terça-feira, 10 de julho de 2012

JULGAMENTO DO "CARNICEIRO" DA BÓSNIA !

 Retornou à pauta, o julgamento,pelo Tribunal Penal Internacional de HAIA,na Holanda, nesta segunda-feira, dia 09/07/2012, do GENERAL sérvio-bósnio,  Ratko Mladic conhecido como o "Cariniceiro" da Bósnia,responsável,juntamente com outros militares,sob o comando do sérvio-bósnio Radovan Karadzic (atualmente preso)  e do Político  Sérvio  Slobodan Milosevic,( que morreu na prisão ) pelo massacre de  mais de 8.300 pessoas no chamado "Massacre Srebrenica". 
Nesta ocasião,com a desculpa de fazer uma "limpeza étnica" os mais de 8.300 homens ( entre homens, meninos e adolescentes) todos de origem muçulmana, que viviam  em um "enclave" bósnio,na região hoje conhecida como Bósnia-Herzegóvina,foram sumariamente assassinados,por ordem expressa desse "carniceiro", no maior genocídio da história ,após a 2ª Guerra Mundial.
Para quem não está a par deste triste acontecimento, o tal"massacre" ocorreu em 1995 ,e está prestes a completar 17 anos. Este general "macabro"esteve sumido desde o fatídico episódio ate o dia  26 de maio do ano passado, quando foi preso.
A Guerra da Bósnia durou de 1992 a 1995,e foi motivada pela divisão das nações ou povos que viviam na antiga Iuguslávia,que se "desintegrou" após a morte do Ditador TITO e com os "ventos de mudança" na Europa por causa da queda do "muro" de  Berlin,em 1989.( Alemanha).
 Com essas mudanças,dentro da antiga região da Iuguslávia Surgiram países como Eslovênia,Croácia,Sérvia,Macedônia, Montenegro e a Bósnia-Herzegóvina.
Na região entre a Sérvia e a Bósnia viviam muitos muculmanos,que foram "protegidos" por um contingente Holandês  (Força da ONU),neste "Enclave" da Região que hoje é conhecida como Bósnia-Herzegóvina. Mas estes Holandeses não puderam evitar o Massacre. Ou foram incapazes de evitar (ou não quiseram evitar).
Atualmente,todos os dias 11 de julho,os Bósnios Muçulmanos relembram este episódio triste,colocando rosas,vermelhas ou brancas, nos túmulos das vítimas,no Cemitério de Potocari.
Assim,por causa deste "genocídio",agora está em julgamento esse General Mladic, agora com 70 anos de idade,um dos responsáveis pelo "Massacre". 
Esperamos que venha a ser condenado à prisão perpétua,para que,enquanto viver,possa "pagar pelos seus crimes" e tenha tempo de se arrepender desse seu gesto tresloucado,que ceifou milhares de vidas inocentes....
.......................................................................


 (Veja mais informações e detalhes deste "Massacre" no texto escrito e publicado por mim no dia 07 de julho de 2011,neste mesmo blog(site).






ALG : 10 de julho de 2012.