terça-feira, 22 de maio de 2012

CPMI DO " CACHOEIRA" : MUITO BARULHO POR NADA !

Assisti hoje ,dia 22/05/2012 ao que seria o Depoimento do Sr. Carlos Augusto de Almeida Ramos, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional, que reúne Deputados e Senadores do Brasil. 
O Depoente, mais conhecido como "Carlos Cachoeira", é a bola da vez da Mídia,por causa de seu envolvimento com políticos e a contravenção,por ser ele  acusado de organizar e "administrar" os jogos e bingos com a utilização  das tais máquinas "Caça Níqueis".
Este " Cachoeira", já incriminado em processo na Justiça Federal, é tido como o "Capo de tuti Capi" dessa máfia que se notabilizou por corromper Policiais,Políticos e Empresários,(principalmente em Goiás),para obter vantagens e manter seus negócios ilícitos,com ramificações dentro e fora do Brasil.
Preso no presídio da "Papuda" em Brasília, parece que ele é o único culpado por toda essa engrenagem de corrupção que se alastrou pelo Brasil afora,com envolvimento de Construtoras, Senadores,Governadores e  até Coronéis da Policia  Militar do Estado de Goiás. 
Tudo isto já devidamente investigado pela Policia Federal e Denunciado pelo Ministério Público Federal, e com Processo pela 11ª Vara da Justiça Federal,em Goiás.
Portanto, toda a estória é do conhecimento público. 
E foi por curiosidade e porque me interessa saber das "coisas " do Brasil, que assisti a essa "Audiência",ou Reunião da CPMI ,na qual o "bicheiro",  como o  chamam, "entrou mudo e saiu calado". 
Orientado por seu advogado esperto e experiente,o Dr. Márcio Thomaz Bastos,que já foi até Ministro da Justiça no Primeiro Governo do LULA, o "Cachoeira" nada disse e deixou os Políticos de mãos atadas. Ou seja, fizeram barulho demais sobre esse seu depoimento e o mesmo não deu em nada. Começou ás 14:00 horas e se encerrou poucos minutos depois das 16:00 horas.
 Os próprios políticos entenderam que sem respostas,o depoimento do contraventor não resultaria em nada e eles,os políticos é que ficariam desmoralizados...
Na verdade os Senadores e os Deputados que faziam parte da CPMI e os jornalistas que cobriam o " depoimento" já sabiam que isto iria acontecer. Muito tranquilo, o "Cachoeira" se limitava a dizer que "se resguardava no direito de ficar calado e que só iria se manifestar em Juízo". 
-Será que  ele vai falar em Juízo ?
Na verdade este é um direito previsto na Constituição Federal do Brasil. Contudo o Código de Processo Penal dispõe que o silêncio do Réu é como se ele tivesse culpa. Ou seja, "quem cala consente".
Do que vi e ouvi nesta transmissão do "depoimento" da CPMI, tirei as seguintes conclusões:
1º)- O Réu está bem orientado,obviamente...Pois um advogado velho,experiente e que já foi Ministro da Justiça, logicamente que conhece estas táticas da advocacia.
2º-  A CPMI não resultou e não resultará em nada,pois o que vale mesmo é o Inquérito na Polícia Federal, e o Processo na Justiça Federal. Esta "investigação" do Congresso é apenas Politica.
3º)-Que há muita gente envolvida e o "Cachoeira' não quis denunciá-los... E que a tal "Delação Premiada",que o beneficiaria,em hipótese, poderia ser uma "faca de dois gumes", pois seus associados poderiam tanto matá-lo,como podem deixar de pagar o caro advogado que o está defendendo. Pois, segundo dizem,ele não mais tem esse dinheiro todo que disseram que tinha...
4º)- Que ele realmente tem culpa no "cartório",mas isso é a Justiça que determinará,no final e não o Inquérito dos Políticos.
5º)- Que ele já está "pagando seus pecados",e cumprindo pena "antecipada".. E quando vier a ser condenado, no final,será descontado esse tempo que está "passando" na prisão, e será pouco o que lhe restará cumprir na cadeia. É assim a nossa lei.
6º) Que ele,e o advogado,sabem que todo o "barulho" é feito  só agora,na TV,no Rádio e nos Jornais,e que com o tempo,esquecemos tudo. Lembram do "Mensalão ?"... Até agora ninguém foi condenado.
-Lembram do Collor, (Ele tava lá,como membro da Comissão) do  Governador Jáder Barbalho, do Delúbio Soares, do Renan  Calheiros, etc.etc.
7º ) Que finalmente, ele,o Carlos "Cachoeira", é o "bode expiatório" de toda essa engrenagem de corrupção e propina,que envolveu políticos, a policia e empresários,tudo em busca de cargos, de obras, de poder.. 
-Que no final significa mais dinheiro, dinheiro e dinheiro...
E no final,a maior vítima de todo esse esquema é o próprio Governo Federal,que administra o dinheiro de nossos impostos. 
-Ou seja, em síntese,somos nós todos,contribuintes e eleitores, as maiores vítimas,que somos roubados, indiretamente,todos os dias...
É o que vi,entendi e o que realmente penso.

ALG - 22 de maio de 2012