segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O POVO AINDA NÃO APRENDEU A VOTAR... E O "CIRCO" CONTINUA ARMADO:O TIRIRICA GANHOU DE NOVO.

Quando eu era pequeno,entre os 06 e 09 anos de idade,residia na cidade de Vitória da Conquista,no Estado da Bahia,Brasil. Alí eu morava por causa de meu pai,que era sócio de meu tio, em uma loja comercial.
Mas todos nós,da família original,somos de Pernambuco. Já informei isto em outros artigos e crônicas deste blog,que existe deste 29/06/2009. 
Então, alí naquela cidade e na minha vidinha boa de menino,era uma festa saber que um Circo tinha chegado na cidade. Passavam anunciando na rua : "O CIRCO CHEGOU !" , e os palhaços, alguns bichos, as bailarinas e os acróbatas, desfilavam nas ruas, e nós,a garotada,saía correndo atrás. 
A música da propaganda do circo dizia :
-" Hoje tem marmelada,tem sim senhor. 
Hoje tem espetáculo,tem sim senhor.
É oito horas da noite, é sim senhor  !
E o palhaço o que é? 
É ladrão de mulher" ...
Era uma festa simples,alegre. Éramos felizes,pois sabíamos que ,mais dia,menos dia, iríamos no Circo. Era sagrado a ida no Circo. Meus irmãos mais velhos me levavam.
Os carros com som ,puxavam aquele "cordão" da meninada feliz,contente,correndo atrás.
Mas eles, os animadores do circo, os palhaços verdadeiros,nada roubavam...
Ficávamos apenas a espera de saber a partir de que hora ou dia o Circo estaria "armado".
"Armado" porque esta era a palavra usada para informar que o Circo subira a lona,cobrira o "picadeiro", que era o palco de tudo o que se apresentava. Ví circos como o Russo,o Garcia o Nerino, entre outros.
 Quem está perto dos 50 anos , ou tem mais que isso,sabe do que estou falando,principalmente quem morou em pequenas cidades do Brasil.
Dei esta introdução para depois deixar aqui a minha indignação com a eleição ou reeleição de alguns candidatos,neste último dia 05 de outubro.  
Este ano,elegeram ,de novo, alguns candidatos "fichas limpas". E alguns bons candidatos. 
Mas elegeram uns candidatos ainda "fichas meio-sujas",e alguns "palhaços",outros nem tanto. 
Outros oportunistas,cantores,artistas,etc.
Mas quem é o palhaço-mor desta eleição ? Ou quem são os verdadeiros palhaços? Eles, os eleitos,ou nós que votamos neles ? 
Não somos nós os eleitores, por certo. 
Mas fazemos sempre papel de palhaço. Ou somos os assistentes de toda esta palhaçada,do dia a dia,no picadeiro da vida.
Tudo começou com os Trapalhões da Justiça Eleitoral,que nos últimos anos tem aprovado algumas coisas estranhas,para "liberar" alguns candidatos. Depois vem esse engodo da votação obrigatória, e por último a constatação triste de que  ainda temos muitos eleitores idiotas no Brasil. 
E muitos destes eleitores-otários votaram,de novo, no Candidato TIRICA. Aquele cearense-palhaço da televisão.
-Como comediante ele é até engraçado.
 Ele sim é um Palhaço de verdade. E jamais um político.
Da primeira vez,dizem, era um voto de protesto. Agora,após 04 anos sem ele fazer nada que preste em favor do Brasil, o elegem de novo ?
 E ele já é ,nesta eleição, um dos Candidatos com maior número de votos para Deputado Federal,no Brasil de hoje. Teve mais de um milhão de votos !
Não que o Tiririca não pudesse ser candidato ou eleito. Ele tem esse direito,mas o que estranha é a quantidade de eleitores que votaram nele. Isso prova que a quantidade de eleitores-otários brasileiros está aumentando.
A despeito de ser ele semi-analfabeto, o Tiririca, deve saber ler ou escrever alguma coisa. Quando  estiver na Câmara, poderá se "virar",pois poderá ter seus auxiliares e assessores,muitos até com curso superior,que serão pagos com o dinheiro público, de nossos impostos. 
Ou seja,dos eleitores idiotas que o elegeram, e de outros brasileiros que pagam em dia os seus tributos . 
-Nós é que pagamos a conta !
E ele poderá exercer seu segundo mandato,pois foi eleito legitimamente. Isso não questiono. 
O que  me contraria é saber que, entra ano e sai ano, as coisas não mudam... E o povo continua elegendo palhaços. Tem candidato de todo jeito,porém muitos deles sem nenhum preparo para ser um Deputado,Senador ou coisa que o valha. Tem até cantor sertanejo conhecido,que foi eleito. O José Rico,por exemplo. Só que ele não tem tradição política.
O problema é saber o que ele poderá contribuir para a Democracia, para o povo e para o Brasil,como Deputado Federal? 
Lembram-se do Juruna, do Agnaldo Timóteo e do finado Clodovil,entre outros ? Eram todos motivos de glosas e críticas,até mesmo no Congresso.  Saíram do mesmo jeito que entraram. Ou seja NADA fizeram pelo país. Apenas ganharam um bom salário durante o tempo em que lá estiveram. 
Este ano deixaram de eleger jogadores,presidentes de clubes, mas elegeram o Romário para Senador.
O Clodovil,em seu período,deu uma agitadinha naquela turma de babões. E nos fez rir algumas vezes, enquanto estava lá.
E eu pergunto : o Tiririca merece mais quatro anos de "lugar à sombra", pagos com nossos impostos?
 Ele veio de origem humilde e não deve ser rico, apesar de "trabalhar" na televisão. Mas poderia continuar como palhaço da TV, não iria morrer de fome,claro... 
-Afinal ele é engraçado mesmo !
Agora vamos pagar para ver o que ele a"apronta" no Congresso desta vez .O mais triste é a constatação de que,em pleno século XXI, ano de 2014, e os eleitores brasileiros continuam bobos,idiotas,votando por nome,ou para quem tem um nome conhecido,seja do esporte ou da TV. Celso Russomano é um exemplo disto.
E agora  reelegem um Palhaço que nem mais trabalha no Circo. Ou melhor ,vai trabalhar no Grande Circo que é Brasília, pois será um Deputado Federal a mais a "serviço" do meu Brasil.
Não estaria ele ocupando o lugar de um Candidato-Professor, ou de um Político de verdade,representante de uma Associação de Classe,por exemplo ?
O Circo continua "armado",em Brasília. 
Não tem lona,mas tem aqueles dois  "pratões" do Congresso Nacional,de concreto e aço, fechado  para uns e aberto para outros.
O CIRCO CONTINUA ARMADO,com muitos espertalhões e  um palhaço lá dentro: o Tiririca. 
E nós temos  a constatação de que aumentaram os eleitores idiotas, que não pensaram bem, para reelegê-lo. Tiririca é mais um desses  novos "Parlamentares", do Grande Circo chamado Brasil.
- "Pão e Circo " para todos.
Enquanto isso eu fico aqui,a comentar,dar a minha opinião, com :
 "Cara de palhaço, pinta de palhaço",como aquela música dos anos 70.
E me lembro de uma frase célebre,vinda lá da França  : 
-"Os Cães Ladram,Enquanto a Caravana Passa ".
TIRICA é mais um brasileiro "gosador" ,tão palhaço como os  brasileiros que o elegeram. 
Vai "tirar um sarro" com nossa cara,por certo! E ganhar um bom dinheiro durante mais 04 anos. Pelo menos não será como o  Paulo Maluf um homem acima da lei, e "quase" acima de Deus!
Parece que desta vez ele ainda não foi eleito. Está recorrendo. Tem problemas com a Justiça. É "ficha suja"...
-Mas,como a lei é para todos, menos para ele, corremos o risco de ele ser eleito e um dos mais votados,se sua candidatura não for vetada pela Justiça.
Neste ano ficou de fora até o Pedro Simon. Assim como os membros da família Sarney...
Acho que esse povo já deu o que tinha de dar.

E desta vez, nem o Suplicy foi eleito.
Mas, vamos para a frente,que atrás vem gente. Teremos que votar de novo,no segundo turno, em alguns Estados da federação, para eleger o Governador, e também o Presidente. 
Até lá vamos pensar melhor,para não cometer novos erros. 
Errar uma vez é perdoável. Errar duas vezes é burrice.
Até lá.
E viva todos nós,o Povo brasileiro, personagens  ou  heróis "macunaínicos", (quase "felinianos") que vivemos ,ainda, de pão e circo.

A.G.- 06 de outubro de 2014.