,  Goiânia,GO- 1992)
Autoria do meu amigo Wyllmharlen Alves, professor e escritor,que se mudou em 2005 para a Espanha.
( -Onde anda você Wyll ?)

sexta-feira, 22 de abril de 2016

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL- Causas e consequências ! (Uma nova versão da História).

Durante oito anos fui professor de História. História Geral e do Brasil. E,obviamente,para ensinar tive de estudar mais e pesquisar.
E  depois,mesmo parando de dar aulas,nunca deixei de estudar e pesquisar a história,tanto do Brasil quando do mundo,pois sou muito curioso sobre tudo. E escrevo sempre  por aqui e nos meus livros..
-Logo,não posso ficar alheio ao mundo em minha volta !
Agora coloco aqui a minha versão sobre o Descobrimento do Brasil,deixando de lado as mentiras ou meias verdades(se é que estas existem),para demonstrar que a "coisa" não foi tão facilmente e tão bonita como está nos livros de História,principalmente estes resumidos que se usam nas salas de aula do ensino fundamental e médio nas Escolas Municipais e Estaduais do Brasil.
Na verdade o Descobrimento do Brasil ocorreu por causa da "concorrência" que havia entre os Reinos da Espanha e de Portugal em descobrir novas terras e ter sob seus domínios novos conquistados. E também ,depois que Vasco da Gama tinha descoberto o "Caminho para as Índias",em 1498, trazendo da região algumas especiarias,foi surgindo em Portugal o interesse em que outra esquadra fosse para lá. E se ordenou a Cabral ir no mesmo rumo,mas houve um desvio da Esquadra de Cabral, e eles vieram parar por aqui,na nossa "terrinha" de Vera Cruz, (ou Santa Cruz) e depois chamada de Brasil,por causa da madeira aqui encontrada,chamada de "pau-brasil" (brasil,de "brasa",por causa da cor avermelhada).
Lembremo-nos que oito anos antes de Cabral aqui aportar, Cristóvão Colombo já tinha descoberto a América (do Norte e Central), por ordem da Rainha Isabel de Castela, da Espanha. Assim,nessa corrida rumo ao mundo novo,os espanhóis tinham saído na frente. 
Ressalte-se ,a bem da verdade, que Cristóvão Colombo não era espanhol,mas sim um aprendiz de navegador ,nascido na cidade de Gênova,na Itália. Ele foi em busca de "patrocínio" para sua empreitada e convenceu a Rainha espanhola e um rico banqueiro a financiar sua "aventura". Ele demonstrou para ilustres professores da Universidade Espanhola,na época,a curvatura dos mares...
E Colombo também foi prejudicado pela História,porque depois, foi dado mais honra a outro navegador ,de nome Américo Vespúcio,como se este fosse o verdadeiro "descobridor" do Continente americano (do Norte). 
Colombo ficou apenas com a glória de ter chegado nas ilhas,onde hoje fica a América Central .
Com Pedro Álvares Cabral foi diferente: ele foi escolhido e D. Manuel (O Venturosos),Rei de Portugal lhe deu as condições para vir Descobrir o Brasil. E aqui ele chegou em 22 de abril de 1500, data que hoje comemoramos.
Obviamente que ele não sabia onde era o Brasil,mas cartas geográficas rudes da época já davam o rumo da viagem,pois um espanhol, de nome Vicente Yañez Pinzon,já tinha passado por aqui meses antes (alguns historiadores dizem que ele passou pela foz do Rio Amazonas,em 26 de janeiro de 1500). Ele era um dos membros integrantes da Esquadra de Colombo.
Portanto, dizem,Pinzon passou, com navios da Espanha, lá pela região do Amapá, e adjacências.
Com relação ao Descobrimento do Brasil,devemos esclarecer que a "coisa" não foi tão bela e romântica como mostram certos livros de História. 
Os portugueses já vieram aqui com "segundas intenções". Haviam muitos ex-presidiários e pessoas de mau comportamento na Esquadra de Cabral. Além disso era interesse em dominar os índios e "tomar-lhes" as terras,que por direito de posse lhes pertenciam
Segundo dizem alguns historiadores,a corrupção também começou por esta época, por aqui. 
Dizem as más línguas que o Rei D. Manuel ao determinar a Cabral que ele viria aqui, e que aqui iria encontrar índios (pois Colombo também tinha encontrado índios quando descobriu a América),deu-lhe 100 (cem) galinhas de angola(aquelas pintadinhas que alguns chamam de guiné),para doar aos índios de presente,numa política de "agradar" os antigos moradores de nossa "terra brasilis".
Porém,os homens que vieram com Cabral comeram,literalmente, 20 destas galinhas de angola. E sobraram 80 destas galinhas de angola,com as quais os portugueses convenceriam os índios que encontrariam aqui, numa "demonstração"de que vinham como amigos e para lhes ajudar, trazer algum benefício ,etc.etc.
Em síntese,deram só estas 80 galinhas mesmo,e ficou por isso !
E eu,mesmo sendo descendente direto de portugueses,não posso olvidar aqui a verdade dos fatos,de que meus patrícios trouxeram para cá,também,doenças venéreas,como a sífilis,por exemplo,que contaminou índios que nunca tinham tido esta doença...
E,na verdade, os espertos portugueses vieram em busca de especiarias,ouro,madeiras (pau-brasil) etc, 
Além do interesse de conquistar a terra descoberta,claro!...
 O objetivo final era tornar o Brasil uma colônia de Portugal,como realmente aconteceu.
Aquela imagem dos Portugueses comportados diante dos índios a catequizar-lhes ,inclusive com a ajuda de padres católicos que vieram com Cabral, é tudo muito bonito. 
-Lembram do famosos quadros pintados com as imagens das Primeiras Missas aqui realizada,na região hoje conhecidas como Porto Seguro,Ilhéu da Coroa Vermelha,etc. ? 
Mas, na verdade, houve muito crime de morte e estupros,com portugueses sedentos de sexo a agarrar  e seduzir as índias queimadinhas de sol que aqui encontraram. Ou em palavras mais chulas: Os portugueses "comeram" muitas das índias que aqui estavam. E dai surgiram muitos filhos mestiços,do "cruzamento" dos patrícios com as índias.
E os portugueses foram adentrando o Continente da América do Sul,que depois ficaria conhecido como Brasil. Uma outra parte deste Continente,como se sabe,foi conquistado pelos Espanhóis,por isso no lado do Pacífico os países usam até hoje a língua espanhola. Só nós,os brasileiros,falamos o português,oriundo de Portugal.
Depois,como se sabe,com os Portugueses dominado a Colônia, que era o Brasil, começaram a levar nosso ouro para a Coroa Portuguesa ( O "Derrama" em Minas Gerais) e trouxeram para cá os negros da áfrica para trabalhar como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar...e outros serviços braçais. 
E daí começou a miscigenação do povo brasileiro.
Começamos a formar a nossa raça assim. 
E anos depois vieram os Alemães,os Italianos,os Árabes,etc. 
Mas, esta é uma outra história...
............................................
Edição ,postagem e texto original de Antônio Gomes - 22 de abril de 2016 .

quinta-feira, 21 de abril de 2016

"A Verdade Sobre Tiradentes" - REPORTAGEM DA TV CULTURA(Brasil).

21 DE ABRIL : "TIRADENTES " , A INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA E A MORTE DE TANCREDO NEVES !

Essa data, se tornou feriado por causa do martírio do alferes (militar) Joaquim José da Silva Xavier,que ficou conhecido por "Tiradentes",por causa de sua atividade,como dentista.
Mas foi sua luta  política ,quando enfrentou a "tirania" de  Portugal, na época do Brasil-Colonia,(1789), que o fez conhecido.
Esta data também ficou marcada pela Inauguração da Cidade de Brasília, a atual Capital Federal,em 21 de abril de 1960.
E ainda, pela morte do Presidente Tancredo Neves,eleito pelo voto indireto,  ocorrida em 21 de abril de 1985,obviamente que em  situações históricas diferentes.
Assim, embora em épocas diferentes, estes acontecimentos modificaram a história do Brasil. E também marcaram a vinda de nossa família para Goiás, pois esta "novidade" foi um dos motivos para que viéssemos do Nordeste, tempos depois dessa inauguração de Brasília .
E foi por lá que passamos,de avião, antes de aportarmos em Goiânia,GO. 
-Só vimos o aeroporto, lógico !
Essa inauguração de Brasília, para ser a Capital Federal, se deve ao empenho do Presidente Juscelino Kubitschek,que teve coragem em  fazer tal mudança. Uma mudança que também mudou o Mapa do Brasil.
Eu também me lembro que, anos atrás, ou mais precisamente em 1985, faleceu um bom político brasileiro, o Senador Tancredo Neves.Tancredo, eleito para Presidente por um Colégio Eleitoral,não tomou posse,pois acometido de uma grave doença, veio a falecer justamente no dia 21 de abril.
Tancredo, juntamente com o Deputado Ulisses Guimarães, foram os baluartes da Campanha das "Diretas Já", encampando politicamente a "emenda" Constitucional do Deputado Dante de Oliveira,e mobilizando toda a sociedade brasileira para que saíssemos da Ditadura Militar, que já durava desde 1964.
A primeira data me marcou, pois aprendi na Escola Primária, já aqui em Goiânia, bem pequeno ainda, sobre a vida do Inconfidente Mineiro Tiradentes...
E anos depois, curioso, quando estudante de Direito,fiquei sabendo que as atrocidades que fizeram com o Tiradentes foi uma "punição exemplar" , conforme nos disseram,à época, os Governantes Portugueses, que dominavam o Brasil  Colonial...
E também porque aplicaram a ele o que previa um antigo Código Criminal Francês, de 1730 , já que as Ordenações do Reino ( conhecidas como Afonsinas, Manuelinas e Filipinas) de Portugal, e que vigoravam no Brasil,não previam o Direito Penal...Tal como aquele Código Francês,que os Portugueses, não sei porque "cargas d'água" , ainda adotavam e seguiam....
Ou seja, usaram as leis erradas,num julgamento idem.
Mas  Tiradentes virou Mártir em 21 /04/1792,e deu origem a um movimento de Independência, que culminaria com nosso desligamento em definitivo da dominação da  Corôa Portuguesa, em 1822,
Já  a segunda a data ,da fundação de Brasilia,esta me marcou muito, porque  foi esta mudança da Capital Federal, do Rio de Janeiro,para Brasília que nos fez vir para cá.
E morando em Goiânia,GO, alguns anos depois, entre os anos de 1980 e 2004, visitei  a Capital Federal(Brasília) outras cinco vezes, por motivos diversos(trabalho,concursos,passeios, etc. ).
E a terceira data : 21 de abril de 1985, foi  na minha época de ouro, bem jovem, namorando, quando tudo parecia mais fácil. E nesse dia, em que eu estava bem acompanhado da minha atual cara-metade,que era ainda só namorada, e num domingo à noite, soubemos da notícia da morte do Tancredo Neves.
Este sim,um político sério, que, oriundo da época da ditadura,sempre representou a oposição ao regime Militar, e era muito querido pelo povo...Tanto que ele era unanimidade, quando foi eleito Presidente. Com a morte dele,assumiu o José Sarnei que era seu Vice, e que ficou no Governo até haver as eleições diretas que viria a eleger o arrogante Fernando Collor de Mello. 
Este senhor de origem rica, um falastrão de primeira, muito esperto, foi eleito pelo povo e com a ajuda da Rede Globo de Televisão. Isto porque a 2ª esposa do Sr. Roberto Marinho -Diretor/Fundador e Presidente da Globo na época- tinha sido sogra do Collor( D. Lili Marinho era mãe da 1ª esposa do Collor),e eles tinham grandes e antigos vínculos de amizade. 
-Amizade e negócios,pois o Fernando Collor de Mello era um dos sócios-herdeiros da TV Gazeta de Alagoas, retransmissora da programação da "Zoiúda". Mais conhecida como Rede Globo
-Parece que o Collor, aquele "yuppye" ou janota da "Casa da Dinda" queria ser o mais novo "Rei do Brasil". 
-Não deu certo.
Ele foi afastado da Presidência do Brasil em 1992. Após muito barulho, muitos processos ,denúncias e coisas tais, e por "impeachment",além da pressão do povo e do Congresso, ele renunciou.
Depois entrou na Presidência o "do topete", ou seja o Senador Itamar Franco; depois o Fenando Henrique;  depois veio o Lula e por último a  D. Dilma,como todos sabem
O Collor de Mello ficou uns 08 anos sem poder ser eleito.Mas atualmente é Senador. 
-O povo tem memória curta !
Quanto ao Sarney,este é "duro na queda",e com 85 anos,saiu há poucos meses dos "quadros" do Senado Federal.
Aliás, ele sempre foi Presidente de alguma coisa...Parece que ele, como diria aquele Ex-Ministro do Trabalho, é "imorrível".
 E assim,lembrando destas datas,relembro parte de nossa história e da minha própria estória,pois não posso viver alheio ao mundo no qual vivo.
Portanto, a morte de Tiradentes,a Inauguração de Brasília e a Morte de Tancredo,devem ser sempre lembradas,principalmente pelo povo mineiro,pois Tiradentes era de Minas, Juscelino Kubitschek que fundou Brasília era mineiro,e o Tancredo Neves era mineiro.
-Este dia 21/04 poderia ser,portanto, o Dia de Minas (Minas Gerais,o Estado).
A Bandeira de Minas Gerais,lembrando a luta de Tiradentes,traz os dizeres, ainda em latim,que agora traduzo:
- "Liberdade ainda que tardia."...
Minhas homenagens a todos eles ,que de uma forma ou de outra,mudaram a História do Brasil...

 Reedição :A.G. - 21 de abril de 2015
.

domingo, 17 de abril de 2016

ARQUIMEDES , O SÁBIO DE SIRACUSA !

A palavra EUREKA ! Assim mesmo como uma exclamação, foi pronunciada,com este sentido que evidenciaremos e pela primeira vez, pelo sábio,inventor e matemático Grego ARQUIMEDES, da cidade de Siracusa.
EUREKA!Foi dito aí,nesse tempo,no sentido de dizer :ENCONTREI ! 
Diz-se que ele falou isto com muito contentamento após descobrir que "o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de água movida,quando este corpo é submergido na água"
Tal "teoria" ficou conhecida como o "Princípio de Arquimedes". Esta descoberta foi feita quando ele se encontrava na banheira,e depois disso ele saiu pelas ruas de Siracusa ,nu em pelo, gritando EUREKA !  EUREKA!
Gramaticamente falando, "EUREKA" é a primeira pessoa do singular do perfeito do indicativo do verbo "Heuriskein" (do original em Grego ("Eúpokw"),que significa exatamente ENCONTRAR .
"EUREKA !" ,portanto tem o significado igual à expressão em português "ENCONTREI !"
Esta palavra é usada hoje em dia para a celebração de uma descoberta,um "achado", ou simplesmente o fim de uma busca .
Tem o mesmo significado da palavra "Heurística".
Logicamente que  aqui no Brasil e em outros lugares,se usa como nome ou denominação de várias coisas. 
Até de firmas,por exemplo : Eureka Equipamentos, Eureka Empreendimentos,etc. 
Escreve-se Eureka sempre com "k".
Siracusa hoje em dia fica na região da Sicília, na Itália,mas na época de Arquimedes pertencia ao povo grego,que dominou toda a região.
A palavra SIRACUSA tem origem na palavra "Saraùsa" ,de origem Siciliana.  
A Cidade foi fundada por Áquias de Corinto (Grécia),por volta de 734 antes de Cristo.
A Cidade de Siracusa foi uma das Cidades-Estado, sob o comando do Povo Grego até ser conquistada pelos Romanos em 212 antes de Cristo. Na época era chamada de Magna Grécia. Hoje fica na Sicília (Itália) mesmo.
Arquimedes,o matemático e inventor grego, morreu neste ano,no Massacre que se seguiu á rendição da Cidade...
Portanto, Arquimedes viveu 75 anos,pois nascera em 287 a.C. e morreu neste ano de 212 a.C.
-------------------------------------

P.S. Ressalte-se que a contagem dos anos antes de Cristo foram considerados na ordem decrescente. Após J.Cristo começou uma nova contagem dos anos,da forma crescente,com séculos e séculos até chegar aos nossos dias. 
( VER: Calendários: Juliano e Gregoriano)
.................................................................................................

Pesquisa e compilação desse texto : Antônio Gomes
 Reedição :Goiânia,GO, 17 de abril de 2016.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

ASSIM É, SE LHE PARECE (Ou,As Aparências Enganam!).

Desenvolvo aqui uma situação inusitada que ocorreu comigo uns sete anos atrás.
Sentado numa cadeira, numa Audiência na Justiça do Trabalho, ,com os pés debaixo da cadeira,chamei a atenção de um amigo,o Justino ,que era testemunha do processo na ocasião.  Ele, acho,  preocupado comigo, me avisou que a meia estava saindo por um buraco no solado do meu sapato. Era constrangedor para mim,se não fosse obrigatório tal buraco. Mas mesmo assim,a meia saindo pelo buraco no solado do sapato era ,no mínimo, estranho. 
-Pouca gente viu. 
Era lógico acontecer aquilo, pois meias de nylon costumam mesmo serem "engolidas" pelo sapato. Só que no meu caso,ela estava ,literalmente,saindo pelo buraco do sapato...
Com a correria do momento ,não expliquei a ele o motivo do buraco no sapato.
Dias depois,esse amigo,me chegou no Escritório e me deu um par de sapatos novos de presente. Decerto pensou que eu estava em situação difícil e não podia comprar um par de sapatos novos. Lógico que eu nunca fui rico,mas quem vive trabalhando como eu, sempre pode comprar um par de sapatos de vez em quando. Porém, ele quis me dar o par de sapatos e para não contrariá-lo, aceitei. 
No fim das contas, não devemos recusar presentes. Mesmo aqueles que não nos servem,que não iremos usar, devemos aceitar. Depois,damos estes presentes para outras pessoas.
- É o que sempre faço.
Contudo, os sapatos que ganhei do Justino eram tão duros e pesados quanto os que eu tinha. Dias depois, doei os sapatos, que eu havia ganhado dele, à outra pessoa, que sempre me procura ou pede ajuda...
Quanto ao episódio do sapato furado,que causou tanta preocupação ao meu amigo, tal fato tem explicação:
Num determinado dia de 2006, quando eu ainda fazia Audiências na Justiça do Trabalho, estava realmente com um buraco feito no solado do sapato do pé direito. Foi numa dessas audiências, que aconteceu tal episódio.
Foi por uma indicação médica, que eu havia furado o solado do meu sapato. 
Explico: tive um calo estranho bem abaixo do calcanhar, adquirido por causa de um sapato duro que me causou grande desconforto e dor por três meses. 
Ao ir no médico ele retirou aquele calo com um cirurgia e depois cicatrizou-o, queimando o local. Isso mesmo,cauterizou com fogo,   ou coisa parecida. E então me disse, faça "tal procedimento" , ou seja "FURE O SEU SAPATO NO LOCAL DA CIRURGIA"
- Obviamente ele cobriu o local com remédios e esparadrapo. Mas, recomendou-me furar o sapato, para não voltar o calo. Eu, bem mandado, furei os dois mais novos pares de sapatos que eu usava. Assim, durante uns outros três meses, andei revezando esses dois pares de sapato, sendo que cada par tinha um buraco,de uns dois centímetros de diâmetro bem no local da cirurgia,ou seja no solado do sapato do pé direito. Assim, eu andava com o pé esquerdo do sapato intacto e o pé direito furado. Deu certo . Após isso, nunca mais apareceu calo desse tipo no meu pé. Fora esse vexame, tudo correu bem, pois aprendi a usar sapatos mais macios e mais leves.
E para esse meu amigo,que viu a minha meia saindo pelo buraco do sapato,contei-lhe a história toda depois...
 Ele entendeu ,e achou graça!
Só nunca disse para ele que havia doado à outra pessoa ,os sapatos que ele me dera.
Como se vê, na vida ,as aparências enganam.
Ou como dizia Pirandelo : 
 - "Cosi è,se vi pare "
....................................................

A.G.  Reedição:15/04/2016.

"FARINELLI (FARINELLI, IL CASTRATO) - ÁUDIO ITALIANO - LEGENDAS EM PORTUGUÊS (BR)

quarta-feira, 13 de abril de 2016

LUIS DE CAMÕES E SUA OBRA MAIOR : " OS LUSÍADAS" -( Comentários).

O Escritor Português Luis Vaz de Camões nasceu em 1524. Muito pouco se conhece sobre sua vida pessoal. Segundo a maioria dos historiadores ele nasceu em Lisboa,Portugal. 
Como a maioria dos jovens de família de classe média portuguesa na época (Pequena Nobreza,eles dizem) ele recebeu uma educação clássica,aprendendo latim,história e literatura clássica.
Camões é classificado pelos historiadores como um poeta - soldado,atividades não compatíveis,mas que se justifica,pela vida sofrida que teve Camões em sua trajetória em batalhas ao lado de tropas portuguesas que se enveredavam pela África e Oriente em busca de conquista de territórios.
Escreveu vários poemas,poesias e obras para teatro.
Dizem que ele chegou a frequentar a importante Universidade de Coimbra, em Lisboa,mas isto não está bem documentado. O que se sabe é que ele chegou a frequentar a Côrte de D.João III.
Após iniciar sua carreira como poeta lírico,e nas horas vagas se envolver com as damas da nobreza e também com mulheres simples,(que para a Côrte eram chamadas de plebeias), Camões passou a levar uma vida boêmia,desregrada,até então.
Segundo narra uma de suas biografias,por causa de um romance que não deu certo, (um amor não correspondido), ele foi para a Africa. 
Lá auto-alistou-se e lutou em batalhas,perdendo um de seus olhos,dai a figura dele chegar até nós sempre com um tapa-olho.
De natureza um pouco colérica,ao voltar da África envolveu-se numa briga e feriu uma pessoa que era um dos serviçais do Palácio. Não chegou a ser punido por isso.
Perdoado por este ato,depois foi para o Oriente,passando lá vários anos.
Neste período lutou ao lado de forças portuguesas e chegou a ser preso várias vezes. Foi nesta época que escreveu sua maior obra literária,que chegou até os nossos dias : OS LUSÍADAS.
Com esta obra escrita,voltou a Portugal,onde conseguiu publicá-la e ter as benesses da Côrte de D.Sebastião, o Rei. 
Conseguiu uma pensão mensal pelos serviços prestados à coroa Portuguesa. Dava para ele se manter,mas,segundo dizem os historiadores, seus últimos dias de vida foram de grandes dificuldades financeiras. 
Morreu em 10 de junho de 1580,com 56 anos de idade.
Enquanto vivo Camões se queixava de não terem dado valor à sua Obra,suas poesias e rimas. Contudo,após sua morte,seus escritos começaram a ter admiradores em todo o mundo literário. 
Diziam os intelectuais "que sua obra era valiosa e de grande padrão estético "...
Ele foi um dos inovadores da Língua portuguesa. Ele mesmo foi um dos mais fortes símbolos de identidade da Pátria Lusitana (palavra originária da própria obra Os Lusíadas).após sua obra ser reconhecida internacionalmente. 
Os Lusíadas,sua obra maior narra uma epopeia de viagens e conquistas do povo lusitano, toda rimada em versos,onde se encontra toda a beleza da Língua Portuguesa,de onde vem no nosso linguajar português-brasileiro,que muitos dizem ser um linguajar Camoniônico"",evocando a figuram ímpar de Luis Vaz de Camões.
São famosos os seus versos que ficaram conhecidos pela beleza,não só da rima,como também pela "construção" literária, motivo de várias declamações e evocações,não só pelos Portugueses,como também por todos os por professores da língua mãe, em nossa literatura brasileira.
Sua obra principal "OS LUSÍADAS" é objeto de estudo de muitos críticos literários, e foi traduzida para vários idiomas de vários países,despertando o interesse de milhões de pessoas até nos nossos dias.

 Só para lembrar,um dos versos mais conhecido dos "Lusíadas":

  CANTO I

"As Armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana

Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram,
Novo Reino que tanto sublimaram;"
...........................................................................
Este é apenas um dos versos da famosa obra de Luis Vaz de Camões,"Os Lusíadas",que recomendo a todos os meus seguidores-leitores.

Compilação/texto:
Edição : Antônio Gomes- 13 de abril de 2016.

"O Que As Mulheres Querem" Filme Francês - Filme Completo - Dublado em Português - Com: Isabelle Adjani e outros .

sábado, 9 de abril de 2016

"Entre Os Muros Da Escola"- Filme Francês de 2008 - Legendado em Português.

Filme sobre a vida de Martinho Lutero (2003) --Produção Inglaterra e Alemanha- Dublado em Português.(Filme Completo).

MARTINHO LUTERO E A REFORMA PROTESTANTE !

Como muitos sabem,Martinho Lutero era um monge da Ordem dos Agostinianos e pertencente à Religião Católica Romana. Seu nome no original alemão era "Martin Luther" (daí foi tirado,obviamente, o nome do Pastor Batista Americano Martin Luther King). Lutero,como ficou mais conhecido na língua latina,nasceu em 1483 e faleceu em 1546.  Era originário da Alemanha mesmo.
Ele foi a principal figura da Reforma Protestante que surgiu na EUROPA a partir de 1521.
 Como monge e professor de teologia, Lutero influenciava os jovens e até seus colegas padres e monges,com suas ideias. 
Inicialmente, criticou as tais "vendas de indulgências". Através dessa premissa católica da época,qualquer pessoa obteria o Perdão de Deus,se comprasse as tais indulgências. E por estas e outras,se indispôs contra seu Bispo e depois não quis se retratar com o Papa Leão X . Por isto foi excomungado da Igreja Católica. 
Em 1517 publicou as suas 95 Teses ,que ficaram famosas e influenciaram muitos religiosos da Europa,surgindo dai a Igreja Protestante.
Lutero foi considerado um "fora-da-lei" pela Igreja de Roma e foi perseguido por um tempo. Depois se casou com uma ex-freira e começaram uma nova vida, e sua Igreja passou a defender a ideia de que os Padres Luteranos poderiam se casar. 
E agora estes são denominados Pastores. 
Atualmente,além da Igreja Católica de Roma, somente a Igreja Anglicana,cujo chefe é a Rainha da Inglaterra, e as Igrejas Ortodoxas  Russa e Grega, permitem estas denominações de "Padres".
Na maioria das outras Igrejas Evangélicas e Protestantes sérias, existem os Pastores. 
Atualmente alguns se autodenominam de Bispos,Apóstolos e temos até um outro Salomão,aquele esperto da I.U.R.D. (Leia-se  Igreja Universal do Reino do Edir Macedo) ... O agora barbudo Bispo do Grande Templo Comercial erguido em São Paulo. 
Um Banco "religioso", ou uma Igreja-Banco, para  que os trouxas deem dinheiro para ele...e para seus associados.
O filme" LUTERO" , último que apareceu no cinema, conta grande parte desta história do Martinho Lutero com riqueza de detalhes,  Este filme  foi produzido na Europa com financiamento dos Luteranos da Alemanha e Inglaterra.
No cartaz do filme, que vem escrito para nós em Português,temos a informação de que ele foi "Rebelde"  , "Gênio" e "Libertador". Obviamente que isto deve ser a opinião dos produtores luteranos. Para os católicos ele não libertou ninguém, mas sim criou,após esta sua rebeldia,uma nova forma de ver a religião e fundou uma nova Igreja. 
Nas Igrejas Protestantes de hoje, em todo o mundo,há correntes favoráveis aos santos, e algumas usam a Cruz como símbolo. Por exemplo: Igreja Luterana da Cruz.
Porém,originárias de outras correntes protestantes,principalmente da Inglaterra e dos Estados Unidos,estas "teorias" do Lutero e de seus seguidores,como Zuinglio, (Igreja Reformada Suiça),  e dos  Calvinistas, influenciaram depois  as Igrejas Neo-pentecostais, que surgiram pelo mundo. Contudo, estas, fugiram muito dos padrões do Protestantismo Europeu. 
Hoje as Igrejas Evangélicas exigem o tal do Dízimo,como uma forma do fiel melhorar sua vida financeira... Deixaram de lado o "espiritual" e defendem a crença de que,indo à Igreja deles,pagando o dízimo e fazendo o que eles querem,a pessoa melhora sua vida na forma patrimonial. 
O que nem sempre acontece. 
É a tal Teologia da Prosperidade, que está fazendo muitos pastores ficarem ricos se utilizando o nome de Deus.
No filme,o ator JOSEPH FIENNES dá vida ao personagem real Martinho Lutero e nos passa muito bem a rebeldia dele,contra alguns dos dogmas da Igreja Católica de então.  
Já o ator mexicano Alfredo MOLINA dá vida ao personagem do vendedor de Indulgências ( Johan Tetzel). 
Há ainda a informação de que Lutero teve uma visão que mudou o Mundo... 
Mudou mesmo foi a Igreja Católica,pois foi a partir de Lutero,de suas idéias e de suas Teses,que surgiu a Igreja Protestante,tirando seguidores do catolicismo desde então.
-No filme eles mostram isto. E mostram também a politicagem que havia entre os membros da Igreja Católica  com os Reis da Europa na época (Carlos V,no caso),uma dependência que demorou a se acabar.
No Brasil somente em 1891 a Igreja Católica se separou do Estado. Hoje vejo em algumas dioceses esta vinculação voltando de novo. Muito perigoso para a Igreja se misturar com a Politica,embora haja política e políticos nas Igrejas,principalmente nas Evangélicas (originárias do Protestantismo,como vimos).

Não concordo com essa premissa de que Lutero mudou o mundo pois, o mundo continuou em guerras e divisões e com muitos erros,inclusive na difusão de ideias religiosas.. 
Mudou a Igreja Católica, que perdeu seguidores e que passou a ter concorrentes. Aliás,muitos concorrentes em todo o mundo.
De tudo que consta no filme,o que mais concordo é com a ideia de que padres e pastores devem se casar. E que não se deve comprar a salvação,seja por meio de indulgências seja por meio de dízimos. Deus não perdoa a pessoa porque dá dinheiro para Igrejas. O perdão de Deus está muito além disso,e se baseia nas virtudes humanas, entre elas a Fé, a Esperança e a Caridade,que podem salvar a nossa Alma. 
E é só !...

Compilação de dados e texto original : Antônio Gomes- Edição :09 de abril de 2016

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Série de TV - "O Gato e os Ratos" - Episódio 5 - Os pequenos crimes de Agatha Christie - Dublado em Português .

COMO EU CONHECI O "MESSIAS" .

Nesta minha vida profissional e particular já passei por várias fases interessantes. Uma delas foi num período que vai de 1993 a 1998,ocasião em que,além de ter como clientes pessoas físicas,também trabalhei para firmas e algumas associações,ou entidades sem fins lucrativos ,como uma determinada organização religiosa, que seus associados denominavam de "Igreja".
E era uma Igreja realmente,mas destas que se enquadram na chamada denominação neo-pentecostal,onde objetivam muito mais arrecadar dinheiro, do que propriamente difundir a religião,ou os ensinamentos bíblicos e desenvolver o lado espiritual das pessoas.
Esta "Igreja" era bem fraquinha financeiramente por assim dizer,pois estava começando por aqui. E segundo eu soube, sua "matriz" tinha sede em Belo Horizonte -M.G. 
-Era de lá que o Presidente da Associação que administrava a Igreja dava as coordenadas para que o Pastor da cidade em que eu morava, (Goiânia,GO),organizasse sua "filial" e fizesse a cabeça dos fiéis. Estas coisas de lavagem cerebral que algumas igrejas fazem para que os frequentadores paguem dízimo e convençam outras pessoas que lá,naquela Igreja, acontecem milagres,a pessoa melhora de vida, etc.
Nesta época era confusa a maneira deles conduzir a Igreja que, embora se denominasse como Evangélica,tinha alguns rituais parecidos com a Igreja católica,como novenas, cruz,velas,etc.
Também lá já difundiam a tal "Teologia da Prosperidade" muito em voga hoje em dia em algumas Igrejas evangélicas. 
Porém, esta para qual eu trabalhava ,era uma Igreja de fiéis ou "clientes" pobres e o dinheiro era escasso.
 Ou seja, as "contribuições" ou dízimos pagos pelos frequentadores eram poucos.
Eu pessoalmente sou contra esse negócio de ficar dando muito dinheiro para Igrejas e Pastores. A gente deve ajudar, pois a igreja precisa se manter,mas nada de dízimo de dez por cento.
-Deus não precisa de dinheiro.
Eu trabalhava diretamente com o Pastor,que eles chamavam de "Bispo". Só que este Pastor (ou Bispo) e sua própria Igreja tinham problemas judiciais e foi ai que passei a ser o Assessor Jurídico deles. 
Eles me pagavam direitinho,não posso reclamar. Eu cobrava por mês e sempre recebia meus honorários. Foi um dinheiro ganho com muito trabalho,não enganei ninguém. E foi muito útil para ajudar em minhas despesas de casa. Pagar contas,etc.
E para desenvolver meu trabalho,obviamente,eu tinha de ir até o Pastor,que muitas vezes eu encontrava na Igreja mesmo,em horário comercial.
Foi nestas idas e vindas  na Igreja, nas horas fora dos horários de cultos, que observei que haviam muitas muletas penduradas na parede. Isto me deixou curioso,perplexo. 
Então  perguntei ao pastor:
-"Estas muletas eram de fiéis da Igreja,que passaram a andar sem elas? 
E completei: 
-Ocorrem milagres aqui ? 
Lógico que havia ceticismo em minhas palavras,pois sempre desconfiei de milagres fáceis. Milagres acontecem... mas, só de vez em quando !
Milagre todo dia só na "Igreja Mundial do Poder de Deus" do "Apostolo" Valdemiro Santiago. 
Eles que dizem isto...
E o Pastor para quem eu trabalhava,sabendo da minha incredulidade e por ser eu de uma outra religião que a deles, me disse:
- " Isto faz parte do negócio" ! ...
Eu falei que entendia e não mais toquei no assunto. Lógico que aquelas muletas serviam para a encenação dos cultos e para dizer que milagres ocorriam ali. 
-Em resumo,era uma maneira de enganar os fiéis. Como aliás,ocorre em outras denominações.
Não questionei mais e durante alguns anos trabalhei para eles apenas como advogado sem me adentrar nos aspectos da Religião ou dos comportamentos deles ( dos Administradores da Igreja) e das formas que usavam para convencer fiéis.
Fiz amizade com várias pessoas desta Igreja,entre elas com o próprio  Bispo, que eu defendi em causas judiciais,no fórum de Goiânia. E fiz amizade até com uma secretária deles que estudava direito e muito se interessava pelo meu trabalho. 
-Conversávamos muito,sempre que eu ia lá.
Também, neste tempo, eles se utilizavam da mídia para propagar a Igreja. Pagavam horários na TV e no Rádio.
 É uma forma de propaganda,logicamente.
Foi ai que apareceu uma figura incrível ,entre os pastores que eles traziam de fora para a Igreja desta cidade onde eu morava. 
Era uma figura diferente,parecia um "hippie" daqueles dos anos 60 '. 
Era alto,magro,cabeludo e barbudo. Tinha pouco mais de 30 anos de idade.
Eles o denominavam, de "MESSIAS" e ele era,na verdade ,mais um dos membros da mesma Igreja,mas que tinha uma missão diferente  da que o Pastor com quem eu trabalhava. Ele era um pregador nato e fazia os programas de rádio,com muita ênfase, arrebatador ,barulhento, tentando convencer as pessoas de que na sua Igreja os milagres aconteciam realmente. 
Eu não fui nos cultos que ele ministrava,que era em um outro prédio (uma igreja/filial) sem ser no prédio no qual eu me encontrava  com o pastor que me contratara. Mas algumas pessoas me disseram que ele fazia uma encenação danada,com sua túnica,sua barba e cabelos longos. 
Era ele ,por assim dizer,o "Messias" do século XX. E propagavam isto nos cultos e nos progrmas de rádio. Já na TV era o Bispo para o qual eu trabalhava que fazia o programa. Mas  este era um programa mais discreto, pregando mesmo a palavra da Bíblia.
E acho que,na época, eles convenceram muitas pessoas a irem até a sua Igreja.
Na verdade estas pessoas que iam a esta Igreja eram como estes "seguidores" atuais que existem de certas seitas ou novas Igrejas (neo-pentecostais). 
E quanto ao Messias ele era mais um destes que estudaram um pouco de Teologia e se auto-denominam de pastores. Alguns sabem alguma coisa.Outros dizem muitas bobagens.
-O País estrá cheio deles.
Só que este barbudo e cabeludo do qual falo, não usava o título de Pastor,Apóstolo ou Bispo. Ele se autodenominava de Messias mesmo. Para ele aquela sua vida era apenas um trabalho,como qualquer outro. E se utilizava deste nome mais que famoso para convencer pessoas...
Enfim,para encurtar a história,por causa do meu trabalho e por causa dos problemas judiciais deles, numa ocasião o Pastor para o qual eu trabalhava me apresentou este "Messias". E foi exatamente no Fórum que eu o vi pela primeira vez,ao vivo e a cores,embora eu já ouvira ele no rádio.

Na verdade ele não deu "muita bola" para mim não. Me pareceu muito arrogante aquele Messias. 
Já pensaram num Messias arrogante ?
O certo é que eu, como advogado ativo e no exercício de meu trabalho,fiz o que tinha que fazer,olhei o processo deles no fórum e ao chegar em casa falei para minha cara-metade que eu havia "encontrado" o Messias ! 
Só que eu falei em tom de gozação.
- Eu disse :Aleluia,hoje eu encontrei o Messias  no Fórum!...
 Ela achou que eu estava brincando e deu uma "bronca" em mim,pois é destas evangélicas que vê blasfêmia em tudo.
Mas, na verdade eu estava brincando mesmo,pois nunca acreditei que aquele "Messias" fizesse algum milagre,como realmente nunca ouvi falar que fez.
Depois de um certo tempo, o Bispo que me contratara se mudou,foi para outro Estado e eu parei de trabalhar para esta "Igreja". Mas fiquei amigo dele.
Depois, em 2006/2007,ele apareceu e precisou de meus serviços para um problema pessoal dele e o atendi. Fiz uma petição, fiz a audiência e um acordo judicial e ganhei meu dinheiro honestamente. 
Depois ele sumiu de novo. Recentemente soube que está ,de novo,em outro Estado brasileiro.
Quanto ao Messias,nunca mais ouvi falar dele. E em 2010 para 2011,aquela secretária da Igreja que citei linhas atrás, me procurou para eu substabelecer um antigo processo para outros advogados,o que fiz.
A Igreja dela,do Messias e do Pastor para o qual eu trabalhei passou a ser mais Cristã,conseguiu uma sede na Capital e parou com aquelas estratégias de muletas nas paredes,programas no rádio e na TV. Hoje é uma Igreja mais simples,com objetivos religiosos e espirituais de fato. Não mais vi programas deles, nem no rádio nem na TV.

Estes dias,contando esta história para minhas filhas ,que agora já são também formadas em direito, resumi parte desta narrativa numa frase bem humorada: 
-O dia em que encontrei o Messias no fórum de Goiânia,GO,mas ele não me "converteu" !
Ou seja, ele não me fez mudar de religião. 
Nem ele nem o Pastor (Bispo) para o qual trabalhei por alguns anos.  
Eu continuo católico ,religião na qual fui batizado.
E o batismo,conforme aprendi, é só uma vez.
-Tal qual a nossa vida: 
-É só uma !
------------------------------------------------
P.S. Por se tratar de fatos verídicos, deixei de citar,de propósito,os nomes verdadeiros de todos os personagens desta história,para preservar suas privacidades e de suas famílias (A.G.)

 Reedição : A.G. - 05 de março de 2016
.