terça-feira, 27 de março de 2012

NÃO É PROIBIDO SONHAR !

Um amigo meu, cuja imaginação já é fértil pois já escreveu uns livros, me confidenciou que está tendo uns sonhos de amor, um "romance", em sequência, ou seja, sonhos "continuados". Ele anda "gostando" tanto destes sonhos,a ponto de querer dormir mais cedo, para ir "aproveitando-os" ou por curiosidade, para saber o resultado,ou melhor dizendo,até que ponto irá este idílio sonhado.
-Seria como "viver" outra vida, no sonho?
E completou que os sonhos são sempre com a mesma pessoa,obviamente uma mulher, que ele nunca viu. Ou que ele não se lembra tê-la visto ou conhecido antes. A princípio não entendi bem
.- Sonhos com frequências,continuados, com a mesma pessoa ,perguntei?
Ele disse  :
-" Sim.  E o pior é que a mulher é bem jovem,loira e graciosa"... E, segundo ele,está sempre "correndo" atrás dele, ou à procura dele,em qualquer lugar onde vai (no sonho,lógico!)
O "Josué" (esse o nome fictício dele ,pois não quero complicar sua  vida ), me afirmou que não se trata de um sonho erótico, mas sim um romance...
-Um amor platônico no sonho ? Pensei!
-Ora mas você está se " apaixonando" no sonho, por alguém,pensando em alguém,lembrando de um amor do passado ? Perguntei a ele que é casado e sua mulher é bem mais jóvem do que ele, e ao contrário da mulher dos sonhos,é morena...
 Ele me confidenciou que a mulher dos sonhos não se parece com ninguém que ele tenha conhecido ou namorado,em sua juventude.E me disse mais,que no sonho ele tem uns 20 anos a menos (atualmente o José  já passou dos 40), e que tem ido com ela a lugares que não conhece, cidades e pessoas diferentes.
Então eu lhe disse que esse sonho dele parecia coisa de filme. Perguntei se ele andou vendo algum filme de reencarnação, por exemplo. Ele afirmou que nem acredita nestas coisas...
E então me lembrei do filme "Meia Noite em Paris",onde o personagem,após a meia noite, passa a conviver com pessoas ilustres da Paris dos anos 20, escritores,pintores, que viveram em outra época...Inclusive o principal personagem acaba se apaixonando por uma personagem destas, do passado, como num sonho,embora ele tivesse ido a Paris acompanhado da noiva, em sua "vida real",no presente.
Como não sou nenhum especialista em sonhos e não conheço bem o círculo de amizade dele,não pude adivinhar quem pode ser essa pessoa tão especial do sonho dele. Mas brincando,dei uma ideia a ele e lhe disse: 
-Porque você não "segue" sonhando e vai escrevendo um romance, tipo  "Uma Loira em Minha Vida " !!! Ele riu e falou: 
-"Assim eu perco a minha esposa !!!"
Ele como é uma pessoa bem lúcida e séria,para mim, creio que não iria inventar uma estória destas, dei-lhe crédito e ouvidos...Afinal, é sempre bom ouvir os amigos.
E  pensei, com meus "botões":
- Como pode o cara se apaixonar por uma pessoa que ele só vê  nos sonhos?
Normalmente a gente sonha com uma ex-namorada, uma mulher especial,ou uma antiga conhecida que a gente quis namorar mas não deu certo. 
-Mas assim, com um rosto novo,"formatado"  no  sonho ?
 - Não sei ! Nunca sonhei assim.
Mas sei que, quando estamos solitários, sonhamos com alguém, uma mulher, unto conosco, namorando,etc....
-É comum acontecer isto,com quem vive só.
-Mas o José  é casado, e bem casado!
E o pior é que ele acorda à noite e ao seu lado está a esposa,a quem ele não pode (e nem deve) contar nada desses sonhos .
 -E agora  Josué ?
Ele  me contou esta estória, estes dias ,pois estávamos falando de passado, ex-namoradas,etc. Contou, explicou,mas não soube decifrar seu sonho, ou mesmo dizer quem seria essa "personagem" que aparece nos seus sonhos.Disse apenas que gosta de ter esses sonhos, a ponto de ,à noite,ao deitar,ficar lembrando e desejando e "torcendo" para que a mulher loira  apareça de novo, em seus sonhos. 
-E sempre acontece dela aparecer!
 Por isto ele está encabulado...E não é para menos...E ainda me disse que,nem é tão"admirador" de loiras assim.Sempre preferiu as morenas...
Afinal ele não é um rapazola,e sim adulto. Já tem filhos(dois) e sua esposa demonstra gostar bastante dele.
 -"Por quê então estes sonhos ?" Perguntou-me
-Eu não sei explicar, respondi-lhe ... Só sei que, normalmente, a gente sonha com mulheres assim, quando, na vida real estamos solitários, sem ninguém...Pois nossa  mente "viaja", exprimindo um desejo não realizado, ou não correspondido na vida real.
Falei para ele que para decifrar um sonho assim,só sendo especialista, ou um psicólogo,destes que fazem "regressão",etc.....
Mas ele nem cogitou em procurar um, "Nem tem tempo para isso ", como me disse.
E está gostando de ter essa ilusão do sonho,sempre com a mesma mulher loira,jovem,cujo rosto não lhe é familiar, não se parece com ninguém que já conheceu.Segundo ele,nem com artistas conhecidas.
 -" É um rosto único!" - Disse-me. 
Que coisa hein! E perguntou-me alguma coisa sobre as tais vidas passadas..
 Eu lhe disse,que não entendo destas coisas de vidas passadas. De sonhos que resultam em mostrar que vivemos uma "outra vida". 
-Tenho muitas dúvidas sobre isso...
Ele não sabe explicar,mas disse que não quer "abrir mão" desses sonhos...e acredita que o "romance" vá "esquentar",nos sonhos futuros! Mas, sabe que não pode contar tais detalhes destes sonhos à sua esposa...
-E  as mulheres que estão lendo esse texto sabe do que estou falando.
Eu apenas brinquei com ele e lhe disse :
 -Vai sonhar então Josué!!!
- Aproveite então meu  amigo. "Aproveite" o sonho, pois não é proibido sonhar !
- Não é proibido sonhar,nem querer o melhor para a vida , digo eu !
-Para mim, ao contrário do que diz a letra de uma música da Élis Regina...
 -Sonhar é melhor que Viver!

A.L.G. 27 de março de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

ÉTICA DA CORRUPÇÃO ?

A Rede GLOBO de Televisão, do Brasil, apresentou em seu programa "Fantástico", deste domingo ,18/03/2012, uma reportagem sobre empresas e empresários corruptos,que fazem o "jogo" dos diretores ou funcionários também corruptos de órgãos do Governo,no caso,do Rio de Janeiro. Mas,como sabemos, Isso  ocorre também em outros Estados brasileiros.
 Só que os flagrantes mostrados pela TV Globo foram forjados,se utilizando de um jornalista da própria emissora,que os corruptores não sabiam quem era,pensando em se tratar de um diretor do Hospital ou Órgão Público,envolvido na compra de prestação de serviços,alimentos e outros itens.
 Até para efeito de Reportagem a montagem foi boa, mas como profissional que já atuou muito tempo na área do direito,afirmo que tal investigação não vai dar em nada Não haverá punidos nestes casos.
-.E por quê ?
-Respondo: Porque foi um flagrante montado e no final das contas tudo foi cancelado e os representantes e donos de empresas e ou diretores do órgão, que participaram desta "falsa licitação" não obtiveram nenhuma vantágem no caso.
Ou seja,não saiu, pelos menos nestes casos mostrados,nenhum dinheiro público ou vantagem para o bolso destes corruptos ou dos  corruptores.
Qualquer advogado criminalista defenderá este pessoal  alegando que mesmo a "tentativa de fraude" ,se ocorreu, não chegou a  se transformar em crime , pois não se consumou o delito, propriamente dito. Há atenuantes e aspectos de "diminuição de pena",que favorecem os possíveis ou supostos "réus"...
-É a nossa lei! Logo,ninguém vai ser  preso ,ou ficará preso por estes casos mostrados...
Poderão ser presos, desde que em investigações feitas pela Polícia e/ou Ministério Público,por outros casos nos quais estejam envolvidos. Mesmo que sejam iguais,ou que eles tenham agido igual aos casos mostrados. Casos de fraudes em licitação e desvio de verbas públicas,de tentativa ou que se consumaram.
Além disso, nos casos mostrados pela Globo,os diretores e representantes das empresas corruptas, poderão alegar que foram "enganados",tanto pela direção do Hospital, quanto pela montagem feita pela Globo, alegando "flagrante" montado, forjado ou preparado. Poderão dizer que foram "induzidos ao erro" ...E podem até alegar simulação,feita pela Globo,com objetivo de Reportagem "chamativa" do próprio programa Fantástico. Coisas da TV !
-Os advogados criminalistas sabem bem do que estou falando.
A reportagem pode servir para que as autoridades investiguem estas empresas e seus diretores por causa de outras licitações fraudadas ,em que corruptos e corruptores obtiveram vantagens e desviaram dinheiro público . Isto sim, pode acontecer,e a reportagem então,servirá de base, de  "fio-da-meada".....
De tudo,nesta reportagem, ficou uma "lição" errada, dada por uma diretora (a gordinha), de uma destas empresas participantes,e que apareceu no "flagrante" da Globo. Ela falou em Ética do mercado, do "negócio"!
- Seria a  "Ética" da corrupção!!!
 -Ética na corrupção? Pergunto eu!
-Como ?
Aprendi que a Ética é filha da Moral. E num "negócio" imoral como estes mostrados na TV,não há que se falar em Ética.
Ética, é ,em resumo, o ramo da Filosofia dado aos assuntos Morais. Ética é uma palavra de origem grega que significa  " aquilo que pertence ao Caráter do ser humano"  .
 -Pelo jeito estas pessoas fraudadoras,corruptas não têm Caráter.
Embora originária da Moral, a Ética diferencia-se desta,pois enquanto a Moral se fundamenta em Normas, Costumes e Mandamentos Culturais, a Ética busca fundamentar o bom viver pelo pensamento humano. - Mas, a Ética, tem suas normas de conduta, de comportamento também...
Vale salientar que a Ética não deve ser confundida com a Lei. Embora a Lei também possua princípios éticos. Contudo as pessoas não podem ser compelidas pelo Estado,ou por outros indivíduos, a cumprirem as normas éticas e nem sofrer penalidades por desobediências a estas normas. Enquanto que ao descumprirem Leis,podem ser punidas pelo Estado. Pelo Poder Coercitivo do Estado,do Governo Federal,das Leis Penais,das Prefeituras,etc..
E infelizmente, a Lei pode ser omissa quanto às questões abrangidas pela Ética...  Daí porque muitos elementos sem caráter,ou seja sem formação moral ou sem ética,achem que estão agindo normalmente dentro da lei...Pelo menos pensam assim. E acham que não estão fazendo nada demais.
As associações,as entidades,tais como OAB, CRM, CRC, CRO, etc, tem seus "Códigos de Ética",para regulamentar as condutas de seus filiados...Se estes descumprem tais normas éticas, então podem ser punidos por estas entidades,com total direito de defesa.
Logicamente que os aspectos mais profundos do estudo da ética são bem mais abrangentes,e são desenvolvidos no estudo sério da Filosofia, coisa que os fraudadores e fraudadoras mostrados na TV,obviamente não aprenderam !
-E não devem estar interessados em aprender, por certo, pois se assim o fizessem, teriam Caráter.
-E isto ,logicamente, atrapalharia seus" negócios".....

ALG
........................................................

"Esse  Mundo é mesmo assim,
Que dificilmente vai mudar...
É um sujeito  "bom" ,e outro "ruim"
E o Mundo só presta assim...
E eu não tenho jeito para dar !
Quem tem o mel, dá o mel,
Quem tem o fel,dá o fel...
E quem nada tem, nada dá!"

(Folclore do Nordeste Brasileiro)


ALG -19 de março de 2012 (Para os Católicos,dia de São José!)

segunda-feira, 12 de março de 2012

GERAÇÃO PERDIDA

 Todos os dias vejo nos noticiários,da TV,do Rádio e dos Jornais,os crimes relacionados com o uso e o tráfico de drogas no Brasil. Obviamente que o "problema" das drogas não ocorre só no Brasil, mas a minha preocupação,e que deve ser de todos nós brasileiros, é com  nosso caso.
São,milhares de jovens com idade de 13,14 até 30 anos de idade que são mortos todos os anos,por causa do envolvimento com crack,maconha e outras substâncias tóxicas.  E além dos que morrem de mortes causadas pelo uso pessoal da droga , há os que são mortos por causa do envolvimento com os traficantes, tal como os que "devem dinheiro"para eles... Não perdoam mesmo!
E o problema saiu do âmbito policial e social e virou caso de saúde pública,pois as "Cracolândias" estão se espalhando por todo o País. Não dá para fazer "vistas grossas" mais ,pois o problema está bem perto de nós. Diria eu,bem perto de nossa casa,na rua,na esquina,em qualquer lugar.  A venda de  drogas virou "comércio familiar" e motivo de crimes. Quando vai preso o chefe da casa,alguém da família "assume"o comércio. E quando a polícia prende um,outros estão sendo soltos. E a criminalidade continua. Matam todos os dias. Hoje mesmo vi notícias de mais mortes aqui em Goiânia,GO, relacionadas ao uso e tráfico de drogas.
O Governo Federal disse que vai implantar um plano de combate às drogas,mas até agora vi só notícia. Tomara que não fique "só no papel",como é comum por aqui...Tem que investir mesmo,criar clínicas,formar pessoal,pôr o Exército nas Fronteiras,Polícias Estaduais e Federal e Assistência Social nas ruas,pois o problema não é só prender o traficante,tem de recuperar os jovens viciados,senão toda uma geração estará perdida,sem contar os mortos,pois estes "não têm futuro!"
Vi a reportagem no "Fantástico" da Globo, ontem (um dos poucos programas que ainda presta lá), e pelo que mostram,se houver "vontade política" e investimentos,pode -se diminuir o problema. E tem de acabar, também,com a corrupção nas polícias.Pois se estas não agirem corretamente,dificilmente diminuiremos com  a quantidade de traficantes soltos. Acabar com eles é quase impossível.
Para investir mais na recuperação dos jovens viciados , basta o Governo Federal,em convênio com os Estaduais e as Prefeituras, criarem as Clinicas de Internamento Compulsório, e colocar pessoal preparado para alí trabalharem,tais como médicos,enfermeiros e psicólogos .
O Dinheiro existe, e se os Deputados,Senadores,Ministros,Governadores e Prefeitos ,ou funcionários do próprio Governo, e demais políticos "roubarem" menos, ou pelo menos não fazerem tantos" desvios" de verbas, podemos minorar o sofrimentos destas pessoas viciadas, e de suas famílias, e recuperar muita gente para uma vida saudável,para o mercado de trabalho,etc.
O País,como um todo,como se diz por aí, precisa se envolver. Cada um de nós deve colaborar, Entidades,Igrejas,Conselhos Tutelares,Associações de Classe,etc.
Todos devemos colaborar,de uma forma ou de outra...
Até mesmo defendendo estas "medidas" e  "cobrando" das Autoridades,como estou fazendo aqui.
O Brasil somos todos nós!
- Pois o problema é muito mais grave do que parece!
Vamos agir, gente !

A.L.G.  -12 de março de 2012.