segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A " MAGIA" DO NATAL !

Gosto muito dessa época do ano, desde o começo de dezembro  até  a chegada do Natal !...
Há um clima de magia no ar. As pessoas ficam mais abertas,comunicativas,mais contentes.
E há mais dinheiro circulando,embora eu entenda que não há dinheiro que pague estas mudanças e todo esse movimento positivo que ocorre neste período do ano,pela influência do "Espírito" Natalino.
-Até o clima muda !
Há mais solidariedade entre as pessoas...
Contudo, apesar das compras,do Papai Noel comercial e dos apelos capitalistas das festas,das trocas de presentes e dos "chamativos" da televisão, não devemos nos esquecer do verdadeiro ANIVERSARIANTE : Jesus Cristo !
-Este sim,o mais importante para todos nós...
Uma das mudanças de comportamento que surge nas pessoas na época Natalina,são exatamente as atitudes delas, ou seja,de nós todos seres humanos... Ficamos mais sentimentais,o coração pulsa mais forte,apertado,às vezes. E sentimos mais a necessidade de ajudar as outras pessoas,independentemente dos presentes que doamos  ou  que ganhamos.
Ora ! Ajudar o nosso próximo é, na verdade,o principal objetivo de nossa vida aqui na Terra. Senão,para que viveríamos em sociedade, e para que constituir família, ou formar as comunidades ?
A vida material terrena não tem outro sentido,pois afinal de contas estamos aqui de passagem...
Deveríamos todos nós ,conhecer essa "Premissa" de DEUS :  Ele colocou-nos aqui neste mundo material com o objetivo de que obtivéssemos conhecimento,para ajudar-nos uns aos outros e para "melhorar" como pessoas. Uma das principais formas de conseguir esse "aprendizado" é auxiliando nosso irmão,nosso próximo, ou mesmo um vizinho,ou até mesmo um estranho que precise de nós.
Muitos dizem amar a Deus... 
-E eu pergunto :
 -Como podes amar a Deus a quem não vês, se odeias ou ignoras o teu próximo,o teu irmão a quem vês todos os dias ?
As ajudas,a solidariedade e a preocupação com nosso próximo deve ser feita em qualquer época do ano. Em qualquer dia .
-Não precisamos esperar o Natal para ajudar nossos semelhantes.
Portanto,ajude...
-Mesmo que seja ouvindo uma pessoa.
Dê esmolas, roupas, comida, presentes, remédios, e até mesmo dinheiro,se puder. Ajude as Entidades e ONGs sérias,as que tratam de doentes, de necessitados,deficientes ou com câncer. As instituições sérias que acolhem velhos ou que cuidam de crianças especiais ou em situação de abandono.
É preciso " salvar" alguém...
É preciso salvar o homem desse "desejo" de ser bicho .
Lembre-se : QUEM SALVA UMA VIDA,SALVA O MUNDO INTEIRO...
E digo eu : ao ajudar seu próximo, procure doar coisas boas, novas, aquelas que você mesmo poderia utilizar.
Não dê coisas velhas ,imprestáveis,como se estivesse querendo "se livrar" delas.
Afinal de contas,para quê você quer tanto sapato,tanta roupa ainda nova e sem usar,que você comprou sob impulso e que acumula em seus guarda-roupas ?
- Deixe de ser egoísta ! Divida o que tem. Se tem muito,divida mais ainda ...
-Para quê colecionar carros,se você não é dono de uma revenda ? Você só precisa de um veículo para se locomover.
- Lembre-se que muitos não têm nem uma bicicleta ! Ou melhor dizendo: muitos não têm nem o que comer hoje!
Olhe bem para sua casa confortável... Quanta fartura e desperdício de coisas ,às vezes em duplicata,coisas que nunca lhe serviram,coisas supérfluas que poderiam servir e,provavelmente  servem ,para outras pessoas,muito mais necessitadas que você...
Deixe de ser mesquinho. Fuja da "Rabujice". Não sejas Avarento. Quebre essa "dureza" de seu coração...
Conheces a história de EBENEZER SCROOGE, (O Avarento) de Charles Dickens ?  É esta mesma história que sempre está "passando" nos Cinemas ou na TV..
-Às vezes vem com o título de "Um Conto de Natal". Preste atenção na "mensagem" do filme. Observe o que dizem os "fantasmas" dos Natais passado,presente e futuro.
Aprendi nos ensinamentos do Divino Mestre,e nos outros livros de sabedoria escritos pelos homens,que ao ajudar o nosso próximo estamos tendo a oportunidade de vencer o Egoismo. Exatamente isto: devemos lutar contra esse "Eu" interior que domina nossa personalidade. 
O Mundo de hoje é um mundo muito egoísta,materialista,que nos leva a lutar,trabalhar em dobro com o único objetivo de "adquirir coisas". Alguns trabalham muito apenas para adquirir bens materiais ! Coisas e bens que nem precisamos e que de nada nos servem para evoluir no campo espiritual.
Devemos possuir o necessário para viver,evitar o excesso. Sem falar que o ladrão está de olho nos bens de valor que você possui.
A pessoa egoísta,apegada exageradamente a bens materiais pode ficar rica. Fica rica, mas fica infeliz. Isto porque este comportamento leva a pessoa à depressão, às doenças da mente ,da alma e do corpo.
O Egoísmo faz de você uma pessoa infeliz espiritualmente,pois o seu coração,sua alma e sua mente(se não são,simbolicamente ,a mesma coisa)ficam impregnadas,preocupadas com todos estes bens e coisas do mundo, que você possui e que lhes obriga,que lhes pesa no bolso mantê-los.Bens em demasia que lhe impede de ver a vida , de lembrar do próximo, de ajudar o irmão que precisa.
O egoísta rico, ri a toa,como dizem. Mas eu lhes digo: é um sorriso da boca para fora. Por dentro, muitas vezes ,essa pessoa sofre muito,por isto  adoece e acaba fazendo-a gastar todo o seu patrimônio se tratando das doenças do mundo moderno : enfarte,câncer, estresse,depressão ,etc...
Assim sendo ,fuja desse egoísmo mundano. Fuja do hedonismo ! Ajude seu próximo e seja feliz!
Quem é empresário,mesmo sendo muito rico, ainda tem seu galardão,pois este dá emprego ao trabalhador , aos profissionais.
Porém,se você junta dinheiro ou se trabalha apenas para "viver a vida",no prazer e na luxúria,você está perdido (a).
-"Ah ! ,mas eu nada tenho para doar",você diz. Mas eu lhe digo: você tem sim. Todos temos alguma coisa para doar ao nosso próximo. Em última análise dessa premissa,se nada puder doar em termos de ajuda material, ouça seu próximo,seu irmão ou um vizinho. Você não precisa ser Psicólogo(a)para dar conselhos,para ouvir uma pessoa.
-Dê atenção a um estranho que lhe peça atenção. Ele poderá a ser um amigo futuramente . Obviamente que deve ter cuidado com os estranhos. Mas , ao observar uma pessoa, e ver que ela é realmente necessitada,carente, e sendo você uma pessoa mais madura, de vida mais estável ,passe a essa pessoa  o seu conhecimento ou a experiência que você tem.
Dê exemplos de viver,com a sua própria vida,com a sua própria conduta de vida perante a sociedade.
PERDOE ! O perdão purifica a alma,livra você de um "peso" ou de um encargo de consciência. O perdão faz tanto bem tanto para o perdoado como para quem perdoa. O efeito do perdão pode ser muito maior para quem perdoa. Esta virtude é uma das grandes premissas do Cristianismo verdadeiro.
Finalmente, não cometa exageros neste Natal. No trânsito, não corra,não mate e não morra!...Não morra nem mesmo com o excesso de comida ou de bebida.
-FIQUE VIVO !
Lembre-se que muitas pessoas gostam de você, e apesar das festas e das comemorações de fim de ano, a vida continua no próximo ano.
E não se esqueça disso : Sua mãe, seus irmãos ,mulher ,filhos e os colegas de trabalho, precisam de você vivo nos próximos anos. Beba com moderação.
-BEBA mais água...  pois,as outras bebidas dão sede. 
Evite colocar "impurezas" em seu corpo. 
E NÃO SE ESQUEÇA : apesar de todo o consumismo do Natal, lembre-se sempre do Aniversariante.
-Tenha um tempo para lembrar dos ensinamentos Dele.
E para os Cristãos de verdade,indico um livro que já li : "IMITAÇÃO DE CRISTO",que você pode adquirir para você ou para dar de presente.
Ame seu próximo. Ajude pessoas. Dê esmolas. Vença o Egoismo que existe dentro de você e seja feliz !
Faça a "mudança" a partir de hoje, e verá quanto benefício ela trará para sua alma !
Procure pensar positivo,sorrindo e desejando o bem para as pessoas.
Reze, ore, pense...Assim serás feliz...  
-E lembre-se :
 -A felicidade é um estado da alma !
.............................................
P.S. O Livro "IMITAÇÃO DE CRISTO" pode ser adquirido nas Livrarias das Edições Paulinas de sua cidade.

FELIZ NATAL PARA TODOS !

Texto Original de :Antonio  Luiz Gomes
 Reedição : 19 de dezembro de 2016