quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"VIVA CHILE ! "- Resgate dos Mineiros do Atacama.

Confesso que fiquei emocionado mesmo com o resgate dos Mineiros da Mina de San José,no deserto do Atacama,no Chile. Quem tem sangue nas veias e dá valor à vida humana não tem como não se envolver.. E venho acompanhando o sofrimento destes 33 mineiros que ficaram soterrados desde 05 de agosto deste ano de 2010.  Vi o primeiro ser resgatado ontem 13/10/2010, às 12:11 da madrugada. E só não vi o resgate de todos um a um,porque tive de ir trabalhar. Mas pude ver o último sair à noite , às  21:56  horas( deste dia 13/10/2010. )- Horário de Brasília). Era o "líder" deles e se chama Luis Urzua Iribarre
Foi a vitória da fé,da perseverança e da solidariedade.Povo corajosos,valoroso e lutador! Mineiros com nomes de Sepúvedra,Ávalos,Villarroel,Peña,Rojas,Contreras,Ibanez,Aguilar,Salazar,Segóvia,e até um Gomez(estes são os ditos "sobrenomes" ou apelidos de família,aqui no Brasil), que viraram heróis com merecimento,tanto no Chile como internacionalmente.
Sempre gostei deste da História deste povo chileno. E aqui em Goiânia,conheço alguns chilenos,peruanos,bolivianos e até argentinos,"lutando" pela vida .
A titulo de curiosidade,.a Empresa Mineradora San Estévão,proprietária da Mina,passa por dificuldades financeiros, a Mina San José não tinha uma segurança estável. Estava sob fiscalização governamental.Não estava com os salários dos funcionários em dia.
Agora terão que resolver estes problemas,inclusive por questões de segurança para os que voltarem a trabalhar lá. Acho que muitos deles não voltarão,pois terão outras perspectivas de vida .
O Chile agora tem 33 heróis.
De maioria católica,são sofredores,trabalhadores e sonhadores. Observei que alguns tinham uma camisa cor "cáqui",com dizeres biblícos e uma frase " d'EL es la Honor ya la Glória" . Povo muito bom este povo chileno.E como apreciador  de parte da História,tempos atrás,adquiri uma coleção de discos "tesouros do folclore latino-americano" ,incluindo aí ,músicas chilenas. Hoje,com a tecnologia do computador,posso me dar ao luxo de escrever este texto ,de solidariedade ao povo chileno,especificamente aos Mineiros resgatados, e pôr  um vídeo musical com o mesmo título desta minha crônica solidária,se assim posso chamar. É uma música chilena de ufanismo,mas principalmente de comemoração,própria para uma situação como esta.
 Quanto aos Mineiros cada um tem a sua estória de vida,e como ví nos relatos para TV, provavelmente muitos livros e filmes surgirão a partir deste resgate. O Certo é que eles irão "melhorar" suas finanças,já que segundo ouvi na TV,o Salário deles não passava de MIL Dólares por mês. Já há Editoras de Livros e Produtores de Cinema,do Mundo inteiro,interessados em fazer esta tragédia,virar filme.E que eles ,os verdadeiros protagonistas,ganhem alguns dividendos com isto. Eles merecem!
Foi uma lição de solidaridedade que estes técnicos,médicos e enfermeiros deram, ao "salvar" por assim dizer,todos os mineiros que estavam presos na Mina. Como diz aquele provérbio :" Quem salva uma vida,salva o mundo inteiro". Aqui 33 vidas foram salvas,resgatadas...
Relato ainda aqui a fé deste povo de maioria católica,  e as coincidências:  pois  33 morreram este ano nos outros soterramenos, e os 33 que se salvaram, ou melhor que foram resgatados.Não devemos esquecer que o Acampamento ,onde se fez todo este trabalho de resgate se chama "Esperança" !
 Muitos rezavam todos os dias e agradeceram por estar vivos. Muitos tinham o nome de Jesus na própria roupa. A Mina se chama San José  e agora será referência em ternos de "tecnologia" para salvamento,nestes casos.. Foi a vitória da vida sobre a morte !
O Importante é que saíram vivos.,que estão vivos e com ânimo para viver.
" VIVOS" ,tambem, é o nome de um filme que  conta a história veridica de uma outra tragédia com chilenos,que ficaram na neve,após um desastre de avião, e alguns se salvaram,tendo que comer carne humana,congelada.Carne de outras pessoas que estavam no mesmo avião mas que não sobreviveram.
Este ano o Chile já passou por terremotos. Agora esta "tragédia" dos Mineiros,que é na verdade uma Vitória não só do povo Chileno,mas de todos nós..   E como disse um deles: "Nasci de novo,venho do útero da Terra ! "
Saudações "a todos los hermanos de Chile ",que saíram fortalecidos desta situação toda.
VIVA CHILE !
GRACIAS A LA VIDA!....
ALG 14/10/2010