terça-feira, 11 de abril de 2017

"O SERMÃO DA MONTANHA " - Segundo MATEUS

"Num dia de colheita,JESUS chamou-nos e a Seus outros amigos para irmos às colinas. A terra estava perfumada e, como a filha de um rei em sua festa de bodas, usava todas as suas jóias. 
E o firmamento era seu noivo.
Quando alcançamos o alto, JESUS parou num pequeno bosque de loureiros, e disse : 
-Descansai aqui, sossegai vossos espíritos e afinal vossos corações,pois tenho muito a vos dizer.
Então,reclinamo-nos na relva, e as flores do verão estavam inteiramente à nossa volta, e JESUS sentou-se no meio de nós".
E JESUS disse :
-" BEM AVENTURADOS OS SERENOS DE ESPÍRITO.
-BEM AVENTURADOS OS QUE NÃO ESTÃO DOMINADOS PELAS POSSES, PORQUE SERÃO  LIVRES.
-BEM AVENTURADOS OS  QUE RELEMBRAM SUAS DORES, E EM SUA DOR, ESPERAM SUA ALEGRIA.
-BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE VERDADE E DE BEBIDA, PORQUE SUA FOME LHES TRARÁ  PÃO, E SUA SEDE  ÁGUA FRESCA.
-BEM AVENTURADOS OS BONDOSOS, PORQUE SERÃO CONSOLADOS POR SUA PRÓPRIA BONDADE .
-BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, PORQUE SERÃO UM COM DEUS.
-BEM AVENTURADOS SEJAM TODOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE  ESTES ENCONTRARÃO MISERICÓRDIA NO SEU QUINHÃO.
-BEM AVENTURADOS OS PACIFICADORES, POIS SEUS ESPÍRITOS MORARÃO ACIMA DAS BATALHAS, E ELES TRANSFORMARÃO O CAMPO DO OLEIRO NUM JARDIM.
-BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO ACOSSADOS, PORQUE TERÃO PÉS LIGEIROS E SERÃO DOTADOS DE ASAS".
E continuou  o Mestre :
"Regozijai-vos e alegrai-vos,porque encontrastes o Reino dos Céus dentro de vós.
Os cantores de outrora eram perseguidos quando cantavam este Reino. Vós também sereis perseguidos, e aí estará vossa honra, e aí a vossa recompensa"...
E Jesus falou muito mais, e mais, e continuou :
-"Disseram-vos que o assassino deve ser morto a espada e o ladrão crucificado, e a prostituta apedrejada.".. 
E continuou :
"Mas eu vos digo que não estais isentos dos malfeitores, do homicida , do ladrão ou da prostituta. E quando eles são punidos no corpo, vosso próprio espírito se escurece".
Na verdade, disse JESUS: "nenhum crime é cometido por apenas um homem ou uma mulher. Todos os crime são cometidos por todos. E aquele que cumpre a pena estará talvez rompendo um elo da cadeia que envolve vossos próprios tornozelos. Talvez esteja pagando com sua mágoa o preço de vossa alegria passageira!"
 E Ele falou muito mais,e mais,além das Bem-Aventuranças...
E continuou MATEUS...
"Assim falou JESUS ,e era meu desejo ajoelhar-me e adorá-Lo, embora em  minha timidez,não me pudesse mover nem dizer uma palavra...
Mas afinal falei, e disse : Eu rezaria neste momento,mas a minha língua está pesada".
 e Diz MATEUS :- Mestre,ensina-me a rezar !
 E JESUS disse :
"QUANDO REZARDES, DEIXAI VOSSO ANELO PRONUNCIAR AS PALAVRAS . É meu anelo neste momento rezar dessa maneira :
" Nosso Pai na terra e no céu,sagrado é o Teu nome.
Seja feita Tua vontade conosco,como no espaço.
Dai-nos  de Teu pão o suficiente para o dia.
Em Tua compaixão, perdoai-nos e alegrai-nos o coração para que perdoemos um ao outro.
Guia-nos para Ti e dá-nos Tua mão em nossas trevas.
Porque Teu é o Reino , e em Ti estão nosso poder e nossa realização"
E continua Mateus ;
" E então já era noite, e JESUS caminhou descendo das colinas, e todos nós O seguimos.
Enquanto O seguia, eu ia repetindo sua prece,e rememorando tudo o que  Ele tinha dito; pois eu sabia que as palavras caídas como flocos naquele dia, deveriam firmar-se e tornarem-se sólidas como cristais, e que as asas que se tinham agitado sobre as nossas cabeças,iriam bater a terra como cascos de ferro "

(Da Obra : "JESUS O FILHO DO HOMEM" de Gibran Khalil Gibran)
P.S. Esta é a opinião que Mateus teve de JESUS naquele dia,conforme a interpretação de GIBRAN KHALIL GIBRAN, na tradução de Mansour Challita.

Compilação : A.L.G. 

Reedição  11/04/2017