quarta-feira, 20 de julho de 2016

HOMENAGEM À MINHA MÃE!

    MÃE !     (Que faz aniversário hoje,20/07 )
    Nos teus olhos se vê o mundo...
     O passado e o presente estão neles desnudados !
     E nos meus olhos está o medo !...
     O medo do futuro !
     
     Mãe,toda a sua vida se resume num único dia:hoje !
     E os teus filhos cresceram e alguns deles se foram.
     Dois deles foi para a Pátria Espiritual ..
     Um deles antes de ti .
     Mas,resignada,aceitaste os desígnios de Deus.
     E o tempo continuou vivo à sua volta,
     Calmo,lentamente.

     E o tempo passou,como sempre,
     Pouca coisa ficou ! 
     Nada além de nós !
     E hoje posso dizer :
     -Só ficou o passado.

     Agora,ao te ver assim tão só,inerte,
     E eu também tão só...
     Só me lastimo.
     E tento culpar o mundo !
     Mas,o mundo,mãe, não tem outro rumo !
     Senão a solidão dos teus olhos...
     E o incerto futuro dos meus pés !

     Mãe,tua vida foi o princípio da minha,
     Hoje sou o término da tua !

     Mãe !Já ultrapassastes os limites da alma,
     do amor e do tempo !
     Miro-te em ti como  num espelho :
     E pergunto :
     - Que força íntima tem o silêncio de tua alma ?

............................................................
     P.S. Fiz este poema para a minha mãe quando ela ainda era viva.      Mas ela partiu para a Pátria Espiritual,em 03 de janeiro de 2001.      E assim, eu fiquei mais sozinho do que uma chinela sem dono !

 A.G. Reedição : 20 de julho de 2016.