sexta-feira, 29 de abril de 2011

COMPORTAMENTO

A Rua é um "departamento" importante da Escola do Mundo,onde cada um de nós pode ensinar e aprender.
Encontrando amigos ou conhecidos,tome a iniciativa da saudação,usando de cordialidade e de carinho para com a pessoa. Sem excessos.
Nada melhor do que dar um "Bom Dia", "Boa Tarde""Boa Noite" a alguém. E ouvir também isso de outra pessoa.
Também podemos,na medida da amizade ou do conhecimento que temos com o transeunte que passa por nós,cumprimentá-lo(a) com gestos de cabeça ou beijos,aperto de mão etc.conforme o costume nosso com a outra pessoa. Tudo bem amigável,sem excessos.
Infelizmente,na Grande Cidade muitas pessoas(não todas) vivem numa correria intensa,que nem nos vê.Ou porque não se interessa ou porque não dá tempo mesmo. Nós também agimos assim e nem notamos...
-Mas, para onde vamos com tanta pressa ?
Ao andar pela rua,calçada,shopping,galerias,etc., caminhe com seu passo normal, natural. Ou dentro da movimentação que se faz preciso naquele momento.
Assim também devemos viver,sem atropelar os outros.
Se você estiver num ônibus coletivo, acomode-se de maneira a não incomodar os "vizinhos" de banco,ou seja, os outros passageiros do ônibus. Mesmo os que estão em pé.
Se estiver de carro,por mais inquetação ou mais pressa que esteja, atenda às Leis do Trânsito, e aos princípios de respeito ao próximo, imunizando-se contra males suscetíveis de lhe amargurarem por longo tempo. Um xingamento ou palavrão pode causar discussão e levar até  à morte..como já aconteceu.
Recebendo saudações de alguém, responda com espontaneidade e cortesia.
Não detenha companheiros na Via Pública,absorvendo-lhes tempo e atenção com assuntos adiáveis para um momento oportuno.
(Há pessoas que nos seguram pelo braço,impedindo-nos de continuar o trajeto)
Ante a abordágem dessa ou daquela pessoa,pratique a bondade e a gentileza,conquanto a pressa,frequentemente, esteja em suas cogitações.
Em meio às maiores exigências de seu trabalho ou seu serviço, é possível falar com serendidade e compreensão,ainda mesmo que por um simples minuto.
Pedindo um favor,faça isso de modo digno,evitando assovios e brincadeiras de mau gosto ou frases desrespeitosas, na certeza de que os outros estimam ser tratados com o mesmo acatamento que reclamamos para nós.
Você não precisa dedicar-se à conversação inconveniente, mas se alguém desenvolve assunto indesejável, é possível escutar com tolerância e bondade,sem ferir o interlocutor.
Evite fofocas,ou contar fatos,aumentando sua intensidade.
Pessoa alguma, em sã consciência,tem a obrigação de compartilhar perturbações ou conflitos de rua...
Estando diante de alguém que surja enfermo ou acidentado,coloque-se no lugar difícil  por que passa esta  pessoa, agindo ,para que seja providenciado o socorro a ela,de maneira urgente.
 (Autor desconhecido).

Compilação e adaptação : 
ALG
30 de abril de 2011.

Royal Romance: " The Other Guys" (paródia com música Bad Romance"/ William e Kate

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O CASAMENTO REAL

Nesta Sexta-Feira, dia 29 ,casa-se o Principe William,neto da Rainha Elisabeth. Até aí,nada demais, não fosse ele o provável "herdeiro" do trono inglês,depois do Charles.
Fiz questão de sublinhar herdeiro porque ,provavelmente, ele não vai assumir o cargo tão cedo. E não tenho dúvidas disso,pois,em julho de 1981, eu nem pensava em casamento ainda e assisti ao do Principe Charles  com a Diana Spencer na TV.
Era um acontecimento mundial. E foi mesmo !
-Todos diziam :  "Será o futuro Rei da Inglaterra!"
 -E até agora nada. Ficou mesmo só na festa... (Acho que a Rainha não teve corágem de entregar o "cargo" para ele)
De qualquer forma,Casamentos Reais  são festas bonitas, não há dúvidas.. muito brilho,carruágens,trajes bonitos,gente bonita,outras nem tanto....
De lá para cá vi o Charles "largar" a Diana Spencer pela Camila Parker Bowles (ele fez isto antes de se Divorciar) .  Vi e ouví notícias de traição da Diana também.
 A Princesa Anne,irmã do Charles, se casou com um Capitão e se separou.
 O Andrews,irmão do Charles, se casou com a Sarah Ferguson e se separou.
 E ví a notíica e as cenas da morte da Diana,naquele acidente de carro em Paris na noite de 30 de agosto de 1997. Vi cenas chocantes na noite  do acidente,já que eu havia colocado TV a cabo em minha casa e estava maravilhado de ver canais internacionais de TV,no cantinho do meu quarto.
Mas, não fiquei contente com a morte dela.
Então agora,não me espanto mais com nada.  E não acho que este  seja um " casamento para sempre"... Falo desse  casamento do Príncipe Willian com a Plebéia Kate.(plebeia para eles,porque aqui ela seria dada como rica mesmo).
Pelo menos a "moça" é bonita e tem nome de Princesa mesmo : Catherinne Elisabeth Middleton.(Kate,para os íntimos). Se fosse americana,provavelmente a chamariam de Cathy! (o que dá no mesmo).
O Principe,que tem uma vida boa danada,vai ficar numa melhor ainda.(para honra, inveja  e glória dos ingleses)
 E nós os pobres vidiotas sul-americanos, (nem todos,mas, muitos de nós), estamos "babando" para estar no lugar dele. Mas, isso é impossível...
-As mulheres também,claro,  estão admirando a Kate.
-Quem não queria estar no "lugar" da "Princesa" Kate  agora.?
Pena que vai demorar o William ser coroado. E ela também, pois só terá o "título" de Princesa. (Só ?)
Ruim para eles ,pois para nós brasileiros,tanto faz.
Para eles,vale mais pela tradição,pela " Pompa e Circunstãncia" ...Eles precisam disso !
Para os Ingleses, o Rei é uma "figura" imponente,com autoridade,de nobreza,mas que não Governa o País. Ou seja,o Rei ou a Rainha reinam mas não Governam. Lá ,quem Governa é o Primeiro-Ministro. É o Sistema Monárquico-Parlamentarista. Mas tem Deputados (Câmara dos Comuns) e Senadores (Câmara dos Lordes).
Nós,aqui no Brasil tivemos nossa época dos Reis ou pelo menos dos  Principes. Mas a República (1891) tratou de espantá-los daqui. Depois,em 1993,teve um plebiscito,onde podíamos escolher se queríamos voltar à Monarquia. Toda a Família Real  brasileira (de orígem Portuguêsa,claro),descendentes de D.Pedro II e da Princesa Isabel ,apareceu na mídia. Revistas e Canais de TV mostraram eles ,durante muito tempo. Lembram-se da simpática figura do D.Joãozinho...
 E  o  Dom Luis, ou   o Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança! Eles davam entrevistasa na Televisão todos os dias,até a data do Plebiscito. A TV era um   "palanque" para eles.  Mas não deu certo.
- Nós,os eleitores-otários,não aprovamos a volta da Monarquia.
 E elegemos o Fernando Henrique,logo em seguida...
Temos agora a nossa "Rainha" , a Presidenta Dilma ! Mas ela Governa de verdade!
Eles têm a Elisabeth II, ( a Betinha ,para os íntimos). E não podemos nos esquecer que ela é a chefe da Igreja Anglicana(que foi "criada" pelo antepassado dela,o Rei Henrique VIII,aquele matava as ex-esposas).
O Charles que se cuide,pois pode ficar de fora dessa coroação por muito tempo e a Rainha passar o trono, direto, para o neto querido...Esse felizardo que se casa agora...
-Seria uma Renovação na Monarquia Inglesa.
Quanto ao Charles,bem,  ele vai ter  que se contentar com os braços da Camila  (sujeito de  mau gosto  é ele,hein?)
Para substituir a Rainha ,por enquanto não vai dar  não...(ele aprontou muito já ).
....A não ser que ela morra! (credo!)
 -Todo mundo morre um dia !
 Mas, como a Rainha é "dura-na-queda" acho mesmo que o Charles vai ter que esperar mais uns 20 anos para assumir o trono. E então ele já estará com uns oitenta anos, e o William com uns cinquenta,e o Charles pode não querer ser mais  ser Rei,como um Tio- avô dele, que abdicou (viram o filme  O Discurso do Rei?).
Ou até mesmo a Monarquia Inglesa nem mais existir ....
- Tudo pode acontecer!..(até os 45 minutos do segundo tempo )
Enquanto tudo isto não acontece,vamos aí nos deliciar ou deleitar, com esta Festa do William e da Kate, que nos causa inveja pela riqueza,pela realeza ,e por  toda a mídia que se dá a um evento como este. Mostrando,inclusive,como eles  são mais "civilizados" do que nós. (um pouquinho!)
De qualquer modo, esse Casamento, é um evento grandisoso,sob o ponto de vista televisivo.
E as mulheres,que fiquem sonhando mais um pouco com o seu próprio "Principe Encantado" !.....

P.S. O problema é que atualmente,os Príncipes se "transformam" em sapo muito depressa
... E as Princesas ...bem... as Princesas....
Ah ,deixa p"ra lá .....

ALG - 26 de   abril de 2011.

sábado, 23 de abril de 2011

SUPREMO APÊLO

Nestes últimos três dias,como de costume,fiquei,pensando,meditando e  "arrumando" as coisas em casa. Principalmente os papéis,os livros,e outras "relíquias" do meu alfarrábio. Livros e papéis que sempre penso em me livrar deles,mas na hora da faxina,da arrumação,não tenho corágem de "dispensá-los".
Entre estes,encontrei um livro no qual estudei ainda quando era bem jóvem,eu diria criança mesmo,dos tempos do 1º grau .
 É um pequeno Livro de Português(literatura,gramática e redação de nossa língua-mãe).
 E este livro,cujo título de capa é "Como Falar e Como Escrever" (nem sei se aprendí tanto), da editora IBEP,numa edição lá dos anos 70,e cuja capa já não existe mais.
E este é  um dos livros  dos quais  não tive corágem de me desfazer....
A propósito,como estamos vivendo ainda os dias da Paixão de Cristo e concluindo a Páscoa,achei nele um Poema (soneto completo), que vale a pena transcrever, por ser o texto muito atual...
Então vejamos :

                 SUPREMO APÊLO

Jesus ! Alçaste a voz no Sermão da Montanha,
Pregando o Amor e a Paz entre os homens da Terra,
E imolaste-te à dor da morte mais estranha
Para remir o mal que o mal da vida encerra.

Mas de que,enfim, serviu agonia tamanha,
Se ainda hoje a Alma através de tantos anos,erra,
Prêsa da atra impulsão das más paixões em sanha
E se desvaira assim no tripúdio da guerra !

Jesus! Em vão pregaste a Sagrada Doutrina !
E o mundo é o que se vê - um "ciclone maldito"
De ódios e de ambições que tudo envolve e arrruína.....

Jesus ,piedade ! Ao mundo abre horizontes novos,
Faze baixar do Céu,teu influxo bendito
E aclara,como um sol, a consciência dos povos !

 ( Autor: Mário Linhares  .  Da obra -"Poesias" )

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um certo galileu

O MESTRE DOS MESTRES (Da Obra "Jesus O FIlho do Homem")

   JESUS : O FILHO DO HOMEM !
............................................................................
MESTRE Ó MESTRE ! Mestre da Luz!
Cujo ôlho mora nos dedos tateantes do cego,
Ainda és  desprezado e motejado,
Como um homem demasiado fraco e inseguro para ser DEUS,
E um Deus demasiado humano para atrair adoração.
Suas Missas e seus Hinos,
Seus Sacramentos e seus Rosários, são para os seus Eus aprisionados.
Tu és seu Eu ainda distante,seu grito ao longe e sua paixão !

Mas,Mestre,Coração Altíssimo,
Cavaleiro de nosso sonho mais belo,
Ainda teces o dia presente;
E nem os arcos nem as lanças deterão Teus passos;
Caminhas através de todas as nossas flechas.
Sorris do alto para nós,
 E embora sejas o mais jovem de todos nós,
Servis de Pai  a  todos nós.

Poeta,  Cantor, Grande Coração...
Que nosso  DEUS abençoe Teu nome,
E o ventre que Te conteve e os seios que Te  aleitaram.
....E que nosso DEUS perdoe a todos nós,
(  Todos nós, que ainda duvidamos de Ti).

(Gibran Khalil Gibran)

Compilação : A.L.G. 18/04/2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nona sinfonia de Beethoven

S.O.S : AINDA DÁ TEMPO

No início da Quaresma,incentivado pela Campanha da Fraternidade,escreví um texto aqui,incentivando as pessoas em salvar o Planeta Terra...
...E continuo com a mesma opinião: devemos contribuir para o Meio Ambiente,já que é nele que desenvolvemos a nossa vida material.
Agora,iniciando-se a Semana Santa,propriamente dita,e depois de tantos acontecimentos ruins neste início de ano e principalmente  neste mês de abril,tanto aqui no Brasil como em outras partes do Mundo,estou agora refletindo e passando para os amigos e amigas leitores,a minha preocupação e que deve ser dos amigos também, com a nossa própria Alma. Com a Alma de nossos semelhantes !
Por isso desenvolvo o meu pensamento e algumas idéias e teorias às quais   pude ter acesso nestes meus anos de vida e passo adiante, com o único objetivo de ajudar as pessoas a conhecer melhor nossa vida terrestere e melhorar como pessoa humana,nesta Vida Material e Passageira.
São ensinamentos tirados de obras de Huberto Rhoden, dos ensinamentos de  Jesus Cristo, de S. Francisco de Assis , do Mahatma Ghandi e do Livro de Apocalipse de S.João.
É um breve resumo  de tudo ,por certo.
Vejamos :
-Não é certo que os acontecimentos todos estão a nos mostrar que estes são os piores dias da humanidade ?
Nós estamos presenciando todos os dias os crimes mais hediondos :  filhos matando pais; filho estuprando a mãe (aconteceu aqui em Goiânia),maridos e namorados matando as mulheres,cortando em pedaços; muitas crianças abandonadas pelas mães ; criminosos impiedosos ,matando e mutilando jóvens; a polícia desgovernada,corrupta, matando inocentes ; promiscuidade nunca vista; drogas por todos os lados; prostituição nunca vista antes,inclusive pela Internet; pedofilia;massacres em escolas,universidades e em hotéis e restaurantes;enfim, um mundo de extrema violência e depravação total,com muitas mentes prostituídas a serviço da televisão e do cinema, que invadem nossos lares,piorando ainda mais o comportamento das nossas crianças,dos nossos  jóvens,que serão os homens de amanhã.
Quem já viu os acontecimentos bíblicos, as histórias todas ocorridas em vários países no passado, sabe que crime e depravação sempre aconteceram,desde Caim e Abel, Sodoma e Gomorra ,passando pelas Guerras da Idade Média, Primeira e Segunda Guerras Mundiais e as Monarquias Européias,com muita luxúria e corrupção. Isto sempre aconteceu.
Mas nada em proporção tão grandiosa como agora. Nunca ocorreram tantas barbaridades.
Estamos vivendo os Dias Negros da Humanidade ! Todos os "sinais" estão aí. Só não vê quem não quer!
Há quem diga que o Final dos Tempos está próximo! Há os pessimistaas que já estão dando a data : 21 de novembro de 2012! ( os Maias e os Aztecas previram isto).
-Será ? - Pergunto eu !
-Não sei ! Mas, dá para ficar preocupado, e não podemos cruzar os braços ou ficar calados. Temos de desenvolver uma "Corrente do Bem", para compensar tanta maldade do Mundo,ou no Mundo. Precisamos ,boca a boca,disseminar o bem,os bons ensinamentos,bons costumes, boas obras, para salvar a Humanidade.
 Salvar uma vida.. pelo menos !... "Quem salva uma vida,salva o mundo inteiro", está escrito !
"É PRECISO SALVAR O HOMEM,SOBRETUDO,  DESSE EQUÍVOCO DESEJO DE SER BICHO"
Precisamos Salvar Nossas Almas (S.O.S. , na abreviatura em inglês).
 Salvar uma alma amiga,uma pessoa conhecida,encaminhá-la para o bem.. Pelo menos uma!
Se cada um de nós fizer sua parte,muita coisa será feita .
A hora é agora. Não podemos mais esperar! E não é para ficar,com hipocrisia,esperando a "recompensa" dos céus. Cada vez que você ajuda,dá esmola,ou aconselha para o bem, é uma oportunidade que você está tendo para melhorar como pessoa. Você não deve julgar,ou se preocupar com o que a pessoa ajudada vai fazer com o que você deu. Você fez a sua parte. Essa é a grande premissa !
Deus nos pôs na Terra para isso. Temos de ser útil a alguém e não querer "destruir" nosso semelhante....
 E olha que  Ele já nos deu muito tempo para essa nossa Evolução!
Inicialmente ,devemos começar, por nós mesmos . Praticando o bem,ajudando o próximo e incentivando ou mesmo aconselhando os amigos,parentes ,colegas de trabalho, a "abrir os olhos", conhecer a Verdade !
É bíblico isso: " Conhecereis a verdade e ela vos libertará !"
 É preciso se "libertar" desses Males do Mundo. Eu costumo dizer que nós, que temos alguns conhecimentos a mais,devemos orar,rezar, para "compensar" os que não fazem isso e ainda praticam maldades contra os irmãos mais humildes,pois todos somos filhos de Deus.
Temos de pensar,meditar nas palavras de Cristo,nos Ensimentos Bíblicos,antes que seja tarde demais,para nós mesmos e para nossos semelhantes. A Hora é agora. Não dá mais para esperar!
O Fim do Mundo,como se alardeia,não será um espetáculo miraculoso,de céu rasgando-se em mil megatons, ou de lua e sol caindo,mil trovões,terremotos e tsunamis ,tudo ao mesmo tempo. Não será pelas Guerras ou pelo excesso de criminalidade, ou por causa da promiscuidade e prostituição mental dos homens e mulheres,que sempre existiu.
 O Fim do Mundo está acontecendo todos os dias....
A Humanidade sairá da face da Terra.  E uma Nova Humanidade surgirá. É a Renovação! Eu diria RESTAURAÇÂO !
 Poucos poderão viver nesse novo Mundo, nesta Nova Era. Poucos serão "Os Escolhidos !"
Todos já estão conscientes de que esta "Civilização" que vivemos, não deu certo.
Uma Nova Era Virá. E nessa , nada do que está acontecendo,acontecerá de novo"
 -Está escrito!
Precisamos desenvolver a Evolução do Espírito, ditada pelo mestre Huberto Rhoden.
Precisamos nos encontrar nos ensinamentos da "Não-Violência" de GHANDI.
Nas Bem- Aventurançasa ditadas pelo Mestre dos Mestres :JESUS CRISTO !
 Ou nos Ensinamentos de São Francisco de Assis .
Quanto às datas para essa "Hora Final" , ninguém sabe ao certo. O que sabemos é que estamos vivendo a mais dura PROVAÇÂO de que se tem notícia,desde que o ser humano habita a Terra.
Ninguém sabe qual é a hora final. Nem o dia nem a hora. Sabemos apenas que este é o "grande período difícil" , os dias mais negros da humanidade. E só isto.
Para aqueles que aprenderam as Lições de Ghandi, de Jesus Cristo, conheceram ou leram o Apocalipse de S.João e os Ensinamentos de São Francisco de Assis, já estão "preparados". Estes já fazem a "obra". Estão "prontos" ,por assim dizer..
Eu, como me sinto entre estes privilegiados leitores-seguidores , tal como S. Francisco de  Assis,responderia tranquilamente aos Terrores desse Final de Ciclo :
 -Se hoje fosse o meu último dia, eu continuaria regando as florzinhas do meu jardim,como fiz ontem,e como farei amanhã.
- Se ainda houver amanhã !....

ALG -

domingo, 10 de abril de 2011

A LOUCURA GLOBALIZADA

Infelizmente, o dia 07 de abril passado ficou marcado por uma tragédia que não iremos nos esquecer tão facilmente : o ataque à Escola ,em Realengo,no Rio de Janeiro.
Como todo mundo já sabe,pois foi noticiado por todas as emissoras de rádio e tv, inclusive em outros países, um louco ,que se aproveitou das festividades comemorativas da mesma Escola,onde havia estudado,entrou lá como se fôsse dar uma "palestra" e "abriu fogo ",atirou,melhor dizendo,contra crianças indefesas. 12 inocentes crianças foram mortas ,aleatoriamente,por "capricho" ou surto de loucura de um indivíduo que não tinha Cristo em seu coração.
 É essa a minha opinião inicial,pois somente um desqualificado e psicótico destes poderia cometer tal atrocidade,contra crianças que nem o conheciam e que nunca lhes haviam prejudicado ,ou feito algum mal.
Não sou médico,nem psiquiatra,mas com meus poucos conhecimentos nessa área posso afirmar: ele era um louco psicótico mesmo, e "surtou" neste dia infeliz.
 O Sujeito , premeditou a "loucura" e ainda deixou uma carta pedindo perdão ,antecipado, a Deus !
-Eu pergunto: e se alguém puder me responda :
- Será que Deus perdoa a alma de um sujeito destes ?
Foi a primeira vez que esse tipo de ataque aconteceu no Brasil, no caso em uma escola. Pois já houveram chacinas em bares,o da Candelária (feito por policiais),lembram-se ? E houve um ataque num cinema,feito por um estudante de medicina.
 E outros ataques em casas,festas,ou bares, boates ,com menos pessoas mortas e não tão alarmante como este do Rio de Janeiro, contra as crianças da escola de 1º grau.
 A criminalidade e as mortes no Brasil já não são estranhas há muito tempo. Mas esta tragédia do Rio é um tipo de loucura importada,por assim dizer,pois muitos casos destes,em que atiradores loucos,suicidas invadem escolas e universidades é comum em outros países.
 Já ocorreram casos idênticos na China, Alemanha,na Inglarerra, na Rússia, Estados Unidos,Finlândia  e em outros países.O Pior de tudo é que,com a notícia se espalhando pelo mundo, outros "doidos" ou loucos de plantão,podem estar,inconscientemente ,ou não,sendo instigados a fazer o mesmo. Quem sabe se o brasileiro não se inspirou em casos que viu pela TV ?
Shoppenhauer,filósofo alemão afirmou em uma obra sua que " A mente do homem é a prisão do Diabo".
 - Então o Diabo estaria preso em muitas mentes ?
- Ou o Diabo mora no sangue ?
 E se assim for mesmo,precisamos ter muito cuidado. Mas creio que para os cristãos verdadeiros  que têm Deus no coração ,suas mentes,ocupadas, tendem a querer o bem do seu semelhante e não fazer estas atrocidades.
Por certo, e provavelmente, os loucos são uma minoria...(ainda bem !)
A Inglaterra,salvo engano de minha parte teve um só caso, e logo as autoridades trataram de dificultar a venda de armas e conseguiram dar vigilância nas Escolas. Escolas particulares,no Brasil,também têm vigillância reforçadas. Mas não são só as escolas que correm perigo.
 E estas loucuras humanas podem acontecer em qualquer lugar..
Ontem mesmo, eu soube da notícia de um outro louco que invadiu um Hotel,na Holanda e abriu fogo contras as pessoas,matando sete. Depois se matou.  Um infeliz destes nem vivo fica ,para "pagar" pelos  crimes...
 E me veio a pergunta : Será que ele soube do caso brasileiro,acontecido dois dias antes ? Ou estava apenas na hora de sua loucura se manifestar ?
Estes "ataques " têm notoriedade na mídia impressa e televisada desde o Ataque de Columbine ,Estados Unidos. Lá em abril de 1999,dois desqualificados tal qual este do Rio de Janeiro ,invadiram uma escola (A Columbine High School, do Condado de Jefferson,Estado do Colorado) de 2º Grau e mataram 13 estudantes e um professor.
Coincidentemente 12 anos após,acontece esta tragédia na Escola de Realengo.
Os Estados Unidos da América (U.S.A.) cuja sigla em português é bem conhecida no Brasil (EUA) nos noticiários,por tragédias de ataques e de loucuras cometidas por jóvens ou não, vem convivendo com estes ataques desde os cometidos por ex-combatentes do Vietnam. E não podemos esquecer do massacre na Universidade da Virgínia (EUA) onde um coreano,que se dizia perseguido,matou 32 pessoas,entre estudantes e professores universitários . Este fato se deu em abril de 2007.
Coincidência,de novo ?
Nos países ,fora do Brasil, há também outras notícias de ataques cometidos por loucos que querem se vingar de um ex-patrão ou ex-gerente e voltam nas firmas das quais foram despedidos e fazem o "estrago". Atiram em todos os que estiverem no local. Matam pessoas que nunca lhe prejudicaram...
"Vira e mexe" um doido ou louco destes invadem algum lugar e matam uma certa quantidade de pessoas ,que nada têm a ver com seus infortúnios.  Os EUA têm mais "culpa no cartório",pois eles também,difundem essa loucuras em seus filmes. São milhares de filmes com violência exagerada, e com emprego de armas. Tem herói matando até demônio,com utilização de armas, em seus filmes. Além disso , a facilidade em comprar uma arma lá é gritante.
 Parece que toda pessoa  que mora nos EUA, tem uma arsenal de armas em casa. Eles pagam pela liberdade exagerada de suas leis.
 Parece que no caso destes  dois jóvens, do Colorado, eles treinaram com armas pesadas,que eram de seus pais, e mataram os estudantes e o professor da Escola onde estudaram. Estavam se vingando de quem ?
 Depois se suicidaram.
Seria simples coincidência este caso brasileiro. Ou o louco da Realengo se "baseou" no caso americano ?
No caso do Brasil, invasão e massacre em escola, é a primeira vez.
.-.Tomara que seja a última! (Digo eu).
Tem de haver um desarmamento geral no Brasil. Começar de novo a campanha que já foi feita. E dificultar a compra de uma arma ao máximo,exigindo testes psicotécnicos do comprador.
Se bem que acho ser impossível prevê essas loucuras.. Loucura é loucura ,e pronto !
O Louco não tem amor a ninguém...nem a sí mesmo!.
Enquanto for tão fácil adquirir uma arma,estaremos todos desprotegidos.
De repente,em qualquer lugar,pode aparecer um louco destes e cometer mais uma tragédia.
Esse tipo de loucura,agora globalizada,pode acontecer em qualquer lugar,pois como a mídia dá grande ibope para os assassinos,eles,em suas mentes, pensam nessa "fama" passageira que terão. Ou seja,pelo menos depois de mortos,irão falar muito deles...
-Será que pensam assim mesmo ?
Eu não sei,!....O que sei é que notícias e acontecidos como estes,nos deixam tristes,perplexos e desanimados de viver num mundo tão hostil,cheio de  crimes e de loucos por todos os lados...
Temos de orar e vigiar...Pedir a Deus todos os dias para nos salvar e salvar nossos filhos de tragédias como estas. Estar atento,em qualquer lugar onde estivermos. Trabalho,escolas,restaurantes ,cinemas,...e, até nas Igrejas.
E ficar preocupados mesmos...
-Vai que a "moda" pega por aqui também !?

P.S. Não pus aqui  os nomes  de nenhum desses loucos,pois não creio que mereçam esse "destaque".

ALG 10/abril/2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Panis Et Circenses- Marisa Monte....

PÃO E CIRCO

O Escritor inglês GEORGE ORWEL em sua obra ímpar "1984" (esse é o título do livro mesmo),que foi escrita em 1949, previu para final dos anos 80 (século pasado) e para depois disso , a opressão sobre a liberdade do homem,que passaria a ter de tudo,mas que seria super-vigiado com câmeras e fiscalização por todos os lados.
 Foi de sua obra que saiu a expressão "O Grande Irmão" o olho que tudo vê e tudo ouve,ou seja o Big Brother (não esse famigerado programa da Globo,que já pegou emprestado o titulo daí ).
Ele fez uma sátira aos Governos Totalitários,criticando a vigilância contra os cidadãos. Porém, não previu que os Governos Capitalistas Democráticos (?) tais como o Modelo americano e brasileiro agora, teriam  total vigilância e controle das pessoas,inclusive com codificação de todos,que em breve terão um "ùnico número" nacionalmente...
 E Orwel dizia também " os governantes, os mandatários fingem que nos dão liberdade total (neo- liberalismo ?), mas essa liberdade é vigiada,fiscalizada,com regras e ordenamentos para tudo".
- Não é isto que está acontecendo ?
Em resumo ele dizia ;" dão-nos a liberdade,para depois tirá-la".
Isso implica em quê ?
Implica que quando vamos sentindo o gosto da liberdade, inclusive para adquirir  bens de consumo,ele(o Governo) "puxa nosso tapete", para mostrar força,para mandar e demonstrar poder: NOS CONTROLAR.
 É como o homem pescando: dá linha ao peixe que "morde a isca", e  o peixe vai beliscando  a isca vai levando-a e se preparando para engolir,e aí o homem-pescador puxa a linha com força e o anzol,que está com isca, fisga o peixe.
Pois bem, na nossa sociedade de consumo está assim. O Governo e as Empresas determinam,dizem o que devemos fazer: comprar,consumir. Ele e elas  nos impoem : COMPRE ,COMPRE COMPRE !
 ... Depois vem a mordida do leão. Aumentam os juros,aumentam os impostos,inclusive o imposto  de renda e por último aumentam os preço dos alimentos . E ainda por cima ,aumentam  os preços dos combustiveis.  
-Não foi isto que já aconteceu este ano ?
Todo mundo agora tem carro,mas não ganha o suficiente para manter esse carro ?
Como gastar mais R$ 300,00 por mês só com combustível para se movimentar,locomover-se na Cidade Grande?
E as outras contas,inclusive da própria manutenção  do carro ,tais como : pneus,bateria,óleo,impostos e outras,sem falar de despesas com casa,escola,comida,energia,água,telefone,internet.etc, Tv a cabo... (Aí já é luxo,para muitos).
O Governo dá bolsa-escola,dá vale-gás,vale-refeição, vale transporte e agora vai dar o vale- táxi para a gestante e vale-telefone, tudo para agradar os mais pobres. E em consequência" arranca o couro" de todos,com estes impostos exorbitantes,inclusive de telefone,de energia e aumento de preços de todas as mercadorias principais . Todos sentem a "mordida" no bolso (o órgão mais sensível do corpo humano).
E é certo que,aumentando  o preço do combustível,aumenta inflação. Não precisa ser "Economista" para saber disso.
 Dizem que vai subir o preço mais ainda...
E vai subir até o preço da cerveja !! A a turma do buteco vai chiar !
Já não basta essa idéia de que estão botando alcool nos carros e subindo o preço da pinga... Os "bebuns" de carteirinha já reclamavam disso há muito tempo. E o açúcar então ?
Seria uma "estratégia" da Dilma para diminuir o consumo ? Será que ela não está "dando conta" de segurar os preços ?  Ou é a pressão dos Empresários ?
 -Ou são "mecanismos" políticos e econômicos para não acabar com a classe dos pobres.  É porque,segundo um amigo meu, mais "abastado",se acabar com os pobres,quem vai reeleger o Lula em 2014 ?
Uma coisa eu já notei,diminuiu o trânsito em Goiânia.  Se queriam resolver o problema do trânsito,conseguiram. Já estou vendo muita gente "andar" menos com o carro. Essa "pressão" dos preços dos combustíveis funciona mesmo.
-Quem vai ficar dirigindo "para baixo ou para cima" ,com Gasolina a R$ 3,00 e Etanol a R$ 2,49 ?
E dizem que vai aumentar mais .
Parece que estamos "pagando" caro pelo conforto.Aquela idéia de que " A Classe média vai ao paraíso",no Brasil não funcionou...
Era bom demais para ser verdade.
Além disso a classificação do IBGE para determinar se uma família,ou uma Pessoa pertence à classe média é muita falha. Dizer que é classe média quem tem uma geladeira,um telefone,um carro velho,ou mesmo uma renda de três salários mínimos, é errôneo. Muitas pessoas,famílias, têm isto,mas estão todos endividados,não podem pagar colégio nem universidade para sí ou para os filhos,e nem têm casa própria.
Essa "Classe Média" que o Governo "determinou",para mim é classe pobre mesmo.
 Comparo essa premissa como a que ocorreu com o "boom" das Universidades. Criou-se Faculdades em todas as esquinas,para "dizer" lá fora que o Brasil tinha tantos milhões de Universitários,etc. Porém,logo se viu que algumas Faculdades estavam a nível de 2º grau. E aí,começou a fiscalização.  E também houve a evasão dos próprios alunos, o que obrigou a que algumas Faculdades fechassem suas portas...
 -Afinal quem pode pagar R$ 900,00 por mês para fazer um curso de Administração de Empresas,por exemplo?
Em primeiro lugar temos que nos alimentar bem.
 E como pagar os remédios,dentistas,médicos,etc. ?
Estamos numa encruzilhada. Consumir  bens duráveis,ter internet,tv a cabo,carro  ou se alimentar bem ?
Ter diversão(circo) ou ter comida (pão)?
Na verdade ,podemos ter  os dois.... Mas a que preço ?
Os pobres que ascenderam à classe média no dois Governos do Lula parece que terão de voltar à maneira antiga.. (Comprar comida e ver novelas. E..para quê mais ?)
Ademais,ser pobre não é defeito...(Mas que é bom ter conforto ,é...)
.-Afinal, já aproveitaram muito...(oito anos do Governo do Lula ?)
Como disse uma amiga blogueira,"pobre não tem direito nem de sonhar !"
 E como se diz por aí "Alegria de pobre dura pouco".

P.S. A expressão em latim "panis et circenses" veio da época dos Romanos  antigos (entre 700 A.C. e 534 D.C.)
Significava que os Imperadores Romanos queriam  Pão e Circo para todos. E faziam propaganda disso..
ALG 06/04/2011.