quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O DECLINIO DO PODERIO AMERICANO

Vejo as notícias diárias dando conta de que os Americanos do Norte (USA ou E.U.A.) estão em dificuldades financeiras,a ponto de ter a sua moeda,antes forte,(Dóllar),agora ameaçada. A coisa chegou ao ponto de a China,o maior credor dos E.U.A., pedir a substituição da moeda americana pelo Euro,em casos de transações comerciais internacionais.
Embora os países europeus,tais como Espanha,Portugal,Grécia e outros, também estejam com dificuldades de pagar suas dívidas.
 E pergunto : - Crise nos Estados Unidos ?
-Falta de credibilidade do governo americano junto aos Credores internacionais ?
 Eu mesmo respondo :- Nunca aconteceu isto antes. Pelo menos ,nos últimos 60 anos,desde que eles se fortaleceram economicamente e politicamente depois da segunda Guerra Mundial.
 Os EUA sempre foram especialistas em Marketing,em vender seus produtos, sua imagem ...em investir fora de seu País. Usaram o cinema para a "mensagem" subliminar de que eles eram os SUPERHERÓIS do Mundo.Fizeram filmes onde um só americano resolve uma guerra (Lembram do Rambo ?)
 Desde que me conheço por gente vejo falar nesse povo,desde suas "ajudas" externas até as interferências nos negócios e nas políticas dos países. Sempre foram os "xerifes" do Mundo,tentando resolver tudo á bala,invadindo países,entrando na guerra dos outros.
 Estiveram dando pitacos aqui no Brasil, até a época do Governo do General Figueiredo. Tinha até um "adido" Militar,querendo nos fiscalizar... E,foi o Governo do general Figueiredo que começou a "correr" com eles daqui,quando da questão da Usina Nuclear,quando o Brasil recorreu à Alemanha e preteriu à tecnologia dos gringos.
Os Estados Unidos da America sempre estiveram nas Guerras dos outros. Sempre gastaram muito,para se manter no topo. Eles sempre foram os "bam-bam-bam" da Mídia,da Arrogancia Política!
Daí toda a gastança com Guerras,Corrida Espacial,manutenção de bases militares no Japão,na Alemanha.Isto sem falar nos milhares de soldados mantidos no Paquistão e Afeganistão que custam caro.
 E eles já demonstraram que estão recuando,com o fim dos programas espaciais da NASA e a volta destes  soldados que ainda estão no Iraque e no Afeganistão. Chegou a hora de serem mais humildes,diminuir a arrogância. Diminuir a "gastança",também.
Agora é a hora de "pagar" a conta .Afinal eles não podem "fabricar" Dólares aleatoriamente..Pois é preciso fazer a coisa dentro da lei. E como são gastadores natos, terão de aprender a economizar. São Bilhôes de Dólares que eles devem. Vejo dizer que só a queda na Bolsa,em Nova York, dá prejuízo de Trilhões,até para outros países.
Além da Dívida Externa,há a Dívida Interna .Além do que,eles não sabem fazer poupança.
Fora isso,terão de "pagar" os pecados,que estão devendo desde quando soltaram aquelas Bombas sobre Hiroshima e Nagasaki. Terão de pagar pelo derramamento do "agente laranja" no Vietnam,pelas matanças indiscriminadas na primeira Guerra do Golfo,quando mataram milhares de Iraqueanos (Governo do Bush,pai),quando mentiram para invadir ,de novo o Iraque (Governo do Bush,filho) ,e agora por último, quando(penso eu),mentiram que mataram o Bin Laden,para dar "ibope" ao Barak Obama,que como todos os outros Governantes,não quer largar o poder. Aliás,ele vai tentar a Reeleição.
Portanto,não se assustem se,daqui para frente ouçamos falar mais ainda sobre a crise financeira nos Estados Unidos.
 E  não se espantem também se eles espalharem mais e mais "superheróis" no cinema,daqui até a Eleição, em 2012. Isto porque,em época de crise,eles só têm este trunfo: Colocar Capitão América,Homem Aranha,e outros Heróis no cinema. Porque estes,de uma forma ou de outra,sempre ganham. É o ufanismo cinematográfico,que utilizam desde os anos 40.
Mas,na vida real,nem tudo são flores. E tudo na vida tem um "preço". Algumas coisas pode-se pagar com dinheiro....Outras não. Pior para eles, capitalistas por excelência, que agora terão que se curvar perante os "comunistas" Chineses,seus futuros "patrões" comerciais.
 E já estou sabendo que escolas americanas estão ensinando os meninos e meninas americanas a falar mandarim ,que é um dos dialetos chineses mais usados,pois no futuro bem próximo estes americanos jovens terão que trabalhar na China,que será em 2020,a Maior Potência Econômica do Mundo !
" TIO SAM"  terá de se curvar perante o  " Dragão" Chinês !
De vez em quando eles já pagam seus "pecados",quando um louco atirador faz muitas vítimas de uma só vez.Mas até isso,não é mais privilégio deles.Já aconteceu em Londres,na Noruega e até aqui. Lembram-se da Escola do  Rio de Janeiro ?
Minha opinião é de que,eles,os EUA, já tiveram sua vez. De agora em diante quem irá progredir financeiramente serão países como o Brasil, a Rússia,a India,e ,obviamente , a China. Aliás é o que dizem milhares de economistas e cientistas políticos do mundo inteiro. Portanto,o Poderio Americano já era.
Os países emergentes,penhoradamente agradecem.
E eu,particularmente,por viver aqui no Brasil.
YES! Nós temos banana !
-Agora temos dinheiro também !
ESTOU A ESPERAR, APENAS, QUE O BARAK OBAMA E SUA "TURMA", VENHAM APORTAR POR AQUI,PARA PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO AO BRASIL.

ALG -Agosto de 2011