sexta-feira, 7 de abril de 2017

COMENTÁRIOS SOBRE O FILME " A LISTA DE SCHINDLER",do Diretor Steven Spielberg.

Se tem um filme que marca de verdade a pessoa que o assiste ,este é a "LISTA DE SCHINDLER", de Steven Spielberg.
Produzido entre 1991/1992 e lançado no cinema em 1993,este filme fantástico,que teve como base o livro "Schindler Ark" do Escritor Thomas Keneally, retrata uma epopeia de guerra jamais vista no cinema,pois mostra a abnegação real e a atitude humana de um rico industrial nascido na região da antiga Tchecoslováquia, católico e mundano em sua vida diária,mas que se dispôs a ajudar e a salvar vidas, em plena época da 2ª Guerra Mundial.
O filme foi filmado em locações e cenários reais na Polônia, e tem no seu elenco o famoso ator irlandês Liam Neeson, e o Inglês Ralph Fiennes ( O Paciente Inglês).Além do impagável  Ben Kingsley (Gandhi), no papel do contador e fiel escudeiro de Schindler, naquela situação de guerra.
Oscar Schindler não era um estadista nem ministro,nem político. Era um industrial rico,dono de uma fábrica  esmaltados e depois de munição e ligado ao Partido Nacional Socialista (Nazista), que se aproveitou da guerra para ganhar dinheiro,trabalhando para os alemães, que tinham invadido a região da Polônia. 
Para lá ele foi exatamente para poder negociar com os Alemães. E fazer farras com mulheres,juntamente com eles também,como era comum entre estes terríveis dominadores nazistas,na época da guerra.
Ele, mesmo aliado as alemães invasores,pôde ver todo o sofrimento do povo judeu ,polonês ou não, que estavam sob o jugo dos sanguinários nazistas a serviço do famigerado Adolf Hitler. 
E nesta sua "empreitada" arriscou sua própria vida e sua fortuna,e ajudou a salvar mais de mil desses judeus presos a saírem dos guetos e e escaparem das câmaras de gás. 
Além disso,justificando que precisava de empregados para fabricar mais munições para os próprios alemães,empregou todos estes sofredores em sua Fábrica.
Este é o resumo simples e prático para se entender este filme que dura 185 minutos de pura emoção. E é uma lição de como se fazer cinema, mesmo em preto e branco,como é este longa-metragem,que deu o Oscar de melhor Diretor ao famoso cineasta americano Steven Spielberg. 
E ganhou outros prêmios da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood,incluindo-se ai os Oscars de melhor filme, melhor fotografia,melhor roteiro, melhor música,e direção de artes,entre outros.
A premiação do Oscar foi realizada em 1994,em Los Angeles,E.U.A. (U.S.A.).
O filme tem um momento realmente singelo,no qual o personagem Schindler ,entre todos os horrores da Guerra,tudo em preto e branco,vê uma menininha correndo em meio aos militares, e somente ela,em todo filme,aparece em cores. É uma cena ímpar que fica na memória de todos que virem este belo filme de guerra. 
Sem contar que no final,os sobreviventes do holocausto,cuja história real é contada no filme,aparecem colocando pedras no túmulo de Oskar Schindler (que foi enterrado em um Cemitério Israelita), e o fazem em sinal de agradecimento...
Quem,entre os que viram o filme,não se emociona até as lágrimas,ao verem o personagem Oskar Schindler (magistralmente interpretado por Liam Neeson) chorando e se lamentando ao dizer que poderia ter salvo muito mais vidas.
E poderia mesmo !

Compilação dos Dados e Texto Original : Antônio Gomes
Reedição:  em  07 de abril de 2016.