Pular para o conteúdo principal

COMO CONHECI O DR. PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA,O FUNDADOR DE GOIÂNIA.

Goiânia, a Capital do Estado de Goiás, completa aniversário neste dia 24 de outubro. E é, por certo,uma das mais novas capitais do Brasil.
Como cheguei a conhecer pessoalmente o Fundador de Goiânia,quando eu era ainda muito jovem, conto a seguir como isto aconteceu .
No período de minha vida em que eu procurei estudar com objetivo de entrar na Faculdade,aceitava qualquer trabalho honesto, desde que ele me possibilitasse concluir os estudos. E nesse tempo que agora conto, eu ainda estava para terminar o 2º grau.
Foi um amigo meu,o Jacinto Moura, que me "arrumou" o trabalho de auxiliar dele no Bar de um Posto de Gasolina,no centro de Goiânia,mais precisamente na Praça Cívica, esquina com a Rua 26, no Centro de Goiânia.
Era o "Posto Scarabocchio",feito em arquitetura moderna,como se fosse um piti-stop de autódromo. E lá a Shell fazia questão de homenagear os Corredores de Fórmula 1, os ganhadores desta competição,tais como Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet, e depois até o Ayrton Sena, que lá tinham suas fotos em um quadro, e vez por outra ocorria lá a exposição de carros de corrida .
Também era inovador o fato de haver neste posto, mesas e cadeiras brancas,com guarda-sol,para os clientes tomarem "drinques" enquanto esperavam lavar seus carros. Era novidade naquela época,hoje nem tanto.
Foi trabalhando neste ambiente,dividindo meu tempo entre a escola e o bar,que passei parte desse tempo. Trabalhava tanto que durante um período de 18 meses,tive duas folgas:Natal e Sexta-Feira da Paixão...
Lá eu tinha total liberdade,tanto no bar quanto no posto ,pois fiz amizade com o Gerente e Sócio do Posto, o Sr. Manoel Vieira,que gostava de música e instalou um equipamento de som ,que era monitorado por mim.Assim pelo menos eu tinha o "poder" de escolher as músicas,e a altura do som.
No Bar,servíamos café grátis para quem abastecesse o carro. E tinha os drinques e tira-gostos,para quem esperava o carro ficar pronto. Estes eram pagos pelos fregueses,obviamente. A maioria deles eram Juízes,Promotores  e Advogados.
E foi assim nesse ambiente que, num belo dia de sol, uma Camionete Marrom,marca GMC,parada na bomba de gasolina do posto,me chamou  atenção. O motorista descia e, às vezes, também o passageiro. Tomavam um café, e seguiam. Algumas vezes apenas o motorista descia e levava um café para o senhor,de quem ele era o motorista. Esse passageiro me parecia alguém conhecido,que vira em algum livro,na TV,ou num jornal. E como falei com ele,sem saber quem era até então,fiquei curioso.
Como estudante e morador de Goiânia,eu deveria conhecer o passageiro,mas até então não o conhecia. Foi o motorista,que também era segurança dele que me falou: 
"AQUELE SENHOR É O DR PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA,o Fundador de Goiânia ! Doutor mesmo,pois ele era médico. Ele é o pai do Mauro Borges "
Este eu sabia quem era: o Coronel Mauro Borges, pois ele foi o Governador de Goiás,nos anos 60'
Mas ,o Dr.Pedro Ludovico teve outros filhos, alguns políticos ,outros não.
 Ressalte-se aqui que ANTES DE 1933,A CAPITAL DO ESTADO ERA A CIDADE DE GOIÁS ,(Antiga Vila Boa). A Ideia de mudar a capital para cá e de  fundar Goiânia,foi do Dr. Pedro Ludovico Teixeira .Na época da Fundação de Goiânia,em 1933, o Dr. Pedro,que era amigo pessoal do Presidente Getúlio Vargas, era Interventor em Goiás. Uma espécie de Governador Nomeado. Depois foi Governador mesmo,entre 1935 a 1937. 
Ele foi um dos líderes da Revolução de 1930.Inimigo Politico da Oligarquia dos Caiados.
Sem saber todas estas informações na época, o conheci pessoalmente. Servi uns cafezinhos para o Dr. Pedro. E ele chegou a conversar comigo.
Foi então que o motorista da GMC me informou que   a  uma quadra dali do posto onde eu trabalhava e sempre o via, morava o Dr. Pedro,como era chamado. E que também,como ele não gostava de ficar em casa parado, cochilando, ia ao cinema. Invariavelmente ele ia à sessão da tarde,no Cine Ouro ou no Cine Capri ,bem perto de onde morava. A sessão tinha início às 14:30 , nos dias de semana mesmo .
Afinal, nessa época que conheci o Dr Pedro,ele já tinha uns 84 anos de idade ,e era aposentado, obviamente. Já tinha dado a sua contribuição para Goiás. Ele ajudou muita gente. Dizem que mesmo fora do poder e da política,quando ele encaminhava alguém para obter algum serviço dos Órgãos Públicos,esta pessoa era atendida na hora. Era um político diferenciado,merece todo o nosso respeito.
Foi assim que ,conheci e servi café para o Fundador de Goiânia,o Dr. Pedro Ludovico Teixeira, que depois eu soube pela imprensa,de seu falecimento,que ocorreu em 1979,época em que eu não mais trabalhava no tal posto de gasolina e já estava estudando Direito. Hoje ele é homenageado com seu nome nas praças e avenidas de Goiânia, e até no Palácio Pedro Ludovico,onde fica o Governador e a Administração do Estado de Goiás.
Atualmente,quando passo na frente do posto de gasolina e da casa da Rua 26,esquina com a Rua 25,no Centro de Goiânia,bem perto da Praça Cívica,lembro-me com saudade dessa época,meados dos anos 70 e início dos anos 80,quando comecei a frequentar o Fórum que ainda era lá.
Na casa,onde morava o Dr. Pedro,ainda estão os móveis da época em que lá residia esse morador ilustre. E lá também está a velha Camionete  marrom GMC,(Chevrolet),que tantas vezes "carregou" ele.
Curiosamente o Dr. Pedro nasceu no dia 23 de outubro de 1891 e Goiânia faz aniversário no dia 24 de outubro,tendo sido fundada em 1933. 
Quando o Dr. Pedro Ludovico faleceu, em 16 de agosto de 1979,  ele tinha 88 anos de idade.
A casa onde ele morou seus últimos dias agora é o Museu Pedro Ludovico e é visitada por estudantes,professores e curiosos. A Rua 26 se chama agora Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nome da esposa dedicada do Dr. Pedro,que também já é falecida. Ambos merecem ser reverenciados pelo que fizeram durante suas vidas. E pela importância que tiveram e ainda têm para o Estado de Goiás, e principalmente para a nossa bela Goiânia,que ele fundou.
Ressalto aqui que o primeiro prefeito de Goiânia foi o Professor Venerando de Freitas Borges, que foi nomeado pelo próprio Dr. Pedro.
Parabéns para Goiânia, Capital do Estado de Goiás,a cidade aniversariante da semana!

PARABÉNS GOIÂNIA pelo seu 83º Aniversário

Goiânia,GO,  24 de outubro de 2016.
Antônio Luiz Gomes 

Autor do Livro :"Fatos e Curiosidades Jurídicas" e mais 6 livros pelo Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br).

Postagens mais visitadas deste blog

JILÓ COM "J" ,OU COM "G" ?

Houve uma época em que eu era professor. Mais precisamente entre os anos de 1988 a 1994. As disciplinas lecionadas por mim eram sempre I.E.D.(Introdução ao Estudo do Direito) Psicologia Geral,Sociologia e Filosofia. Era um Curso Superior,com maioria de alunos adultos, e  na minha sala sempre tinha muitas senhoras e senhores de mais de 40 anos de idade, alguns funcionários públicos já bem situados na vida...E o meu dia de aula era sempre aos sábados à tarde. Num horário cansativo,onde muitos dos alunos e professores estavam com sono. Era preciso ter "jogo de cintura" para ensinar e mantê-los interessados na aula. E por isso,eu fazia muitas bincadeiras,contava causos e às vezes até piadas, sempre "ligadas" à disciplina ensinada.Contudo,vez por outra tinha de substituir um colega ou uma colega,que faltava ou se licenciava por uns dias... Assim, numa destas ocasiões,tive de substituir uma colega, a professora Denise, que era a titular da disciplina "Português"…

SOMOS NÓS QUE ELEGEMOS E SUSTENTAMOS OS MAIORES LADRÕES DESTE PAÍS

Muitos anos atrás, na Inglaterra algumas mulheres mais liberadas (algumas eram prostitutas mesmo) foram à um parque, na época do verão, e com biquínis não tão pequenos como os das brasileiras, exibiram nas  suas calcinhas,na parte do fundo a bandeira da grã-bretanha, e na parte da frente os dizeres: "Nós sustentamos a Inglaterra". À primeira vista se pensou que elas queriam dizer que seriam as mulheres livres que sustentavam a Inglaterra. Mas,aos poucos, se deduz também que eram as mulheres, e qualquer mulher,que com sua sabedoria e trabalho, sustentavam a Inglaterra, pois são mais econômicas e inteligentes que os homens. -Principalmente as Inglesas,claro.
E os homens de verdade,sempre precisam de uma mulher sábia,para lhes orientar no dia a dia ,desde a mãe até aparecer uma esposa. Certo ?Fazendo uma comparação apenas literária, eu agora pergunto: - Afinal de contas,nós,os eleitores otários, que votamos e elegemos estes políticos ladrões, somos os culpados por esta roubalhei…

LULA : De Líder Sindical a Chefe da Máfia do PT !

No começo dos anos 80' eu era bem jovem, mas já tinha terminado  o Curso de Direito, quando um belo dia visitei uma amiga de infância, de nome Maria José,que estava estudando Ciências Sociais na U.F.G. -Universidade Federal de Goiás. Ela é bem amiga mesmo,pois com 16 anos de idade eu já trabalhava na loja do pai dela e a levava de bicicleta para o Colégio onde ela estudava ainda no 1º Grau. Ela era mais nova  do que eu uns 8  anos!
Como éramos amigos há muitos anos,e eu havia sido convidado a ir em sua casa, fiquei muito tempo conversando com ela neste dia, e à noitinha jantei com ela e seus familiares, e depois ficamos conversando no quintal  de sua casa, por mais de três horas. 
Ela gostava muito de conversar comigo, e nestas conversas, demonstrava a mim os seus conhecimentos de sociologia, marxismo,socialismo etc,já que estava entusiasmada com o Curso Universitário que fazia. 
Afinal de contas ela estava agora em contato com obras como a de Platão (A República), e ensinamentos de …