segunda-feira, 25 de abril de 2011

O CASAMENTO REAL

Nesta Sexta-Feira, dia 29 ,casa-se o Principe William,neto da Rainha Elisabeth. Até aí,nada demais, não fosse ele o provável "herdeiro" do trono inglês,depois do Charles.
Fiz questão de sublinhar herdeiro porque ,provavelmente, ele não vai assumir o cargo tão cedo. E não tenho dúvidas disso,pois,em julho de 1981, eu nem pensava em casamento ainda e assisti ao do Principe Charles  com a Diana Spencer na TV.
Era um acontecimento mundial. E foi mesmo !
-Todos diziam :  "Será o futuro Rei da Inglaterra!"
 -E até agora nada. Ficou mesmo só na festa... (Acho que a Rainha não teve corágem de entregar o "cargo" para ele)
De qualquer forma,Casamentos Reais  são festas bonitas, não há dúvidas.. muito brilho,carruágens,trajes bonitos,gente bonita,outras nem tanto....
De lá para cá vi o Charles "largar" a Diana Spencer pela Camila Parker Bowles (ele fez isto antes de se Divorciar) .  Vi e ouví notícias de traição da Diana também.
 A Princesa Anne,irmã do Charles, se casou com um Capitão e se separou.
 O Andrews,irmão do Charles, se casou com a Sarah Ferguson e se separou.
 E ví a notíica e as cenas da morte da Diana,naquele acidente de carro em Paris na noite de 30 de agosto de 1997. Vi cenas chocantes na noite  do acidente,já que eu havia colocado TV a cabo em minha casa e estava maravilhado de ver canais internacionais de TV,no cantinho do meu quarto.
Mas, não fiquei contente com a morte dela.
Então agora,não me espanto mais com nada.  E não acho que este  seja um " casamento para sempre"... Falo desse  casamento do Príncipe Willian com a Plebéia Kate.(plebeia para eles,porque aqui ela seria dada como rica mesmo).
Pelo menos a "moça" é bonita e tem nome de Princesa mesmo : Catherinne Elisabeth Middleton.(Kate,para os íntimos). Se fosse americana,provavelmente a chamariam de Cathy! (o que dá no mesmo).
O Principe,que tem uma vida boa danada,vai ficar numa melhor ainda.(para honra, inveja  e glória dos ingleses)
 E nós os pobres vidiotas sul-americanos, (nem todos,mas, muitos de nós), estamos "babando" para estar no lugar dele. Mas, isso é impossível...
-As mulheres também,claro,  estão admirando a Kate.
-Quem não queria estar no "lugar" da "Princesa" Kate  agora.?
Pena que vai demorar o William ser coroado. E ela também, pois só terá o "título" de Princesa. (Só ?)
Ruim para eles ,pois para nós brasileiros,tanto faz.
Para eles,vale mais pela tradição,pela " Pompa e Circunstãncia" ...Eles precisam disso !
Para os Ingleses, o Rei é uma "figura" imponente,com autoridade,de nobreza,mas que não Governa o País. Ou seja,o Rei ou a Rainha reinam mas não Governam. Lá ,quem Governa é o Primeiro-Ministro. É o Sistema Monárquico-Parlamentarista. Mas tem Deputados (Câmara dos Comuns) e Senadores (Câmara dos Lordes).
Nós,aqui no Brasil tivemos nossa época dos Reis ou pelo menos dos  Principes. Mas a República (1891) tratou de espantá-los daqui. Depois,em 1993,teve um plebiscito,onde podíamos escolher se queríamos voltar à Monarquia. Toda a Família Real  brasileira (de orígem Portuguêsa,claro),descendentes de D.Pedro II e da Princesa Isabel ,apareceu na mídia. Revistas e Canais de TV mostraram eles ,durante muito tempo. Lembram-se da simpática figura do D.Joãozinho...
 E  o  Dom Luis, ou   o Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança! Eles davam entrevistasa na Televisão todos os dias,até a data do Plebiscito. A TV era um   "palanque" para eles.  Mas não deu certo.
- Nós,os eleitores-otários,não aprovamos a volta da Monarquia.
 E elegemos o Fernando Henrique,logo em seguida...
Temos agora a nossa "Rainha" , a Presidenta Dilma ! Mas ela Governa de verdade!
Eles têm a Elisabeth II, ( a Betinha ,para os íntimos). E não podemos nos esquecer que ela é a chefe da Igreja Anglicana(que foi "criada" pelo antepassado dela,o Rei Henrique VIII,aquele matava as ex-esposas).
O Charles que se cuide,pois pode ficar de fora dessa coroação por muito tempo e a Rainha passar o trono, direto, para o neto querido...Esse felizardo que se casa agora...
-Seria uma Renovação na Monarquia Inglesa.
Quanto ao Charles,bem,  ele vai ter  que se contentar com os braços da Camila  (sujeito de  mau gosto  é ele,hein?)
Para substituir a Rainha ,por enquanto não vai dar  não...(ele aprontou muito já ).
....A não ser que ela morra! (credo!)
 -Todo mundo morre um dia !
 Mas, como a Rainha é "dura-na-queda" acho mesmo que o Charles vai ter que esperar mais uns 20 anos para assumir o trono. E então ele já estará com uns oitenta anos, e o William com uns cinquenta,e o Charles pode não querer ser mais  ser Rei,como um Tio- avô dele, que abdicou (viram o filme  O Discurso do Rei?).
Ou até mesmo a Monarquia Inglesa nem mais existir ....
- Tudo pode acontecer!..(até os 45 minutos do segundo tempo )
Enquanto tudo isto não acontece,vamos aí nos deliciar ou deleitar, com esta Festa do William e da Kate, que nos causa inveja pela riqueza,pela realeza ,e por  toda a mídia que se dá a um evento como este. Mostrando,inclusive,como eles  são mais "civilizados" do que nós. (um pouquinho!)
De qualquer modo, esse Casamento, é um evento grandisoso,sob o ponto de vista televisivo.
E as mulheres,que fiquem sonhando mais um pouco com o seu próprio "Principe Encantado" !.....

P.S. O problema é que atualmente,os Príncipes se "transformam" em sapo muito depressa
... E as Princesas ...bem... as Princesas....
Ah ,deixa p"ra lá .....

ALG - 26 de   abril de 2011.