terça-feira, 13 de outubro de 2015

PARA OS PROFESSORES : "ORAÇÃO AOS MESTRES" - de Othon Costa ( DO LIVRO :" CASTELOS DE AREIA")

Minha mãe muitas vezes me dizia,
Que somente a estudar encontraria,
O caminho que leva à perfeição;
E ouvindo-a,eu me sentia pobre,obscuro,
E chegava a temer o meu futuro,
Quando via um mendigo a pedir pão.

Mais tarde,compreendi que meu receio,
Era um simples prenúncio que me veio,
Indicar o caminho a percorrer...
Pois só assim eu procurei,no estudo,
Liberdade,saber,em suma,tudo,
Que me traz a  alegria de viver!

Crianças que vinde a este templo augusto,
Amai aos vossos Mestres no mais justo,
No mais vivo,mais nobre e puro amor...
São eles que vos dá a luz do ensino,
Abrindo-vos as portas do destino,
Para indicar-vos uma estrada em flor!

Mestres ,eu vos bendigo de alma aberta!
É vossa missão que nos liberta,
Com essa luz que nossa alma iluminou...
Da escuridão,das trevas,da ignorância,
Que envolve e estiola o espírito da Infância,
Das criancinhas que Jesus ama e amou!

Eu vos bendigo, porque sois o guieiro,
Dos filhos desta pátria,onde o cruzeiro,
A vastidão de nossa terra enlaça,
Como num simbolismo de beleza
Que há de mostrar, aos poucos,a grandeza
Do futuro imortal de nossa raça!


AUTOR : Othon Costa-Do Livro " Castelos de Areia".

Compilação/Reedição : A. L.G. - 14 de outubro de 2015.