quarta-feira, 13 de julho de 2016

HISTÓRIA : INÍCIO DA CORRIDA ESPACIAL NO MUNDO !(Comentários).

O primeiro gemido da Era Espacial foi provavelmente ouvido por mais homens do que qualquer outro som na história da Humanidade ouvido até aquela data de 04 de outubro de 1957. 
Foi quando os Russos,da antiga URSS -União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ,LANÇARAM O SPUTINIK .
Milhões de pessoas ouviram com admiração,orgulho ou medo,a voz eletrônica sibilante que dava uma volta ao mundo (Terra) em cada 96 minutos...  
A URRS estava ,assim,na frente desta "Corrida Espacial",para tristeza dos Americanos do Norte (EUA).
Foi o maior feito científico dos anos 50 e com este feito,os Russos estavam dando o "primeiro passo" para a conquista do espaço.
Da noite para o dia a "balança" do poderio mundial pendeu para o outro lado. Os  Estados Unidos da América,um país especialista em propaganda de si mesmo,inclusive no cinema,havia perdido esta primeira "batalha". 
E demoraram a se recuperar dessa onda propagandística em favor dos Russos,durante anos.
 E pior,um mês e poucos dias depois a URSS lançava o "SPUTNIK II"
E a carga dessa nave espacial era nada mais nada menos do que uma cadela, de nome LAIKA. 
Foi a primeira criatura viva em órbita no Espaço.
Depois, foram ao espaço ,macacos, mulheres,homens,etc.
A Russa Valentina Tereshkova,de 26 anos de idade, foi a primeira mulher a viajar numa nave espacial,em junho de 1963.
Portanto, ao colocar em órbita esta Cadela,que "viajou" na nave chamada Suptinik II,no final do ano de 1957, a União Soviética  demonstrava o grande interesse em desenvolver,a partir daí , a Biologia Espacial. 
E ,obviamente,estava dando o primeiro passo para futuras naves tripuladas,o que ocorreria poucos anos depois
Ressalte-se ainda que,também o primeiro homem a dar uma volta ao redor da Terra foi também um Russo, de nome YÚRI GAGÁRIN, que foi na nave Vostok I...
Mas esta, é uma outra história.
A Base Especial Russa ficava em Baykonur, no território onde hoje se situa o Khazaquistão.
Assim,com a Cadela LAIKA;com a mulher VALENTINA; e com o primeiro homem no Espaço (YÚRI GAGÁRIN),em poucos anos, a Rússia (URSS) estava na frente nesta Corrida Espacial...
Depois, em 1958,os EUA (Estados Unidos da América) entraram também na "Corrida Especial",com foguetes e naves tripuladas,a partir da Base de Cabo Canaveral,na Flórida, que depois se chamaria Cabo Kennedy,em homenagem ao Presidente americano John F.Kennedy, assassinado em 22 de novembro de 1963,em Houston,Texas.
O primeiro foi o satélite artificial de nome "Explorer I".
Surgiu então a NASA, e com ela toda a gastança de bilhões de dólares, nesta briga pelo poderio e domínio dessa nova tecnologia espacial com a antiga União Soviética. 
Ambos países lançaram foguetes,naves,sondas especiais e satélites artificiais,que tiraram fotos,pousaram na lua e trouxeram enormes progressos científicos para a humanidade.
Hoje há bases de lançamentos de foguetes,de satélites e de naves em vários países,com destaque maior ainda para a Rússia e países da Europa,como França e Inglaterra. A Nasa atualmente está em "baixa",depois que alguns projetos bilionários fracassaram.
Tais investimentos bilionários levaram a muitos sucessos,e também a muitos fracassos,com foguetes,satélites e naves destruídos. 
E também com pessoas mortas no espaço e algumas desaparecidas.
Mas teve um momento de grande sucesso,quando o homem chegou à lua,em 20 de julho de 1969.
Neil Armstrong , Edwin Aldrin e Collins, foram três destes heróis da Corrida Espacial,com a Missão Apollo 11 ,que chegou a pisar em solo lunar.
Um dos maiores acontecimentos do Século XX.
Todos ficaram na história.

(Fonte: Revista Life)
 ...................................................
Compilação e Texto: Antônio Gomes.
Reedição : 13 de julho de 2016.