sábado, 8 de junho de 2013

Alguns Jornalistas Brasileiros São Mal Informados (Ou Mal Formados ?)

Não é despeito de minha parte não ,pois tive oportunidade para estudar jornalismo.
Porém,após fazer meu primeiro curso superior, tive de trabalhar,o tempo foi passando e não fiz este curso. Mas já escrevi para alguns jornais.  E até hoje colaboro com um pequeno jornal de Goiânia, GO.      
- Obviamente, que posso errar também, pois sou humano. 
 Porém , creio que são poucos os erros. Atualmente existem até "programas" de computadores,que nos corrigem, principalmente quanto à grafia das palavras, e acentuação. Embora existam "erros" por falta de conhecimento do digitador. Então,neste caso,o texto fica errado mesmo !
Assim, fico chateado ao ouvir noticiários de Rádio e de TV,nos quais nos passam informações erradas. Erram coisas básicas. Tais como números, siglas de Estados brasileiros, nomes de pessoas e até com relação ao cargo ou posição da pessoa na sociedade. Isto , para mim é desinformação.
Estes dias vi um repórter da Globo trocando Milhões por Bilhões,e ele não se  corrigiu até o fim do noticiário. Era preciso a correção,pois não caberiam tais valores na notícia dada.
Lembro que, tempos atrás,ao dar a notícia da morte do Sócrates,uma repórter da TV,jornalista formada, disse que ele ficou conhecido como Doutor Sócrates porque fez política nos anos 80 e tinha facilidade com as palavras.
Ora! Todos nós sabemos,até mesmo pelas jornadas esportivas, que o Sócrates era médico mesmo,pois se formou em medicina ainda quando jogava em  Ribeirão Preto, São Paulo. 
-Por isso.ele realmente merecia o título de DR.!
E num  outro dia, ao dar uma noticia de uma Kombi(VW), que capotou causando a morte de 13 pessoas perto de  João Pessoa na Paraíba, a legenda do Jornal Hoje, da Globo , colocou a sigla PA, sendo que esta é para identificar o Estado do Pará. Será que ninguém lá da equipe técnica,dos que colocam as legendas,viu esse erro ?
- Para o Estado da Paraíba, a sigla  é  PB.
Isso se aprende no ensino fundamental!
Aqui em Goiânia, já há algum tempo atrás, um jornalista esportivo disse que o Jogador fulano,do Atlético Clube Goianiene,de Goiânia, Goiás, ia para a Europa,quando na verdade este jogador foi jogar no Vietnam (Sudeste da Ásia). 
-Aliás,neste meio dos jornalistas esportivos,que eu conheço bem, há muita notícia "plantada". De vez em quando,por falta de novidades,"plantam" uma notícia sobre a venda de um jogador,transferência de outro.Tudo mentira! É só para agitar e dar "ibope",para a emissora de Rádio ou de TV...
Fazem "chamadas" escandalosas na TV (a TV Record, do Brasil é mestra nisso),e repetem notícias"velhas",para encher "espaço", e horários de programas,estas coisas. Alguns programas não merecem credibilidade. Fora as "porcarias" que existem por aí. É o tal Jornalismo de "desespero",na qual a Record se especializou...
-Quem aguenta ouvir e ver o Marcelo Resende ?
E também em outra reportagem, agora no SBT, numa reportagem sobre a votação do plebiscito que ia ocorrer num domingo, para a divisão do Estado do Pará, o repórter disse que os eleitores paraenses iriam escolher a "criação" de TRÊS  novos Estados.... Incluindo o Pará !
ORA !  O Pará já existe. E seria dividido, se esta fosse a vontade dos eleitores. Os eleitores iriam escolher a criação de outros dois (02) Estados: Carajás e Tapajós. 
No final,não deu certo e tudo ficou "dantes" ,no quartel dos Abrantes...
Esse povo precisa ler mais,se informar mais. Está aí a Internet para ajudar... É só pesquisar. (Com cuidado,pois na Internet, também há informação errada ).
Errar é humano! Porém,como os noticiários são para todo o Brasil, e os repórteres e jornalistas são, muitas vezes,formadores de opinião, devem se preocupar em acertar mais.
E  nós,ouvintes,telespectadores,devemos ter muita cautela com uma notícia, pois a TV edita imagens e sons,dá notícias erradas e omite muita coisa. Há uma política de interesses por detrás da Notícia. Nem sempre a verdade é o que nos mostram. Há muita mentira,erros propositais e maquiavelismo no meio jornalístico. E há as reportagens que são "editadas", manipuladas. Muitas são feitas a pedido de grupos financeiros, governos,políticos,etc.  
-Inclusive nos jornais escritos. Principalmente em época de eleição! Estes jornais,muitos avulsos, ganham dinheiro dos políticos para publicar notícias de seus interesses.
Vejam só a polêmica que vem causando as declarações do famoso BONI,(José Bonifácio de Oliveira) que era o "Todo-Poderoso" da Globo...Em seu livro ele conta estas "tramóias" televisivas,  inclusive para eleger o Collor,em 1989. 
-Depois,fizeram de tudo para derrubá-lo.
E a conclusão que chego é de que os meios de comunicação "manipulam" a maioria das notícias e que os jornalistas brasileiros são mal informados !
-Ou mal formados ?
Nos meios esportivos então, nem se fala ! Tem repórter, cujo "vocabulário" é tão curto, que se precisar falar ao vivo mais que um minuto, eles se "enrolam todo.
 -Ou seriam eles mal formados ?
- Não todos,claro !
Mesmo assim,precisamos analisar e selecionar as informações. É preciso ter cuidado com que vemos e ouvindo todos os dias.
 Portanto, não devemos acreditar em tudo que vemos e ouvimos...
E aos nobres jornalistas eu digo:
-Vamos ler e pesquisar mais, gente!!!

ALG  Re-edição em 08 de junho de 3013