sexta-feira, 13 de abril de 2012

"TITANIC"- A TRAGÉDIA FAZ 100 ANOS !

A História :

Muita gente já viu o filme que mostrou a tragédia do navio Titanic,na qual morreram   1.522 pessoas. E que nele viajavam  2.227 pessoas,entre passageiros e tripulantes,sendo que cerca de 705 pessoas foram salvas...Há informações que indicam números diferentes destes,mas estes números aqui apresentados são os que mais se aproximam dos verdadeiros.
Mas o filme,com objetivos de mostrar o romance dos personagens principais,vividos por Leonardo de Caprio e Kate Winslett,não questiona aspectos tais como :
- Porquê um navio com tantas pessoas à bordo?
- E  porquê não haviam mecanismos,ou botes salva-vidas suficientes, à bordo para evitar tal tragédia?
 O Filme mostra mais o desastre em sí,o que causou e o desespero das pessoas naquela situação sinistra....
Na época e até hoje,o Titanic passou a ser conhecido como o navio mais famoso da história. Mas já haviam outros navios parecidos com ele.
Segundo informações do Sr. Michael Mc Caughan, ex-curador do Museu do Povo e dos Transporte da cidade de ULSER,  perto de Belfast,Irlanda do Norte, o Titanic foi o segundo de três navios enormes que foram construidos nos Estaleiros da Empresa Harland e Wolff,que ficava na cidade de Belfast. Os outros dois navios se chamavam Olimpic (primeiro) e o terceiro chamava-se Britannic.
O Titanic estava entre os maiores navios dessa época e media 269 metros de cumprimento e 28 metros de largura.
Segundo consta em muitos textos de revistas, livros e jornais que tratam do assunto, a Companhia de Navegação White Star Line mandou fazer estas embarcações para conseguir o monopólio das lucrativas linhas marítimas do Oceano Atlantico ( Atlântico Norte).
Na verdade a Empresa  White Star não tinha condições de concorrer com a outra Empresa,sua concorrente, a Cunard Line, em termos de velocidade das embarcações. Por isso a White Star se concentrou na construção de navios bem maiores e mais luxuosos,como foi o caso do Titanic. O objtivo final  era o de atrair mais e mais passageiros,principalmente ricos  e famosos.
Outro diretor de Museu, o Sr. Willian Blair, dos Museus Nacionais da Irlanda do Norte,informou que entre 1900 e 1914,quase 900 mil imigrantes entraram,por ano, nos Estados Unidos(U.S.A).
Logo,transportar tantas pessoas da Europa para os Estados Unidos,um país que estava em franco crescimento comercial e industrial, era a maior fonte de renda para as Companhias de navegação da época, e o Titanic era um dos navios utilizados para esse objetivo.
Em 10 de abril de 1912, o Titanic zarpou do Porto da cidade de Southampton ,na Inglaterra,com destino à cidade de Nova York...Mas não seguiam nele só ricos e famosos. muitos imigrantes,até ilegais,entraram neste navio,com o objetivo de chegar na América,especificamente nos Estados Unidos.

A Tragédia :

O Grande perigo que havia nesta viagem,ou seja,na trajetória do Titanic,eram os "Icebergs",placas gigantescas de gelo,que se formam nos mares do norte. O Capitão do navio,o Sr. Edward J.Smith sabia disso,e do perigo que tais icebergs. representavam. Mas não levou muito a sério,pensando que "Seu navio era um gigantesco  quebra-gelo"
Quando os "vigias" do Titanic avistaram e avisaram que logo à frente havia um gigantesco Iceberg,já era tarde demais...
Segundo consta, e foi dito por alguns sobreviventes, o Oficial em comando evitou uma colisão frontal,mas não conseguiu evitar que a lateral do navio Titanic raspasse no grande Iceberg. Tal fato danificou o casco do navio,e a água do mar começou entrar por vários compartimentos dianteiros do navio. 
A partir desse momento,o Capitão do navio, o  Sr Smith,entendeu que a embarcação estava comprometida...Então ele enviou um S.O.S., para as  guardas costeiras e para outros navios, e ordenou que botes salva-vidas fossem abaixados. Mas não haviam botes salva-vidas suficientes.. Haviam apenas 20 botes,com capacidade para cerca de 1.170 pessoas
...E como já dissemos,haviam  2.227 pessoas,entre passageiros e tripulantes, no Titanic nesta viagem fatal. Isto se deu,às 23:40 hs, no dia 14 de abril de 1912.
No final,apenas 705 pessoas foram salvas .
Depois muita agonia,desespero e luta na tentativa de se salvar e evitar o pior,o Titanic afunda ,no dia seguinte,15 de abril de 1912,às 02;20 da madrugada,causando a morte de 1.522 pessoas.

Providências das Autoridades Pós-Desastre:

Após essa catástrofe,ou tragédia, as autoridades marítimas da época aprovaram normas de segurança no mar. Uma dessas normas exigia um número de botes salva-vidas suficientes para todos os que estivessem a bordo. Contudo,até hoje ocorrem acidentes com navios e Yates,em alto mar,e que causam mortes de muitas pessoas.

Conclusão:

Por muitos anos,as pessoas acreditaram que o super navio Titanic afundou por causa de enorme rasgo em seu casco,decorrente da infeliz colisão com o Iceberg .Porém,quando no ano de 1985, encontraram o que restou do Titanic no fundo do mar,os investigadores e especialistas,da França e Estados Unidos,chegaram à conclusão  de que as águas geladas do Atlântico Norte haviam comprometido o aço do navio,o que deixou-o quebradiço e levou-o a rachar o casco.
Em resumo, no fatídico dia 15 de abril de 1912,após  cerca de menos três horas da colisão, o Titanic se partiu em dois,e afundou em definitivo.
 E assim,  esta tragédia do navio Titanic, entrou para a história da navegação mundial, como um dos maiores desastres marítimos de que se tem notícia.

Pesquisa,compilação e texto atual A.L.G.

Goiânia,GO- 13 de abril de 2012.



NOTA : Com o objetivo de "comemoração" da data da tragédia e aproveitando a "onda" dos filmes em 3 D, os Produtores do "Titanic", Relançam,neste mês de abril de 2012,em todo o mundo,uma cópia nova do filme que é na verdade um bom filme,dirigido pelo renomado Diretor Canadense James Cameron, (o mesmo do Filme Avatar).
O Filme Titanic entrou para história do Cinema como o filme que mais arrecadou em bilheterias em todo o mundo, e foi o mais vendido em lojas, alugado em locadoras,etc. Somente recentemente perdeu o título de"Maior Bilheteria  do Cinema " para o  filme Avatar,do mesmo diretor.

P.S- Eu mesmo tenho uma cópia em DVD do Titanic em minha casa.
 A "turma" aqui já viu o filme várias vezes. É bom mesmo !




...