quinta-feira, 27 de outubro de 2016

VIDA APÓS A VIDA ?...OU VIDA APÓS A MORTE ?

Com a proximidade do Dia de Finados,que comemoramos no dia 02 de novembro, muito tem se falado em vida após a morte,espiritualidade,etc...
Ultimamente tem se difundido muito a ideia de que temos uma outra vida após a morte. Mas, não é exatamente uma Ressurreição, como nós Católicos  entendemos. É a teoria da Reencarnação, defendida pelos Espíritas ,e que está em evidência,de novo ,inclusive sempre é tema de novela da Globo. Esta mesma TV Globo já exibiu um programa "Globo Repórter" ,onde trata do tema de "experiências de quase morte",um pouco diferente do tema abordado por mim aqui, mas bem parecidos no conteúdo "vida pós morte".
A sociedade,talvez,querendo se justificar,pois morrem pessoas todos dias de susto,de bala ou de vício,e porque a  morte ficou banalizada, tratou de difundir essa ideia,ou teoria, de que teremos outra "oportunidade" de vida,inclusive aqui nesta mesma Terra. Ou de que podemos ver e sentir alguma coisa,em poucos minutos de morte aparente. Visões,sentimentos,experiências vividas "do outro lado da vida".
E se há uma outra vida depois da morte,mesmo com todas estas "explicações" de que é um lugar melhor para onde vamos,não estou com pressa de morrer não.Vou esperar mais um pouco por aqui mesmo. E os meus parentes que se foram não voltaram até agora...
Acho até que a Vida Espiritual,que teremos, após a vida terrena, deve ser um Paraíso.Um Paraíso Espiritual,para o Espírito,não para o corpo. Não para todos,mas para aqueles que mereceram,pelo exemplo,pela vida limpa,pelas obras,ou por serem,quem sabe,um dos "escolhidos" por Deus !...
A chamada Reencarnação, tão difundida pelos meios de comunicação atualmente,não seria uma forma de alento, aos que perdem seus entes queridos?  
-Ou é uma "justificação" fantasiosa da Mídia ?
-Viver de novo ?.... A mesma Alma,num corpo novo ?
Eu, pessoalmente tenho algumas restrições quanto à Teoria da Reencarnação,pois,matematicamente,ela é ilógica.
Senão vejamos: - Se dois mil anos atrás tivéssemos 300.000 mil pessoas vivas em todo o mundo,estas obviamente todas teriam uma Alma, certo? 
Contudo,como todas estas pessoas já morreram (ou partiram para a Pátria Espiritual ) ,então também é  certo que todas estas Almas, ao voltarem em outro corpo, somente seriam 300.000 novas pessoas vivas,reencarnadas, Certo?
Seriam as 300.000 novas vidas, com as 300.000 almas dos que desencarnaram !
-Então,se hoje já somos mais de 6 bilhões de pessoas em todo o mundo, como teriam se "reproduzido" estas almas,a ponto de se multiplicarem,tal qual se multiplicaram os seres humanos?
Nesta minha "explicação" ou explanação, simplesmente faltariam Almas! 
Pitágoras já falava sobre isto muitos anos de Cristo vir ao mundo.
Deus disse : " Crescei e Multiplicai-vos". Mas ,Ele não disse:  "Morram e terão nova Alma ...Nova vida na Terra!!!" 
Vida nova,com a mesma Alma num corpo novo?....
-Aqui na Terra?
Confesso que não aprendi esta "lição"  ainda...
Ou não entendi, a Teoria da Reencarnação!
Quando eu era Professor de Filosofia,alguns anos atrás, eu tinha muitos alunos de várias religiões. Aprendi muito com todos eles.Mas nunca soube responder esta pergunta :
- "Professor ,há vida terrena para nós,após a morte ?" 
Para alguns que perguntavam,eu,levando na brincadeira dizia:
-Nunca encontrei com ninguém que já tenha morrido! 
Ou brincava:
-Mesmo eu tendo nascido dia de finados,não tenho nenhum contato com quem já morreu e os que "partiram",nenhum deles voltou para me falar a respeito do que acontece após a morte! Nenhum deles voltou nem para me dizer se para onde foram é bom ou ruim...
Como a Faculdade ensinava Teologia também,estas questões sempre vinham à tona: "Há vida após a morte?" É uma pergunta constante até hoje !
 Fizeram esta pergunta a mim várias vezes. E até hoje não tenho resposta exata.
-Tenho minha opinião sobre isto,apenas.
 E pergunto : -Não é mais fácil aceitar apenas a ideia de uma vida espiritual,para cada uma das almas, num mundo realmente espiritual,e que cada um de nós,ao nascermos tem uma alma nova ?
-Deus não nos dá,ao nascermos, uma Alma Nova ?
-Ou seria melhor  acreditar que as almas , "saídas" ou desencarnadas dos mortos, venham a viver,cada uma, numa outra época, num outro corpo,numa vida nova ?
Então,com meus poucos conhecimentos sobrenaturais,fico a pensar sobre estes aspectos.
 -Haverá vida após a vida?  
-Repito : Haverá vida,para cada um de nós, nesta nossa velha Terra,após esta vida que já estamos vivendo agora ?
-Terei eu,após a morte desse meu corpo sofrido, uma outra vida num outro corpo? 
-Teria eu outra oportunidade de viver,numa outra época,com esta minha alma,num outro corpo mais jovem? 
-Começar tudo de novo?
-Respondo:
 -Seria bom demais! Pois eu não iria repetir os mesmos erros. Muitas das coisas que fiz e que prejudicaram a mim mesmo,ou outras pessoas,eu,por certo,não as repetiria.E nem faria nada do que já fiz,e me arrependi de ter feito. 
Logicamente que eu faria de tudo para não cometer os mesmos erros .... 
Se assim fosse,poderia eu ter uma vida quase perfeita! Afinal,passei muito anos aprendendo, dando "cabeçadas", fazendo coisas das quais me arrependi, e agora,teria oportunidade de não fazê-las de novo. Afinal,nos erros a gente aprende. Esta é a frase do Vitório Gassman, ator italiano, que disse : 
 "O ideal seria termos duas vidas: Uma para errar,aprender!..E outra,sem erros,perfeita,para vivermos realmente!"
-Sei não, fico muito em dúvida sobre isso...
Por outro lado, acredito numa vida espiritual, para a Alma,obviamente.Num outro plano,numa outra Pátria : A Pátria Espiritual !
Agora, ter outra vida,com essa minha Alma,num outro corpo,aqui na Terra.?.. 
-Sei não! Acho mesmo que não terei esta "oportunidade"!
Tô incrédulo quanto a isto.
Deus,no meu modo de ver,nos dá esta vida terrena para evoluir nosso espírito. Ele quer que "salvemos nossas almas" e possamos ajudar outras pessoas.Ajudar de várias formas,inclusive de serem melhores como pessoas.
Mas em Seus ensinamentos,pelo menos nos que li até hoje, não fala : "Olha,você,ser humano,corrija-se e aprenda,que você vai viver de novo,num outro corpo,aqui nesta Terra".
- Senão em Goiânia,mas quem sabe em Istambul,em Marrakesh ,ou Nova York ? -Digo eu!
- Não vi isso ainda na Bíblia. Nem mesmo nos ensinamentos dos Apóstolos que contam a vida e as mensagens de Cristo.
Aliás,Deus que me perdoe pelo que vou dizer agora : 
-Acho mesmo que Cristo nunca voltou e nem vai voltar em corpo de ser humano. Ele é um Espírito Ressuscitado,acredito! ....
-Mas, reencarnado em outros seres humanos,como dizem algumas doutrinas,ou seitas por aí?...Não acredito
-Tenho minhas dúvidas.
Aliás,dúvidas é o que mais tenho...
E Ele já deixou todos os caminhos para a gente seguir para uma Vida Espiritual,num outro mundo,para nossas Almas. Jesus nos ensinou quais são estes caminhos ...
-Se Ele vai voltar ?
-Quando Ele vai voltar ?
  Não tenho estas respostas !
A vida terrena,para mim é só essa! 
E como dizia o Bronco,aquele personagem do Ronald Golias," Não há possibilidade de retorno!"
Já o Barão de Itararé,que era o pseudônimo do Jornalista Paulista Aparício Torelli,dizia que " Os mortos são homens sem futuro"
E digo eu: Acho mesmo que não vai haver outra vida nesta Terra não !
A vida aqui é só esta mesmo.E mesmo assim cheia de dificuldades.

 "Aqui terás só preocupações e atribulações" .Está escrito!
Para viver de novo aqui nesta Terra, com toda essa balbúrdia,    guerras,corrupções,ladrões políticos e ladrões de tudo o que existe, e todas estas perversidades,crimes e pessoas devassas ?... 
- Não quero outra vida terrena não.
Quero e almejo,uma Vida Espiritual...
Nesta acredito.
Quero viver entre as estrelas...
-Serei feliz,entre as Estrelas?
 Só Deus poderia me responder !
..........................................................

Texto original de Antônio Gomes.

 REEDIÇÃO : A.G.  27 de outubro de 2016