sábado, 12 de março de 2016

CLÁSSICOS DO CINEMA : " A Felicidade Não Se Compra " - De Frank Capra. Comentários .

Neste filme,ainda em preto e branco,lançado no ano de 1946 nos E.U.A (USA) ,o Diretor Frank Capra traz uma história simples,de pessoas de vida comum numa média cidade,elementos de valor espiritual e religioso,e até sobrenatural,para contar a história de um homem com problemas financeiros que pretende se suicidar às vésperas do Natal.
O personagem principal (George Bailey) vivido pelo excelente ator JAMES STEWART, com a morte de seu pai, assume os negócios da família,na cidade de Bedford Falls. Porém sua vida e os negócios não vão bem e ele pensa em se matar. 
É ai que a parece o seu "anjo da guarda",obviamente materializado no personagem feito pelo ator Henry Travers, que tem como objetivo fazê-lo desistir dessa ideia de morrer,mostrando ao mesmo os valores da vida, e até mesmo a importância da vida de Bailey para sua família e para a sociedade local.
Este anjo o leva a fazer um balanço de sua existência naquele local e tudo o que já fizera antes,para que,conhecendo suas virtudes e sua importância como ser humano,desista da ideia do suicídio.  O objetivo do Diretor Frank Capra era exatamente esta: tocar o coração dos espectadores, analisando as virtudes morais e desenvolvendo uma análise da vida do personagem,quase que como num divã, para mostrar os valores de uma vida dedicada do personagem, à cidade e á família. 
É um filme de época de Natal,com todos os ingredientes que muitos outros filmes têm. Só que este tocou os cinéfilos da época, e até os atuais, que o consideram como um dos melhores filmes de todos os tempos. Já teve refilmagens e até outros filmes bem  parecidos, como o da  Série de TV " Que o Céu Espere".
James Stewart faz o papel principal e Donna Reed é sua companheira ,neste filme famoso que ganhou o Oscar de melhor diretor,para Frank Capra. Bem merecido,por sinal.  
James Stewart foi indicado para melhor ator,mas não ganhou. 
O filme é de 1946 e foi lançado mundialmente em 1947, caindo no gosto dos telespectadores de todo o mundo. E  até hoje é um filme visto e admirado por muitos. É um dos muitos filmes antigos que sempre é exibido no Cine Cult, na TV a cabo
O Roteiro do filme foi baseado num conto de  Philip Van Doren Stern,de nome " The Greatest Gift ".
..............................

Copyright (c)-Compilação dos dados e texto original de Antônio  Gomes.
Reedição : 12 de março de 2016.