sexta-feira, 22 de outubro de 2010

" O EFEITO BOLINHA"

Já me manifestei anteriormente,neste mesmo blog, que não sou muito chegado à Política e aos Políticos. Inclusive por livre vontade,não sou "vinculado" a nenhum partido político. E também não vou usar,jamais,este espaço,para pedir votos para quem quer que seja. Tenho tanta dificuldade em aceitar os políticos ,tanto que nos dias de votação vou votar "na marra" , como um boi que  vai para um matadouro.
Fico muito indignado com as promessas que os políticos fazem,nestas campanhas,objetivando chegar ao Poder. Fazem promessas que eles mesmos têm certeza de que não irão cumprir. Tentam nos enganar...e conseguem,na maioria das vezes.
O primeiro turno ainda me animei em ver os programas da TV.Pelo menos haviam alguns candidatos ridículos e grotescos,e às vezes engraçados,tipo Tiririca,Mulher Pera,etc.  Agora não. Tudo muito chato,com apenas dois candidatos se degladiando pelo Poder. E o pior, são acusações diárias,para todos os lados.Nada interessante. Tudo muito repetitivo,enjoado,sem graça.
Não há nem mesmo,uma discussão política verdadeira,com programas sérios de Governo.
Porém,nesta quinta(21) e sexta(22),uma notícia foi destaque nos Jornais de TV e nos programas eleitorais: O " efeito" da bolinha de papel ou  da fita adesiva que "Jogaram" na cabeça do SERRA! 
Fizeram uma polêmica tão grande,deram tanto destaque que o "problema" foi parar no Físico Ricardo Molina. Ele é especialista,mas já errou algumas vezes.  Este senhor,que trabalha na UNICAMP, em Campinas,São Paulo,  mas tem sotaque carioca, explicou pela TV, e isto foi visto também nos programas eleitorais do Candidato Serra, que foram dois os "Eventos". O Evento "Bolinha de papel ",que causou isto e aquilo. E o "Evento" Fita adesiva,que causou isto e etc e tal. Não houve lesão séria à careca do candidato. Na verdade, não causaram nada,além de um susto. Afinal a careca do Serra é bem dura. Ele já tinha batido a cabeça em uma porta de aço um dia destes e não aconteceu nada. Como uma bolinha de papel ou um simples rolinho de fita adesiva iria lesioná-lo? Afinal,ficou provado que o homem tem "cabeça dura",no sentido literal desta palavra.
Este episódio me faz  lembrar de  outros ,envolvendo políticos. Lembram-se do sapato atirado no G.W. Bush ?
Não acertou ,mas deu uma mídia danada para o"atirador" de sapatos. Ele já foi punido. Se eu fosse ele,escreveria um Livro sobre o episódio...
E me fez lembar,também,de um outro caso,mais antigo, em que ,o Primeiro-Ministro do Canadá, PIERRE TRUDEAU, foi atingido por ovos,jogados por um estudante de pontaria certeira,quando este Ministro visitava uma certa cidade. Estes ovos bateram na careca do Ministro,se quebraram, logicamente, e escorreram pelo seu belo paletó branco de linho irlandês. Foram mais de dois ovos certeiros. O Ministro foi humilhado,ficou injuriado com aquela situação. Ficou sujo por ovos,logicamente. O Estudante foi pego e levado á presença dele. O Ministro,que era bem popular,falava francês e gostava de usar ternos brancos e tênis,perguntou ao estudante: Porquê ovos ?
O estudante,não se intimidou. e lhe disse: "O senhor,nos humilha com essa política nojenta para a Educação,logo joguei-lhe ovos como sinal de protesto e para humilhá-lo também. Afinal, ovos suja e depois de um certo tempo fede !"  E eu confirmo ,fede mesmo !
Depois de prestar depoimento, o estudante foi solto. Não fiquei sabendo se este estudante foi punido depois. O que fiquei sabendo foi que a Política de Educação no Canadá mudou, o Ministro saiu e agora este Pais é um dos melhores do mundo para se viver... Inclusive é um exemplo em Educação para os jóvens...
Aqui no Brasil, o efeito da "bolinha de papel" jogada no Serra, não chegou a me tirar o sono e provavelmente não irá mudar o "curso" das Eleições.
Não sou a favor de jogar "coisas" nos políticos. A gente ,mesmo contra a vontade, ainda é obrigado a votar. Então,usemos este voto para impedir de que este ou aquele candidado chegue ao  Poder. Isto não que dizer que sou a favor da Dilma. Pelo contrário,não acho ela muito carismática ou preparada para ser Presidente. Ela está indo "a  muque",ou como diziamos no Português arcaico "A pulso", por imposição do Líder Lula.
O Efeito "bolinha" ou o efeito "fita adesiva",na cabeça do Serra, não vai decidir a Eleição no 2º turno. Ficará apenas como mais um episódio desta campanha eleitoral "baixa", de acusações recíprocas,sem muita criatividade.
Foi"muito barulho por nada" como diria Shakespeare....
ALG 22 de outubro de 2010.