quinta-feira, 27 de abril de 2017

28 DE ABRIL :O DIA DA SOGRA

Segundo o calendário comercial,de datas e feriados mesmo,se é que este existe,  neste dia 28 de abril é comemorado o "Dia da Sogra". Está claro que este é um dia inventado pelo comércio,para ver se algum genro ou nora se lembre de dar um presente à essa que seria a nossa "segunda mãe". 
-É o que dizem por ai,mas que discordo,pois mãe só tem uma !
E assim,antes do Dia das Mães, que será no 2º domingo de maio,criaram esse Dia da Sogra. -É nesta quinta-feira,não se esqueçam !
Eu,graças a Deus,não tive problemas com minha sogra. Ela era muito distraída, e se esquecia de me visitar. E de visitar os netos,pois passava mais de um ano sem vir à minha casa,embora morássemos aqui,na mesma cidade da América do Sul...
- Ou seja,em Goiânia,GO.
Agora ela já se foi...Descansou!
Na época em que eu namorava com a filha dela, que agora é a minha "cara-metade",a futura sogra me ignorava,a maioria das vezes (até mesmo quando eu estava na casa dela).
- Aí eu já achei que ela não seria problema para mim... E isso me incentivou a casar com a filha...
-E não foi problema  mesmo ! Além disso eu estava interessado mesmo era na filha dela e não nela. E assim,acabei casando com a filha,e não me preocupei como viria a ser o comportamento de minha sogra. 
-Ela não foi nem no meu casamento...(Acho que esqueceu)
Ela gostava mesmo era de gatos, e criava muitos bichanos. Estes sim,eram tratados"razoavelmente" bem, por ela.
E tínhamos nossa culpa,também ,pois a filha única,também não gostava muito de visitá-la. Assim,se esta que era filha dela,não a visitava, eu então,que era o genro,ficava na minha...
Mas ela era gente boa,com seus problemas de saúde,não tinha mesmo muito interesse em ficar andando por aí. E já com certa idade,veio ficar os "últimos dias" aqui em casa,ocasião em que não me conhecia mais,e eu nem me importava com isso,pois conhecia sua maneira de ser. 
Agora ela "está em bom lugar" ,e não tenho queixas a fazer dela. 
-Ela descansou, e nem me "cansou"...
 Porém, há sogras que causam separações dos filhos ou filhas...
Mas sei de casos em que a sogra tratou tão bem o genro que o "tomou" da filha ! Isto mesmo, a filha foi trabalhar um tempo fora,quando voltou a sua mãe tinha fugido com o genro. 
E soube também de sogro que ficou com a nora...Por causa de problemas financeiros do filho, a nora preferiu ir morar com o Sogro. E teve filhos com ele. Isto gera um problema familiar,pois o avô (sogro) passa a ser também pai de filhos da nora. Então ele é avô e pai de uma prole complicada. O mesmo acontece se a sogra casar ou tiver filhos com o genro.  
-A lei não prevê esses "erros" familiares...
Uma vez,um desse embrolhos familiares confundiu um sujeito de tal forma que ele pensou ser pai dele mesmo. Mas não era. Foi uma confusão mental que lhe passou, tal os erros de uniões da família.
Mas acho que é proibido casar com a sogra. Já pensou: depois de tantos problemas com a esposa,o sujeito se divorcia e ainda casar com a sogra. Este sujeito tem que ganhar um "lugarzinho" no céu...Ou um pedacinho de "céu velho" de brinde.
Já a minha mãe,que era sogra dos outros,creio que não foi das piores sogras,pois não criava problemas para ninguém. E era sábia, para não atrapalhar os casamentos dos filhos e filhas. Embora sempre sobrava alguma queixa das noras,dos genros,pelo que vi falar.
- Não deve haver uma "sogra perfeita".
Há muitas piadas com a sogra,e são muitos os casamentos que se acabam se estas interferem muito, ou dá "palpites" na vida diária dos genros e noras. 
E sei de um caso em que a "sogrona" era boazuda , "quarentona enxuta !", dizem... (Deus que me perdoe). Assim , o genro ficava de olho nela. A mulher dele saía para trabalhar em horário diferente do trabalho do marido, e o cara ficava de olho na sogra.  Um belo dia, a filha foi visitar uma amiga,demorou uns dias fora, e a sogra,uma "mocréia" assanhada , ficou sozinha na casa com o genro. E tomou umas cervejas  assistindo o futebol na TV, só com ele,  e assim,"rolou", "pintou" o clima. A "coroa",já meio grogue,pela bebida, "entregou a rapadura" para o genro ! 
 E o sujeito,sabendo que eu conhecia algumas "coisas" do Direito, ainda me perguntou se aquilo era "incesto" . 
 -Sei não  ! Até eu tenho dúvidas . 
E pergunto : - "Transar" com a sogra é incesto ? Que me respondam os leitores entendidos ou especialistas no assunto. Eu por meu lado acho que é pecado ...
E é muita coragem do genro,conforme o caso...
Dizem que tudo que é proibido, é bom ! 
-Até "garfar" a sogra ?
Este amigo meu disse que valeu a pena, até a esposa dele descobrir.
 -Disse ele que foi bom . Conheço esse sujeito. É um amoral .  
Um dia  numa briga com sua " cara-metade" o cara falou: " Sua mãe é melhor que você, na hora do "rala e rola "... (Falou mesmo !).
 Ah ! Ai o caldo engrossou. Foi separação na certa...
Depois ,separado e com saudade da esposa, veio "chorar" na minha frente.
 -Ora cara, vai chorar na cama,que é lugar quente...
-Foi o que eu lhe disse.
E há casos de sogros que ficam de olho nas noras. Isto acontece mesmo. Mas são mais raros, pois há mais sogras morando com os genros,que sogros com noras.
 -E porquê não tem o Dia do Sogro ?
-Mas que tem uma sogras bem "ajeitadas",isso tem !
Invariavelmente,a sogra boa é aquela que mora bem longe. E "a melhor delas é a que não existe ", diz um amigo meu (maldoso!).
 O que vejo no dia a dia é que as sogras sempre querem o melhor para suas filhas e filhos,e nesse interesse criam "conflitos " com os genros e noras.
E o que se vê,apesar das tentativas de marketing do CDL, é que não vingou muito essa ideia de dar presentes para a sogra... 
-Ir no shopping só para comprar presente para a sogra ? 
- "É muito difícil" - como diz o ceguinho Geraldo Magela...
Eu,como não tenho mais sogra,vou economizar "esse" dinheiro. 
Finalizando digo: 
-Não ande desejando a morte de sua sogra... 
...Contente-se em saber que ela morreu !

-Que maldade !
....................................................
Reedição: 26/04/2017
Texto original de :Antonio Luiz Gomes.