sexta-feira, 22 de abril de 2016

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL- Causas e consequências ! (Uma nova versão da História).

Durante oito anos fui professor de História. História Geral e do Brasil. E,obviamente,para ensinar tive de estudar mais e pesquisar.
E  depois,mesmo parando de dar aulas,nunca deixei de estudar e pesquisar a história,tanto do Brasil quando do mundo,pois sou muito curioso sobre tudo. E escrevo sempre  por aqui e nos meus livros..
-Logo,não posso ficar alheio ao mundo em minha volta !
Agora coloco aqui a minha versão sobre o Descobrimento do Brasil,deixando de lado as mentiras ou meias verdades(se é que estas existem),para demonstrar que a "coisa" não foi tão facilmente e tão bonita como está nos livros de História,principalmente estes resumidos que se usam nas salas de aula do ensino fundamental e médio nas Escolas Municipais e Estaduais do Brasil.
Na verdade o Descobrimento do Brasil ocorreu por causa da "concorrência" que havia entre os Reinos da Espanha e de Portugal em descobrir novas terras e ter sob seus domínios novos conquistados. E também ,depois que Vasco da Gama tinha descoberto o "Caminho para as Índias",em 1498, trazendo da região algumas especiarias,foi surgindo em Portugal o interesse em que outra esquadra fosse para lá. E se ordenou a Cabral ir no mesmo rumo,mas houve um desvio da Esquadra de Cabral, e eles vieram parar por aqui,na nossa "terrinha" de Vera Cruz, (ou Santa Cruz) e depois chamada de Brasil,por causa da madeira aqui encontrada,chamada de "pau-brasil" (brasil,de "brasa",por causa da cor avermelhada).
Lembremo-nos que oito anos antes de Cabral aqui aportar, Cristóvão Colombo já tinha descoberto a América (do Norte e Central), por ordem da Rainha Isabel de Castela, da Espanha. Assim,nessa corrida rumo ao mundo novo,os espanhóis tinham saído na frente. 
Ressalte-se ,a bem da verdade, que Cristóvão Colombo não era espanhol,mas sim um aprendiz de navegador ,nascido na cidade de Gênova,na Itália. Ele foi em busca de "patrocínio" para sua empreitada e convenceu a Rainha espanhola e um rico banqueiro a financiar sua "aventura". Ele demonstrou para ilustres professores da Universidade Espanhola,na época,a curvatura dos mares...
E Colombo também foi prejudicado pela História,porque depois, foi dado mais honra a outro navegador ,de nome Américo Vespúcio,como se este fosse o verdadeiro "descobridor" do Continente americano (do Norte). 
Colombo ficou apenas com a glória de ter chegado nas ilhas,onde hoje fica a América Central .
Com Pedro Álvares Cabral foi diferente: ele foi escolhido e D. Manuel (O Venturosos),Rei de Portugal lhe deu as condições para vir Descobrir o Brasil. E aqui ele chegou em 22 de abril de 1500, data que hoje comemoramos.
Obviamente que ele não sabia onde era o Brasil,mas cartas geográficas rudes da época já davam o rumo da viagem,pois um espanhol, de nome Vicente Yañez Pinzon,já tinha passado por aqui meses antes (alguns historiadores dizem que ele passou pela foz do Rio Amazonas,em 26 de janeiro de 1500). Ele era um dos membros integrantes da Esquadra de Colombo.
Portanto, dizem,Pinzon passou, com navios da Espanha, lá pela região do Amapá, e adjacências.
Com relação ao Descobrimento do Brasil,devemos esclarecer que a "coisa" não foi tão bela e romântica como mostram certos livros de História. 
Os portugueses já vieram aqui com "segundas intenções". Haviam muitos ex-presidiários e pessoas de mau comportamento na Esquadra de Cabral. Além disso era interesse em dominar os índios e "tomar-lhes" as terras,que por direito de posse lhes pertenciam
Segundo dizem alguns historiadores,a corrupção também começou por esta época, por aqui. 
Dizem as más línguas que o Rei D. Manuel ao determinar a Cabral que ele viria aqui, e que aqui iria encontrar índios (pois Colombo também tinha encontrado índios quando descobriu a América),deu-lhe 100 (cem) galinhas de angola(aquelas pintadinhas que alguns chamam de guiné),para doar aos índios de presente,numa política de "agradar" os antigos moradores de nossa "terra brasilis".
Porém,os homens que vieram com Cabral comeram,literalmente, 20 destas galinhas de angola. E sobraram 80 destas galinhas de angola,com as quais os portugueses convenceriam os índios que encontrariam aqui, numa "demonstração"de que vinham como amigos e para lhes ajudar, trazer algum benefício ,etc.etc.
Em síntese,deram só estas 80 galinhas mesmo,e ficou por isso !
E eu,mesmo sendo descendente direto de portugueses,não posso olvidar aqui a verdade dos fatos,de que meus patrícios trouxeram para cá,também,doenças venéreas,como a sífilis,por exemplo,que contaminou índios que nunca tinham tido esta doença...
E,na verdade, os espertos portugueses vieram em busca de especiarias,ouro,madeiras (pau-brasil) etc, 
Além do interesse de conquistar a terra descoberta,claro!...
 O objetivo final era tornar o Brasil uma colônia de Portugal,como realmente aconteceu.
Aquela imagem dos Portugueses comportados diante dos índios a catequizar-lhes ,inclusive com a ajuda de padres católicos que vieram com Cabral, é tudo muito bonito. 
-Lembram do famosos quadros pintados com as imagens das Primeiras Missas aqui realizada,na região hoje conhecidas como Porto Seguro,Ilhéu da Coroa Vermelha,etc. ? 
Mas, na verdade, houve muito crime de morte e estupros,com portugueses sedentos de sexo a agarrar  e seduzir as índias queimadinhas de sol que aqui encontraram. Ou em palavras mais chulas: Os portugueses "comeram" muitas das índias que aqui estavam. E dai surgiram muitos filhos mestiços,do "cruzamento" dos patrícios com as índias.
E os portugueses foram adentrando o Continente da América do Sul,que depois ficaria conhecido como Brasil. Uma outra parte deste Continente,como se sabe,foi conquistado pelos Espanhóis,por isso no lado do Pacífico os países usam até hoje a língua espanhola. Só nós,os brasileiros,falamos o português,oriundo de Portugal.
Depois,como se sabe,com os Portugueses dominado a Colônia, que era o Brasil, começaram a levar nosso ouro para a Coroa Portuguesa ( O "Derrama" em Minas Gerais) e trouxeram para cá os negros da áfrica para trabalhar como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar...e outros serviços braçais. 
E daí começou a miscigenação do povo brasileiro.
Começamos a formar a nossa raça assim. 
E anos depois vieram os Alemães,os Italianos,os Árabes,etc. 
Mas, esta é uma outra história...
............................................
Edição ,postagem e texto original de Antônio Gomes - 22 de abril de 2016 .