quinta-feira, 7 de julho de 2011

ESTÃO "RASGANDO" AS NOSSAS PRAÇAS

Deviam pôr um anúncio nos jornais convidando arquitetos,engenheiros de tráfego e  urbanistas,para virem em Goiânia....Pelo menos passar uns dias aqui.
Isto mesmo! Venham... para aprender como NÃO SE DEVE fazer obras de arte,viadutos ou cortar as praças,para que o trânsito possa fluir,como estão fazendo os nossos profissionais do Poder Público Municipal,principalmente a Agência Municipal de Obras e a AMT- Agência Municipal de Trânsito, da Prefeitura de Goiânia,Goiás....
Começou no Governo do Iris.Agora o Prefeito Paulo Garcia continua destruindo a cidade,em nome do progresso.
Os urbanistas deviam orientar o Prefeito... .Ou então  ensinar estes profissionais da Prefeitura, como se deve proceder,pois estão "enfeiando" a cidade e  não resolvem o problema do trânsito.
 A AMT, paradoxalmente,ao invés de ser dirigida por um arquiteto,engenheiro de tráfego, ou por um urbanista ,é dirigida por um advogado ..(o que não é compreensível,pois não se aprende a controlar trânsito,ainda,nos cursos de direito).
Primeiro,há uns três ou quatro anos,cortaram a Praça Walter Santos. Já tinham "cortado" a  Praça do" Ratinho",no Setor Sul. E depois, a da T-63 com rua 85,( E depois, fizeram um viaduto que ficou mal feito,deixou feia a Avenida e vive dando problemas).
 Agora,mais recente,a Praça Dom Prudêncio,no Setor Rodoviário. (não respeitaram nem o São Cristóvão que tinha lá,num pequeno obelisco,pois a praça fica perto da Igreja do mesmo nome, na  Avenida Castelo Branco).
 Hoje fiquei sabendo que estão "destruindo", literalmente, uma outra Praça perto da  T-2 com T-08,no Setor Bueno,sendo que esta foi feita há apenas dois anos e nela se gastou uns R$ 300.000,00 (dinheiro nosso "jogado fora").
 Nesta,também,estão "rasgando" a praça no meio,para o trânsito "fluir",segundo falou um engenheiro,que estava ao lado do Dr.Miguel Thiago que é o Diretor da AMT-Agência Municipal de Trânsito.Mas parece que ele entende tanto de trânsito,quanto eu de Medicina .Ou seja  : NADA!
Goiânia era para ser uma boa cidade para se morar. Era...pois os dirigentes da área municipal e o trânsito infernal está fazendo esta cidade ficar feia e insuportável. E fazem tais mudanças sem consultar a população.
Isto sem falar na criminalidade que vem aumentando muito...que não é culpa deles.(Aqui a culpa é das Leis em vigor e dos Políticos que fazem as leis).
Mas para os "engenheiros" da Prefeitura,agora a moda é "rasgar as praças". Que beleza de urbanismo esse hein ? Querem que os carros passem a "correr" mais no perímetro urbano. Sai da frente quem não tiver pressa!
Começaram a "destruir" e prejudicar a cidade e o comércio desde as mudanças,na Avenida Anhanguera,quando fizeram um corredor,com grades,com a desculpa de um só espaço para os ônibus.Acabaram,literamente,com o comércio na Avenida Anhanguera. Podiam ter demorado mais e ter feito um metrô. (Dinheiro tinha).
 Inclusive quando "venderam" parte da Celg (Usina de Cachoeira Dourada) gastaram uma fortuna para refazer a Avenida Anhanguera e somente cercaram ela com grades,parece um caminho de curral,que vai até os terminais de ônibus,que o povão chama de "curral" mesmo!
" Eh vida de gado,povo marcado,povo feliz !"
Agora o Governador e o Prefeito,estão anunciando que irão fazer um tal metrô de superficie,que vai,salvo engano,passar na Leste Oeste,(que levaram mais de dez anos para fazer e que não terminou ainda).
Dizem que são R$ 10.000.000.000 (dez bilhões) de Reais,que virá do Ministério das Cidades (Governo Federal).
Será que não irão gastar esse dinheiro na "Campanha Política",em 2012 ?(Dá para eleger muita gente).
Portanto,repetindo :  que venham os entendidos,urbanistas,arquitetos ou engenheiros de trânsito,para socorrer os profissionais daqui,pois acho que desaprenderam. Ou então venham aprender como não se deve fazer em suas cidades.
As faculdades de Arquitetura deveriam mandar seus alunos-estagiários fazerem "trabalhos de campo" aqui em Goiânia.Talvez a partir daí surgiria uma geração de arquitetos mais inteligentes...para o futuro. Aqui,pelo menos verão as "bobagens" e os estragos que os engenheiros estão fazendo com a cidade.
Praças para quê ? Afinal a cidade precisa "andar",como disse um entendido de tráfego. E Praças só serve para juntar maconheiros,pedintes,etc. Devem pensar assim. E é o que acontece.
Quem se atreve a ficar sentado num banco de Praça,depois das 9:00?
Talvez eles estejam certos: temos de dar espaço aos carros.
Goiânia está tomada de carros. Os prédios,que deveriam ser feitos para pessoas,não têm mais espaço,pois grande parte são garágens .. .Mesmo assim não dá para todos os moradores,e estes deixam os carros nas ruas,nas calçadas,etc. Na verdade,os carros já estão nas ruas,tomando os espaçes das pessoas,até nas portas das casas,dos prédios,etc. Já escrevi sobre isto no texto " A Cidade dos Automóveis",que postei no mês passado. Agora o negócio é dar espaço para os carros, dar "alimento" para eles,trabalhar para mantê-los,em detrimento da nossa "qualidade" de vida.
Os carros estão "comendo" muito,inclusive "entrando" no nosso bolso.Se trabalha  "dobrado" para manter um carro. E as "batidas" então. Para as oficinas de lanternagem é um festa.
Já estão plantando mais cana para "alimentar" os carros. Eles consomem bem.  Eles são cada vez mais luxuosos e caros, e como são exigentes,tais como os donos,precisam de mais espaço para se locomoverem.
Talvez por isso,os "inteligentes" engenheiros e arquitetos urbanistas de Goiânia estão trabalhando (dia e noite) para rasgar as praças,para que possam passar os carros.E eles,os carros, irão correr cada vez mais depressa,causando mais acidentes e mais mortes. A vida na cidade grande não vale nada.
Afinal,viver para quê ? O futuro é muito incerto,devem pensar.....
Carros já até falam. Viram os "carros novinhos" no cinema ?("Carros II"?....É brincadeira!)
Será que eles substituirão os cachorros ou os bebês ? Ou serão eles que substituirão os brinquedos ?
Um amigo meu aqui,disse que o carro já é o "brinquedo" preferido das mulheres.(Maldoso ele,não?)
E todo o Poder Público a serviço desse trânsito louco,acabando com algumas praças,que foram feitas, ou para embelezar a cidade,ou para o lazer da população ou até mesmo para "frear" o fluxo de carros,evitar excesso de velocidade,etc. Essa era a premissa.
Agora, as praças,são destruídas,como se isso fosse melhorar o trânsito. Ledo engano.Pois a frota de carros não para de crescer.
Também,para quê praças,se elas ficam cheias de bandidos,maconheiros, e travestis,principalmente à noite.
Os bandidos estão todos nas ruas e nós trancados,com medo. 
Logo irão fazer grandes prédios altos,para abrigar os carros, e nós iremos morar no pouco espaço que sobrar nos prédios,talvez no subsolo...ou dormir na rua mesmo....Talvez,dentro dos carros !
Parece que a moda agora é trabalhar para "urbanizar" a cidade..Não para nós,humanos,mas, para os carros.
Será que vão "rasgar" a Praça do Bandeirante também? Tirar o "Diabo Velho" de seu pedestal? E a Praça do Avião,no setor Aeroporto,não está atrapalhando ?
- E a Praça Cívica,por que não rasgam ela também ? Rasguem-na,derrubem o Centro Administrativo,emendando a Av. Goiás com a Rua 84,ou com a 85....."para "fluir" o trânsito"...
....Como falou o ilustre e sabichão engenheiro da Prefeitura...
 É , porque os carros são prioridade!
Afinal,na sociedade de consumo e egoista em que vivemos,o ser humano é "apenas um detalhe"....
E viveremos como ?
E as cidades !?... Como ficarão nossas Cidades ?

ALG 07/07/2011


ALG 07/07/2011