segunda-feira, 3 de abril de 2017

"ASAS DO DESEJO": A OBRA PRIMA DE WIN WENDERS .

1- O FILME : 
    "Asas do Desejo" é um daqueles filmes que se assiste e não mais se esquece. Não é apenas mais um filme comercial, de super heróis ou de tiroteio, destes filmes comerciais ou "consumíveis", como faz a "indústria" de cinema de Hollywood.
É um filme raro que só se faz uma vez. Pode se fazer outros,parecidos,copiados ou até refilmagens,mas nunca fica igual.
O enredo do filme é fácil de entender. A ideia da história é que inova. No caso de "Asas do Desejo",um filme Alemão dos anos 80, o cineasta Win Wenders nos  mostra a história de dois anjos que vagueiam pelos céus e ruas de Berlim. Eles agem como os seres espirituais que nós,principalmente os cristão-católicos, chamamos de "anjos da guarda". E assim agindo, vigiam os seres humanos, no caso os personagens do filme. E ouvem suas vozes, seguem seus passos,  escutam seus lamentos e sentem suas emoções.
Só as crianças podem vê-los !
O mundo dessas criaturas imateriais (os anjos de Wenders) é em preto e branco, enquanto que os seres humanos veem e vivem em cores.
Os personagens do filme,de nomes "Dammiel" e "Cassiel",são muito bem interpretados pelos atores Bruno Ganz e  Otto Sander, respectivamente. 
Num belo dia o "anjo"  Dammiel se depara com uma bela  jovem trapezista francesa que trabalha num circo. Ela está sem perspectivas para o futuro de sua carreia e está pensando em largar tudo. Porém aos poucos o anjo se aproxima dela e por ela se apaixona...
Contudo,para poder amá-la plenamente, Dammiel tem de se materializar e descer à terra. Quando isto acontece,ele precisa aprender,tal qual uma criança,as diferentes matizes do mundo real,do mundo em que vivemos. Antes ele apenas observava, mas não sentia,por causa de sua condição de "anjo". Como um ser humano agora, ele descobre ,por exemplo, que o sangue é vermelho,que tubos de metal de uma obra são amarelos e que figuras grafitadas no Muro de Berlim são cinza e ocre !Assim como pode ver que os olhos das pessoas podem ser de várias cores, como castanhos,pretos, e inclusive azuis...
E a história do filme vai caminhando por aí e eu não vou contá-lo todo,pois seria falta de respeito com quem vai se interessar em vê-lo, de agora em diante.

2- O DIRETOR :
   Wim Wenders é um daqueles Diretores de Cinema que cada filme que dirigiu se tornou uma obra de arte mesmo, e não apenas um filme para se ver e depois esquecer. Seus filmes não são todos unanimidades de beleza e arte,claro,mas a maioria deles foge do convencional. 
    Alemão de origem e obviamente com formação cristã, Wenders é considerado como um dos mais influentes diretores de cinema de todos os tempos. Foi um dos maiores inovadores da maneira de se fazer cinema. Muitos copiaram ele, mas nunca chegaram à sua criatividade.
Nasceu em Dusseldorf, (Alemanha) no ano de 1945,  época em que seu país vivia os últimos dias da Grande Guerra Mundial.
E por influência do poderio americano de pós-guerra e da força que esse país tinha nos meios culturais alemães,inclusive no cinema, ele também foi influenciado. E estudou para ser cineasta.
Os primeiros passos de Wenders no meio cinematográfico se deu nos princípios dos anos de 1960, e coincide com a reconstrução do cinema alemão,com o surgimento da chamada "Contracultura" e a influência da "Nouvelle Vague" Francesa, que teve como expoentes,por exemplo,os cineastas Jean Luc Goddard e Francois Truffaut.
E juntamente com mais outros dois "gigantes" do cinema ,os alemães Werner Herzog e Rainer Werner Fassbinder, Wenders foi o grande protagonista do "Novo Cinema Europeu"....obviamente o braço germânico do movimento !

 3-REPERCUSSÃO DO FILME E DA OBRA DE WENDERS :
    Com esta sua história contada no filme "Asas do Desejo", carregada de um certo "romantismo de fim de século", (embora o   filme tenha sido feito ainda nos anos de 1985-86 e lançado em 1987),Wenders alcançou e pôde ver que este foi um de seus filmes mais cultuados dos últimos anos.
O drama de um amor quase impossível entre um anjo e uma trapezista francesa, é um dos pontos fortes de seu poder de encantamento. Contudo o filme guarda outros elementos surpresas,igualmente sedutores.
Ressalte-se ainda neste filme os chamados "contrastes visuais",que o cineasta alemão explora. Além do "preto e branco" e das cores da fotografia excepcional de Henri Alekan.
Obviamente que poderíamos discorrer muito mais sobre Wenders ,sua vida, sua obra e sobre a importância do Cinema Alemão para o grande Cinema Novo Europeu, que surgiu a partir do final da Segunda Grande Guerra Mundial e que teve seu auge maior a partir dos anos de 1960 em diante.
 Mas ficamos por aqui,pois o objetivo do blog é este mesmo: passar para os que ainda não são cinéfilos como eu,alguns conhecimentos mínimos sobre  os filmes raros e sobre o cinema.

 4-FICHA TÉCNICA E OUTRAS OBRAS DE WENDERS :
a) Produtores do filme Asas do Desejo : Anatole e Pascale Dauman; Wim Wenders, Ingrid Windisch e Joachim Von Mengershausen..
 b)- Diretor do Filme: WIM WENDERS.
c)- Atores Principais : Bruno Ganz (anjo Dammiel) ; Solveigh Dommartin (Marion, a trapezista); Otto Sander (Cassiel);Peter Falk (o Ator de Cinema);Hans Martin Stier( A morte );Elmar Wilms (Um homem triste) ; Sigurd Rachman (O suicida); Beatrice Manowski ( A menina do bar). 
d)- Outras Obras de Wenders: (Filmografia): Silver City(1969); A Letra Escarlate (1973); O Amigo Americano (1977); O Estado das Coisas, (1982); Paris Texas(1984); Tão Longe,Tão Perto (1993); O Céu de Lisboa (l994); Buena Vista Social Club (1999),entre outros.

5)- CURIOSIDADE QUE ENVOLVEM O FILME ASAS DO DESEJO :  
   No filme de  Wim Wenders,como já vimos acima, os dois anjos perambulam pelos céus e ruas de Berlim. Num dos Clipes de uma Música do U-2 eles usaram algumas imagens desse e do outro filme de Wenders (Tão Longe Tão Perto ,de 1993) e de Berlim também. E no clip da música fizeram uma montagem na qual eles aparecem,como se fossem personagens dos filmes. E num destes, aparece também a atriz  Nastassja  Kinski, que  trabalhou neste último filme de Wenders  ,e também no "Paris Texas" (de 1984). A música "Stay", do U-2, tocada no clip, com imagens dos filmes ("Asas do Desejo" e  "Tão Longe Tão Perto"), fez muito sucesso e deu visibilidade à obra de Wenders. Há várias montagens da música do U-2, ("Stay") com várias cenas dos dois filmes ,no You Tube.
Finalizando, eu aconselho àquelas pessoas que realmente gostam de filmes de arte, a assistirem "Asas do Desejo". Não é um destes filmes americanos de consumo rápido e para qualquer pessoa. É cinema de verdade,onde se misturam os conhecimentos de filosofia, história e religião. E tem ainda muito romantismo e nos faz sentir bem e fugir da dura realidade da vida. 
-E para quê mais ?
  E uma das finalidades do Cinema é fazer nós fugirmos da realidade mesmo e sonhar com um mundo melhor,nem que seja por  uma hora e meia,duas horas, ou mais um pouquinho...
  -Afinal de contas,não é proibido sonhar,nem querer o melhor para nossas vidas !
............................................... 

Compilação dos dados e texto Original A.L.G.
 Reedição: 03 de abril de 2017