Pular para o conteúdo principal

ALGUNS NOMES ESTRANHOS -(Alguns feios,outros nem tanto!)

Uma mulher,conversando com a amiga dizia que tinha tido um bebê recentemente,muito bonito e saudável e como era muito religiosa,estava procurando na Bíblia o nome para registrar seu filho. Mas, antes, ia se aconselhar com o Pastor,pois tudo o que ela fazia era segundo as orientações desse seu mentor espiritual,do que não discordo,se ele realmente estiver preparado para tal. 
A amiga,brincando lhe disse,para observar bem os nomes,pois há muitos nomes de personagens bíblicos que são nomes feios. 
-Eu também acho assim!
Ouvi aquela conversa e pensei em selecionar alguns nomes interessantes,encontrados na Bíblia,que é o Livro mais importante desse nosso mundo dito civilizado e o mais vendido,ainda. 
Sem depreciar jamais o livro, obviamente, pois eu não faria isso,selecionei alguns nomes interessantes e até feios mesmos,que encontrei no Livro Santo. E lembrei de outros nomes,que me vieram à mente,neste momento, e outros publicados por aí...
 -Senão vejamos: 
Tive um colega de escola que se chamava Anfilóquio (no 1º grau), e um outro colega no Colégio (2º grau) chamado Ayovacs,que nós só chamávamos de "Ray-o-Vac",que é o nome de uma marca de pilha de rádio. 
Um outro ,este já na Faculdade,que se chamava Acomerques. Nem sei se estes são nomes bíblicos. E um outro,este já no trabalho,cujo nome era Elesbão. (coitado !) Este sim,encontrei na Bíblia. E há outros nomes "estrambólicos" vistos por aí. Tais como Plutarco, Queruza; Cremaci; Olaci e Domai (Conhecidas minha),Ronaí ( um locutor de rádio em Goiânia), Romes ( Um radialista conhecido meu da ACEEG); Arquibaldo e Arquivaldo (irmãos, acho,cuja mãe,imagino,era funcionária pública,provavelmente trabalhava no Arquivo e gostava de futebol!).
 E  conheci  um Breghesso,que deveria ser o sobrenome dele. Estes entre outros, com quem convivi....
Acho que nenhuma mãe,em sã consciência batizaria o filho com o nome de Amós, Caifás, Matusalém ou Absalão,só porque viu na Bíblia. Mas,salvo engano,já conheci alguém que se chamava Jonas Absalão da Caldeia Soares. (nome próprio dele). 
-Jonas,todos sabem é o da estória da baleia...
Mas,pensando bem,não era o Abraão que era da cidade de de UR, na Caldeia?...
-Ah ! Deixa para lá...
O Apóstolo Paulo tinha  muitos amigos, e na sua Carta (ou Epístola) aos ROMANOS, cita os nomes de alguns deles: Aristóbolus (conheço um advogado com este nome); Epafrodito ;Andrônico,Ampliato; Epêneto; Herodião;Pérside. 
E algumas mulheres, de nomes incomuns, são citadas por ele,no Capitulo 16,versículo 12, desta Carta aos Romanos,com nomes como Trifena ; Trifosa e  uma chamada Hermas ...
-Que, Deus me perdoe , mas parecem nomes de doenças ou de remédios.
Ele ainda cita outros amigos seus,como Asíncrito;Flegonte; Pátrobas; Filólogo e Sosípatro. 
Isto sem contar outros personagens com nomes aceitáveis,tais como :Urbano;Hermes;Timóteo;Lúcio;Jasom e Tércio, pois são bem legíveis e fáceis de pronunciar. 
-Sou fã das "Cartas" de Paulo !
E achei outros nomes ,em outros livros da Bíblia que merecem destaque. Nomes como : Melquisedeque; Jabes; Aristarco; Joabes; Jonadabe; Nehemias; Malaquias,etc. 
-Nomes feios,mas aceitáveis.
E há outros muitos outros nomes estranhos,tirados dos livros de História,como os de alguns Reis e Imperadores antigos,tais como Atarxerxes ;Nabucodonosor;Agamenon; Xerxes,etc.
Isto sem contar os nomes de muitos Filósofos Gregos,como: Anaximandro;Sócrates;Platão;Aristóteles;Pitágoras;Protágoras,etc. E há ainda os "deuses" ou heróis da Mitologia Grega,como Zeus;Netuno;Aquiles;Hércules;Odisseu;Tezeu e Prometeu (este será que cumpriu o que prometeu ?)
Espero que tanto a mulher-mãe do começo desta estória,como outras,pensem bem antes de registrar os nomes de seus filhos,inclusive para que eles não sejam vítimas de brincadeiras, gozações ou até "bullings" na escola. 
E tem ainda um problema de ordem social,pois quando a pessoa tem o nome muito estranho(eu diria feio mesmo),fica difícil de ser lembrado. Nomes difíceis de escrever, são também difíceis de serem lembrados.Isto sem falar em nomes super-estranhos,como os que achamos nos Cartórios,e até na Internet.Tais como:Graciosa Rodela; Horinando Pedroso; Holofontina Fufucas; Finolila Pinaubilina (parece nome de remédio);Tropicão de Almeida; Naida Navinda Navolta Pereira; Pália Pélia Púlia dos Guimarães Peixoto (acho que essa é parente da Cora Coralina-poeta de Goiás); Manuela Terebentina da Silva; Faraó Egito de Souza; Placenta Maricórnia da Letra Pí ; Marciano Verdinho das Antenas Longas da Silva!!!!
Continuando os nomes engraçados,(ou são estranhos?) temos a Benigna Jarra; O Sr. Carabino Tiro Certo: O Sr.Bende Sande Branquinho Maracajá (é um homem ou um gato ?). E ainda o Comigo E.Nove na Garrucha Trouxada ! ( Não sei como um tabelião de cartório aceita um nome desse para uma pessoa....)
E outros ainda encontrados em Jornal,no dia a dia etc. Nomes tais como: Inocêncio Coitadinho da Silva; Hitler Mussoline Pacheco (este Delegado, aqui em Goiás);Maicon Jakisson de Oliveira; AVA GINA DA SILVA(este nome segundo os pais,homenageando as Atrizes Ava Gardner e Gina Lolobrígida); Cafiaspirina da Cruz; Bucetildes de Oliveira Silva ( Ora ! esta é a Dona Tides);  Barrigudinha Seleida da Silva; Deusarina Venus de Milo; Esparadrapo Clemente de Sá;  Antônio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado da Silva (acho que este era filho do Manoel Sossegadinho da Silva); Alma de Vera; Aricléia Café Chá ;Virgínia Felicidade da Hora ; Espere em Deus Mateus; Dosolina Piroca da Silva; Hypotenusa Pereira e Soraidite das Duas A. Primeira. E até  o Sr. Manoel Sola de Sá Pato (este deve ou  deveria ser português e dono de algum conserto de calçados). E mais recentemente pude ver no Facebook um documento de um senhor já de idade que se chama José Manuel Buceta Portas.
-É o nome oficial dele mesmo. Ele existe !
E finalmente ,para parar por aqui, existe a Zélia Tocafundo Pinto; Antonio Buceta  Agudim ; Zigfredo Sinfrônio Mora e Armando Botelho Pinto. Não sei se é verdade,mas o meu colega,que agora mesmo viu eu redigindo este texto,disse que conheceu um tal de Passos Dias Aguiar.Disse que era motorista de táxi ! Achei que era brincadeira dele .É um gozador !
 E não posso esquecer de duas meninas gêmeas,que já estão bem adultas atualmente e que nasceram no mesmo dia que eu,ou seja 02 de novembro,(Dia de Finados) e foram batizadas como Finadina e Defuntina,mas creio que já mudaram de nome através de um processo de retificação/alteração de nome ,que pode ser feito na Justiça. Nomes que causam constrangimento demais à pessoa podem ser modificados por uma Decisão Judicial.
Aqui ,perto de onde moro,conheço um Ronismar, uma Rusmable, uma Sátyla, uma Naytielle,uma Lucirrone.  
Conheci um rapaz que se chamava Astrogildo,uma moça que se chamava Agilka, e uma Ágatha (sem ser a famosa escritora inglesa) e uma  outra chamada Agda, esta uma colega do curso primário (faz tempo!).
O nome faz parte da personalidade do indivíduo, penso eu. A pessoa com um nome feio,que  é difícil de ser pronunciado,também é difícil de ser lembrada, no caso de  uma entrevista para trabalho,já entra em desvantagem.
Me lembro de uma vez em que eu estava aguardando uma consulta,num médico,e a paciente antes de mim se chamava Aurora Boreal. O Médico fez uma brincadeira com ela,certamente,e ela não gostou. Saiu do consultório resmungando !....
-Assim que eu entrei, o médico comentou comigo e ainda falou :
-" Ora ,onde já se viu alguém se chamar "Aurora Boreal" ?
Por isso,em minha casa,quando tive de registrar meus filhos,pus nomes aceitáveis, pronunciáveis e legíveis. 
-Nomes de origem portuguesa,tais como Ana, Débora, Luis...
Todos gostam de seus nomes. (Foi o que me disseram!)
Pois,como dizia meu irmão Jorge Luiz :
-" Nós,aqui em casa,só aceitamos seres humanos!

 É Brincadeira,claro !


A.L.G. - Reedição : 26 de novembro  de 2015

Postagens mais visitadas deste blog

JILÓ COM "J" ,OU COM "G" ?

Houve uma época em que eu era professor. Mais precisamente entre os anos de 1988 a 1994. As disciplinas lecionadas por mim eram sempre I.E.D.(Introdução ao Estudo do Direito) Psicologia Geral,Sociologia e Filosofia. Era um Curso Superior,com maioria de alunos adultos, e  na minha sala sempre tinha muitas senhoras e senhores de mais de 40 anos de idade, alguns funcionários públicos já bem situados na vida...E o meu dia de aula era sempre aos sábados à tarde. Num horário cansativo,onde muitos dos alunos e professores estavam com sono. Era preciso ter "jogo de cintura" para ensinar e mantê-los interessados na aula. E por isso,eu fazia muitas bincadeiras,contava causos e às vezes até piadas, sempre "ligadas" à disciplina ensinada.Contudo,vez por outra tinha de substituir um colega ou uma colega,que faltava ou se licenciava por uns dias... Assim, numa destas ocasiões,tive de substituir uma colega, a professora Denise, que era a titular da disciplina "Português"…

SOMOS NÓS QUE ELEGEMOS E SUSTENTAMOS OS MAIORES LADRÕES DESTE PAÍS

Muitos anos atrás, na Inglaterra algumas mulheres mais liberadas (algumas eram prostitutas mesmo) foram à um parque, na época do verão, e com biquínis não tão pequenos como os das brasileiras, exibiram nas  suas calcinhas,na parte do fundo a bandeira da grã-bretanha, e na parte da frente os dizeres: "Nós sustentamos a Inglaterra". À primeira vista se pensou que elas queriam dizer que seriam as mulheres livres que sustentavam a Inglaterra. Mas,aos poucos, se deduz também que eram as mulheres, e qualquer mulher,que com sua sabedoria e trabalho, sustentavam a Inglaterra, pois são mais econômicas e inteligentes que os homens. -Principalmente as Inglesas,claro.
E os homens de verdade,sempre precisam de uma mulher sábia,para lhes orientar no dia a dia ,desde a mãe até aparecer uma esposa. Certo ?Fazendo uma comparação apenas literária, eu agora pergunto: - Afinal de contas,nós,os eleitores otários, que votamos e elegemos estes políticos ladrões, somos os culpados por esta roubalhei…

LULA : De Líder Sindical a Chefe da Máfia do PT !

No começo dos anos 80' eu era bem jovem, mas já tinha terminado  o Curso de Direito, quando um belo dia visitei uma amiga de infância, de nome Maria José,que estava estudando Ciências Sociais na U.F.G. -Universidade Federal de Goiás. Ela é bem amiga mesmo,pois com 16 anos de idade eu já trabalhava na loja do pai dela e a levava de bicicleta para o Colégio onde ela estudava ainda no 1º Grau. Ela era mais nova  do que eu uns 8  anos!
Como éramos amigos há muitos anos,e eu havia sido convidado a ir em sua casa, fiquei muito tempo conversando com ela neste dia, e à noitinha jantei com ela e seus familiares, e depois ficamos conversando no quintal  de sua casa, por mais de três horas. 
Ela gostava muito de conversar comigo, e nestas conversas, demonstrava a mim os seus conhecimentos de sociologia, marxismo,socialismo etc,já que estava entusiasmada com o Curso Universitário que fazia. 
Afinal de contas ela estava agora em contato com obras como a de Platão (A República), e ensinamentos de …