quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Comentários sobre o Filme "A MISSÃO" - Com: Robert de De Niro e Jeremy Irons- Produção Inglesa.

Este filme, embora de produção Inglesa, narra uma história real,misturada com ficção,para mostrar como foi a atuação dos Jesuítas numa a região inóspita,na divisa do Brasil/Argentina e Uruguai,numa época em que a política da Igreja se submetia às Políticas de Portugal e Espanha,com relação ao território da América do Sul.
Nele, o Padre Gabriel, (magistralmente interpretado pelo Ator Inglês Jeremy Irons), um religioso espanhol ainda muito jovem,viaja para a região inculta da América do Sul, com o propósito de converter os indígenas nativos, à religião Católica.
Enquanto isto o personagem Mendoza ,(interpretado por Robert de Niro ), um aventureiro caçador de escravos, é convertido e se junta ao Padre Gabriel nesta sua "Missão".
Quando ocorre uma negociação entre Portugal e Espanha,por interesses políticos, a região onde estavam passa para o domínio Português. Estes eram contra o trabalho dos Missionários  Jesuítas comandados pelo Padre Gabriel. E estes missionários e os índios convertidos que estavam construindo uma grande Igreja,são atacados brutalmente por agressores vindos de Portugal.
Vale salientar neste filme que,embora focado no campo da ficção e situado na história real, nele se destaca a negociação e influências de um personagem bem conhecido nosso,de nossa história: o Marquês de Pombal.
O Diretor do filme é o famoso Roland Joffé e o  Produtor é David Putnam , e ambos são os mesmos de "Os Gritos do Silêncio",  que neste filme não obtiveram o sucesso de público esperado,...
Contudo, para professores de história e religiosos,este é um filme importante,que deu mais certo em vídeo do que no cinema.
As divergências entre o Padre Gabriel e Mendoza,são a tônica do filme,que tem cenários incríveis filmado nas Cataratas de Iguaçu e redondezas, e uma outra parte na Colômbia. São inesquecíveis as imagens do filme,aliada à música do Maestro Ennio Morricone.
Aliás,da trilha sonora deste filme, que já é muito boa,saiu a canção "Nella Fantasia",que ficou mais conhecida cantada pela Inglesa Sarah Brightman.
O Filme é de 1986 e ganhou como a melhor fotografia,entres os indicados, na premiação do Oscar de 1987.
....................................

Compilação e texto original : Antônio Gomes.
Edição: 25 de fevereiro de 2016