quarta-feira, 20 de junho de 2012

A "RIO MAIS 20" E O NOSSO DESENVOLVIMENTO "INSUSTENTÁVEL"

Estou vendo a Televisão dando grande ênfase a este "movimento" de conscientização para o "Desenvolvimento Sustentável" ,defendendo a ideia de um mundo melhor,sem poluição,sem efeito estufa,sem lixo e sem degradação do meio ambiente. O que é uma iniciativa louvável,até certo ponto,pois alguém tem que fazer alguma coisa para salvar o Planeta Terra.
Mas já vi "este filme"antes,quando do evento da RIO 92,onde também se fez grande alarde sobre o comprometimento dos países, e das cidades para acabar com a poluição e com ,praticamente, os mesmo temas de agora. 
Naquela ocasião, países como Canadá, Estados Unidos, China ,Japão,Alemanha entre outros "ricos" se comprometeram a fazer de tudo para acabar com os gases na atmosfera e desenvolverem projetos e mais projetos para melhorar a condição de vida das pessoas,etc. Muito pouca coisa foi feita desde então. E os países ricos "tiraram" o corpo fora. Muitos nem se comprometeram a participar desta vez,como os Estados Unidos,por exemplo,um exímio poluidor!
E ficou só na conversa mesmo. O "Acordos" não foram cumpridos. E nem sei se houve um "Documento" assinado pelos países,como agora estão alardeando aos 4 ventos, que farão.... 
Os países, desde a RIO 92,preferiram dar continuidade aos seus projetos de futuro e de desenvolvimento insustentável,do que parar a marcha da produção,da tecnologia. Esta é uma exigência do Sistema Massificador Capitalista Moderno. Neste não há retrocessos.
E fico agora vendo que muitos dos  participantes desta "RIO MAIS 20"  estão defendendo uma vida ou "sociedade" alternativa,sem poluição,com casas rústicas,iglus modernos,energia solar, e natureza,e alguns mais "exagerados" defendendo a volta ao naturalismo, à vida dos "tempos das cavernas" ,numa utopia quase idiota, diante de um mundo em crescente evolução tecnológica e industrial.
Será que toda esta movimentação vai adiantar alguma coisa ? 
-Parece uma festa !!!
O Brasil,promovedor desta grande "reunião",com chefes de Estado e participantes de ONGs do mundo inteiro é o primeiro a dar o mau exemplo. Pouquíssimas mudanças foram feitas em nosso país desde a RIO 92.  
-Houve muita "conversa",muita promessa e pouca ação.
Hoje,ao contrário,estamos construindo dezenas de hidrelétricas na Amazônia,destruindo o meio-ambiente. E  nas cidade estamos construindo mais e mais edifícios e casas,com os mesmos materiais de antes, ,prejudicando o lençol freático,concentrando pessoas sobre o mesmo lugar,poluindo o ar com nossas indústrias,lixo,plastico,poluentes industriais. 
Ou seja,estamos  andando na"contra-mão" dessas teorias defendidas pelos participantes dessa reunião chamada de  RIO MAIS 20 !
Em minha opinião não haverá grandes mudanças no mundo por causa de toda essa utopia e da publicidade que estão dando a este "movimento",ecológico/ambiental
Obviamente que,por necessidade de sobrevivência,as cidades farão alguma coisa,pelo menos para melhorar os sistemas de esgoto,de aproveitamento do,lixo,etc.Senão a vida se tornará insuportável,já que há uma grande concentração de pessoas nas grandes cidades,em detrimento da vida saudável do campo...
Para mim, essa RIO MAIS 20 é uma "festa moderna"....Ou, "muito barulho por pouca coisa" !...
O que sei ,de certo mesmo, é que há uma grande movimentação de pessoas,despesas dos governos estaduais e federal para promover esse "encontro",e a participação de pessoas de todos os tipos e regiões,como vi na Reportagem da TV.
- Quem ganhou mesmo foram os hotéis e os agentes de turismo !  
Toda essa gente,meio alienada,  parece que está participando de um grande piquenique,em pleno mês de junho. 
-Tem gente dançando e cantando danças indígenas nas ruas do Rio de Janeiro...Que legal !
Algumas idéias trazidas são impraticáveis,até mesmo do ponto de vista econômico.Arquitetos criaram casas que nenhuma pessoa da classe chamada média,poderia construir. É coisa para rico exótico. E os Governos não estão interessados nesses modelos,pois iria contrariar as grandes construtoras que já estão "mamando", nos PACs dos Governos Lula e Dilma!
E,por isso, acho mesmo que o nosso desenvolvimento continuará INSUSTENTÁVEL, do mesmo jeito...
No mais,é esperar para ver, se daqui a  mais 20 anos teremos resolvido estes problemas de desenvolvimento sustentável, meio-ambiente, gases na atmosfera, efeito estufa, ecologia,etc.
- Vamos esperar a RIO MAIS 40!
Para mim a Terra se renova naturalmente. E quando ela se sentir ameaçada pelos nossos atos de destruição,ou estiver saturada de nossa poluição, ela mesmo,através da Natureza,tratará de  dar um "jeito".
Como já acontece de tempos em tempos...
 E continuará acontecendo...Até o dia final...
-Que também não sei quando será. !!!

Antonio Luiz Gomes- 20 de junho de 2012