quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cinema Especial : "100 Rifles" ( Western -Ano de Produção : 1969)- Jim Brown, Raquel Welch e Burt Reynolds -Longa Metragem-Sucesso do Cinema - Idioma Original do Filme : Inglês e Espanhol.

VÍDEO - Tema Musical do Filme A MISSÃO -(The Mission - Gabriel's Oboé ).Com cenas do filme.

Comentários sobre o Filme "A MISSÃO" - Com: Robert de De Niro e Jeremy Irons- Produção Inglesa.

Este filme, embora de produção Inglesa, narra uma história real,misturada com ficção,para mostrar como foi a atuação dos Jesuítas numa a região inóspita,na divisa do Brasil/Argentina e Uruguai,numa época em que a política da Igreja se submetia às Políticas de Portugal e Espanha,com relação ao território da América do Sul.
Nele, o Padre Gabriel, (magistralmente interpretado pelo Ator Inglês Jeremy Irons), um religioso espanhol ainda muito jovem,viaja para a região inculta da América do Sul, com o propósito de converter os indígenas nativos, à religião Católica.
Enquanto isto o personagem Mendoza ,(interpretado por Robert de Niro ), um aventureiro caçador de escravos, é convertido e se junta ao Padre Gabriel nesta sua "Missão".
Quando ocorre uma negociação entre Portugal e Espanha,por interesses políticos, a região onde estavam passa para o domínio Português. Estes eram contra o trabalho dos Missionários  Jesuítas comandados pelo Padre Gabriel. E estes missionários e os índios convertidos que estavam construindo uma grande Igreja,são atacados brutalmente por agressores vindos de Portugal.
Vale salientar neste filme que,embora focado no campo da ficção e situado na história real, nele se destaca a negociação e influências de um personagem bem conhecido nosso,de nossa história: o Marquês de Pombal.
O Diretor do filme é o famoso Roland Joffé e o  Produtor é David Putnam , e ambos são os mesmos de "Os Gritos do Silêncio",  que neste filme não obtiveram o sucesso de público esperado,...
Contudo, para professores de história e religiosos,este é um filme importante,que deu mais certo em vídeo do que no cinema.
As divergências entre o Padre Gabriel e Mendoza,são a tônica do filme,que tem cenários incríveis filmado nas Cataratas de Iguaçu e redondezas, e uma outra parte na Colômbia. São inesquecíveis as imagens do filme,aliada à música do Maestro Ennio Morricone.
Aliás,da trilha sonora deste filme, que já é muito boa,saiu a canção "Nella Fantasia",que ficou mais conhecida cantada pela Inglesa Sarah Brightman.
O Filme é de 1986 e ganhou como a melhor fotografia,entres os indicados, na premiação do Oscar de 1987.
....................................

Compilação e texto original : Antônio Gomes.
Edição: 25 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Top 100: "Os 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos" - Classificação em Ordem Decrescente - Com Títulos e Legendas .

Vídeo com Comentários sobre o Filme " A Doce Vida" (La Dolce Vita) de Fellini.

A DOCE VIDA - Uma das grandes obras de Frederico Fellini. Um Clássico dos Anos 60'

Este é,sem dúvida,um dos melhores filme de Federico Fellini,o mago italiano do cinema dos anos 50 a 90, e que deixou uma interessante obra cinematográfica para todos os apreciadores de bons filme e cinéfilos em geral. 
Diz um jornalista crítico de cinema que: "Federico Fellini fundiu as habilidades do palhaço e do mágico e as transferiu para o cinema..."
Filmes famosos como : " Roma"; " Os Boas Vidas"; "Amarcord";  "Casanova";  "Oito e Meio"; " E la Nave Va"; " A Voz da Lua",  ou " A Cidade das Mulheres", " A Entrevista"; " Estrada da Vida" , entre outros,nos prova que essa assertiva do crítico-jornalista estava mais que certa. 
O Cinema dos anos 50 a 90 do Século XX tem dois tempos : antes e depois de Fellini.
A história do filme "A Doce Vida" é,em resumo, mais ou menos  esta:
Na Roma dos anos 60,do século XX, um jornalista "bon vivant" e dado a fofocas, e de repente,se sentindo vazio intimamente,sonha escrever exatamente sobre a vida que conhece: as pessoa fúteis e vazias da vida social na Roma dos anos 60.
Foi com este filme que ele começou a mostrar seu estilo próprio,que ficou conhecido como " FELINIANO", surgindo dai este adjetivo  que  não existia até então nos Dicionários.
Em outros filmes,como Amacord e a Voz da Lua,seus personagens estão mais visíveis ainda. Ele gostava de mostrar as pessoas diferentes,feias,gordas e criaturas de seu imaginário pessoal,coisas que viu e ouviu na infância e juventude.
Fellini deixou para os futuros cineastas uma lição de como fazer cinema. 
Na mesma época de Fellini, outros grandes diretores de cinema ficaram famosos entre os anos de  1950 a 1990, do século passado. Diretores como: Roberto Rossellini , Luchino Visconti, Vitório de Sica, Ingmar Bergman , Francois Truffaut e Alfred Hitchcok,cada qual no seu estilo,claro !
No filme "A Doce Vida" , Fellini começou uma " parceria" com o famoso ator italiano Marcelo Mastroianni,com quem faria muitos outros filmes.
Neste filme ficou famosa a cena da atriz loura e sueca ,Anita Ekberg , tomando banho ao vivo (mas não a cores), na "Fontana de Trevi",uma das cenas mais famosas de toda a história do cinema. Infelizmente já faleceram o próprio Federico Fellini, o Ator Marcelo Mastroianni e mais recentemente a atriz Anita Ekberg.
Só a título de curiosidade: O ator Marcelo Mastroianni fez tantos filmes com a Sofia Loren,entre os anos 60 e 80 do século XX que muitos acharam que eles eram um casal. Mas foram mesmo apenas bons amigos, e,obviamente colegas na parceria de filmes famosos. 
 F. Fellini gostava de colocar em seus filme a sua esposa Gulietta Massina,como fez em "Noites de Cabiria".
Esta época era a época dos "cinema de autor" ,como se diz,onde o filme tinha rótulo : este é "um filme do Fellini", por exemplo . Isso,por si só anunciado na imprensa,era suficiente para levar grande  público ao filme, em todo mundo. 
Dava "ibope" para a pessoa dizer que  "Eu vi um filme do Fellini".
Essa época tínhamos mais filmes europeus no Brasil. Havia uma distribuição melhor destes filmes. E um público mais culto,por assim dizer. Ir no cinema era um acontecimento,tal como ir num teatro. Hoje há muitos cinemas nos Shoppings,mas,poucos filmes bons de verdade.
Atualmente as salas de cinema estão invadidas por filmes americanos,oriundos de Hollywood (USA). Você vê o filme uma vez e não quer ver mais. E depois eles te fazem ver outro, e outro e mais outro,com tanta propaganda que fazem na mídia em geral.Eles "massacram" nossa mente com as propagandas,pois cinema para eles é indústria,é lucro, é uma arte duvidosa...
Porém,cinema de verdade é como este, "A Doce Vida" de Fellini. Um filme,que nos faz pensar sobre o ser humano e sua existência na sociedade.
E o melhor,nos divertindo,pois esta é uma das finalidades do cinema.
E um filme é, antes de tudo,uma maneira bem própria de nos contar uma história,com sons,legendas e imagens.
 Além de  nos levar a pensar, a sonhar e a fugir da realidade.

Cinema também é arte e cultura,não se esqueçam !

........................................................
Compilação dos dados e texto original : Antônio Gomes - Edição : 24 de fevereiro de 2016.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Intocáveis" -Filme Francês- Dublado em Português- Ano -2011.

2001: ODISSEIA NO ESPAÇO - Trailer Oficial-Legendado em Português

2001-Uma Odisseia no Espaço- De Stanley Kubrick -Um filme épico dos anos 60' .


PRÓLOGO :

Para as gerações recentes,acostumadas a filmes com efeitos técnicos e especiais de última geração, o filme 2001 pode parecer ultrapassado. Mas se trata de um épico do cinema mundial,produzido em 1968, e que retrata uma aventura espacial visionária que à primeira vista parece ser uma antecipação da fantástica decida do homem à lua,o que ocorreria em julho de 1969.
- Mas não é bem isso que o filme  retrata.

O ENREDO :

O Enredo do filme é bem simples para nós hoje em dia,e que já lemos sobre a conquista espacial,inclusive no início deste blog(fevereiro de 2015). 
No filme se conta a história de um"monólito" que se descobriu ter servido de estímulo para a evolução dos primatas anteriormente. E é descoberto enterrado na lua.. E numa tentativa de saber mais sobre ele, a espaçonave "DISCOVERY" é enviada ao local.
Começando com a origem do homem e terminando com o estágio seguinte de nossa evolução, KUBRICK mal pôde ter previsto quão ambicioso o projeto se tornaria quando encontrou pela primeira vez o Autor Arthur C. Clarke e sugeriu que trabalhassem juntos num"filme notoriamente bom de ficção científica" . E após explorar a obra de Clarke eles concordaram  que o conto " A Sentinela" formaria a base do filme.

O QUE É O FILME EM SÍNTESE :

2001-Uma Odisseia no Espaço é uma contagem regressiva para o futuro,o mapa para o destino da humanidade,uma indagação para o infinito.
É um filme fascinante que ganhou o Oscar de Melhor Efeito Especial e que mostra o drama entre a máquina e o homem envolto em música e movimento,um trabalho tão influente que o cineasta Steven Spielberg o comparou com o " Big Bang",dos produtores de sua geração.
Talvez seja este filme o melhor trabalho de Kubrick, que ainda inspira e fascina inúmeras gerações. 
Eu, pessoalmente, acho " A Laranja Mecânica" como melhor filme de Kubrick. 
Aliás Laranja Mecânica é um dos melhores filmes já feitos em todo o mundo.
O filme 2001 inovou em técnicas de formatação de uma centrífuga gigante,para nos mostrar os efeitos da gravidade e da falta dela aos personagens no espaço...
E o filme traz uma trilha sonora de primeira,desde a música tema de  Richard Strauss (Also Sprach Zarathrusta),que ficou bem conhecida por aqui com a versão do músico Eumir Deodato (brasileiro), e  com outras obras de compositores não menos famosos.
O filme inova muito para a época, pois nos mostra até um personagem novo para os filmes,um supercomputador com nome e número : O Hal 9000.
2001-Uma Odisseia no Espaço virou um filme Cult,destes que as pessoas sempre insistem em falar que viu,mesmo não tendo visto,pois ele é sinônimo de cinema,de criatividade e de futurismo. Ele é tão visionário que já nos anos 70' do século passado nos parecia um ser documentário sobre a ida do homem à lua. Embora ele tenha sido feito um ano antes de acontecer este fato real.
É considerado ainda hoje,47 anos após ter sido feito e exibido nos cinemas,com um dos 100 melhores filmes de todo o mundo.
Entra ano e sai ano e ele continua  nesta lista dos melhores.
Se você,leitor amigo, não viu o filme ainda,faça isto. E deixe o medo e o mistério da aventura invadir você.

FICHA TÉCNICA:

1-Produção: Grã Bretanha e E.U.A.
2-Ano de Produção e lançamento mundial : 1968.
3-Elenco: Keir Dullea Gary Lockwood, e outros.
4-Cias Produtoras : MGM e POLARIS .
5-Produtor Executivo : Stanley Kubrick.

PRÊMIOS :

O filme foi o ganhador do Oscar de "Melhores Efeitos Especiais",na premiação da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood,em 1969.
.................................................................................
P.S. Este é um dos filmes de minha coleção particular.
Compilação dos dados e texto : Antônio Gomes- 
23 de fevereiro de 2016.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Trailer do Filme : Ben-Hur - Dublado em Português

"BEN HUR" - Um Clássico do Cinema Mundial -Ganhador de 11 Oscars.

Para os mais jovens,que não puderam ver este famoso filme no cinema,restou a oportunidade de vê-lo através de Vídeos e DVDs que foram lançados e  relançados através dos anos. E  também na TV a Cabo,que sempre passa.
 Mas quando foi lançado,em 1959, chamou atenção por ser uma Superprodução em "Cinemascope", em 70 mm e nova qualidade de som, novidades para a época. E por ter  sido gastos em sua produção muitos  milhões de dólares. Assim como para sua divulgação pelo mundo todo.
A história do filme é bem simples e fácil de entender: Na jerusalém do Século I, d.C.(depois de Cristo) , um jovem comerciante rico de origem judaica, de nome JUDAH BEN HUR (protagonizado pelo excelente ator Charlston Heston),recebe inicialmente com alegria um seu velho amigo de nome Messala (interpretado por Stephen Boyd). Mas este agora é chefe das forças das legiões romanas. Em pouco tempo eles entram em conflito e Messala consegue que Ben Hur seja incriminado e condenado a viver como escravo nas galeras.Além disso o comandante Messala manda para a prisão a mãe e a irmã de Ben Hur. Com isso surge o desejo de vingança em Ben Hur e o filme se desenvolve todo em função dessa ira dele com relação ao antigo amigo e agora algoz Messala.
O filme não é original. Na verdade ele é uma adaptação de um outro filme homônimo de 1926,ainda no tempo do cinema mudo. Nesta nova versão do Diretor Willian Wyller, foi a produção mais cara do cinema da época, com um gasto superior a 15 milhões de dólares. Um espanto para a época.
O filme levou seis anos em pre-produção ,porém levou apenas seis meses ininterruptos para ser totalmente filmado em locações na Itália. A produtora MGM teve dificuldades financeiras depois deste filme,pois gastou mais do que podia em sua produção. 
Mas, o filme foi um sucesso em todo mundo, tendo ganho 11 Oscars e isto compensou todos os esforços e acabou por dar muito lucro aos produtores americanos..
Foi filmado em um cenário construído, e a famosa cena da corrida de carruagens ,que dura mais de vinte minutos do filme, continua até hoje sendo uma das mais bem feitas e filmadas em toda a história do cinema.
O filme tem quase quatro horas de duração e teve no ator Charlston Heston seu principal divulgador,já que ele ficara famoso no filme épico  "Os Dez Mandamentos" ,no majestoso papel de MOISÉS,(o da Bíblia) que tinha sido a maior bilheteria do cinema tês anos antes (1956).
Curiosamente Heston só ganhou o pepel de Ben Hur neste filme porque o mesmo foi recusado por Marlon Brando e por Tony Curtis,que já eram bem famosos em Hollywood na época. 
Um outro filme mais recente divide este record de 11 Oscars com  "Ben Hur", o laureado  filme "Titanic" de 1997.
.................................................
Compilação dos dados e texto original de Antônio L.Gomes - Edição :   21 de fevereiro de 2016

sábado, 20 de fevereiro de 2016

"Atirador de Elite"- Policial - (Dublado em Português )- Com James Remar e Cataherine Mary Stewart .

Trailer Legendado - O BEBÊ DE ROSEMARY .

" O BEBÊ DE ROSEMARY" -Um Clássico do Cinema-(Ano :1968)- Direção de Roman Polansky- Com Mia Farrow,Ruth Gordon , John Cassavettes e outros.


  • Este  é um filme que teve publicidade garantida não só pelo filme em si, que concorreu a prêmios do Oscar de 1969,mas também por causa da própria vida trágica e cheia de altos e baixos do Diretor Roman Polansky  e da Atriz  Mia Farrow,que entre outras coisas foi esposa ou amante de Frank Sinatra,esposa do compositor Andre Prévin (do filme " O Vale das Bonecas" ) e se casou depois com o Woody Allen,a quem acusou de ter se relacionado sexualmente com uma das filhas adotivas dela,quando esta ainda era menor de idade.
  • Depois ele separou-se dela e passou a viver com essa filha adotiva da Mia Farrow...(que de certo não foi tão estuprada assim,pois aceitou viver amasiada com o estuprador Woody Allen).
  • O que virou caso de polícia.
  •  Junte-se a isto o fato de que o Diretor do filme, Roman Polansky ,num pequeno espaço de tempo em que morou nos Estados Unidos,estuprou uma menor de treze anos de idade e por isso nunca mais lhe permitiram de ir lá. 
  • Se ele pisar lá no território americano,será preso.
  • Nem pôde  ir receber o Oscar pelo Filme "O Pianista" que dirigiu na Europa e foi premiado pela Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. 
  • E bem antes,nos meados dos anos de 1970 ,a sua primeira esposa, Sharon Tate ( "O Jovem Frankstein") ,que estava grávida,foi vítima de um ritual macabro,e foi morta pelo maníaco drogado Charles Manson, que está preso até hoje. Parece que a "maldição" do "Bebê de Rosemary" os acompanhou pelo resto da vida.
  • O Filme em si tem história bem simples,mas que na época assustou o mundo,por causa da trama também macabra que nele se desenrola:  Os jovens recém-casados Guy ( John Cassavetes ) e Rosemary (Mia |Farrow) se mudam para um apartamento na Cidade de Nova York, (EUA) e fazem amizades com os vizinhos.Quando o casal mais velho da porta ao lado ficam amigos demais de Rosemary,os alertas de uma mulher que havia cometido suicídio recentemente no prédio vêm à lembrança. 
  • Esse filme que trata de uma espécie de "culto ao demônio", é,na verdade ,um filme de terror psicológico muito bem articulado. E é a vizinha estranha e muito bem interpretada por Ruth Gordon,que "rouba a cena",neste filme.Ela inclusive ganhou um Oscar de atriz coadjuvante neste filme.
  •  Com roteiro do próprio R.Polansky o filme é baseado no livro do Escritor  Ira Levin, ( que também escreveu" Os Meninos do Brasil"),
  •  O filme tem como ponto de impacto a cena em que o "filho" de Rosemary é concebido. Quem viu nunca esqueceu. E quem quiser ver e se assustar é só ver o filme,que se encontra nas Locadoras e talvez até o no You Tube.
  • Entre estas "maldições" ou " coincidências" que acompanham a historia deste filme,temos que informar,mesmo a título de curiosidade que, as cenas do "Bebê de Rosemary" foram gravadas no prédio chamado Edifício Dakota,onde também viria  morar,anos mais tarde, o famoso compositor John Lennon (dos "Beatles") e sua mulher japonesa Yoko Ono. E foi bem perto dele que o autor de "Imagine" foi assassinado nos anos 80,por um "fã" meio doido,que foi condenado e também está preso até hoje nos EUA.
  • Ou seja,se fizessem um filme contando estas tragédias  pessoais ,subsequentes ao filme "O Bebê de Rosemary", daria  um outro filme, talvez até melhor que este intrigante filme de terror psicológico de Roman Polansky.
  • E antes que me esqueça: quem quiser saber quem é o verdadeiro pai do Bebê da personagem Rosemary,tem que ver o filme...
  • .............................................
       Edição : 20 de fevereiro de 2016.
      Compilação dos dados e texto original de Antônio Luiz Gomes

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"Desaparecida" - Filme completo Dublado em Português .

Trailer do Filme "Adeus, Meninos" - Diretor : Louis Malle - França .

"ADEUS,MENINOS " - Um Clássico do Cinema Francês , do Diretor Louis Malle (Produção : França ,1987)

1-  O DIRETOR :
   
   LOUIS MALLE ( 1935-1995),que estudou muito e se formou em Ciências Políticas pela Universidade de Sorbonne, em Paris, foi um dos integrantes do grupo de cineastas que capitaneou a "Nouvelle Vague" francesa, que teve seu auge com  outros famosos Diretores da época ,tais como : FRANCOIS TRUFFAUT ( 1932-1984), JEAN LUC GODDARD( 1930- ); CLAUDE CHABROL ( 1930-2010); e JACQUES RIVETTE( nasceu em 1928 e faleceu em 29 de janeiro de  2016).
Nascido na cidade de Thumeries,no norte da França,era oriundo de uma família rica,de industriais que produziam açúcar. Viveu portanto no âmbito da Burguesia Francesa e cresceu em meio à ocupação da França pelos Alemães do nefasto ditador Adolf Hitler (Alemanha nazista),durante o período anterior e até a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945). Ele mesmo esteve em internatos católicos, experiência esta que evocaria neste seu filme "ADEUS, MENINOS" , de 1987.

2-FILMOGRAFIA :

  Entre e os seus filmes mais conhecidos estão : "O Mundo do Silêncio (1956); "Vida Privada" (1962); "Trinta Anos Esta Noite"( 1963); "Viva Maria" (1965); "O Ladrão Aventureiro"( 1967); "Calcutá "(1969) ;"Close Up" (1976); "Menina Bonita (Pretty Baby de 1978); Adeus, Meninos(1987) , e "Perdas e Danos " de 1993.

3-RESUMO DO FILME "ADEUS,MENINOS " 

   Durante o período da Segunda Guerra,na França ocupada pelos Alemães Nazistas,o jovem JULIEN despede-se de sua mãe, com quem passou o Natal, para retornar às aulas no Internato Católico situado no interior da França,na companhia de seu irmão. Nesta escola ,a chegada de três novos alunos,entre os quais JEAN BONNET, desperta em JULIEN um misto de atração e vontade de competição.A curiosidade de JULIEN capta as diferenças de hábitos de BONNET e ele acaba descobrindo a origem judaica do colega novato. Após a expulsão de JOSEPH, o ajudante de cozinha acusado de roubar e traficar alimentos,a escola é invadida pela GESTAPO (Polícia Alemã),e os judeus, que estavam sob a proteção do Padre chefe do Internato, são capturados e enviados para a morte em um campo de concentração dos nazistas
A escolha de dois atores mirins desconhecidos na época e a expressividade afetiva que o já experimentado Diretor Louis Malle consegue obter deles, fortalece o pacto de compartilhamento público com o drama. Outra grande qualidade do filme é não forçar o sentimentalismo barato,deixando as situações se acumularem,sem apelar para rupturas de tom.

Um exemplo da eficácia da contenção encontra-se no "retrato nuançado" que Louis Malle faz dos nazistas em seu filme. Com exceção do cruel chefe da Gestapo que interrompe a aula, os personagens alemães mostrados no filme não se revelam tão ameaçadores.  Já os personagens franceses do filme,que colaboram com os alemães invasores, se mostram muito mais traiçoeiros, agindo como "dedos-duros" e se aproveitando da situação. Como, aliás, ocorreu em outros locais onde as tropas de Hitler invadiram na Europa, entre os anos de 1939 a 1945. 

O filme "Adeus,Meninos" de Louis Malle, em vez de forçar o telespectador às lágrimas e ao desespero, como acontece com o filme Chantagista conhecido de todos denominado de "O Menino do Pijama Listado" de 2008, o filme de Malle,ao contra´rio funciona em outro nível,muito mais profundo,onde a lucidez provoca muito mais efeitos do que a dor"

4- CURIOSIDADES SOBRE O DIRETOR E SEUS FILMES :

    Muitos dos filmes de Louis Malle ficaram conhecidos muito mais pelos atores que neles aparecem do que propriamente por ser Louis Malle o Diretor, já muito famoso na Europa, porém pouco conhecido mundialmente ,por causa da distribuição de filmes que é predominantemente dominada pelos Americanos do Norte. 
Contudo,como muitos atores de seus filmes são conhecidos mundialmente,então seus filmes acabaram por se tornar filmes "Cults" ou mesmo de sucesso comercial,como foi "Perdas e Danos",que trouxe no elenco os famosos Jeremy Irons (inglês) e atriz Juliette Binoche(francesa).  Isto sem contar o antológico filme "Viva Maria" com Brigitte Bardott (francesa)  e Cláudia Cardinale (tunisiana,porém conhecida com Atriz Italiana),ambas bem famosas à época, e lembradas por cinéfilos de todo o mundo até hoje. Dirigiu também Brooke Shields e Keith Carradine em "Menina Bonita"(Pretty Baby ),com produção Americana do Norte. E não podemos nos esquecer do "Ladrão Aventureiro",com o impagável ator francês Jean Paul Belmondo.
Durante certo tempo,entre os anos de 1980 a 1995,quando faleceu, ele foi casado com a atriz americana Candice Bergen,conhecida de filmes como "Ghandi",no qual faz o papel de uma jornalista, e em seriados americanos para a TV. Louis Malle faleceu em 23 de novembro de 1995. Ele nos deixou um legado de bons filmes. Desses filmes que nos fazem pensar e que nos ensinam alguma coisa a mais. Diferentemente de certos filmes comerciais americanos,que são só para passar o tempo .  
O filme " Adeus,Meninos"  foi indicado ,na premiação do Oscar de 1988, em Hollywood (USA),para o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Entre outras indicações. E também para o Leão de Ouro,de 1987, em Veneza (Itália), no qual se saiu vencedor. E foi indicado ao  Globo de Ouro (USA),entre outros.

5- FICHA TÉCNICA DO FILME :

Filme : ADEUS,MENINOS" de 1987.
Produtor: O próprio Louis Malle :
Diretor do Filme : Louis Malle;
Roteiro: do próprio Louis Malle;
Fotografia : Renato Berta;
Personagens e atores Principais:  JULIEN : Gaspard Manesse: JEAN BONNET : Raphael Fejto; SRA. QUENTIN: Francine Racette : JOSEPH : Francois Négret ; PADRE MICHAEL : Francois Berléand; SRTA DAVENNE : Irène Jacob; PADRE JEAN: Philippe Morier-Genoud; FRANCOIS QUENTIN: Stanislas Carré de Malberg .
MONTAGEM Emmanuelle Castro.
FIGURINO : Corrine Jorry.
Direção de Arte: Willy Holt.
 Estreia do filme na Europa: Outubro de 1987,na França.
Estreia no Brasil: junho de 1988.
..........................................................
P.S. Este é um dos filmes em DVD que fazem parte de minha coleção !
Compilação dos Dados e Pesquisa de Antônio Luiz Gomes.
Edição : 17 de fevereiro de 2016.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

U2 - "Stay" (Der Himmel über Berlin) - Cenas do Filme Asas do Desejo ( Winds Of Desire)

"ASAS DO DESEJO": A OBRA PRIMA DE WIN WENDERS .

1- O FILME : 
    "Asas do Desejo" é uma daqueles filmes que se assiste e não mais se esquece. Não é apenas mais um filme comercial, de super heróis ou de tiroteio, destes filmes comerciais ou "consumíveis", como faz a "indústria" de cinema de Hollywood.
É um filme raro que só se faz uma vez. Pode se fazer outros,parecidos,copiados ou até refilmagens,mas nunca fica igual.
O enredo do filme é fácil de entender. A ideia da história é que inova. No caso de "Asas do Desejo",um filme Alemão dos anos 80, o cineasta Win Wenders nos  mostra a história de dois anjos que vagueiam pelos céus e ruas de Berlim. Eles agem como os seres espirituais que nós,principalmente os cristão-católicos, chamamos de "anjos da guarda". E assim agindo, vigiam os seres humanos, no caso os personagens do filme. E ouvem suas vozes, seguem seus passos,  escutam seus lamentos e sentem suas emoções.
Só as crianças podem vê-los !
O mundo dessas criaturas imateriais (os anjos de Wenders) é em preto e branco, enquanto que os seres humanos veem e vivem em cores.
Os personagens do filme,de nomes "Dammiel" e "Cassiel",são muito bem interpretados pelos atores Bruno Ganz e  Otto Sander, respectivamente. 
Num belo dia o "anjo"  Dammiel se depara com uma bela  jovem trapezista francesa que trabalha num circo. Ela está sem perspectivas para o futuro de sua carreia e está pensando em largar tudo. Porém aos poucos o anjo se aproxima dela e por ela se apaixona...
Contudo,para poder amá-la plenamente, Dammiel tem de se materializar e descer à terra. Quando isto acontece,ele precisa aprender,tal qual uma criança,as diferentes matizes do mundo real,do mundo em que vivemos. Antes ele apenas observava, mas não sentia,por causa de sua condição de "anjo". Como um ser humano agora, ele descobre ,por exemplo, que o sangue é vermelho,que tubos de metal de uma obra são amarelos e que figuras grafitadas no Muro de Berlim são cinza e ocre !Assim como pode ver que os olhos das pessoas podem ser de várias cores, como castanhos,pretos, e inclusive azuis...
E a história do filme vai caminhando por aí e eu não vou contá-lo todo,pois seria falta de respeito com quem vai se interessar em vê-lo, de agora em diante.

2- O DIRETOR :
   Wim Wenders é um daqueles Diretores de Cinema que cada filme que dirigiu se tornou uma obra de arte mesmo, e não apenas um filme para se ver e depois esquecer. Seus filmes não são todos unanimidades de beleza e arte,claro,mas a maioria deles foge do convencional. 
    Alemão de origem e obviamente com formação cristã, Wenders é considerado como um dos mais influentes diretores de cinema de todos os tempos. Foi um dos maiores inovadores da maneira de se fazer cinema. Muitos copiaram ele, mas nunca chegaram à sua criatividade.
Nasceu em Dusseldorf, (Alemanha) no ano de 1945,  época em que seu país vivia os últimos dias da Grande Guerra Mundial.
E por influencia do poderio americano de pós-guerra e da força que esse país tinha nos meios culturais alemães,inclusive no cinema, ele também foi influenciado. E estudou para ser cineasta.
Os primeiros passos de Wenders no meio cinematográfico se deu nos princípios dos anos de 1960, e coincide com a reconstrução do cinema alemão,com o surgimento da chamada "Contra Cultura" e a influência da "Nouvelle Vague" Francesa, que teve como expoentes,por exemplo,os cineastas Jean Luc Goddard e Francois Truffaut.
E juntamente com mais outros dois "gigantes" do cinema ,os alemães Werner Herzog e Rainer Werner Fasbinder, Wenders foi o grande protagonista do "Novo Cinema Europeu"....obviamente o braço germânico do movimento !

 3-REPERCUSSÃO DO FILME E DA OBRA DE WENDERS :
    Com esta sua história contada no filme "Asas do Desejo", carregada de um certo "romantismo de fim de século", (embora o   filme tenha sido feito ainda nos anos de 1985-86 e lançado em 1987),Wenders alcançou e pôde ver que este foi um de seus filmes mais cultuados dos últimos anos.
O drama de um amor quase impossível entre um anjo e uma trapezista francesa, é um dos pontos fortes de seu poder de encantamento. Contudo o filme guarda outros elementos surpresas,igualmente sedutores.
Ressalte-se ainda neste filme os chamados "contrastes visuais",que o cineasta alemão explora. Além do "preto e branco" e das cores da fotografia excepcional de Henri Alekan.
Obviamente que poderíamos discorrer muito mais sobre Wenders ,sua vida, sua obra e sobre a importância do Cinema Alemão para o grande Cinema Novo Europeu, que surgiu a partir do final da Segunda Grande Guerra Mundial e que teve seu auge maior a partir dos anos de 1960 em diante.
 Mas ficamos por aqui,pois o objetivo do blog é este mesmo: passar para os que ainda não são cinéfilos como eu,alguns conhecimentos mínimos sobre  os filmes raros e sobre o cinema.

 4-FICHA TÉCNICA E OUTRAS OBRAS DE WENDERS :
a) Produtores do filme Asas do Desejo : Anatole e Pascale Dauman; Wim Wenders, Ingrid Windisch e Joachim Von Mengershausen..
 b)- Diretor do Filme: WIM WENDERS.
c)- Atores Principais : Bruno Ganz (anjo Dammiel) ; Solveigh Dommartin (Marion, a trapezista); Otto Sander (Cassiel);Peter Falk (o Ator de Cinema);Hans Martin Stier( A morte );Elmar Wilms (Um homem triste) ; Sigurd Rachman (O suicida); Beatrice Manowski ( A menina do bar). 
d)- Outras Obras de Wenders: (Filmografia): Silver City(1969); A Letra Escarlate (1973); O Amigo Americano (1977); O Estado das Coisas, (1982); Paris Texas(1984); Tão Longe,Tão Perto (1993); O Céu de Lisboa (l994); Buena Vista Social Club (1999),entre outros.

5)- CURIOSIDADE QUE ENVOLVEM O FILME ASAS DO DESEJO :  
   No filme de  Wim Wenders,como já vimos acima, os dois anjos perambulam pelos céus e ruas de Berlim. Num dos Clipes de uma Música do U-2 eles usaram algumas imagens desse e do outro filme de Wenders (Tão Longe Tão Perto ,de 1993) e de Berlim também. E no clip da música fizeram uma montagem na qual eles aparecem,como se fossem personagens dos filmes. E num destes, aparece também a atriz  Nastassja  Kinski, que  trabalhou neste último filme de Wenders  ,e também no "Paris Texas" (de 1984). A música "Stay", do U-2, tocada no clip, com imagens dos filmes ("Asas do Desejo" e  "Tão Longe Tão Perto"), fez muito sucesso e deu visibilidade à obra de Wenders. Há várias montagens da música do U-2, ("Stay") com várias cenas dos dois filmes ,no You Tube.
Finalizando, eu aconselho àquelas pessoas que realmente gostam de filmes de arte, a assistirem "Asas do Desejo". Não é um destes filmes americanos de consumo rápido e para qualquer pessoa. É cinema de verdade,onde se misturam os conhecimentos de filosofia, história e religião. E tem ainda muito romantismo e nos faz sentir bem e fugir da dura realidade da vida. 
-E para quê mais ?
  E uma das finalidades do Cinema é fazer nós fugirmos da realidade mesmo e sonhar com um mundo melhor,nem que seja por  uma hora e meia,duas horas, ou mais um pouquinho...
  -Afinal de contas,não é proibido sonhar,nem querer o melhor para nossas vidas !
............................................... 

Compilação dos dados e texto Original A.L.G.
 Reedição: 15 de fevereiro de 2016