sábado, 26 de maio de 2012

DALTON TREVISAN GANHA PRÊMIO " LUIS DE CAMÕES"

Esta semana foi divulgado em Lisboa,Portugal, o ganhador do Prêmio "Luis de Camões",em sua 24ª Edição,que desta vez foi outorgado ao Escritor Brasileiro,de Curitiba,Estado do Paraná,Brasil, DALTON TREVISAN,conhecido como o "Vampiro de Curitiba",que na verdade é o título de um de seus livros mais conhecidos.
Este Prêmio "Luis de Camões" é dado aos literatos que se destacam como divulgadores da Língua Portuguesa, em todo mundo. E na verdade, é isto mesmo que faz este Escritor brasileiro há muito tempo...
Trevisan, nascido em 14 de junho de 1925, vive recluso em sua casa, em Curitiba e é avesso à imprensa,fotos,etc, Provavelmente não irá pessoalmente receber o prêmio,como já fez outras vezes.
O Escritor,formado em Direito,chegou a advogar por sete anos,mas desistiu.Enquanto jovem,trabalhou na fábrica de vidros que pertencia à sua família,mas esta fábrica faliu. Ele  não gosta de dar entrevistas,e não gosta mesmo de aparecer,sendo que fotos dele em jornais ou na TV  datam de 1972,estando ele atualmente bem diferente destas imagens que divulgam por ai.
Nesta semana, a Globo News procurou ele em sua cidade,descobriu onde ele mora e chegou a fazer uma imagem dele,agora com 87 anos de idade.Mas o mesmo não quis conversa,e se retirou pelo quintal de sua casa branca,onde vive se escondendo de tudo e de todos. Algumas pessoas ,que moram no mesmo bairro que ele,dizem que ele não gosta de conversa,e  raramente sai às ruas. Daí o apelido de "vampiro"...
Mas,numa parte concordo com ele,pois o importante mesmo são suas obras,e estas são muitas, e muito boas. Senão vejamos algumas delas :
1)- "Novelas Nada Exemplares"  de 1959;
2)- " O Vampiro de Curitiba" de 1965;
3)- "Morte Na Praça",de 1964;
4)- "A Guera Conjugal" de 1969,que virou filme premiado,sob a direção de Joaquim Pedro de Andrade.
5)- "Crime de Paixão",de 1978;
6)-"Lincha Tarado" de 1980 ;
7)-"Pão e Sangue",1988;
8)-"Quem tem Medo de Vampiro ?" de 1998;
09)-" O Maníaco de Olho Verde" de 2008;
10)- "Desgracida" de 2010;
E Muitas outras obras,publicadas inclusive no exterior e que somam mais de 40 títulos.  Sempre publicou livros com contos e crônicas. E ,às vezes, mais de um por ano. Alguns ele assinou como D.Trevis. Ganhou outros Prêmios antes deste "Luis de Camões" de agora. Inclusive Premio de Concurso de Crônica e Contos de Curitiba e o Prêmio Jabuti,a nível nacional.
Seu único romance é " A Polaquinha"... Segundo consta,a sua última publicação foi " O Anão e a Ninfeta" de 2011..
Dalton Trevisan , o Escritor curitibano,que muito dignifica a Literatura Brasileira.

ALG - 26 de maio de 2012