sábado, 10 de dezembro de 2016

O "ESPÍRITO NATALINO " ESTÁ NO AR !

A cada ano,quando chegamos nos finais de novembro, e começo de dezembro,já nos preparamos para celebrar a maior festa de todo o mundo : O Natal !
É uma festa sem igual. A maioria das festas duram um, dois ou três dias,no máximo. O Natal dura mais de um mês !E nós já sentimos o "espírito natalino" a partir deste dia 15 de novembro,quando começamos a armar as árvores de Natal !
Durante este período são bilhões de pessoas em todo mundo que se preocupam em decorar suas casas,utilizando luzes,bolas coloridas e árvores de natal,sejam elas de madeira ,plástico ou  de outros artefatos. 
O importante é ter a harmonia e o brilho dessa ocasião impar  em nossas casas! E que se espalha também pelas ruas,prédios Igrejas,etc.
E também é a época de preparar as ceias especiais,comer coisas gostosas,alegrar as crianças.
E é a época de comprar presentes,assistir cerimônias religiosas especiais,como cantatas, corais ,e reuniões familiares em muitos dos dias que antecedem o Natal. 
É ainda  uma época bonita, quando as músicas são diferentes,as pessoas ficam mais contentes e todos esperam um ano novo melhor. A esperança de dias melhores renasce  neste período do ano!
E tirando toda a festa comercial,há,por certo,um clima espiritual diferente no ar. Todos querem ser solidários. Há um interesse maior em ajudar o próximo...
Tudo é diferente,até nos programas de televisão.
E as viagens se repetem em todo o mundo,com pessoas indo para todos os lugares,não só pelo passeio,mas também para encontrar parente e amigos.A confraternização é geral.
Muitos romances começam nesta época !
Fica claro que o brilho,o clima e os sons do Natal se espalham por toda parte.
Portanto,quando chega o tempo do Natal,não dá para ignorar todas estas mudanças !
Contudo há um "motivo" maior para tudo isso: o nascimento de um menino pobre há mais de dois mil anos atrás... Seu nome: Jesus Cristo.
Só mesmo um fato como este para poder transformar tudo e para ter a importância de alterar um período do ano,praticamente em quase  todas as cidades do mundo.
A comemoração do nascimento de Jesus Cristo é a única festa mundial que tem o dom de causar mudanças em todas as cidades do mundo,desde Tóquio,no Japão até na longíqua cidade de Belém,onde realmente tudo começou !
Tavez muito de nós não tenha atentado para este fato. Quando estamos marcando alguma data no calendário,estamos levando em conta o nascimento de Jesus,pois foi a partir do nascimento Dele que a história  dividiu nosso calendário. Isto porque cada evento histórico que hoje mencionamos é contado em datas de antes e depois do aparecimento do nosso Salvador. 
Este ano de 2016 é contato,portanto,a partir do nascimento de Jesus Cristo. Dizemos aqui no Brasil "a partir da Era Cristã". Ou "d.C". Ou seja, depois de Cristo... 
E quando mencionamos fatos e acontecimentos antes do nascimento Dele, dizemo a.C (antes de Cristo.). É assim no mundo inteiro que se utiliza dos Calendários feitos a partir dos Romanos. Os judeus têm outra contagem,mas não ignoram o nascimento de Cristo.
O próprio Cristo era judeu,mas veio para mudar tudo e criar uma nova religião,ou um novo modo de viver e entender as coias :o Cristianismo.
O Natal é, pois, uma época de alegrias. De comemorações. De orações !
Claro que não é assim para algumas pessoas. Estas se sentem tristes,solitárias e ,às veze,é uma época de  relembrar entes queridos que se foram, e até começar uma depressão. Isto porque a pessoa não tem Deus em seu coração.
Estas são pessoas tristes,sem muito a comemorar.
No entanto,sejam quais forem as nossas experiências,ou até mesmo o nosso grau de fé,esse novo ambiente social e cultural de fim de ano em que vivemos,essa época de Natal,nos traz sempre o melhor presente que poderíamos receber. 
O espírito do Natal nos traz a melhor notícia que podemos anunciar no mundo de hoje. Ou seja, o que Deus tem de melhor para cada um de nós: a conversão e o reconhecimento de que nada pode mudar mais a nossa vida do que os ensinamento deixados pelo nosso Salvador : Jesus Cristo.
Este sim é o verdadeiro motivo do Natal. Muito maior do que as luzes das ruas, os luminosos da Coca Cola, dos sinos tocando ou de "Papais Noéis" coloridos de vermelho e branco,em seus trenós .
O verdadeiro sentido do Natal é a a busca pela paz. E a paz é a suprema aspiração do Homem.
Não devemos nos esquecer : por trás de todos estes símbolos comerciais e fraternais do Natal, se esconde o verdadeiro sentido de tudo: as verdades bíblicas muito mais profundas, capazes de mudar,de trasnformar nossa vida aqui na Terra. E não apenas isto, a nossa vida que ainda virá por toda a eternidade,pois o nosso espírito permanecerá vivo na Pátria Espiritual,onde não há guerras,nem diferenças sociais.
Não foi por acaso que chegamos a mais este Natal,depois de tudo o que ocorreu até agora.
Em verdade,Deus vem preparando este momento há muito tempo. E por isso tudo é que cada Natal é um momento único em nossas vidas. É hora de recomeçar ! Hora de reflexão,sobre o que fizemos de nossas vidas até agora.
Pare a sua correria do dia a dia. Dê mais um tempo para Deus !
 Releia as palavras do Novo Testamento Veja que mundo novo há para você.
As festas de Natal são apenas um pretexto,talvez até uma data comercial,ou de aumentar nossos laços de amizade. No entanto, o "espírito" do Natal é um motivo muito maior,muito além de tudo isso,pois ele nos relembra da importância que deve ter em nossas vidas as palavras deixadass pelo Mestre JESUS. 
O FILHO DE DEUS !
A festa do Natal dever ser em nossos corações, e toda a honra e glória de tudo o que fizermos  nesta data deve ser para Ele !
O verdadeiro aniversariante.
Pensem nisto !
..............................................

Texto original de :Antônio L. Gomes  
Reedição :10 de dezembro de 2016.