sexta-feira, 14 de abril de 2017

PROFETAS,CRISTÃOS,OU MERCADORES DA FÉ ?

Segundo o ex-frade franciscano Leonardo Boff, estes pregadores televisivos, que se dizem curadores, milagreiros e missionários da fé, são, na verdade pregadores midiáticos que tratam os ouvintes como doentes e que eles, pastores, têm o remédio para suas "curas", cometendo assim, um dos pecados mortais. 
Ou seja, o 2º deles: 
- "Não usar o nome de Deus em vão".
Para mim eles usam a TV e outros espaços,que dizem ser Igrejas, para realizarem seus objetivos de enriquecimento ilícito, se utilizando do nome de Deus. 
Com conhecimentos de ilusionismo,auto-sugestão e de manipulação de massas, muitos têm uma certa facilidade de comunicação e conseguem enganar uma grande quantidade de pessoas. A maioria são pessoas  simples, com problemas de saúde,financeiros,depressão, e problemas pessoais mesmo e que buscam um"lenitivo" para suas Almas...
Uma cliente da Igreja Mundial do "Poder de Deus", daqui de Goiânia,conhecida e vizinha minha me disse uma vez: 
-"Vai lá! Lá tem milagre toda hora " . 
Eu, com certa dúvida e não levando muito a sério o convite, respondi :
-Milagre toda hora ? Todos os Dias ? A minha vizinha não "sentiu" a crítica nas minhas palavras!
 Estes "pregadores/prestidigitadores",que têm uma capacidade de manipular pessoas, com palavras bonitas,escolhidas, são,na verdade,falsos profetas e falsos cristãos,pois não pregam de verdade a palavra de Deus com o objetivo primordial de realmente evangelizar as pessoas; de dar-lhes o verdadeiro conhecimento do cristianismo e ensinamentos de Cristo. 
Pregam ou falam palavras que muitos querem ouvir, para se sentirem aliviados ,no momento. Depois,os problemas voltam todos, de novo. E eles, os chamados"fiéis",voltam para a "Igreja", continuando suas "consultas",dando dinheiro às Igrejas (Leia-se"Pastores"). E isto acontece até que alguns, mais conscientes,sintam que estão sendo enganados,e voltem,depois de algum tempo, às suas  religiões verdadeiras, à religião de  suas origens...
Obviamente que algumas denominações, tais como a Igreja Presbiteriana, a Batista, a Luterana, e outras Protestantes ,e mesmo algumas outras como a Igreja "Deus é Amor" e outras conhecidas como a  "Congregação Cristã do Brasil " ou "Igreja Cristã-Evangélica",por exemplo, são religiões protestantes ou Pentecostais que seguem os ensinamentos bíblicos visando o aprimoramento espiritual das pessoas. Seus membros e pastores são pessoas boas,sérias,que seguem os princípios cristãos.
Contudo,as Neo-Pentecostais (não todas,por certo) se utilizam dessa Teologia da Prosperidade para "fazerem" a cabeça dos frequentadores e obterem lucros. Algumas estão nas mãos de verdadeiros comerciantes da fé...
Segundo o Teólogo Leonardo Boff, é preciso unir os ensinamentos contidos no "Pai Nosso", com o "pão nosso",para depois poder dizer "Amém". 
Ou seja,temos que saber unir a fé e dar condições aos seres humanos, inclusive de se alimentar, para viverem em paz,com seus semelhantes, ajudando-se mutuamente,para que possamos realmente cumprir a tarefa de vida em abundancia. Dando, assim, condições aos homens e mulheres de obterem conhecimentos,e condições de vida, para evoluir espiritualmente, até chegar a hora de deixarmos esta vida passageira. 
-Provavelmente, após a morte, teremos uma outra vida..
- A Vida Espiritual!!!
Não são estes os objetivos dos Apóstolos,Bispos e alguns padres,que estão muito mais preocupados em "salvar" suas peles, aumentarem suas contas bancárias e terem uma vida de luxo, fama e prazer (alguns deles, lógico !).
Conheci um destes "Bispos" pessoalmente,pois ele tinha escritório no mesmo prédio em que eu trabalhava há uns dez anos atrás. Ele ,inicialmente veio do Rio de Janeiro para a Igreja Universal. -Era um Paxtô que, com objetivos notadamente Políticos, fazia um programa de TV, falando em Deus, "pregando" ,como dizia ele, e paralelamente doava cestas básicas a clientes mais pobres da Igreja dele, "dando" uma de "Bom Samaritano". 
-Conseguiu seu objetivo : foi eleito Deputado. E durante um tempo usufruiu dessa sua condição, vivendo vida de boêmio e de luxúria, indo a casas de massagens,prostituição e boates.
-O que pouca gente sabia. 
-Acho que nem mesmo a família dele,que vivia no Rio de Janeiro sabia. 
Para alguns de seus eleitores-otários, muitos seguidores da Igreja à qual pertencia (Universal), ele era "um homem de Deus". Mas nem mesmo a sua Igreja achava isso. E ele foi perdendo espaço até que passou para outra denominação (acho que foi para a Igreja "Deus é Amor"). 
Nesse período, nessa nova Igreja, não mais foi eleito, saiu da Mídia. A Igreja Universal indicou outro "pastor" político, que logo foi eleito e tomou o seu lugar. Depois, em 2009,este antigo "Pastor",que conheci no prédio onde eu trabalhava, foi encontrado morto, (não se sabe de que morreu) ,mas estava com sua Camionete Cabine Dupla na porta de uma Boate de Streep-Tease, conhecida muito mais por ser um bordel. Foi noticiado nos jornais. Não dou o nome dele aqui por respeito à sua família, que, decerto, não concordava ou não sabia dessa sua vida mundana. 
-Mas há outros que agem como ele.
Na Igreja Universal ( do  novo 'Salomão" Edir Macedo), Na Mundial do Poder de Deus (do tal de  Valdemiro Santiago) e em outras do mesmo "segmento" neo-pentecostal, são muitos os pastores espertos e enganadores,que falam em Deus, cantam hinos, pedem o Dízimo. Uns pedem dízimos de valore altos como o Televisivo Silas Malafaia. 
-Este é bem esperto. Tá rico.
Outros "Pastores", depois de toda a pregação usando o nome de Deus,enganando os fiéis de suas Igrejas, terminado o Culto, vão para boates,casas de massagens,prostíbulos, etc. Vão gastar o dinheiro doado de boa fé ,pelos fiéis e irmãos-seguidores. 
Falo isto pois sei, com certeza, que assim acontece... E aconteceu sempre !
-Um segurança de um deles me contou...
 Muitos destes "Pastores" andam em carros importados e caros, enquanto os "irmãos" e as irmãs" estão aí pelas ruas,à espera dos ônibus cheios sujos e demorados ,para voltar para suas casas. Estes fiéis, enganados,voltam das Igrejas esperançosos, e ficam aguardando as benesses de uma vida próspera, prometida pelo "Pastor", o enganador oficial da Igreja. 
Normalmente estas Igrejas defendem a "Teoria ou Teologia da Prosperidade", e com esta convencem as pessoas a doarem dinheiro, até seus bens para a Igreja (leia-se "Pastores"), dizendo às mesmas  que receberão em dobro, ou em triplo, e que terão seus bens multiplicados, etc. 
Em todas estas pregações se utilizam do nome de Deus e selecionam trechos da Bíblia escolhidos à dedo, para convencer os fiéis...
E erram também alguns  desses padres "pop-stars", (cantores), alguns já famosos, que ficam "abobalhados", deslumbrados diante da mídia, do sucesso na TV, e se acham " seres superiores", com algum "poder", esquecendo-se do verdadeiro trabalho deles,que seria evangelizar. 
-Isto sem contar os casos escandalosos de Pedofilia, que tanto envergonham a Igreja Católica...
Enquanto isso, no meio Evangélico, Igrejas "comerciais" são fundadas a toda hora. Com denominações diversas. A maioria delas fica conhecida como a "Igreja do Pastor "Fulano". A  "Igreja do Pastor "beltrano". 
Ou seja,é como se fosse uma firma pessoal deles.Ou uma entidade  comercial, ou até mesmo uma "franquia". 
-Aliás, algumas delas pagam salários altos a "Pastores" ,mas estes  têm de "dar retorno", ou "se auto-pagarem". Além de angariar fiéis para igreja, como se fossem clientes,eles têm metas a serem cumpridas ,visando lucros.
-Trabalham como se fossem gerentes de firmas comerciais. Na Igreja Renascer em Cristo, do Tal Estevão Hernandes  e da Bispa Sônia, esta era a ideia básica,já denunciada por alguns ex-pastores..
A maioria destes "pastores", falsos profetas, falsos cristãos, são vinculados ou originários das chamadas Igrejas Neopentecostais. Há Igrejas destas, situadas em bairros,com fachadas bem rústicas, com portas de aço comum e sem nome, ou sem qualquer denominação conhecida, que funcionam em salas comerciais, sem nenhum símbolo cristão que as identifique. 
-Aqui bem perto, a duzentos metros de onde estou, tem uma "Filial" da Igreja Universal do Bispo Edir Macedo...
-Eles dizem que é do Reino de Deus...
-Que Deus ?
Qualquer um membro, com um mínimo de conhecimento religioso, ou de esperteza mesmo, pode "abrir" uma "Filial" da Igreja. Mas têm de passar os "Royalties"  (ou são direitos ?) para os "proprietários" da denominação. Estes muitas vezes se autodenominam de " Bispos" ou de "Apóstolos". Aqui em Goiânia já há dois Apóstolos. Estão riquíssimos. Um deles tem até uma Emissora de Rádio e outra de TV. 
E para manter o Lobby nos meios políticos e nos âmbitos governamentais, duas delas já têm um Deputado Estadual devidamente eleito ,sendo que neste caso eles são os filhos do Apóstolo. 
São eleitos por indicação do Pastor-chefe,ou Apóstolo-Pai...  
-E os "irmãos" acham que ele é "abençoado"!
Quanto a estes novos "Apóstolos", que já existem,ou outros que estão surgindo, não os vejo no quadro da "Santa Ceia", conhecido no mundo inteiro. 
-Acho que estão usurpando o lugar dos verdadeiros Apóstolos... 
-Ou serão eles reencarnação de Judas ? (O Grande Traidor ?)
Um destes Pastores,de uma outra denominação tinha uma forma interessante de "angariar" fiéis. Botava várias muletas pregadas, "penduradas" pelas paredes do templo. 
Este eu conheci pessoalmente. Quando os "irmãos" chegavam lá, ficavam impressionados. Durante um tempo sua Igreja era uma espécie de "Tenda" dos Milagres. Lá era uma salada mista: a Igreja, embora de origem evangélica, tinha uma Cruz grande na entrada, irmãos acendiam velas, e tinha até "novenas". Era muito estranho o ambiente e os procedimentos dos pastores e dos membros-afiliados!
Um dia pensei : "Tenda dos Milagres "?
- Que será que esta denominação tem a ver com a obra do Jorge Amado ? 
 Eu mesmo estive lá, para encontrar o "Bispo",pois foi meu cliente. 
Um dia lhe perguntei :
- "Bispo", todas estas muletas são provas de milagres ? Todos os ex-donos destas muletas voltaram a andar ? 
O "Pastor" ficou calado,me olhando,desconfiado,e disse:
-"Faz parte do Negócio"... 
E continuou: "Mas para os "irmãos"frequentadores eu digo que é a prova do Poder de Deus !"
 Obviamente fiquei calado. Mas no íntimo eu sabia que aquilo era "Material" de propaganda da Igreja. Passei uns cinco anos sem ir lá, parei de trabalhar para este "Bispo". Depois,ele mudou a sede de sua Igreja,"ligou o desconfiômetro" e hoje sua Igreja é bem mais tradicional,onde não há tantos" milagres" assim...
-Só de vez em quando!..
 É preciso separar o "Joio" do "Trigo". Precisamos conhecer realmente os princípios e procedimentos destas pessoas que falam na TV usando o nome de Deus. 
Convencendo as pessoas apenas para se locupletarem... 
-Ou seja, fazem uma espécie de lavagem cerebral, para obterem mais e mais dinheiro. 
Muitos pastores televisivos pedem o dinheiro descaradamente, e algumas igrejas imprimem até os boletos para receberem as doações ou dízimos. 
No Rio de Janeiro tinha um tal de pastor Marcos Pereira, de uma tal de Igreja Assembléia de Deus da Última Hora, que foi preso entre 2012 e 2013 e que ficou rico assim,enganando as pessoas. 
No caso dele foi pior, pois comprou um Apartamento "chic" por oito (08) milhões de reais e para lá levava algumas "irmãs" da Igreja para "curá-las". (Na verdade fazia sexo com elas.) 
-Só que uma destas irmãs da "Igreja" dele o denunciou na Polícia por estupro e a "coisa" toda veio à tona, e se descobriu também o envolvimento dele com traficantes,drogas. etc. 
Isto sem falar que ele cobrava caro as suas curas e visitas à "irmãs de fé".
Alguns pastores indicam até as contas bancárias das Igrejas para que os fiéis depositem o dízimo ou a contribuição de maior valor... 
Tem Igreja fazendo Cartão de Crédito e Débito associada a uma destas "Bandeiras" conhecidas (Visa,Master Card)...Assim eles sabem quanto ganha o fiel , e podem cobrar o dízimo direto da conta do fiel frequentador. É como no caso da Igreja Universal.
- Fica mesmo mais fácil para eles controlarem o dízimo"a receber ".
Obviamente que se estiver indo lá tem de pagar o dízimo... 
E eu digo: 
-Não seria melhor contribuir com creches, ONGs e entidades civis que cuidam de idosos,doentes ou que tratam de drogados ? 
Ou até mesmo guardar os dez por cento por mês, em sua própria poupança,para se socorrer numa situação de dificuldade?
O grande problema ,ainda, é que muitas pessoas preferem viver sendo enganadas por estes pseudo-pastores,do que conhecer a verdade ,por detrás das câmeras, das palavras mentirosas e das promessas de salvação deles.
E finalizando.  Aqui em Goiânia tem outra sede da tal Igreja Universal, que se diz " Catedral da Fé " . Lá tem uns procedimentos estranhos,também falando em "Novena da Família", "Terapia do Amor" , "Fogueira Santa" e " A Hora do Descarrego",etc...
 Este me parece,  o nome de um filme de terror.
Muitas pessoas acreditam!!!
Ah ! Antes que me esqueça, o meu filho disse que a "Hora do Descarrego", aqui em casa, é aquela "hora feliz"(nunca adiada),em que  nos sentamos no vaso da privada , e "soltamos o barro" !
Ele fala que é a hora de "escorregar um moreno" (o cocô,claro)
Feito o "serviço" , nos sentimos aliviados...
- Que felicidade!
Quanto aos falsos pastores e os falsos cristãos, sejam eles "Apóstolos" ou não...
-Que Deus perdoe a todos eles, que vivem a usar o nome Dele em vão .
-Se isto for possível,já que essa prática é um pecado mortal!(*)
.........................................................................
(*) Este texto faz parte de meu último livro "Os Mercadores da Fé",publicado em janeiro de 2017 pela Editora: CLUBE DE AUTORES www.clubedeautores.com.br

A.G. - Reedição e Atualização do Texto : 14 de abril de 2017.