quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MINHA OPINIÃO SOBRE AS "REDES SOCIAIS" NA INTERNET

Sou daqueles que demorou a utilizar computadores. Somente há seis anos atrás adquiri o primeiro PC aqui ,que passou a ser mais utilizado por uma filha que fazia faculdade. Depois,todos passaram a usa-lo e eu, somente há um ano, tenho o meu próprio computador que é muito mais utilizado no trabalho.
 E mais precisamente há pouco mais de dois anos,por insistência da filha mais nova,que me deu as dicas,comecei a participar de uma destas "redes sociais", especificamente o ORKUT,que foi o primeiro ao qual aderi..Mas não foi este que serviu mais ao meu perfil,pois gosto mesmo é de escrever e expor minhas idéias,contar causos,fazer crônicas,etc  E não ficar dialogando,via net como fazem os mais jovens no Twitter e no Facebook..Nada tenho contra quem gosta destes. Mas não tenho tanto tempo assim.!
Por isso,emigrei para o Blogger,onde tenho esta página, do "Palácio das Letras ", agora chamado de"site",que mais se adequou aos meus objetivos. Então, escrevo,faço postagens e nele aparecem também propagandas e notícias,para completar. Acho mesmo que tem a sua "utilidade" o meu blog ou "site".
E nunca o usei com objetivo de "encontrar" alguém, ou de conhecer uma pessoa específica para romance,namoro,ou coisa parecida,pois já resolvi esta parte da minha vida! Mas utilizo-o para mostrar "meu lado" de escritor, e  para fazer amigos e amigas, leitores, principalmente...
Atualmente há quase 1.000 seguidores no meu blog ( que chamo de "palacianos") . E mesmo quando não aparecem comentários,não fico muito preocupado,pois sei, pelos marcadores e  contadores,que todos os dias há visitantes e pessoas que vêem minhas postagens, e que vêem  meus textos.E se não comento ou visito mais os que sigo ou os que me seguem,é por falta de tempo,pois tenho minhas ocupações do dia a dia.Porém, são muitos os visitantes e leitores. Hoje ,por exemplo o marcador já mostra mais de 41.600 visualizações de páginas , contadas a partir de agosto de 2009.
Contudo, observo que estas "redes sociais" são muito atrativas só no começo,como ocorreu com o Orkut,que salvo engano de minha parte está perdendo seguidores-participantes para outras redes. Observo que o Netlog, pelo menos aqui no Brasil, não é tão acessado como o Facebook,por exemplo. E que nele,as pessoas estão mais interessadas em se mostrar,aparecer,"vender" uma imagem..Ou até mesmo encontrar ou arranjar um(a)companheiro(a).
 E também vejo , é o que me parece, que o Facebook é a rede social mais utilizada. Seria  a"bola da vez"!
Digo isto porque vejo um grande rodízio na utilização destas redes e as pessoas simplesmente "emigram" de uma para outra,dependendo do interesse.
No caso pessoal de seguidores,observei que,muitas mulheres "se interessam" mais por bate papo,por poesias,elogios,moda,beleza,televisão,etc. E há os blogs,ou sites que são mais acessados por elas. No meu caso, utilizo o meu blog para expor minhas idéias,postar músicas,filmes e fazer minhas crônicas.  Meu objetivo está alcançado,pois não estou a procura de uma companheira, ou companheiro como alguns ou algumas fazem. 
Acho que o Netlog é que se presta mais a isto. Não utilizo este.
Já o Facebook, vejo nele uma maneira mais simples de comunicação para os amigos e familiares,por isto ainda estou utilizando o mesmo,inclusive para contato com meus familiares,pois já existe gente de minha família até fora do Brasil. 
E vejo agora falar que um o outro nome vem surgindo forte,em termos de rede social .Ouvi falar ontem,pela primeira vez, do "Join Diáspora". Obviamente que esta rede social já existe desde o ano passado,e parece que é  uma tentativa de superar o próprio Facebook. Não sei bem sobre essa premissa...Falta-me conhecimento sobre ele também.
Mas vejo que as pessoas não são muito firmes , fiéis  ou conservadoras quando se trata de tecnologia. Aparece uma  "coisa" nova,correm todos para ela. Assim como ocorre com os Celulares..E com os próprios Computadores,Notebooks,etc.. Todo dia surge uma novidade,uma tecnologia nova. E o povão "segue" as ordens da Mídia.
Acho que em breve,passado todo este "encantamento",muita gente vai se desinteressar por esta redes sociais, e somente os "sites" de notícias,filmes e informações irão permanecer. Entre estes ,obviamente,o Hotmail terá sempre seu espaço,pois abrange a comunicação,o trabalho e até negócios,por causa dos E-mails,e outros atrativos(Windows Live...) .
Mesmo porque as pessoas vão amadurecendo e notam quanta bobagem há na utilização destas redes sociais que ,muitas vezes só servem para a pessoa "se justificar",dizer onde vai,o que está fazendo,etc.. .
Sem contar que a privacidade da pessoa "vai embora".  E  vai longe....
Portanto,como objeto de pesquisa,entretenimento e conhecimento, o "Blog" ou"site",para mim, é mais completo que os outros e,acho, é o que terá vida mais longa. Porque pode ser usado como um meio de comunicação mais amplo,abrangente,como um site,como um "jornalzinho", ou uma "revista eletrônica",ou mesmo como um bom espaço de leituras diversas,e de apreciação de música,cinema e arte,que atinge todos os continentes através da Internet.
Esta sim,muito útil em todos os sentidos,devendo ser aperfeiçoada ainda mais,daqui para frente.
Quanto à utilização dela,é só saber buscar o que é bom, pois,infelizmente,há muita coisa que não presta também.
E para quem está com tédio e não tem nada para fazer, é muito bom ficar "navegando" na Internet...
Espero que me encontrem sempre por aqui,pois quando faço postagens é na espera que sejam vistas, e escrevo para ser lido!
 Penso que tenho sempre algo a dizer!
Obrigado "pela parte que me toca".
Vou continuar escrevendo...

ALG- 24 de novembro de 2011.