quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Os Inocentes de Mãos Sujas " -01-

Há uns 20 anos atrás assistí a um filme francês cujo título em português era este: "Os Inocentes de Mãos Sujas",do diretor Claude Chabrol. Tratava exatamente de pessoas ardilosas e mafiosas que fazem as maiores atrocidades,cometem crimes e fazem de tudo para ficarem impunes e se escondem atras dos políticos ou da Justiça,  para não serem punidos,como ocorre hoje ,não só no Brasil como em vários Países do Mundo....
." É o preço que se paga pela Democracia ",dizem alguns.
É estarrecedor ver tantas notícias envolvendo políticos e governantes a enganar e a tentar enganar o povo.Muitos conseguem durante certo tempo. Depois,tudo é descoberto. Porém,como a Justiça é demorada,eles conseguem ir "enrolando" os processos até cumprirem seus mandatos.Quando são punidos ou não estão mais nos cargos ou a pena já prescreveu. E começa tudo de novo !
Infelizmente é uma brincadeira de gato e rato. A justiça estruturada (Ministério Público e Justiça Eleitoral) existe para fiscalizar e punir os políticos. E faz o que pode. Dão evidência do que fazem,cumprem o seu papel. Porém,como as leis são "feitas" pelos políticos (Poder Legislativo),eles sempre deixam "brechas " para que os advogados achem "saídas" e ganhem tempo,até que a Decisão Judicial não mais seja aplicada,ou se aplicada,não surta os efeitos esperados. É tanta corrupção que alguns casos têm até título :"Mensalão do PT". "Mensalinho do DEM", entre outros.
Porém, sabemos que existem muitas outras formas de corrupção no poder,quando evolvem obras,propinas,financiamentos de campanhas ,no "toma-lá,dá cá" da Política. Tudo tem um preço. Ou todos têm um preço ?
E pergunto : o que leva um candidato a gastar milhões para ser eleito,se durante os quatro anos em que ficar no Poder,ou no Cargo,não irá recuperar(com o salário) nem mesmo 1/10 do que gastou ?
Deve haver muitos outros interesses por detrás da eleição de um candidato destes...Interesses de grupos,de igrejas,de empresas ...
Eu poderia aqui citar vários casos de políticos brasileiros que viraram notícia na grande mídia,por causa de suas falcatruas ou até mesmo por corrupção,compra de voto,desvio de dinheiro.Contudo, apenas iria repetir nomes que todo mundo já conhece,e que fazem parte de nosso cotidiano. Seus nomes e suas fraudes estão na TV e nos jornais todos os dias.
Estou descrente da política há muito tempo,e veja que eu já sou eleitor desde os meados dos anos 70,quando estávamos proibidos de votar em alguns cargos. Os Militares estavam no Poder! Mas veio a "abertura" e voltamos à Democaraia de novo.
Esses homens do "colarinho branco" que aqui ou alí vivem a governar o Brasil, seja no caso do D.F. , ou das ,Cidades, Estados e Municípios, ou participem da política, sejam eles Vereadores, Deputados,Prefeitos,Governadores ou até mesmo Presidentes,deveriam tomar vergonha e sumir de vez da vida política,assim que fossem descobertos...
No entanto,como são uns "cara de pau", e infelizmente, toda época de eleição estão de volta. O pior de tudo é que,por termos memória curta,ou por desconhecimento de tudo que acontece,votamos neles de novo. Muitos votam apenas por conhecer o nome do político.Não o conhecem de verdade.Não estão a par de suas vidas ,seu passado ...
Este ano teremos uma oportunidade de renovar pelo menos parte do Legislativo(Deputados) e trocar os,Governadores e até mesmo o Presidente da República. Espero que sejamos mais conscientes e não nos esqueçamos destes que "aprontaram" nos últimos anos.
Pelo menos nos últimos casos dos Vereadores de São Paulo e do Governo do Distrito Federal, a Justiça trabalhou mais sério.
O problema é que,quando vão ser punidos de verdades,eles renunciam,para não "perderem seus direitos políticos". E nas próximas eleições aparecem de novo.
São esses que temos de cassar em definitivo, pelo voto,nossa maior arma na Democracia.
Temos de melhorar nosso "quadro político",inclusive para que nossa "imágem" no exterior seja melhor." O BRAZIL não merece o Brasil ."...
ALG -fevereiro de 2010.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ALELUIA ! ARRUDA FOI PRESO -NÃO POR MUITO TEMPO.

Já falei aqui,em dias atrás,que não sou "chegado" a política.Nem a políticos.Mas há ocasiões em que,como cidadão,que sou obrigado a votar,tenho de dar minha opinião.
Desta vez o fato é inusitado. Pela primeira vez,no Brasil democrático,um Governador,no exercício de seu mandato,foi preso. É isso mesmo ! - O Governador do Distrito Federal,da Capital da República Brasileira,José Roberto Arruda,foi preso.Mas não foi humilhante a sua prisão.Foi negociada,sem filmágens. Afinal ele é uma "autoridade".
Mas não ficará preso por muito tempo e isto nós todos sabemos. Vai haver uma enxurrada de políticos chiando,de advogados "trabalhando",até que o Presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL-STF, lhe conceda um "Habeas Corpus". É um direito dele pleitear sua liberdade.Mas não deveria ser assim,pelo menos por enquanto. É o que penso...
Se foi decretada a sua prisão por 30 dias,pelos motivos já conhecidos,numa decisão do Superior Tribunal de Justiça,por 12 votos a 2,de seus Ministros, esta prisão deveria ser cumprida,até se concluir toda a Instrução Criminal. Até a Denúncia,pelo menos.
A Lei é para todos. Ou, "todos são iguais perante a Lei". Não é assim que está na Constituição Federal ?
O Certo é que a Justiça ,às vezes,funciona no Brasil.Funcionava mais para punir os pobres. Agora,de vez em quando,funciona também para os ricos, para os "colarinhos" brancos , para os corruptos,políticos ou não e alguns "seres humanos especiais",se isto realmente existe.
Precisamos ter uma imágem melhor no exterior.
Não é de agora que somos vistos como desorganizados politicamente. Dizem que aqui tudo acaba em pizza....ou em samba...
O General Charles De Gaulle,ao visitar o Brasil,anos atrás, falou : "Este não é um País sério !" - Falou em francês,foi traduzido e falou a verdade.Mas estamos mudando essa "idéia" sobre o Brasil. Estamos evoluindo...
O Problema da Democracia nossa é que não são respeitadas as Ordens Judiciais. Há muitas interferências Políticas. O Princípio da Tripartição dos Poderes,de Montesquieu,aqui fica só no papel,pois ,quando se envolvem políticos (que são do Poder Legislativo)e que são julgados pelo Poder Judiciário, logo vem o Poder Executivo,aliados e etc e tal, e chiam,batem o pé,esbravejam.
Dizem que até o Presidente Lula achou ruim o Arruda ser preso.Decerto queria que o "Mensalinho" do DEM ficasse igual ao "Mensalão" do PT Mas o que ele quer afinal ? A lei deve prevalecer,e todos devem responder pelos seus atos.
Gostei dessa notícia da Prisão do Arruda. Logo ele vai sair,´lógico! Acho mesmo que ele não passa nem o Carnaval na Prisão. Mas ,de qualquer forma,vai responder pelo que fez. É a Justiça dos homens. Ele precisa ser punido pela Corrupção,pela desonestidade ,ou roubalheira mesmo.
Quanto ao Lula,que iinclusive está aqui em Goiânia hoje, gosto do Governo dele. Só não gosto quando fico sabendo que ele quer fiscalizar a imprensa,defender o aborto e dar tanta força aos "sem terra".Ou então demite General que critica seu Governo .
Nem sei se é essa a opinião pessoal dele ou de alguns membros, Ministros de seu Governo. Ou seria influência do Chaves ,do Evo Morales,do Armadinejah e Cia Ltda?
Vamos para frente,que atrás vem gente.
- E VIVA O BRASIL !
Viva o Brasil,que Deus é brasileiro,e vem aí o carnaval,onde tudo acaba em samba...em mulatas peladas,batucadas nas ruas,nos clubes,nas calçadas..etc. e tal.
"eta mundão bão siô",como dizem os goianos.
Vamos esperar para depois do Carnaval .
Até lá,"saravá" !.
ALG -12 de fevereiro de 2010.