terça-feira, 12 de julho de 2011

NA MEDIDA CERTA ?

Neste ultimo sábado, dia 09 de julho, esteve em Goiânia,o  apresentador do Fantástico o ZECA CAMARGO,para incentivar que as pessoas possam começar a fazer alguma dieta e se movimentar,em exercícios,caminhadas e nas academias, etc,para "perder uns quilinhos" e chegar à uma certa medida,ou à "Medida Certa",como defendeu ele no programa Fantástico da TV Globo,junto com a Renata Ceribelli .
Até aí eu concordo,pois a população brasileira está passando do peso e tem muita gente precisando perder uns quilos,se movimentar,fazer dieta,etc,pois tudo colabora para uma vida mais saudável. Gordura não é saúde !
Eu mesmo me preocupo com isso. Mas não preciso emagrecer pois tenho 1,73 de altura e estou bem com meus 72 quilos.Ou seja,sou magro.
O que eu não concordo é com a manipulação que a TV Globo faz com as pessoas. E o pior é que muita  gente atendeu ao chamado e foram "atrás" do Zeca Carmargo aqui em Goiânia. Pareciam uns adeptos de alguma seita ou em busca de "Salvação" ou Milagre,defendidas todos os dias por estes "Pastores" de plantão.
Tinha tanta gente gorda, ou não-gorda, atrás do homem,que parecia que ele iria distribuir dinheiro para os participantes. Na verdade,como estavam sendo filmadas,estas pessoas queriam mesmo era "aparecer".
Como tem gente boba neste mundo! E são mesmo bobas,achando que irão ficar magras,esbeltas e saudáveis de uma hora para outra; por causa de um programa de televisão..
 Todos sabemos que,passada a "animação" inicial,mais de 90% de todo aquele povão,volta à sua rotina de comilança e vida sedentária. Muitos sabem que não irão emagrecer facilmente,pois seus problemas são mais graves. Porém,pensam que o "anjo emagrecedor" da Globo vai conseguir  este "milagre".
Minha preocupação apenas é como,em pleno século 21,ano de 2011,e as pessoas continuam tão facilmente "manipuladas".  Aliás,a Globo é mestra em manipular as pessoas e a opinião pública brasileira.Com as novelas,o futebol e tenta até nos manipular com a política. Faz o "jogo do poder" .
Neste último domingo,no Fantástico, mostrou de novo grande quantidade de gente,que atendeu à "chamada" feita na TV,para a "caminhada" com o apresentador.
 Quanto à premissa do programa e do Zeca Camargo,nada tenho contra,mas é apenas um programa de TV e que está dando publicidade à algumas Academias...
É só eles dizerem que isso e aquilo emagrece,que logo todos vão ás compras,sem nenhuma receita,orientação médica etc. Prestem atenção nos "legumes"  e "pratos"  indicados pelo Zeca e pela Renata Ceribelli ! Se falam que "beringela" emagrece,no outro dia somem as beringelas do mercado. Se for pimentão,haja pimentão nas feiras....E assim por diante.
Não é apenas o fato do Zeca Camargo vir aqui ou em outra cidade, e todos o "seguirem" numa caminhada de final de semana que vai resolver o problema. Mesmo porque os gordos já sabem que o problema é hereditário,de alimentação,ou de sedentarismo mesmo. E se não fizererm uma dieta bem orientada com médicos e também com exercícios físicos regulares não resolverão o problema. Há casos em que somente as cirurgias de redução de estômago conseguem emagrecer as pessoas. E têm de "fechar" a boca,senão...
 E na premissa dele e do Programa Fantástico,não se deu evidência ao problema como uma doença,ou quais as opiniões dos médicos sobre o problema.A obesidade no mundo é um problema sério,que deve ser enfrentado pelos Governos.Aqui quem deveria "encampar" a ideia deveria ser o Ministério da Saúde. Não um programa de TV.
 Eles passam pelas cidades,mas depois as pessoas continuarão com suas vidas,suas rotinas e o objetivo do emagrecimento fica no esquecimento. Emagrecer e seguir dieta vai depender de cada um,pois a TV e o apresentador,não irão deixar uma" estrutura" médica para fazer o acompanhamento destas pessoas,não é mesmo ?
Além disso temos aqueles "atletas" de fim-de-semana,que passam a semana inteira sentados,nos gabinetes escritórios,tomando cerveja e comendo churrascos nos  dias normais e até nos sábados,e depois que se vêem acima do peso começam a fazer as caminhadas. E depois,começam a comer muito,mais carne,mais churrascos,mais cervejas..Ou seja,começa tudo de novo!
 É uma enganação,para sí mesmo.
Pelo que vejo,no Brasil inteiro,para resolver o problema da obesidade somente um programa do Governo Federal bem feito,com acompanhamento médico,em todo o Brasil, e uma exigência geral das empresa,das escolas,e até dos quarteis(pois tem muito "polícial" gordo),para começar a solucionar o problema. Isto porque, a obesidade não é só um problema de estética, já que para  muitas pessoas a gordura compromete a saúde,e obviamente pode levar a "derrames", enfartes,etc.
Parece que  os médicos endocrinologistas têm um concorrente de peso:  o Zeca Camargo.Ou melhor dois,pois a rede Globo é que dá mídia ao "Santo" Emagrecedor!
"Homens e mulheres obesos,fiquem de olho na Dieta de Alimentos do Fantástico!"- Diz a mídia.
Eu digo cuidado,pode ser "propaganda enganosa"
E,aqui com meus botões,penso :  Acho que temos no Brasil  muito mais gente besta do que obesa. Todos muito fáceis de serem "manipulados".
Daqui uns dias surgirá,(se já não tem) várias academias com o sugestivo nome de "Medida Certa",embora sem profissionais preparados para tal,sem médicos,sem nutricionistas...coisas do Brasil.
O que é uma pena...
 Enquanto isto,o povão continua sendo"massa de manobra"... Se a Patroa (Globo) mandar cantar com a língua enrolada :"Every Body macacada!"


ALG 12 de julho de 2011.