domingo, 10 de abril de 2011

A LOUCURA GLOBALIZADA

Infelizmente, o dia 07 de abril passado ficou marcado por uma tragédia que não iremos nos esquecer tão facilmente : o ataque à Escola ,em Realengo,no Rio de Janeiro.
Como todo mundo já sabe,pois foi noticiado por todas as emissoras de rádio e tv, inclusive em outros países, um louco ,que se aproveitou das festividades comemorativas da mesma Escola,onde havia estudado,entrou lá como se fôsse dar uma "palestra" e "abriu fogo ",atirou,melhor dizendo,contra crianças indefesas. 12 inocentes crianças foram mortas ,aleatoriamente,por "capricho" ou surto de loucura de um indivíduo que não tinha Cristo em seu coração.
 É essa a minha opinião inicial,pois somente um desqualificado e psicótico destes poderia cometer tal atrocidade,contra crianças que nem o conheciam e que nunca lhes haviam prejudicado ,ou feito algum mal.
Não sou médico,nem psiquiatra,mas com meus poucos conhecimentos nessa área posso afirmar: ele era um louco psicótico mesmo, e "surtou" neste dia infeliz.
 O Sujeito , premeditou a "loucura" e ainda deixou uma carta pedindo perdão ,antecipado, a Deus !
-Eu pergunto: e se alguém puder me responda :
- Será que Deus perdoa a alma de um sujeito destes ?
Foi a primeira vez que esse tipo de ataque aconteceu no Brasil, no caso em uma escola. Pois já houveram chacinas em bares,o da Candelária (feito por policiais),lembram-se ? E houve um ataque num cinema,feito por um estudante de medicina.
 E outros ataques em casas,festas,ou bares, boates ,com menos pessoas mortas e não tão alarmante como este do Rio de Janeiro, contra as crianças da escola de 1º grau.
 A criminalidade e as mortes no Brasil já não são estranhas há muito tempo. Mas esta tragédia do Rio é um tipo de loucura importada,por assim dizer,pois muitos casos destes,em que atiradores loucos,suicidas invadem escolas e universidades é comum em outros países.
 Já ocorreram casos idênticos na China, Alemanha,na Inglarerra, na Rússia, Estados Unidos,Finlândia  e em outros países.O Pior de tudo é que,com a notícia se espalhando pelo mundo, outros "doidos" ou loucos de plantão,podem estar,inconscientemente ,ou não,sendo instigados a fazer o mesmo. Quem sabe se o brasileiro não se inspirou em casos que viu pela TV ?
Shoppenhauer,filósofo alemão afirmou em uma obra sua que " A mente do homem é a prisão do Diabo".
 - Então o Diabo estaria preso em muitas mentes ?
- Ou o Diabo mora no sangue ?
 E se assim for mesmo,precisamos ter muito cuidado. Mas creio que para os cristãos verdadeiros  que têm Deus no coração ,suas mentes,ocupadas, tendem a querer o bem do seu semelhante e não fazer estas atrocidades.
Por certo, e provavelmente, os loucos são uma minoria...(ainda bem !)
A Inglaterra,salvo engano de minha parte teve um só caso, e logo as autoridades trataram de dificultar a venda de armas e conseguiram dar vigilância nas Escolas. Escolas particulares,no Brasil,também têm vigillância reforçadas. Mas não são só as escolas que correm perigo.
 E estas loucuras humanas podem acontecer em qualquer lugar..
Ontem mesmo, eu soube da notícia de um outro louco que invadiu um Hotel,na Holanda e abriu fogo contras as pessoas,matando sete. Depois se matou.  Um infeliz destes nem vivo fica ,para "pagar" pelos  crimes...
 E me veio a pergunta : Será que ele soube do caso brasileiro,acontecido dois dias antes ? Ou estava apenas na hora de sua loucura se manifestar ?
Estes "ataques " têm notoriedade na mídia impressa e televisada desde o Ataque de Columbine ,Estados Unidos. Lá em abril de 1999,dois desqualificados tal qual este do Rio de Janeiro ,invadiram uma escola (A Columbine High School, do Condado de Jefferson,Estado do Colorado) de 2º Grau e mataram 13 estudantes e um professor.
Coincidentemente 12 anos após,acontece esta tragédia na Escola de Realengo.
Os Estados Unidos da América (U.S.A.) cuja sigla em português é bem conhecida no Brasil (EUA) nos noticiários,por tragédias de ataques e de loucuras cometidas por jóvens ou não, vem convivendo com estes ataques desde os cometidos por ex-combatentes do Vietnam. E não podemos esquecer do massacre na Universidade da Virgínia (EUA) onde um coreano,que se dizia perseguido,matou 32 pessoas,entre estudantes e professores universitários . Este fato se deu em abril de 2007.
Coincidência,de novo ?
Nos países ,fora do Brasil, há também outras notícias de ataques cometidos por loucos que querem se vingar de um ex-patrão ou ex-gerente e voltam nas firmas das quais foram despedidos e fazem o "estrago". Atiram em todos os que estiverem no local. Matam pessoas que nunca lhe prejudicaram...
"Vira e mexe" um doido ou louco destes invadem algum lugar e matam uma certa quantidade de pessoas ,que nada têm a ver com seus infortúnios.  Os EUA têm mais "culpa no cartório",pois eles também,difundem essa loucuras em seus filmes. São milhares de filmes com violência exagerada, e com emprego de armas. Tem herói matando até demônio,com utilização de armas, em seus filmes. Além disso , a facilidade em comprar uma arma lá é gritante.
 Parece que toda pessoa  que mora nos EUA, tem uma arsenal de armas em casa. Eles pagam pela liberdade exagerada de suas leis.
 Parece que no caso destes  dois jóvens, do Colorado, eles treinaram com armas pesadas,que eram de seus pais, e mataram os estudantes e o professor da Escola onde estudaram. Estavam se vingando de quem ?
 Depois se suicidaram.
Seria simples coincidência este caso brasileiro. Ou o louco da Realengo se "baseou" no caso americano ?
No caso do Brasil, invasão e massacre em escola, é a primeira vez.
.-.Tomara que seja a última! (Digo eu).
Tem de haver um desarmamento geral no Brasil. Começar de novo a campanha que já foi feita. E dificultar a compra de uma arma ao máximo,exigindo testes psicotécnicos do comprador.
Se bem que acho ser impossível prevê essas loucuras.. Loucura é loucura ,e pronto !
O Louco não tem amor a ninguém...nem a sí mesmo!.
Enquanto for tão fácil adquirir uma arma,estaremos todos desprotegidos.
De repente,em qualquer lugar,pode aparecer um louco destes e cometer mais uma tragédia.
Esse tipo de loucura,agora globalizada,pode acontecer em qualquer lugar,pois como a mídia dá grande ibope para os assassinos,eles,em suas mentes, pensam nessa "fama" passageira que terão. Ou seja,pelo menos depois de mortos,irão falar muito deles...
-Será que pensam assim mesmo ?
Eu não sei,!....O que sei é que notícias e acontecidos como estes,nos deixam tristes,perplexos e desanimados de viver num mundo tão hostil,cheio de  crimes e de loucos por todos os lados...
Temos de orar e vigiar...Pedir a Deus todos os dias para nos salvar e salvar nossos filhos de tragédias como estas. Estar atento,em qualquer lugar onde estivermos. Trabalho,escolas,restaurantes ,cinemas,...e, até nas Igrejas.
E ficar preocupados mesmos...
-Vai que a "moda" pega por aqui também !?

P.S. Não pus aqui  os nomes  de nenhum desses loucos,pois não creio que mereçam esse "destaque".

ALG 10/abril/2011