sexta-feira, 17 de junho de 2016

A PROFESSORA !

Foi no ano de 1991 que a vi pela primeira vez. Ela era bem jovem,mas já estudava Direito. Neste dia ela estava de óculos de grau,no Escritório de um colega meu,(o Walter)onde eu havia ido visitar por cortesia,já que ele era também diretor de uma Faculdade ,na qual eu era professor naquele tempo.
E ela estava ela lá procurando um livro para fazer um trabalho de pesquisa para seu curso de Direito,livro este que eu lhe falei que tinha e que poderia lhe emprestar. 
E soube também que,naquele dia,ela estava querendo uma vaga para lecionar a disciplina de "português", que ainda tinha naquele Curso Superior desta Faculdade,onde eu ensinei I.E.D. (Introdução ao Ensino do Direito), em aulas de finais de semana. 
Nesta época eu já era formado há mais de dez anos e também já era casado,com duas filhas bem pequenas (de 03 e um ano de idade). Nesta época ela tinha apenas 21 anos, pois eu soube depois que ela nascera em 1970.
Embora eu tivesse ficado fã dela,não tive nada com essa professora a não ser a amizade. 
Mas ,confesso que a achei bonita e interessante desde aquela hora.
E realmente ficamos amigos,e ela foi no meu Escritório algumas vezes. Sempre por motivos ligados ao seus curso de Direito . 
Seu nome era Denise. Era morena cabelos pretos e muito bonita.
E, quis o destino que,naquele mesmo ano de 1991 nos tornássemos colegas professores,nesta mesma Faculdade, onde, invariavelmente, nos encontrávamos aos sábados para dar aulas, cada um na sua Disciplina,claro. E conversávamos muito,na sala dos Professores. às vezes caminhávamos ate onde estava o carro em que ela ia para a Faculdade. Trocamos presentes,nas épocas de comemorações,dia dos Professores,etc.
Eu cheguei a conhecer a mãe dela. 
E assim sempre nos víamos durante um período de três anos consecutivos,até o ano de 1994,quando ela passou num concurso para um Banco público e se mudou para outra cidade do mesmo Estado em que morávamos. Trancou a matrícula no Curso de Direito,na Faculdade em que estudava.
Depois de algum tempo a encontrei no Fórum de Goiânia, resolvendo problema de inventário,pois seu pai havia falecido.
O tempo passou e depois de dez anos eu soube que ela estava trabalhando como Gestora na Capital,onde estava morando de novo Continuava solteira . E tinha terminado o Curso de Direito.
Em 2006 a visitei neste seu novo endereço,e conversamos um pouco,apesar de ela estar em seu local de trabalho. E ficamos sem nos ver por muito tempo.
Depois,por uma destas coincidências da vida,uma sobrinha minha (a Lilian) trabalhou ,via uma firma terceirizada, neste mesmo local que a Denise, e sempre me falava dela. 
Ficaram amigas,inclusive.
E em 2010 soube que esta minha  amiga ,agora ex-professora havia se mudado para Brasília e estava para se casar com um empresário divorciado e com filhos. Esta minha amiga,pelo que eu soube,não tinha filhos,até então.
Salvo engano de minha parte,ela se casou com ele em 2012,pois vi notícias a este respeito no Facebook,quando,desde então,ela era uma das pessoas que eu adicionara ao meu perfil, nesta rede social. E ela,como me conhecia de longa data, sempre se correspondia comigo,via mensagens,curtia minhas publicações e eu curtia as publicações dela. 
Coisas destas redes sociais,que servem para passar o tempo,ver as pessoas,etc. 
Ela dizia estar feliz e se dava bem com os dois filhos de seu marido. Filhos do primeiro casamento dele. Demonstrava isto em fotos. Estes enteados dela demonstravam este afeto por ela,também.
Em 2014 eu sobe,pelas fotos e informações dela mesmo,que sua saúde não era boa. Mas, eu não sabia qual era esse problema de saúde. 
Como nos comunicávamos, como amigos que éramos, pelo Facebook, em 2015 ela me mandou seu endereço em Brasília  e eu lhe enviei dois de meus livros,que ela disse que recebeu e que ia ler e que ligaria no meu telefone para conversar comigo. 
Deu também o endereço da mãe dela em Goiânia,GO,caso eu quisesse mandar algum livro no endereço de sua mãe. 
Mas não entrou em contato comigo desde então. E eu via sempre fotos dela ,com aspectos da doença já mais forte,no site da rede social. 
O esposo dela agradecia as manifestações de apoio a ela.
Através das informações dela mesmo, de amigos dela e das fotos no Facebook,entendi que ela estava com câncer. E em finais de 2015 vi e soube que ela fora internada,inclusive levada para um hospital de grande porte,em São Paulo.
No seu perfil nada mais era postado. Estava sem novidades, desde outubro, até no final de 2015.
Em 06 de janeiro deste ano de 2016,através de fotos e dos dizeres postado pelo seu marido e amigos dela, soube que a Denise falecera,por causa dessa grave doença que a acometeu.
Ela tinha 45 anos de idade, esta minha amiga professora chamada Denise.
É uma doença terrível o tal do Câncer !
Creio que ela nunca teve filhos,nema antes e nem depois desse seu casamento com o empresário de Brasília (não sei se a família dele era realmente de lá mesmo ou de outro Estado)
Não citei seu nome por não estar autorizado aqui,mas sempre o via nas fotos,no perfil dela.
Ainda vi no Facebook neste começo de 2016, fotos dela, de sua família e os agradecimentos de seus familiares pelo apoio  dado a ela durante esta grave doença e por ocasião do seu velório.
E em abril de 2016 o perfil dela foi apagado do Facebook
................................
 P.S. No dia em que escrevi este texto completou-se 5 meses desde a morte de Denise , essa ex-colega professora, minha amiga, formada em Direito como eu, e que "partiu antes do combinado !

A.G. Reedição : 17 de junho de 2016.