quinta-feira, 21 de abril de 2016

21 DE ABRIL : "TIRADENTES " , A INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA E A MORTE DE TANCREDO NEVES !

Essa data, se tornou feriado por causa do martírio do alferes (militar) Joaquim José da Silva Xavier,que ficou conhecido por "Tiradentes",por causa de sua atividade,como dentista.
Mas foi sua luta  política ,quando enfrentou a "tirania" de  Portugal, na época do Brasil-Colonia,(1789), que o fez conhecido.
Esta data também ficou marcada pela Inauguração da Cidade de Brasília, a atual Capital Federal,em 21 de abril de 1960.
E ainda, pela morte do Presidente Tancredo Neves,eleito pelo voto indireto,  ocorrida em 21 de abril de 1985,obviamente que em  situações históricas diferentes.
Assim, embora em épocas diferentes, estes acontecimentos modificaram a história do Brasil. E também marcaram a vinda de nossa família para Goiás, pois esta "novidade" foi um dos motivos para que viéssemos do Nordeste, tempos depois dessa inauguração de Brasília .
E foi por lá que passamos,de avião, antes de aportarmos em Goiânia,GO. 
-Só vimos o aeroporto, lógico !
Essa inauguração de Brasília, para ser a Capital Federal, se deve ao empenho do Presidente Juscelino Kubitschek,que teve coragem em  fazer tal mudança. Uma mudança que também mudou o Mapa do Brasil.
Eu também me lembro que, anos atrás, ou mais precisamente em 1985, faleceu um bom político brasileiro, o Senador Tancredo Neves.Tancredo, eleito para Presidente por um Colégio Eleitoral,não tomou posse,pois acometido de uma grave doença, veio a falecer justamente no dia 21 de abril.
Tancredo, juntamente com o Deputado Ulisses Guimarães, foram os baluartes da Campanha das "Diretas Já", encampando politicamente a "emenda" Constitucional do Deputado Dante de Oliveira,e mobilizando toda a sociedade brasileira para que saíssemos da Ditadura Militar, que já durava desde 1964.
A primeira data me marcou, pois aprendi na Escola Primária, já aqui em Goiânia, bem pequeno ainda, sobre a vida do Inconfidente Mineiro Tiradentes...
E anos depois, curioso, quando estudante de Direito,fiquei sabendo que as atrocidades que fizeram com o Tiradentes foi uma "punição exemplar" , conforme nos disseram,à época, os Governantes Portugueses, que dominavam o Brasil  Colonial...
E também porque aplicaram a ele o que previa um antigo Código Criminal Francês, de 1730 , já que as Ordenações do Reino ( conhecidas como Afonsinas, Manuelinas e Filipinas) de Portugal, e que vigoravam no Brasil,não previam o Direito Penal...Tal como aquele Código Francês,que os Portugueses, não sei porque "cargas d'água" , ainda adotavam e seguiam....
Ou seja, usaram as leis erradas,num julgamento idem.
Mas  Tiradentes virou Mártir em 21 /04/1792,e deu origem a um movimento de Independência, que culminaria com nosso desligamento em definitivo da dominação da  Corôa Portuguesa, em 1822,
Já  a segunda a data ,da fundação de Brasilia,esta me marcou muito, porque  foi esta mudança da Capital Federal, do Rio de Janeiro,para Brasília que nos fez vir para cá.
E morando em Goiânia,GO, alguns anos depois, entre os anos de 1980 e 2004, visitei  a Capital Federal(Brasília) outras cinco vezes, por motivos diversos(trabalho,concursos,passeios, etc. ).
E a terceira data : 21 de abril de 1985, foi  na minha época de ouro, bem jovem, namorando, quando tudo parecia mais fácil. E nesse dia, em que eu estava bem acompanhado da minha atual cara-metade,que era ainda só namorada, e num domingo à noite, soubemos da notícia da morte do Tancredo Neves.
Este sim,um político sério, que, oriundo da época da ditadura,sempre representou a oposição ao regime Militar, e era muito querido pelo povo...Tanto que ele era unanimidade, quando foi eleito Presidente. Com a morte dele,assumiu o José Sarnei que era seu Vice, e que ficou no Governo até haver as eleições diretas que viria a eleger o arrogante Fernando Collor de Mello. 
Este senhor de origem rica, um falastrão de primeira, muito esperto, foi eleito pelo povo e com a ajuda da Rede Globo de Televisão. Isto porque a 2ª esposa do Sr. Roberto Marinho -Diretor/Fundador e Presidente da Globo na época- tinha sido sogra do Collor( D. Lili Marinho era mãe da 1ª esposa do Collor),e eles tinham grandes e antigos vínculos de amizade. 
-Amizade e negócios,pois o Fernando Collor de Mello era um dos sócios-herdeiros da TV Gazeta de Alagoas, retransmissora da programação da "Zoiúda". Mais conhecida como Rede Globo
-Parece que o Collor, aquele "yuppye" ou janota da "Casa da Dinda" queria ser o mais novo "Rei do Brasil". 
-Não deu certo.
Ele foi afastado da Presidência do Brasil em 1992. Após muito barulho, muitos processos ,denúncias e coisas tais, e por "impeachment",além da pressão do povo e do Congresso, ele renunciou.
Depois entrou na Presidência o "do topete", ou seja o Senador Itamar Franco; depois o Fenando Henrique;  depois veio o Lula e por último a  D. Dilma,como todos sabem
O Collor de Mello ficou uns 08 anos sem poder ser eleito.Mas atualmente é Senador. 
-O povo tem memória curta !
Quanto ao Sarney,este é "duro na queda",e com 85 anos,saiu há poucos meses dos "quadros" do Senado Federal.
Aliás, ele sempre foi Presidente de alguma coisa...Parece que ele, como diria aquele Ex-Ministro do Trabalho, é "imorrível".
 E assim,lembrando destas datas,relembro parte de nossa história e da minha própria estória,pois não posso viver alheio ao mundo no qual vivo.
Portanto, a morte de Tiradentes,a Inauguração de Brasília e a Morte de Tancredo,devem ser sempre lembradas,principalmente pelo povo mineiro,pois Tiradentes era de Minas, Juscelino Kubitschek que fundou Brasília era mineiro,e o Tancredo Neves era mineiro.
-Este dia 21/04 poderia ser,portanto, o Dia de Minas (Minas Gerais,o Estado).
A Bandeira de Minas Gerais,lembrando a luta de Tiradentes,traz os dizeres, ainda em latim,que agora traduzo:
- "Liberdade ainda que tardia."...
Minhas homenagens a todos eles ,que de uma forma ou de outra,mudaram a História do Brasil...

 Reedição :A.G. - 21 de abril de 2015
.