quinta-feira, 3 de agosto de 2017

"BEN HUR" - Um Clássico do Cinema Mundial -Ganhador de 11 Oscars.

Para os mais jovens,que não puderam ver este famoso filme no cinema,restou a oportunidade de vê-lo através de Vídeos e DVDs que foram lançados e  relançados através dos anos. E  também na TV a Cabo,que sempre passa.
 Mas quando foi lançado,em 1959, chamou atenção por ser uma Superprodução em "Cinemascope", em 70 mm e nova qualidade de som, novidades para a época. E por ter  sido gastos em sua produção muitos  milhões de dólares. Assim como para sua divulgação pelo mundo todo.
A história do filme é bem simples e fácil de entender: Na jerusalém do Século I, d.C.(depois de Cristo) , um jovem comerciante rico de origem judaica, de nome JUDAH BEN HUR (protagonizado pelo excelente ator Charlston Heston),recebe inicialmente com alegria um seu velho amigo de nome Messala (interpretado por Stephen Boyd). Mas este agora é chefe das forças das legiões romanas. Em pouco tempo eles entram em conflito e Messala consegue que Ben Hur seja incriminado e condenado a viver como escravo nas galeras.Além disso o comandante Messala manda para a prisão a mãe e a irmã de Ben Hur. Com isso surge o desejo de vingança em Ben Hur e o filme se desenvolve todo em função dessa ira dele com relação ao antigo amigo e agora algoz Messala.
O filme não é original. Na verdade ele é uma adaptação de um outro filme homônimo de 1926,ainda no tempo do cinema mudo. Nesta nova versão do Diretor Willian Wyller, foi a produção mais cara do cinema da época, com um gasto superior a 15 milhões de dólares. Um espanto para a época.
O filme levou seis anos em pre-produção ,porém levou apenas seis meses ininterruptos para ser totalmente filmado em locações na Itália. A produtora MGM teve dificuldades financeiras depois deste filme,pois gastou mais do que podia em sua produção. 
Mas, o filme foi um sucesso em todo mundo, tendo ganho 11 Oscars e isto compensou todos os esforços e acabou por dar muito lucro aos produtores americanos..
Foi filmado em um cenário construído, e a famosa cena da corrida de carruagens ,que dura mais de vinte minutos do filme, continua até hoje sendo uma das mais bem feitas e filmadas em toda a história do cinema.
O filme tem quase quatro horas de duração e teve no ator Charlston Heston seu principal divulgador,já que ele ficara famoso no filme épico  "Os Dez Mandamentos" ,no majestoso papel de MOISÉS,(o da Bíblia) que tinha sido a maior bilheteria do cinema tês anos antes (1956).
Curiosamente Heston só ganhou o pepel de Ben Hur neste filme porque o mesmo foi recusado por Marlon Brando e por Tony Curtis,que já eram bem famosos em Hollywood na época. 
Um outro filme mais recente divide este record de 11 Oscars com  "Ben Hur", o laureado  filme "Titanic" de 1997.
.................................................
Compilação dos dados e texto original de Antônio L.Gomes - Edição :  03 de julho de 2017