sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Morte de Kadhafi :Começa uma nova era para os Líbios !

"ECCE HOMO" !
Foi assim que Pôncio Pilatos se referiu a Jesus,quando ele estava refém do mesmo,pois lhe fora entregue  pelos  judeus do Sinédrio, que "fizeram" um pré-julgamento do Messias,sem saber de toda importância que teria o Mestre para o Cristianismo. 
E a Obra de F.Nietzche,  "ECCE HOMO", traz uma interpretação filosófica para demonstrar a verdadeira personalidade do ser, diante das circunstâncias, ou   "como se chega a ser o que se é."..Este,um livro para explicar o egocentrismo humano. Ou em palavras mais compreensíveis:  Onde aparece a verdadeira faceta do indivíduo ! Umas boas,outras nem tanto.
 Só que Cristo estava sendo injustiçado....E tem a sua importância histórica,religiosa . Já o nosso personagem de hoje,o Kadhafi, está tendo o que mereceu.
 Dou esta introdução para enfatizar nosso momento histórico , onde a manchete do dia de ontem foi a captura e morte do Ditador Líbio Muammar Al Kadhafi. O Ditador louco que ficou 42 anos no poder naquele país do norte da África, governando com "mão-de-ferro",massacrando seus inimigos políticos e se enriquecendo às custas do sofrimento  do povo. Aliás,como a maioria dos Ditadores fazem.
Mas ,graças a Deus acabou a "era" Kadhafi.
Eis portanto o "grande" homem, o ditador,o todo-poderoso,que agora jaz morto,no chão,sem pompa,sem circunstância.
 É o fim desse período ditatorial, onde poucos se locupletaram e muitos foram perseguidos. Pode ser triste e forte essa imagem do Kadafi sendo arrastado pelo chão,morto,ensanguentado,porém foi o fim que ele escolheu, pois poderia ter fugido,se exilado,ou renunciado muito tempo atrás.
Mas não pôde se desgarrar do Poder,do ouro ou dinheiro que escondia,ou da ideia de ainda  voltar ao Poder. Ficou como um cachorro que não quer largar o osso.
E eis o homem ! Aquele que era irreverente,que gostava de ostentar riqueza,com roupas exóticas,às vezes como Imperador de um povo sofrido,enganado. E às vezes, como um louco varrido,tentando enganar a  opinião pública mundial,armando suas tendas nos países onde ia,para não ficar em hotéis...
 Ou, quando indenizou as famílias das vítimas do desastre de  Lockerbie,( Escócia) onde  o avião da Pan AM  foi derrubado por terroristas líbios em 1988, causando a morte centenas de pessoas inocentes.
Agora,o "grande" ditador louco está no chão,ensanguentado,arrastado pelos seus ex-súditos, e é levado para uma mesquita,para que todos vejam sua verdadeira faceta. Depois,será enterrado em um lugar secreto,para que não seja reverenciado ou cultuado.   Onde ele será o que realmente é ...
E não será mártir desse povo que escravizou. Será lembrado apenas pelos livros de história,pelas imagens de Tv,celulares,vídeos,filmes E estas , o mostrarão apenas como exemplo de "ruindade",de loucura, de déspota!
De que adiantou tanto poder,tanto ouro,tantas mulheres,tanta ostentação, se o seu final é no chão,arrastado como um "cão raivoso",sacrificado para não espalhar a doença.
- Onde está toda a sua "glória" ?
Me lembro de noticiarem a sua ascençâo ao poder, mas naquela época eu não entendia direito estas informações de "golpes de Estado" ,de guerras civis ,ou de traições de governantes,pelo Poder. Depois,quando eu estava no Exército, meus instrutores falaram desse "Coronel"Kadhafi, mas não para elogiarem ele,e sim para dizer a nós como "não  deveríamos agir ",em caso de algum de nós vir a ser um Coronel,ou  a chegar a um posto alto.
Agora,será a vez dos Líbios reconstruírem seu Pais, lutando apenas no âmbito da lei,para que prevaleça a Democracia, coisa que o Kadhafi  não conhecia...
Ele não sabia que o povo que deu o Poder a ele, poderia tirá-lo...E foi o que aconteceu!
Porém,mesmo agora que o povo Líbio conquistou a liberdade, terão que se esforçar para viverem em paz,elegendo seus governantes,numa situação nova até para eles, que sempre viveram dominados por chefes tribais, ou religiosos,ou por esse louco, que os enganou durante tanto tempo.
Chega de Ditadores no mundo . Chega de Corrupção.
Que prevaleça a Democracia!!!
"Todo Poder emana do Povo e em seu nome será exercido"
A LUTA CONTINUA !

ALG 21/10/2011.