sábado, 4 de junho de 2011

PALOCCI : EXPLICA , MAS NÃO CONVENCE.

O Ministro da Casa Civil,  Antônio Palloci,em entrevista "editada" apresentada ontem à noite  pelo Jornal Nacional, tentou dar explicações sobre sua conduta e aumento de seu patrimônio nos últimos 4     (quatro anos) ,enquanto era Deputado Federal e proprietário de uma Empresa de Consultoria.  Falou,falou,mas não justificou. Para mim não convenceu.
 Ele encerrou as atividade numa empresa altamente lucrativa só para ser Ministro da Dilma ?
 Inclusive ele "descobriu" uma fórmula mágica : Receber tudo de uma vez,em trabalhos/contratos ainda não vencidos. E outra, deixou de ganhar cerca de um (01) milhão de reais por mês com sua empresa de consultoria, para ir ganhar cerca de 20 a 25 mil por mês como Ministro ?  (Se é este o salário deles)
Aliás, até agora ninguém entendeu porque somente ele deu esta "entrevista" para a Globo.  Por quê não falou nas outras emissoras ? Por quê só a Globo?
Esta emissora,que é culpada com suas novelas e seus programas excrachados em destruir  80  % da moral da família brasileira, agora é "porta-voz" do Governo ?
- Ou quis essa exclusividade a troco de quê ?
Onde há fumaça ,há fogo.
Não sei qual foi a "jogada" dessa vez, mas na área jornalística ninguém gostou.
 O Certo é  que , a   maioria dos comentaristas politicos de rádios,jornais e televisão que ouví desde ontem, inclusive a CBN que é da mesma  Globo,não gostaram, Não gostaram e não entenderam.
Alguns jornalistas e alguns deputados acharam que ele se complicou ainda mais,  pois ele   acabou confessando o enriquecimento ilícito, e omitiu o nome das empresa que lhe pagaram estes montantes.
 E ,   além  disso , foi  no período em que já tinha sido escolhido como Ministro, o tal período de "transição",entre o fim do Governo do Lula e o Início do Governo da Dilma.(entre outubro e dezembro de 2010) que ele "faturou" mais alto ainda.
SERÁ  QUE ELE ESTAVA FALANDO A VERDADE ?
-TIRE SUAS CONCLUSÕES !
Ele se auto definiu como muito competente.Tinha conhecimentos extras,pois foi Ministro da Fazenda do Governo do Lula. Eu acho que,se ele realmente ganhou todo este dinheiro honestamente,ele é MUITO competente.
- Mas, põe competência nisso !
O que notei foi que ele estava nervoso  . E a entrevista foi editada,igual àquela dos Nardoni,lembram-se ?
Não posso dizer que o Ministro está mentindo. Pois no direito ,  "O ônus da prova cabe a quem alega ".
Mas, creio que,neste caso,ele terá de provar que está falando a verdade.
E, essa história me faz lembrar de um "gibi".
- Isto mesmo ! De uma frase que li num gibi do  Recruta Zero,ainda quando eu estava no exército. Naqueles balõezinhos onde sai a "fala" dos personágens, o Recruta fala para um seu imediato, que tinha mentido para ele : " Nenhum homem possui memória suficientemente boa,para ser um mentiroso bem sucedido". E atribuia esta frase a Platão,o filósofo. Até essa época eu não sabia quem era Platão, o discípulo de Sócrates . Platão escreveu,entre outras obras " A República" .....Mas esta é uma outra estória.....
O certo é que o Palocci falou.
Falou em alto e bom som que recebeu cerca de dez  ( 10 ) milhões neste período. Falando  do jeito que falou,omitindo a fonte ,segundo os contabilistas, ele cometeu um "crime fiscal".
 Agora caberá  ao  Ministério Publico Federal investigar e exigir dele as notas fiscais,os comprovantes ,etc. etc.
De qualquer forma,politicamente ele está "queimado".Varios políticos ,até da base aliada(PMDB) estão pedindo a sua renúncia,inclusive para que o Governo da D.Dilma possa trabalhar em paz.
Não sou eu quem vai julgá-lo.  Serão os Ministros do Supremo,pois ele tem foro privilegiado. Eu,como simples cronista desse meu  "palacio", apenas peço e repito,o que já escrevi dias atrás.  SAI LOGO PALOCCI !
E vendo e ouvindo tantas corrupções no Governo e nos outros Estados,Municípios e Câmaras de Vereadores, fico triste,pois como a maioria dos brasileiros,não me sinto bem com estas injustiças. E lembro-me do "Grande" Rui Barbosa,jurista brasileiro que brilhou no Tribunal de Haia,na Holanda,muitos anos atrás.
Ele dizia :

" De tanto ver triunfar  as nulidades,
  De tanto ver prosperar a desonra,
  De tanto ver crescer a injustiça,
  De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
  O homem chega a desanimar da virtude,
  E  rir-se da honra,
 A ter vergonha de ser honesto."

ALG - junho de 2011.