sábado, 25 de agosto de 2012

Agora Tenho o Que Ver na TV : O Horário Político !

Começou neste último  dia 21/08 próximo passado , o "famigerado" Horário Político no Rádio e na TV.  E essa "programação" obrigatória  é disposta pela Lei 9.504/1997 que determina  a hora e as exigências, estipuladas também pela Resolução de 2012 da Justiça Eleitoral, para essa propaganda veiculada de graça nos meios de comunicação acima citados. As propagandas, são de responsabilidade dos Partidos Políticos.
Obviamente que vê quem quer,pois temos ainda a opção de desligar o Rádio ou a TV.
Mas eu, por curiosidade e por falta de opção mesmo,comecei a ver esse horário político eleitoral,com as propagandas dos Candidatos a Vereadores e a Prefeito da cidade na qual resido: Goiânia,Goiás. 
 Vi, inicialmente, apenas os candidatos  ao cargo de vereador. Gostei mais desse do que o dos candidatos a Prefeito !
São muitos os candidatos, oriundos dos vários segmentos sociais e representativos de bairros,firmas, órgãos e até das Associações de Bairros. Dizem alguns que é a forma de nós conhecermos melhor os candidatos. 
-Pode ser !
É um direito deles,serem candidatos,pleitearem cargos como vereadores . E defenderem suas idéias. O que acho errado mesmo em todo o processo eleitoral é de sermos "obrigados" a votar . Para mim, para a que a democracia fosse mais estável e correta,o voto deveria ser facultativo,pois aí o eleitor iria realmente votar por acreditar no seu candidato, compromissado com ele e suas idéias.
Mas há o lado "hilário" destes programas. Nos que vi esta semana,apareceram candidatos de todos os tipos e nomes.Uns até engraçados e outros semi-analfabetos mesmo. Tem um que é comediante (Delesmano), e que imita o ex-prefeito Iris Resende. Esse disse que vai instalar "tartarugas" ou quebra-molas em toda a cidade e "só quer uma "casinha" no Alphaville (bairro da classe alta de Goiânia) e fazer uma viagem à Europa com a ajuda dos eleitores(se for eleito,lógico!) . E disse que irá asfaltar até as "pontes de safena".
 Tem um que a "bandeira" ou o "slogan" dele é de "igualar" as calçadas. Deve ser a tal acessibilidade...
Um destes candidatos disse que vai lutar pela "Inducação".
E tem um que disse que vai "lutar" para acabar com a "almofobia" (fobia à alma ?) .
Tem  até o "Pereirão" da Beleza,que tem aparência de mulher ( deve ser  travesti ).
 E tem o Tonin "Coxinha"; o "DJ FOX"; o Luiz "Paraqueda"; o D' Flash ; o Alexandre do "Entulho", entre outros. Completando a lista apareceram outros, como o Neguinho Bom Dia; o "Rupiado" e " a Maria do "Eixão" e até o "Dipirona" ! 
-Será que com nome de remédio ele pensa em ganhar a eleição para vereador ?
E há outros candidatos engaçados, com umas "tiradas" que só vendo ao vivo é que se pode analisar. Interessante mesmo ! Tem um que fica falando uns dois minutos,e seus filhos menores ouvindo. Quando ele termina os meninos gritam:" Acredite no Papai"
Mas tem também muitas mulheres, algumas com sorrisos engraçados,outras com um sorriso meio forçado,para não dizer sem graça. E umas de "fala" diferente e nomes estranhos,tais como : Milka Pedra; Valéria da Congada; "Mãezinha" e Alessandra do "Jacó". 
-Quem é o Jacó ?
É um programa engraçado, até certo ponto, e acho que,pelo menos algumas vezes,vale a pena assistir. 
Assim,até bem perto das eleições,que ocorrerão dia 07 de outubro (acho que aqui em Goiânia não teremos 2º turno), em alguns horários já determinados,vou ver esse Horário Político,pelo menos assim me distraio um pouco. 
Nos próximos programas devem aparecer outros candidatos ou melhor , "comediantes"... 
Dá para rir de vez em quando.  E se a Justiça Eleitoral não ordenar e mandar "deletar" esse meu blog (site) , provavelmente antes das eleições ainda vou dar meus "pitacos" por aqui... 
-Principalmente se eu ver outros slogans e candidatos engraçados, ou pitorescos,como os que vi esta semana. 
E  recomendo : vejam o programa,ou melhor,  o "Hilário Político!",  pois, afinal, rir é o melhor remédio!
Até a próxima !!!

A.L.G.  25/08/2012 (Reedição)