terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

2001-Uma Odisseia no Espaço- De Stanley Kubrick -Um filme épico dos anos 60' .


PRÓLOGO :

Para as gerações recentes,acostumadas a filmes com efeitos técnicos e especiais de última geração, o filme 2001 pode parecer ultrapassado. Mas se trata de um épico do cinema mundial,produzido em 1968, e que retrata uma aventura espacial visionária que à primeira vista parece ser uma antecipação da fantástica decida do homem à lua,o que ocorreria em julho de 1969.
- Mas não é bem isso que o filme  retrata.

O ENREDO :

O Enredo do filme é bem simples para nós hoje em dia,e que já lemos sobre a conquista espacial,inclusive no início deste blog(fevereiro de 2015). 
No filme se conta a história de um"monólito" que se descobriu ter servido de estímulo para a evolução dos primatas anteriormente. E é descoberto enterrado na lua.. E numa tentativa de saber mais sobre ele, a espaçonave "DISCOVERY" é enviada ao local.
Começando com a origem do homem e terminando com o estágio seguinte de nossa evolução, KUBRICK mal pôde ter previsto quão ambicioso o projeto se tornaria quando encontrou pela primeira vez o Autor Arthur C. Clarke e sugeriu que trabalhassem juntos num"filme notoriamente bom de ficção científica" . E após explorar a obra de Clarke eles concordaram  que o conto " A Sentinela" formaria a base do filme.

O QUE É O FILME EM SÍNTESE :

2001-Uma Odisseia no Espaço é uma contagem regressiva para o futuro,o mapa para o destino da humanidade,uma indagação para o infinito.
É um filme fascinante que ganhou o Oscar de Melhor Efeito Especial e que mostra o drama entre a máquina e o homem envolto em música e movimento,um trabalho tão influente que o cineasta Steven Spielberg o comparou com o " Big Bang",dos produtores de sua geração.
Talvez seja este filme o melhor trabalho de Kubrick, que ainda inspira e fascina inúmeras gerações. 
Eu, pessoalmente, acho " A Laranja Mecânica" como melhor filme de Kubrick. 
Aliás Laranja Mecânica é um dos melhores filmes já feitos em todo o mundo.
O filme 2001 inovou em técnicas de formatação de uma centrífuga gigante,para nos mostrar os efeitos da gravidade e da falta dela aos personagens no espaço...
E o filme traz uma trilha sonora de primeira,desde a música tema de  Richard Strauss (Also Sprach Zarathrusta),que ficou bem conhecida por aqui com a versão do músico Eumir Deodato (brasileiro), e  com outras obras de compositores não menos famosos.
O filme inova muito para a época, pois nos mostra até um personagem novo para os filmes,um supercomputador com nome e número : O Hal 9000.
2001-Uma Odisseia no Espaço virou um filme Cult,destes que as pessoas sempre insistem em falar que viu,mesmo não tendo visto,pois ele é sinônimo de cinema,de criatividade e de futurismo. Ele é tão visionário que já nos anos 70' do século passado nos parecia um ser documentário sobre a ida do homem à lua. Embora ele tenha sido feito um ano antes de acontecer este fato real.
É considerado ainda hoje,47 anos após ter sido feito e exibido nos cinemas,com um dos 100 melhores filmes de todo o mundo.
Entra ano e sai ano e ele continua  nesta lista dos melhores.
Se você,leitor amigo, não viu o filme ainda,faça isto. E deixe o medo e o mistério da aventura invadir você.

FICHA TÉCNICA:

1-Produção: Grã Bretanha e E.U.A.
2-Ano de Produção e lançamento mundial : 1968.
3-Elenco: Keir Dullea Gary Lockwood, e outros.
4-Cias Produtoras : MGM e POLARIS .
5-Produtor Executivo : Stanley Kubrick.

PRÊMIOS :

O filme foi o ganhador do Oscar de "Melhores Efeitos Especiais",na premiação da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood,em 1969.
.................................................................................
P.S. Este é um dos filmes de minha coleção particular.
Compilação dos dados e texto : Antônio Gomes- 
23 de fevereiro de 2016.