sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ

Mais uma vez a Televisão,em seus Jornais diários,mostra a atitude de alguns policiais agredindo pessoas de bem,mostrando toda sua brutalidade e seu despreparo.   Vi ontem a noite,no Jornal da Globo,duas notícias que envergonham nossa sociedade:   num primeiro caso,dois policiais militares de Feira de Santana -BA, agredindo com socos e pontapés,em plena via pública,um motoqueiro,menor, trabalhador,em frente a todos os passantes,sem que estes nada pudessem fazer. - Afinal,quem vai agredir a polícia,segurar eles,impedir sua ação ?
Estes policiais militares são funcionários públicos,eles representam a força coercitiva do Estado. São pagos para "manter a ordem". Ao contrário agem com toda esta arrogância e brutalidade .
Nós sabemos que  eles não estavam "batendo" em um bandido,naquela hora. E se fôsse ? - Precisavam agir daquele jeito ?   Não bastaria pará-lo,pedir seus documentos ? E se ele realmente fôsse um bandido,prendessem.  Mas,bater daquele jeito ? Para quê ?
Infelizmente isto vem ocorrendo em outras cidades do Brasil.
Num outro caso,policiais militares foram presos no Rio de janeiro vendendo drogas. Outros ,civis e miltares faziam parte de uma "milicia",defendendo e negociando com bandidos.Tinha até delegado envolvido.Foi preciso a Polícia Federal entrar no caso.     
Foram presos por policiais civis e da própria corregedoria civil e militar. É Policial prendendo policial bandido. São muitos que assim agem,não só lá.  Policiais corruptos,agindo como bandidos existem em muitos lugares. Só que no Brasil,a quantidade deles,extrapola a média mundial. Não dá mais para confiar nesse povo ! Como disse o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro,José Maria Beltrame, "tem que limpar a polícia, para ter credibilidade,para evoluir,como polícia..."
É a imágem que vemos da Policia,que deveria fazer nossa segurança e proteger a sociedade que paga seus salários.    
Eles são pagos por nós,contribuintes,para dar segurança,perseguir  e prender bandidos,etc. Não ganham  salários para nos agredir,aleatoriamente.
E é por essa imagem, que temos medo da polícia.   Eu,no meu caso,fico tão indignado,revoltado e nem sei o que falar. Poderia falar para os comandantes, mandar-lhes mensagens, mas quem sou eu?  
Assim, indignado e com vergonha de ser brasileiro, comento e escrevo aqui,numa espécie de desabafo, pois não posso defender diretamente estas pessoas indefesas que apanham da Polícia,em pleno século XXI.
E aí me lembro do amigo meu,desde os tempos de adolescente,o depois Coronel João Divino, que queria a todo custo me levar para entrar na Polícia Militar,  na mesma época em que decidi por estudar direito e ser um profissional da área até hoje.
-Sem fardas,sem uniformes..
Queria ele que eu fôsse oficial da PM,pois eu estava no início da Faculdade e havia saído do Exército,  tinha  um certo conhecimento do mundo militar.    Mas eu não me esqueço quando disse a ele que sentia vergonha de andar fardado e com um revólver na cintura.Falei,claramente para ele: não nasci para isso !   Infelizmente ele já não está mais entre nós, para confirmar isto.
 Hoje,vendo as notícias e as imagens  no Bom Dia Brasil, (Rede Globo),  indignado ,de novo,não pude me conter,e escrevi este texto.
Provavelmente não mudarei o mundo,mesmo assim  desabafo e deixo a minha opinião de cidadão   .   Não estão agindo certo estes policiais truculentos, que agridem os trabalhadores.     Aqui em Goiânia há casos de  uns Policiais Militares  que atiraram em jovens,pelas costas, só porque eles  não pararam o carro ou a moto. em que estavam .
 E um caso recente de um policial militar que estuprou  mais de uma  mulher.    E  ele fez isso quando estava de  serviço ,fardado. Quer dizer,usou a "força" do uniforme e da arma,para cometer um crime hediondo .
Está  preso e provavelmente será expulso da Policia.
 São alguns casos isolados, mas que acontecem sempre . Se repetem por aí...
Devemos lembrar que não são todos que agem assim. Mas estes exemplos nos faz ter medo da Polícia. Nós que somos pessoas de bem,que trabalhamos,que pagamos muitos impostos.
Estes  casos  isolados, mas que sempre vêm à tona,  nos mostra  que ,ainda,  em pleno século XXI,    temos  que conviver hoje  com  todos estes  políciais  truculentos , despreparados ,que  mancham  o  nome de   toda uma corporação, onde  ainda, felizmente ,se encontram  muitos bons policiais
 Eu mesmo tenho alguns amigos ou conhecidos na Polícia ,alguns Bombeiros. Mas não gostaria de ver uma filha minha ingressando na Polícia ou casando com um Policial Militar.
Eu por meu lado,tenho medo de chamar a Polícia,por qualquer coisa. Só em último caso !
Não me sinto bem  quando estou entre  eles. Principalmente da Militar. Digo isto porque com a Polícia Civil, com a qual já tive contatos,em função de meu trabalho,noto que estes melhoraram muito o tratamento com a população trabalhadora, nos últimos anos. Afinal, agora há muitos policiais civis com cursos de nível  superior trabalhando nas Delegacias .
O problema é que muitos não estão preparados e se arvoram no "direito" de agredir- nos, pois pensam estar agindo certo, por que são "autoridades" .....
De qualquer forma,cautela ao se deparar com um Policial fardado, e se for abordado,   pense e  mantenha a calma, apresente seus documentos e não discuta com eles. Quem não deve não teme.
Não corra,não mate,não morra...
E cuidado,que a Polícia vem aí !
ALG